-->
  • Confederação vê Daiane e Laís 'gordinhas' e ginastas lutam contra balança pela seleção



    O retorno de Daiane dos Santos e Laís Souza à seleção brasileira de ginástica artística tem um entrave. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica, elas têm a balança como obstáculo. Em fase de preparação no clube Pinheiros, as duas atletas ensaiam a volta ao time nacional com uma missão bem definida pela frente. Eliminar os quilos a mais para acabar de vez com a desconfiança da CBG.

    “Elas têm que emagrecer. A última informação que eu tive delas é que elas estão fora de forma. Desse jeito não dá. Torço por elas e quero ver as duas em forma, mas sem perder peso fica difícil. O excesso atrapalha a execução dos movimentos e elas precisam emagrecer para voltar”, afirmou a coordenadora da seleção brasileira, Georgette Vidor.

    As próprias ginastas têm consciência que este é o maior problema que as afastam do time nacional. Em entrevista ao UOL Esporte, Daiane dos Santos e Laís Souza admitiram que estão acima do peso, mas disseram que não terão nenhum problema para perder o excesso nos próximos meses.

    “Estou sem dores e treinando normalmente em todos os aparelhos. Preciso perder um pouco de peso, o que é normal, não é nada que eu não consiga tirar. Na ginástica, conta muito o lado estético e tem a segurança também. Meio quilo já faz diferença”, comentou Daiane.

    “Ainda tenho dores, mas vou voltar aos treinos normais em cerca de duas semanas. Minha intenção agora é diminuir um pouco a massa gorda e aumentar a massa magra, principalmente nas pernas para não ter problema com a lesão [no joelho direito]”, completou Laís.

    A meta das duas atletas nem seria tão complicada de ser atingida à primeira vista. Daiane precisa perder 2,5 quilos, enquanto Laís tem como objetivo emagrecer dois de massa gorda e ganhar um de massa magra.

    “O problema é que o peso influi tecnicamente na execução dos elementos. O aumento no peso é um problema muito sério na ginástica, 500 gramas já fazem diferença. Mas elas têm tempo para perder. Se elas conseguirem ficar bem fisicamente, têm tudo para voltar. O nível da ginástica das duas é alto demais”, avaliou a ex-coordenadora técnica da seleção e árbitra internacional Eliane Martins.

    As duas seguem a rotina de treinos no Pinheiros ainda sem saber quando terão a chance de se apresentar para a comissão técnica da seleção e consequentemente selar a volta ao time nacional. O Pinheiros deverá entrar com um pedido de avaliação à CBG nos próximos meses.

    Enquanto isso, o treinador das ginastas, Raimundo Blanco, mostra confiança no retorno de ambas ao time verde-amarelo. Apesar de admitir que Daiane e Laís não estão 100%, ele disse que ambas podem voltar ao mesmo ritmo do passado sem problemas.

    “Estou muito satisfeito com a evolução delas. A Daiane, por exemplo, está fazendo todos os elementos que fazia antes, está em contínua evolução técnica. A Laís também está melhorando. Elas não chegaram no nível de antes à toa. Têm tudo para voltar a seleção com certeza”, ressaltou Blanco.

    Fonte: UOL
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Por mais que eu torça pela Daiane e pela Laís, pois sei que elas ainda querem competir, é triste ver como a seleção brasileira está carente de novos talentos... Até quando o time vai poder contar com atletas lesionadas?

      ResponderExcluir