-->
  • Após defesa na Suíça,veredicto do caso Daiane dos Santos sairá em janeiro


    O veredicto do caso de doping envolvendo Daiane dos Santos só será conhecido no dia 26 de janeiro,data em que a Federação Internacional de Ginástica fará seu pronunciamento oficial.
    Em audiência que durou mais de seis horas,a ginasta gaúcha apresentou nesta sexta-feira,em Lausanne,na Suíça,sua defesa ao Tribunal de Apelações da FIG por ter feito uso do diurético furosemida,substância proibida pela Wada(Agência Mundial Antidoping).
    Na única vez em que falou desde que o caso veio a público,Daiane alegou ter se submetido a aplicações de enzimas com diurético durante um tratamento estético para eliminar gordura localizada."Eu não estava gostando da minha aparência.Tinha feito duas cirurgias no joelho.E ficar sem poder saltar e pular alterou as minhas medidas".
    Desde este dia,9 de novembro,Daiane calou-se.Em meio aos treinos,constituiu novo advogado e,sempre com a ajuda do clube Pinheiros,blindou-se,já que até mesmo sua família afirma desconhecer qual será a rotina de Daiane em Lausanne-ela chegou na quinta-feira.
    Além de mais uma vez alegar inocência e ter que revelar pela primeira vez o nome da biomédica que lhe aplicou as enzimas,Daiane lutará para limpar seu nome e,principalmente,para evitar uma pena com mais de seis meses de suspensão.A suspensão pode ser de até dois anos.Segundo as regras do Comitê Olímpico Internacional,caso seja afastada por mais de seis meses,a brasileira estará automaticamente fora dos Jogos de Londres-2012.
    "Essa medida foi instaurada desde junho de 2008 e passou a valer a partir dos Jogos de Pequim",explica Andrew Mitchell,diretor de comunicações do COI.
    No caso de Daiane,a nova determinação pode tirá-la da Olimpíada de Londres-2012,onde sonha encerrar a carreira.Antes,apenas quem fosse pego nos próprios Jogos ficava fora automaticamente da edição seguinte.
    A FIG até ontem não dava como certo definir nesta sexta a sentença de Daiane,26."Só podemos deixar claro que podemos ter novidades até o final deste ano",informa Philippe Silacci,chefe de comunicações da federação internacional.
    Após a comissão do Tribunal de Apelações da FIG ouvir Daiane,o parecer será enviado à Comissão Presidencial,que dará o veredicto sobre a atleta.
    Neste ano,o órgão ligado à presidência soltou só um parecer sobre doping,no qual suspendeu o ginasta de Taiwan Chiu Shi-hiu por 24 meses após teste de novembro do ano passado ter apontado que ele usou o diurético hidroclorotiazida.
    Ao mesmo tempo que Daiane luta para reverter sua situação,o Brasil,no ano em que amargou seu pior caso de doping no atletismo,registra recorde de atletas flagrados em testes.Ao todo,o país computa 47 casos de atletas que utilizaram substâncias proibidas em 2009.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário