-->
  • Yuri Van Gelder é suspenso por um ano


    A Federação Holandesa de Ginástica(KNGU) suspendeu oficialmente o especialista nas argolas Yuri van Gelder por um ano,após um teste dar positivo por consumo de cocaína.Pelas regras do 'COI'(Comitê Olímpico Internacional),o ginasta não poderá participar da delegação holandesa para as Olimpíadas de 2012.
    Van Gelder,o campeão mundial de 2005 nas argolas,testou positivo para cocaína em junho,durante o Campeonato Nacional da Holanda realizado em Roterdão.Ele recebeu uma suspensão imediata e temporária,até que uma comissão disciplinar possa decidir seu destino.
    Com isso,o atleta poderá voltar a competir no dia 13 de julho de 2010.Roterdão sediará o Campeonato Mundial de 2010 entre os dias 17 e 24 de outubro.
    Entretanto,a suspensão fez com que Gelder não tenha o direito de participar dos Jogos Olímpicos de 2012,em Londres.Segundo a regra 45 do 'Comitê Olímpico Internacional',um atleta que receber uma sanção superior a de seis meses,não tem permissão para participar da próxima Olimpíada.
    Van Gelder de 26 anos de idade,que teve suas ações consideradas 'estúpidas e idiotas' pelo público,disse que aceitou o julgamento da federação.
    "Todos precisam pagar pelo seus erros",disse ele à agência de notícias 'ANP' na última segunda-feira.
    O especialista nas argolas é o ginasta holandês mais bem sucedido da história,depois de levar um título mundial em 2005 e títulos europeus em 2005,2008 e 2009.
    Em sua decisão,o Comitê Disciplinar afirma que levou em consideração dois fatores na aplicação da pena mínima de um ano,em vez da máxima de dois anos:A cocaína não é uma droga que melhora o desempenho e van Gelder assumiu imediatamente os seus atos,concordando com a condenação.
    O presidente da 'KNGU' Jos Geukers,disse que a federação apoia a decisão da comissão.
    "A pena imposta pela comissão disciplinar está em conformidade com as normas nacionais e internacionais de doping.O KNGU não vê razão para recorrer."Declarou ele.
    A comissão afirmou em sua decisão que o caso deve servir como um aviso aos atletas,para evitar as experiências com drogas.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário