-->
  • Hall da Fama homenageia personalidades da ginástica


    Cinco lendas do esporte foram homenageadas no décimo terceiro anual 'International Gymnastics Hall of Fame' na noite do último sábado,na cidade de Oklahoma.Margaret Sikkens Ahlquist(Suécia),Octavian Bellu (Romênia),Elvira Saadi(Uzbequistão),Vitaly Scherbo(Bielorrússia) e Dominique Dawes(Estados Unidos) foram as estrelas do evento.
    A adição de Octavian Bellu,o falecido Viktor Chukarin(Ucrânia),Dominique Dawes (E.U.),Elvira Saadi(Uzbequistão) e Vitaly Scherbo(Bielorrússia),o número total de adesões ao Hall da Fama chega a 69 personalidade de 20 países.
    A sueca Margaret Sikkens Ahlquist,presidente do comitê de Ginástica para todos na Federação Internacional de Ginástica,recebeu o prêmio de Ordem do Mérito Internacional.
    Bellu,o segundo treinador a ser incluído depois de seu compatriota Bela Karolyi(em 1997),fez com que a equipe feminina romena conquistasse cinco títulos mundiais consecutivos(1994-2001) e dois ouros olímpicos na disputa por equipes(2000-2004).Bellu admitiu que se emocionou ao receber a chamada para o Hall da Fama.
    "Se eles decidiram me incluir no Hall da Fama,agora tenho a certeza de que fiz um bom trabalho.A ginástica foi a minha vida e tentei fazer o meu melhor por ela." disse humildemente.
    Bellu,que agora trabalha como conselheiro para todos os esportes na Romênia,expressa o fato de que raramente os treinadores são lembrados,o que tornou a noite ainda muito mais especial para ele.
    "Nós não somos as estrelas.As estrelas são os ginastas.Aceitamos ficar apenas nos bastidores." declarou ele.
    Chukarin,que faleceu em 1984,foi um exemplo de paciência e perseverança.Após servir o exército na Segunda Guerra Mundial,durante a qual ele passou o tempo como prisioneiro de guerra num campo de treinamento,conquistou sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956,incluindo os dois títulos no individual geral.
    Saadi,agora uma bem sucedida treinadora que já teve como alunas Tatiana Groshkova (União Soviética) e Yvonne Tousek(Canadá),fez seu discurso de aceitação com a mesma paixão em que ela encarava as competições.Campeã olímpica com a União Soviética em 1972 e 1976,Saadi se destacou por sua nobre expressão dramática e coreografia.
    "Eu nunca tive o objetivo de ser a melhor.Eu sou uma pessoa que consegue sentir a ginástica." afirma Saadi,a primeira personalidade do Usbequistão a ser incluída.
    Entre cada uma das entregas do prêmio foi mostrado um vídeo montagem sobre a personalidade incluída.Saadi estava visivelmente emocionada,e declarou em seu discurso ter sido uma "criança mimada,já que minha mãe me deixou fazer tudo o que eu tanto queria." Se referindo à ginástica.
    Seis medalhas de ouro em uma única Olimpíada,uma marca igualada apenas duas vezes,que fez de Scherbo um dos poucos ginastas a entrar no livro dos recordes olímpicos.O feito aconteceu nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona,e ele continuou sendo por alguns anos,o homem a ser batido.Ainda com o mesmo sorriso de menino,Scherbo entreteu a platéia da mesma forma que fazia nas arenas de ginástica.Ele comparou a sua opressiva educação na antiga União Soviética,com as liberdades que ele desfruta hoje como cidadão e proprietário de um ginásio em Las Vegas.Ele brincou prometendo não chorar,por ser um homem.
    Quando ele competiu,ele era o homem.Ele sabia,e todo mundo sabia.Era chamado de "bad boy" da ginástica.
    "Não é por isso que seja uma pessoa ruim,certo?" respondeu Scherbo,que é o detentor do recorde de 23 medalhas mundiais e 10 medalhas olímpicas na ginástica.
    Mas Scherbo mostrou um lado mais suave durante o seu discurso."É um privilégio o de ser colocado junto de tantos 'monstros' de ginástica",afirmou ele,acrescentando que as palavras "não eram suficientes para explicar o que está acontecendo na minha alma agora."
    A campeã olímpica em 1996 Dominique Dawes foi a última personalidade incluída,ela começou seu discurso admitindo que a premiação realmente não afetava muito ela.Até o final de seu discurso,ela foi mostrando que tudo aquilo era um presente.Com lágrimas fluindo para baixo de suas bochechas,Dawes creditou muito do que ela conquistou como ginasta a sua ex-treinadora e sempre mentora Kelli Hill.
    "Ela tem sido meu modelo de mulher desde que eu tinha 6 anos de idade e continua sendo até hoje com 32.Eu estou aqui hoje para aceitar o prêmio em seu nome." disse Dawes.
    Emcee Bart Conner abriu a cerimônia com uma homenagem ao fundador do evento Glenn Sundby,que faleceu em Março,e também fez o encerramento dessa vez com um simples pensamento que parecia caracterizar aquela como a noite perfeita.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário