-->
  • Nastia Liukin desiste de participar do Campeonato Mundial


    Principal nome da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Pequim,a norte-americana Anastasia Liukin,anunciou nesta segunda-feira que não participará das seletivas de seu país para o Mundial da modalidade em outubro,em Londres.
    Em comunicado oficial divulgado pela 'Federação Norte-Americana de Ginástica',a campeã olímpica insinuou que não se sente fisicamente preparada para competir na Inglaterra.
    "Eu venho pensando muito nisso desde o Campeonato Nacional(realizado no início do mês em Dallas).Voltar a treinar e a competir era o meu maior objetivo neste verão (meio do ano, nos EUA),e eu trabalhei muito para equilibrar meus treinos e minhas obrigações.Este último ano foi maravilhoso e também muito atribulado",comentou Liukin."Com o processo de seleção começando já na semana que vem,eu percebi que preciso de um tempo para chegar onde eu quero competitivamente".
    Detentora de cinco medalhas em Pequim(2008),Liukin reiterou que sua grande meta é chegar bem aos Jogos de Londres,daqui a três anos."As Olimpíadas de Londres,em 2012, ainda são um grande objetivo para mim.Eu ainda tenho muito a fazer neste esporte",declarou a ginasta,que conquistou um ouro(individual geral),três pratas(equipes,barras assimétricas e trave) e um bronze(solo) na China.
    Apesar de desistir de participar do Mundial,Liukin avisou que pretende colaborar na preparação das demais atletas da equipe norte-americana."Disputar um Mundial é uma experiência incrível,e eu vou apoiar minhas companheiras enquanto elas se prepararem para Londres".
    O presidente da Federação Norte-Americana,Steve Penny,elogiou o comportamento da principal atleta do país."Nós apoiamos totalmente a decisão de Nastia em não disputar o Mundial deste ano.Esse é mais um exemplo da integridade e do espírito esportivo que fazem parte dela",destacou o dirigente."Nós esperamos que ela continue atuando em alto nível e estamos confiantes que ela tenha tomado uma decisão pelo bem dela e de todo o time".
    Nastia Liukin é,ao lado da já aposentada Carly Patterson,a maior recordista de medalhas dos Estados Unidos em Mundiais da modalidade.Até hoje,a atleta,com ascendência russa,soma nove insígnias.
    Com o anúncio desta segunda-feira,os Estados Unidos não terão em Londres justamente os dois grandes nomes do país no último Mundial,disputado em Stuttgart,há dois anos.Além de Liukin,que conquistou três medalhas na Alemanha(ouro na trave,ouro por equipes e prata nas barras),o país também não contará com Shawn Johnson,que foi ao pódio outras três vezes(ouro no individual geral,no solo e por equipes).Johnson não compete desde Pequim(2008),e embora a ginasta não tenha anunciado aposentadoria,há quem acredite que ela não voltará mais aos tablados.
    Sem Liukin e Johnson,a equipe norte-americana passará por duas baterias seletivas para definir o quarteto titular do Mundial de Londres.Na primeira sessão,as 15 ginastas já convocadas,entre elas as olímpicas Chellsie Memmel,Bridget Sloan e Samantha Peszek,passarão por treinamentos a partir do próximo dia 8.Ao menos oito atletas serão selecionadas deste grupo e serão submetidas a novos testes entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro,quando o time será definido.As duas fases da seletiva serão realizadas no centro de treinamento do time norte-americano,no Texas.
  • You might also like

    5 comentários:

    1. Péssima notícia.Não dá para acreditar que este Mundial vai ser assim, sem a Nast e a Shawn. Espero que elas não se aposentem :(

      ResponderExcluir
    2. Que pena!
      A disputa das assimétricas fica mais interessante com a Nastia competindo, ela é maravilhosa nas barras.

      ResponderExcluir
    3. eu tbm tava torcendo pra ela ir...

      =/

      quem será a equipe dos EUA hein? o_O

      ResponderExcluir
    4. Cedrick, torço pra q sejam: Sloan, Bross, Hong e Peszek.... acredito q sejam essas as escolhidas da equipe ;D

      ResponderExcluir
    5. Leandro Ferreira29 outubro, 2009 00:16

      A LIUKIN É MARAVILHOSA. PARECE SER A GINASTA QUE TEM MENOS ERROS NA TRAVE EM RELAÇÃO A NOTA DE PARTIDA. NAS ASSIMÉTRICAS FAZ GIROS BELÍSSIMOS. EM PEQUIM ELA SAIU DESTE APARELHO CRAVANDO. FOI UMA SAÍDA TRIUNFAL. A LIUKIN PARECE SER UMA DAS GINASTAS MAIS SEGURAS DE SI E SEM NERVOSISMO. POR ISSO É TÃO PERFEITA.

      ResponderExcluir