• Daniele e Jade brilham, mas equipe brasileira está praticamente fora da final



    Após disputar a final por equipes nos três últimos Mundiais em que houve essa prova (2003, 2006 e 2007), o Brasil deve fora da decisão neste ano. Neste sábado, Daniele Hypolito e Jade Barbosa se destacaram, mas o desempenho mediano das outras ginastas pode ter comprometido a classificação final da seleção brasileira no Mundial de ginástica artística de Roterdã, Holanda.

    Encerradas as seis rotações deste sábado, o Brasil aparece na oitava colocação (217,130 pontos), atrás de Rússia, China, Romênia, Grã-Bretanha, Austrália, Itália e Japão. Essa posição, porém, não deverá se sustentar, já que os Estados Unidos, entre outras seleções fortes, competirão apenas amanhã. Com isso, o time verde-amarelo tem grandes chances de ficar fora da decisão, já que apenas os oito primeiros colocados se classificam.

    Mesmo que fique fora da final, porém, a seleção deverá cumprir seu objetivo inicial, que era ficar entre as 24 primeiras equipes. Apenas essas poderão disputar o Mundial do ano que vem, no Japão, qualificatório para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

    Os destaques do dia na seleção brasileira foram as veteranas Daniele Hypolito e Jade Barbosa, ausentes no Mundial do ano passado em Londres (quando foram disputadas apenas provas individuais). Mais regular da equipe, Daniele teve boa atuação no solo, com 14,100 pontos, e também se destacou no salto e na trave, tendo nas barras assimétricas sua pior performance.

    Jade Barbosa, por sua vez, foi o destaque do dia no salto - não só do Brasil, mas entre todas as seleções. A carioca comprovou que esse é seu melhor aparelho e somou 14,900 pontos, maior nota da prova até agora, ficando em boas condições de alcançar a final desta prova. A ginasta ainda foi bem no solo e nas barras, saindo-se mal apenas na trave.

    Com chances de final no solo e no salto, respectivamente, Daniele e Jade ainda estão em boa situação para chegar à decisão do individual geral. Até as 15h deste sábado, as duas apareciam em nono e 11º lugar entre as melhores atletas das eliminatórias (lembrando que apenas duas ginastas por país podem ir à final). As 24 ginastas mais bem colocadas avançam.

    Mas se Jade e Daniele brilharam, as outras ginastas ficaram devendo. Priscila Cobello fez boa apresentação na trave e no solo, mas foi mal no salto e, principalmente, nas assimétricas. Já Adrian Gomes, única estreante do time em Mundiais, teve performance limpa nos três aparelhos que disputou (salto, trave e solo), mas sem destaque em nenhum deles.

    As maiores decepções, porém, foram Ethiene Franco e Bruna Leal. Especialista em assimétricas, Ethiene disputou apenas esse aparelho e, tal como nas últimas competições, voltou a falhar, somando apenas 12,833 pontos. Bruna, por sua vez, não repetiu a regularidade do ano passado, quando chegou à final do individual geral, e teve atuações muito fracas na trave e no solo. Nas assimétricas e no salto, suas notas estiveram entre as mais altas do time, mas não foram suficientes para compensar os maus resultados dos outros dois aparelhos.

    Outras seleções

    Entre as seleções internacionais, a melhor das primeiras rotações foi a China, com apresentação impecável da campeã olímpica He Kexin nas assimétricas e boa performance da campeã mundial Linlin Deng na trave. As outras ginastas também tiveram boas atuações e garantiram ao time a primeira colocação provisória.

    No final da tarde, porém, a Rússia subiu ao tablado e desbancou a China, mostrando que sua atual equipe voltará a brigar por títulos.

    Terceira colocada até agora, a Romênia contou com grandes desempenhos da jovem Ana Porgras, que já havia se destacado no ano passado e aparece com boas chances de medalhas no individual geral e na trave. A veterana Sandra Izbasa também brilhou nos três aparelhos que disputou (salto, trave e solo) e deve ir às finais dos três.

    As eliminatórias femininas do Mundial de Roterdã seguem neste domingo a partir das 5h (horário de Brasília). As provas masculinas começam apenas na segunda-feira.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.