-->
  • Retorno de Sacramone e falta de rotina fazem Liukin pensar em voltar à ginástica



    Grande estrela dos últimos Jogos Olímpicos, quando conquistou cinco medalhas na ginástica artística em Pequim, a norte-americana Nastia Liukin já avisou que decidirá no final deste ano se volta ou não a competir. Mas na última semana, a atleta de origem russa ficou bastante tentada a voltar aos tablados.

    Liukin esteve durante cinco dias em Roterdã acompanhando a seleção feminina dos Estados Unidos que disputa o Mundial 2010. Na Holanda, a campeã olímpica hospedou-se com as atletas do time americano, passeou com elas pela cidade e as acompanhou durante as eliminatórias femininas na Ahoy Arena.

    Sempre convidada a comparecer em eventos de ginástica, Liukin sentiu algo diferente desta vez. Ficou com saudades. “É muito difícil assistir, principalmente do alto das arquibancadas. Nessa semana eu fiquei com as meninas no hotel, e você sente como se pudesse fazer parte do time, competir e tudo mais”, admitiu. “Aí eu olho para os meus sapatos e vejo que estou usando saltos”.

    Enquanto assistia às eliminatórias como torcedora, conselheira das compatriotas e comentarista da Universal, Nastia Liukin ainda viu no ginásio o retorno da amiga Alicia Sacramone, parceira na prata olímpica por equipes em Pequim e antiga companheira de quarto durante as competições. Ver que a veterana voltou em alto estilo, com grandes apresentações, fez a tetracampeã mundial sentir ainda mais vontade de voltar aos tablados.

    “Esse é o primeiro Mundial em que ela está e eu não”, resignou-se Liukin.

    Sacramone, por sua vez, revelou o motivo principal para voltar às competições: ter uma rotina. “É muito bom acordar de manhã e saber o que eu vou fazer, onde tenho que ir. Pra mim, isso é muito mais fácil mentalmente do que acordar e dizer ‘Não tenho nada para fazer hoje’”, confidenciou a ginasta de 22 anos (23 em dezembro).

    Liukin concordou com a amiga. “Eu sinto falta de uma rotina”, comentou a ginasta. Afastada das competições internacionais desde a Olimpíada, Liukin tem se dedicado a outros eventos fora do ginásio. Lançou uma coleção de roupas para adolescentes e outra de trajes esportivos, viaja constantemente pelos Estados Unidos e para outros lugares do mundo, é requisitada em eventos como uma celebridade e com frequência revela o cansaço em seu Twitter. Até agora, a ginasta parecia curtir a nova fase. Agora, pode fazer o caminho inverso.

    Questionada pela agência de notícias Associated Press sobre se aceitaria voltar a treinar várias horas por dia e dedicar-se somente à ginástica, a campeã não hesitou. “Sim”, exclamou. Em seguida, porém, emendou que ainda não tomou sua decisão. “Sou o tipo de pessoa que se diz que vai fazer alguma coisa, se dedica 100%. Mas isso não é nenhum anúncio formal”.

    O fato é que a ginasta ainda vive a ginástica. “Sinto saudade de voar no ar”, resumiu.

    Enquanto Nastia Liukin pensa se retorna ou não ao esporte, sua principal companheira e rival já está de volta aos treinos. Recuperada de uma cirurgia no joelho, Shawn Johnson, que rivalizou com a compatriota como grande nome da ginástica mundial nos últimos dois anos, encerrou de vez sua fase de celebridade e tem se dedicado integralmente aos treinos. Seu objetivo é brigar por medalhas em Londres-2012.
  • You might also like

    2 comentários:

    1. olha nao so a Liukin tem q voltar como a Johson Tambem,pois o ano q vem Viktoria Komova vai poder competir adulto e ela junto Mustafina ninguem segura a Russia por equipes...
      agora se as duas voltarem, com a acramone q ja voltou e a bross,a equipe dos EUA tambem vai ficar fortissima e a disputa por equipes vai ser de arrepiar... jaa a china esta me decepcionando cada vez mais no feminino.

      ResponderExcluir
    2. A China tbm me decepciona! e concordo com tudo que você disse...Se a Nastia voltar só pra fazer barra, os EUA já vão melhorar demais a nota por equipe...Johnson já está treinando de volta, e muito bem por sinal...E, sinceramente, ninguém segura a Rússia ano que vem: Komova compete no adulto! Vai ser uma loucura!!!

      ResponderExcluir