-->
  • Diego Hypolito vence na Croácia e se torna tetracampeão da Copa de 2009


    A decepção de não participar sequer da final do Mundial de Londres,no mês passado,ficou para trás.Neste sábado,Diego Hypolito venceu a decisão do solo na etapa de Osijek(Croácia) e conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo de ginástica artística.A façanha foi inédita na história do esporte.
    A Copa do Mundo iniciou um novo formato neste ano.Agora,a competição dura apenas uma temporada e não tem mais uma superfinal,como antigamente.Com a conquista deste sábado,Diego somou 180 pontos(resultado de seus quatro melhores resultados) e não pode mais ser alcançado por outros ginastas,embora a última etapa do ano seja na semana que vem,em Stuttgart(Alemanha).
    Na prova deste sábado,o brasileiro enfrentou justamente os únicos dois ginastas que ainda tinham chances reais de tirá-lo do topo,mas nenhum deles atingiu o feito.
    O israelense Alexander Shatilov,um dos maiores rivais de Diego na atualidade,decepcionou.Apesar de ter obtido a segunda maior nota das eliminatórias,o ginasta cometeu uma série de pequenos erros em sua apresentação na decisão e acabou ficando com o bronze(14,925 pontos).A medalha de prata foi para Tomislav Markovic,que somou 15,225 pontos e fez a alegria da torcida local.
    Diego foi o terceiro ginasta a se apresentar e somou 15,550 pontos.Com uma apresentação com um grau de dificuldade inferior ao que costuma apresentar,o brasileiro procurou simplificar para não correr o risco de ficar fora do pódio.E deu certo.
    "Fiquei bastante contente por ter sido uma prova boa e por ter conseguido retomar a tranquilidade na hora da prova",celebrou Diego,em entrevista ao Sportv."Achei que foi uma das minhas melhores provas neste ano e consegui o título mais importante que eu queria neste ano.Vem coroar todo o trabalho realizado durante esse ano,o qual considero um dos melhores da minha carreira.Agradeço muito ao meu treinador,a minha família e aos meus médicos,que me incentivaram até o fim".
    Antes da conquista de 2009,Diego já havia sido campeão da Copa do Mundo nas temporadas 2003/2004(na superfinal em Birmingham,Inglaterra),2005/2006(em São Paulo) e 2007/2008(em Madri,Espanha).
    O ginasta brasileiro ainda tem chances de ficar entre os melhores do mundo no salto.Atualmente,Diego ocupa a segunda colocação no ranking de salto,mas devido a uma lesão no ombro sofrida em julho,não pode mais competir neste aparelho em 2009."Vou ter que contar com a sorte para ficar com esse segundo lugar,porque só vou voltar ao salto no ano que vem".
    Victor Rosa também participou da final do solo neste sábado,mas terminou na quinta colocação(14,325 pontos).
    Quem mais se aproximou do pódio foi Arthur Zanetti.Quarto colocado na prova de argolas no Mundial da modalidade disputado em outubro,o paulista voltou a repetir o resultado neste sábado ao somar 15,200 pontos.Zanetti ficou a apenas meio décimo do ucraniano Alexander Vorobyov,medalhista de bronze.Grande favorito,o chinês Chen Yibing não decepcionou e ficou com o ouro(15,775),seguido pelo russo Konstantin Pluzhnikov(15,650).
    Na mesma prova,o brasileiro Vitor Camargo cometeu um erro grave,quando teve a chamada 'queda no aparelho'(não caiu no chão,mas se desequilibrou nas argolas) e terminou na última colocação(12,700).
    Enquanto isso,na final das barras assimétricas,Ethiene Franco e Bruna Leal não conseguiram nem ameaçar as primeiras colocadas.Ethiene ficou muito aquém das apresentações que a levaram a conquistar três bronzes em etapas de Copa neste ano e ficou em sétimo lugar.A oitava colocação foi justamente de Bruna,que sofreu uma queda durante sua performance.
    O Brasil disputará mais duas finais no domingo.Bruna novamente estará em uma decisão,agora no solo.A maior esperança de medalha,porém,é Priscila Cobello,que foi à final da trave com a segunda melhor nota das eliminatórias.
    A etapa de Osijek é a penúltima da Copa do Mundo 2009.A rodada de Stuttgart (Alemanha),na semana que vem,encerrará a temporada.
  • You might also like

    Um comentário: