-->
  • China perde resultados da Olimpíada de Sidney



    Após um longo processo de investigação, o Comitê Olímpico Internacional decidiu tirar uma medalha de bronze chinesa na ginástica artística em Sydney-2000, sob a acusação de o país ter usado uma competidora de forma irregular. A China teria usado uma atleta com idade inferior à permitida pela entidade.

    O COI realizou investigações que comprovaram que a atleta Dong Fangxiao tinha apenas 14 anos durante os Jogos Olímpicos realizados na Austrália. Pelo regulamento, os atletas precisam completar 16 anos na temporada dos Jogos.

    Os resultados de Dong foram anulados e sua medalha, conquistada na prova por equipes, foi oficialmente cassada. Com isso, os Estados Unidos herdaram a terceira colocação na competição, uma vez que a China foi favorecida pela participação da atleta para conquistar o bronze na ocasião.

    Dong também teve anulados seus resultados individuais, com uma sexta colocação no solo e uma sétima posição nos saltos.

    A investigação sobre a atleta começou quando a China foi acusada de usar atletas de forma irregular nos Jogos de Pequim, em 2008. Este caso foi esclarecido e o país-sede das Olimpíadas foi absolvido das acusações.

    No caso de Dong, ela trabalhou com a equipe técnica da China em Pequim. Em seus dados cadastrais, a data de nascimento registrada - 23 de janeiro de 1986 - mostra que ela tinha 14 anos em 2000, diferentemente de seus dados cadastrais junto à Federação Internacional de Ginástica - 20 de janeiro de 1983.

    Yang Yun, outra acusada, recebeu uma notificação, já que em seu caso não houve provas suficientes para provar a adulteração de sua idade.
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Security News Media28 abril, 2010 16:57

      Hello, I apologize for contacting you in this fashion, but I think you might be interested in submitting your site to my new sports directory…at thesportszone.org

      I'm assuming comments are moderated so when I click submit this post won't automatically appear on site, if it does, I again apologize.

      ResponderExcluir