-->
  • Ginastas brasileiras comemoram e comentam sobre as Olimpíadas de 2016



    Nos últimos anos a ginástica artística brasileira conseguiu feitos inéditos. Medalhas em etapas da Copa do Mundo,que antes eram apenas um sonho distante,tornaram-se rotinas para atletas como Diego e Daniele Hypólito,Daiane dos Santos,Jade Barbosa,entre outros campeões.Com a confirmação de que a Olimpíada de 2016 será no Brasil,a euforia tomou conta de ginastas e profissionais envolvidos com o esporte.
    Para a coordenadora técnica da Federação Paranaense de Ginástica,Eliane Martins, o país precisa se preparar para deixar 'em casa' uma porção de medalhas.
    "Temos sete anos para preparar esses meninos e essas meninas.Vamos ter de trabalhar bastante porque não podemos fazer a festa para os outros virem aqui e ganharem tudo.Para nós da ginástica será muito bom,pois já somos um pólo da modalidade aqui no Paraná e temos experiência na preparação."
    Ethiene Franco,uma das promessas da ginástica paranaense que já é realidade no cenário internacional,atendeu à reportagem da 'Gazeta do Povo' e comentou a escolha do Rio enquanto se prepara para o Mundial de Ginástica na Inglaterra.
    "Estamos meio isoladas aqui na Inglaterra,na preparação para o Mundial de Ginástica e estávamos treinando no ginásio quando ouviram pelo rádio a escolha do Brasil e nos avisaram.Acho que vai ser muito positivo para o esporte e que invistam cada vez mais para o país chegar com destaque nos Jogos."
    Vida de ginasta não é fácil e suas carreiras costumam ser bem curtas.Mesmo assim, Ethiene garante que torcida não irá faltar."Estarei com 24 anos e não sei se continuarei treinando até 2016.Mas de um jeito ou outro, quero estar lá no Rio."
    Ana Cláudia Silvatem apenas 17 anos atualmente e vai estar com 24 anos quando os Jogos forem realizados no Brasil.Atualmente,ela é tida como uma ‘pedra preciosa a ser lapidada’ na seleção,mas,no planejamento dela,2016 é quando a ginasta deve estar no auge profissional,por isso,a expectativa já é grande para a realização dos Jogos no Rio de Janeiro.
    -Desde que fui chamada para a Seleção Brasileira de Ginástica Permanente,há cinco anos,eu alimento no dia a dia o sonho de conquistar uma medalha olímpica.Me emociono só de imaginar que ela pode ser conquistada no Brasil-afirma a atleta que saiu de Natal,onde nasceu,aos oito anos somente com o intuito de treinar em Curitiba.
    A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos também serve de conforto para a ginasta pelo fato de ter sido poupada do Mundial de Ginástica,que acontece entre os dias 13 e 18,deste mês em Londres.Ela está em fase final de recuperação de uma lesão no cotovelo e se sentia pronta para competir,mesmo sem estar 100% curada,mas a comissão técnica preferiu poupá-la,explicando para Ana Cláudia que ‘não adianta ter pressa e tentar sacrificar o corpo,pois ela é uma atleta muito importante hoje,mas para o futuro é ainda mais’.
    No momento daquela decisão,a ginasta não entendeu plenamente,mas agora está aceitando a ideia.
    -Se esse corte aconteceu por causa dos Jogos Olímpicos é claro que eu entendo-afirma a atleta que sonha como uma disputa de destaque no Rio de Janeiro,mas não esquece a edição de Londres de 2012,onde certamente vai representar o país.
    O Rio de Janeiro foi também o palco da primeira conquista de Ana Cláudia de cunho internacional.No Pan de 2007,a potiguar ficou em sexto lugar nas barras assimétricas.
    -Foi onde eu disputei uma competição com mais entusiasmo,porque eu sentia uma grande torcida me apoiando-relembra.

    Fonte:Gymblog Brasil
  • You might also like

    3 comentários:

    1. Que flexibilidade da Ana Claudia!!!
      Adoro a ginastica dela,sera se o que foi dito na entrevista e verdade sobre o que a CBG acha dela ou e so exagero de reporter sensacionalista??? De qualquer forma adoro ela e a Khiuani!!!ela parece a Yilin Yang da China a mema longilineidade dela, e tem muito talento espero que a CBG possa explorar o maximo dela e faze-la uma medalhista olimpica e mundial pelo menos de Barras ou de Trave.

      ResponderExcluir
    2. Olha Alvaro,acho que ela tem muito potencial sim.Se caso ela conseguir voltar aos 100% e dificultar as suas séries,acredito que ela consiga bons resultados em 2012!!!Ela tem muita flexibilidade,o que facilita na execução de giros difíceis nas barras(stalders normais e carpados) e saltos ginásticos difíceis no solo e na trave(além das acrobacias que exigem a separação das pernas...ela as executa com as pernas sempre esticadas)O problema dela é a incosistência,porque aquela saída das barras ela sempre acerta nos treinos!!!O engraçado é que assim como a Yilin,a Aninha também tem como ponto forte as barras assimétricas,além de abusar das piruetas em sua série de solo como a chinesa!

      ResponderExcluir
    3. "Uma pedra preciosa a ser lapidada"
      Adorei essa expressão, eu adoro a Ana e acho que ela vai impressionar ainda, talvez essa inconsistência seja a insegurança.
      E mesmo com toda a flexibilidade ela não fez o salto com pé na cabeça nem o duplo giro com a perna na horizontal em pequim, não gostei!!!!

      Ah a CBG deveria contratar um bom psicólogo pra cuidar dessas meninas.

      ResponderExcluir