-->
  • FIG continua investigações sobre idade de ginastas chinesas


    A Federação Internacional de Ginástica prossegue a investigação sobre uma possível falsificação etária das atletas Dong Fangxiao e Yang Yun(China),Olimpíadas de Sydney,em 2000.
    A federação anunciou nessa hoje que a fraude ainda não foi totalmente descartada no caso dessas ginastas,e irão continuar uma "investigação completa" para descobrirem se elas tinham a idade mínima de 16 anos,quando participaram dos Jogos Olímpicos de 2000.
    Dong Fangxiao e Yang Yun integraram a equipe da China medalhista de bronze em Sydney,onde Yang também conquistou a medalha de bronze nas barras assimétricas.
    Alegações de que as duas eram mais jovens em Sydney surgiram durante as Olimpíadas de 2008,quando começou uma polêmica em torno das idades de algumas integrantes da equipe feminina da China,que foi campeã olímpica em Pequim.Dong chegou a afirmar que os documentos que ela utilizou para competir em Sydney foram preenchidos com uma data de nascimento errada.
    Yang,que atualmente está casada com o campeão mundial e olímpico Yang Wei,declarou em uma entrevista na televisão que tinha 14 anos de idade durante as Olimpíadas de 2000.Mais tarde ela disse que foi tudo um engano.
    O Comitê Executivo da FIG criou uma Comissão Disciplinar na sexta-feira,que será presidida por Rached Gharbi(Tunísia),juntamente com Margarida Dias Ferreira(Portugal) e Marc Schoenmaekers(Bélgica).
    "A Comissão foi convidada a examinar o caso e tirar suas próprias conclusões se o limite de idade foi ou não violado.Em caso afirmativo,a Comissão Disciplinar irá propor sanções ao Comité Executivo",afirmou a FIG.
    A Comissão Disciplinar irá anunciar a sua decisão ao Comitê Executivo da FIG em uma reunião em Lausana,no mês de setembro.
  • You might also like

    3 comentários:

    1. que raiva viu! e pior que eu sou fãaazaço da Yang Yun! minha chinesa preferida...ela e a cheg Fei...

      sabe porque que a Nastia perdeu as barras nas olimpiadas né? proque a he kexin deveria ter, no máximo, 12 anos! ahuahuahuhauhuhua

      se bem que eu realmente acho que a campeão deveria ter sido a Yang Yllin...na minha opinião ela fez a melhor série!

      ResponderExcluir
    2. Eu queria que a Beth Twidlle ganhasse, pena ela errou muito na prova.
      Mas entre as 3 eu também acho que a Yang Yilin merecia a medalha de ouro.

      ResponderExcluir
    3. Na minha opinião o pódio das assimétricas em Pequim foi até justo...Acredito que a He Kexin tenha sido a merecedora da vitória porque a série dela consegue explorar a sua principal habilidade:a execução limpa nas largadas!A He faz largadas muito altas e quase nunca flexiona os braços nas retomadas!(na apresentação da final eu não vi ela cometer esse erro nenhum vez...e se cometeu,foi tão sutil que as vezes nem é deduzido na nota de execução!).As únicas falhas graves dela foram no último giro com pirueta e meia(onde ela não manteve a postura do corpo reta,além de executar alguns trocos fora da linha da parada) e na saída(onde ela acabou dando um passinho bem pequeno).A Liukin fez uma apresentação ótima,mas não melhor que a da Kexin(na minha opinião).Nastia não cometeu erros graves de postura nos giros e conseguiu cravar a saída,no entanto,flexionou os braços em algumas retomadas(não todas),executou alguns trocos fora da linha da parada,separou as pernas na saída,mas nada que deduzisse tanto a ponto de tirá-la do pódio.A Yang Yilin tem uma série repleta de giros com pirueta(cinco no total) e isso foi o que prejudicou um pouco a nota de execução dela.Assim como a Nastia,a Yang também executou algumas piruetas fora da linha da parada e cometeu por duas vezes um erro de postura do corpo nos giros(nos dois que tem pirueta e meia).Apesar de cravar a saída(lindamente por sinal),ela também flexionou(pouquíssimas vezes mas flexionou)os braços nas retomadas.Já a Tweddle tinha tudo para levar o ouro,mas desperdiçou a vantagem de uma décimo(na dificuldade) que ela tinha!Conseguiu cometer quase todos os erros de suas adversárias...até a última passagem para a barra alta,o lugar mais alto do pódio estava garantido,mas no giro seguinte(giro de sola com pirueta)ela flexionou os braços nos trocos,e logo depois,na saída que foi ligada,ela também aterrisou muito mal(com o corpo torto e baixo,além do passo para o lado)...foi uma pena,o 'fantasma do quarto lugar' assombrou novamente...espero que no mundial desse ano,em casa,ela consiga dar o troco e ser campeã novamente...

      Ah,sobre o assunto do post,eu acredito que essas chinesas competiram sim com 16 anos nas Olimpíadas,apesar de algumas aparentarem metade dessa idade(a Deng Linlin por exemplo!),mas sei lá,o biotipo das chinesas(na verdade das orientais em geral) sempre foi diferente das demais ginastas:a maior parte delas é magrinha,baixinha,com rostinho de bebê,enfim,acho que eles não teriam o porque de mentir(já que perderiam todas as medalhas conquistadas assim que a armação fosse descoberta!).Mas não posso negar que essas afirmações na tv me deixam um pouco confuso e desconfiado...depois dizem que foi um engano ou era apenas uma brincadeira...alô!?Isso é um ato ilícito,uma coisa muito séria!

      ResponderExcluir