-->
  • Federação de Ginástica da China cria novas medidas de verificação de idade



    As autoridades desportivas chinesas anunciaram que serão colocadas em prática novas medidas para verificar a idade de seus atletas com o objetivo de evitar fraudes como a que tirou da ginasta Dong Fangxiao a medalha conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

    Segundo o jornal oficial China Daily, o vice-presidente da Administração Estatal Geral de Esporte, Cai Zhenhua, explicou a iniciativa antes de liderar a delegação do país nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem em Cingapura em agosto.

    Zhenhua assegurou que será comprovada até seis vezes a idade dos participantes, verificando certidões de nascimento, carteiras de identidade, passaportes, registros federativos e comprovantes de competições nacionais e internacionais. Além disso, menores de 16 anos também serão submetidos a análises ósseas por meio de ressonância magnética para comprovar os dados.

    “Verificamos a idade de cada atleta da delegação para os Jogos Olímpicos da Juventude com a finalidade de assegurar que nenhum chegue a Cingapura com a idade falsa”, completou em referência aos 70 esportistas chineses que participam do evento.

    O anúncio chega meses depois de o COI retirar a medalha de bronze da equipe feminina de ginástica que disputou os Jogos de 2000, em Sydney, após descobrir que uma delas, Dong Fangxiao, teria apenas 14 anos, idade inferior a permitida (16 anos).

    A fraude foi descoberta depois que a Federação Internacional de Ginástica conseguiu comprovar que Dong havia se registrado nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com data de nascimento diferente da que foi cadastrada em Sydney.
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Leandro Ferreira30 julho, 2010 21:46

      A Daiane dos Santos fez uma boa sequência de dois flic sem mãos e mais um duplo mortal grupado. Tomara que faça isso no Mundial.

      ResponderExcluir