-->
  • Calendário apertado obriga ginástica a criar táticas para driblar o cansaço

    Com Mundial no Japão e Jogos Pan-Americanos no México em outubro, atletas vão emendar viagens e ter que lidar com fuso-horário

    Duas competições dividem a atenção da ginástica artística brasileira em 2011: o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos. O problema é que os dois acontecem no mesmo mês e em cantos opostos do mundo. O primeiro será de 7 a 16 de outubro, no Japão, enquanto o segundo ocorre de 24 a 29, no México. Por isso, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) já está se desdobrando para minimizar o problema.

    - A estratégia foi não colocar muitas competições no primeiro semestre, para não forçar muito e chegar bem em outubro. Vamos para o Japão dez dias antes para fazer aclimatação. e, quem não chegar na final do Mundial (são duas vagas para a final individual e uma para final de aparelho), vai direto para o México antes do fim do Mundial – explicou Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina.

    Para chegar bem em outubro nas duas competições, o trabalho já começou. Dez atletas estão reunidas com a seleção feminina no Rio de Janeiro desde o dia 7, treinando em dois períodos na sede do Flamengo. Sete destas devem ser as escolhidas para ir ao Mundial e ao Pan.

    - É difícil porque tem fuso horário, adaptação. Acabou uma competição, no outro dia viaja para outra. Mas elas vão passar por uma carga de treinamento forte para chegar bem. Fizemos agora o primeiro encontro, porque temos compromissos importantes neste ano – destacou a técnica Iryna Ilyashenko.

    Para completar o “drama”, o Mundial vale vaga para as Olimpíadas de Londres, em 2012. As oito primeiras equipes garantem a ida aos Jogos. As outras oito disputam os quatro últimos lugares em uma repescagem em janeiro do ano que vem.

    - É difícil disputar um Mundial e as Olimpíadas no mesmo ano. Temos ginástica para ficar entre as oito. No ano passado, com muitos problemas, ficamos no décimo lugar. Acho que dá para o Brasil ficar entre quinto e oitavo. Só tem que ter calma na hora de disputar o Mundial – apostou Daniele Hypólito.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário