-->
  • Entrevista Exclusiva do Gym Blog Brazil com o ginasta Sérgio Sasaki



    No final da manhã de sábado, no dia 09/04 e após um mega treino, o ginasta Sérgio Sasaki recebeu o Gym Blog Brazil no ginásio do Clube de Regatas do Flamengo. Sasaki acaba de conquistar um ouro, uma prata e um prêmio Revelação na Copa do Mundo de Doha, no final do mês passado. A simplicidade de Sasaki mostra que todas as suas conquistas não lhe subiram à cabeça. Com muita educação e simpatia, ele falou sobre essas conquistas, sobre o namoro com a ginasta Bruna Leal e sobre os planos para uma carreira que não vai se encerrar tão cedo. Assim esperamos.

    GBB: Você, com apenas 17 anos, conseguiu ser campeão Pan-americano Juvenil, além de ajudar o Brasil a conquistar o ouro por equipes em cima dos Estados Unidos. Você considera este o seu melhor resultado na ginástica?

    SS: Não, eu acho que o meu maior feito na ginástica foi ser 19º colocado no individual geral do Mundial de 2009. Pra mim é o resultado mais importante que eu tenho já que nenhum brasileiro conseguiu essa classificação ainda, e eu, com 17 anos, fui finalista no Mundial. Isso foi 3 meses antes do Campeonato Pan-americano. Logo depois do Pan, eu competi no Gymnasiade, no Qatar. Essa competição também foi muito importante. Eu vejo essas três competições, O Mundial, o Pan e o Gymnasiade, como as mais importantes da minha carreira, as que eu mais dou valor. Mas a mais importante é, sem dúvidas, o Mundial de 2009. Agora tem também a medalha de ouro na Etapa da Copa Do Mundo no Qatar, que foi incluída nos resultados mais importantes da minha carreira.

    GBB: Em Doha, além de ganhar o ouro no salto, você ganhou a prata no solo e o Troféu Revelação do campeonato. Tinham mais atletas da sua idade competindo, e que também poderiam conquistar o troféu?

    SS: Então, esse Troféu Revelação funciona assim: ele é dado para o atleta mais novo que já tenha conquistado uma medalha de ouro. Se eu não tivesse ganhado uma medalha de ouro eu não ganharia o prêmio. Esse prêmio só acontece quando você ganha uma medalha de ouro. Poxa, eu fico feliz em ser o atleta mais novo da competição a ganhar o ouro mesmo competindo com o campeão olímpico, Zou Kai, da China.

    GBB: Seu primeiro salto teve nota de partida 17. O segundo, 16.2. Você está trabalhando em um segundo salto de valor mais alto?

    SS: Isso é um assunto que preocupa ao meu técnico (Renato Araújo) e a mim. Eu tenho a dupla pirueta e meia, vindo do Tsukahara, de valor 6.6. Só que queremos chegar num segundo salto 17. Pra essa competição, não precisava de mais do que fiz: dava pra ganhar com a dupla pirueta, garantir a medalha e não forçar o erro. Estamos procurando fazer outro salto 17 ou 16.8.

    GBB: Seria o duplo carpado para trás?

    SS: A gente pensa em treinar o duplo e já estamos treinando o Nemov com dupla pirueta. Acho que o Nemov dá pra sair. Tsukahara com duplo mortal é um é um salto muito preciso e esse ano é difícil de colocar em uma competição pré-olímpica. É um salto que precisa de um tempo maior de trabalho, até mesmo anos. Dar o pontapé inicial pra esse salto, agora, eu acho que vai ser um pouco difícil, mas estamos trabalhando sim em um segundo salto mais forte.

    GBB: Com dois saltos de nota de partida 17 é mais provável de entrar em uma final num Mundial. Pra Doha, 16.2 dava pra entrar pra final tranquilo...

    SS: Para o Mundial, acredito que com um segundo salto, com valor 16.6, eu consiga entrar pra final. Porém, eu tenho que executar ele muito bem, tenho que fazer perfeito. E aí, depois que entrar na final, tudo pode acontecer. O 8º pode ser o 1º, tudo acontece! O primeiro passo é conseguir entrar, e eu quero entrar indiscutivelmente! Quero ter o segundo salto 17 sim! Ou 16.8, que é o Nemov com dupla. Ginástica é experiência também. Pra essa olimpíada eu tenho que chegar com calma, tenho que tentar, primeiramente, ir com a equipe completa, e, depois disso, eu pretendo treinar muito e manter dois saltos 17 até 2016.

    GBB: Você também está trabalhando forte nos outros aparelhos, pra conseguir entrar novamente numa final e ter um resultado melhor que o 19º já conquistado?

    SS: Minha especialidade é o individual geral, eu faço os 6 aparelhos bem. Eu pretendo conquistar minha vaga pra Olimpíada dessa forma, e é isso que eu quero. Depois que eu chegar na Olimpíada, quero tentar entrar na final do salto, do solo, mas o que eu mais quero é poder conquistar uma final olímpica no individual geral.

    GBB: O auge da carreira do ginasta masculino não acontece na sua idade. Você está bem novo, e pode conseguir melhores resultados do que você já tem.

    SS: Eu quero estar em tudo, eu quero competir tudo o que eu puder, até onde eu puder. Quero sugar tudo que eu puder da ginástica; eu vou ficar, eu vou estar aí. Não vou desistir, até porque eu sobrevivo disso. A ginástica é o meu ganha pão. Eu moro no Rio por causa disso: pelo esporte, pela ginástica. Eu não sei viver sem o esporte, então eu tenho que dar o meu melhor. A Olimpíada é o foco principal, é o máximo que um atleta pode obter do esporte: ser um campeão olímpico, e eu treino pra isso.

    GBB: No masculino, o Brasil nunca chegou tão perto de conseguir classificar uma equipe completa para as Olimpíadas. Você acha que o Brasil vai conseguir ou ainda vai faltar um pouco?

    SS: Eu acho que precisa de bastante trabalho. A princípio, nós queremos ficar em 14º, 13º, pra podermos nos classificar para a repescagem. Espero que a gente consiga um resultado melhor e entre para a Olimpíada. Esse ano temos chance, mas tem que ter trabalho e pé no chão pra conseguir levar a seleção para frente e não queimar etapas, tentando não se machucar, treinando certinho...

    GBB: As lesões foram o problema do ano passado...

    SS: O problema do ano passado foi que muita gente se machucou: eu, Arthur, Victor, Diego... Os atletas principais estavam machucados, então, não tivemos tanta estrutura na seleção. Esse ano todos os atletas estão 'inteiros'. Temos que segurar todos saudáveis até o Mundial, focar nos treinamentos, manter todo mundo na linha, principalmente agora, na Alemanha (a seleção masculina chegou ontem, dia 24/04, desse treino feito na Europa).

    GBB: A motivação da equipe está boa para passar essas duas semanas treinando juntos no Ginásio da Spieth, na Alemanha?

    SS: Esse treinamento vai ser importante porque temos que mostrar que estamos bem, todos os dias. É um treino onde estarão todos os técnicos e vamos ter que provar porque estamos na equipe. Atleta de seleção tem que provar toda hora que é "o cara", que merece estar na equipe, representando o Brasil. Esse treino vai ajudar bastante, vai motivar todos a treinar pelo seguinte motivo: você é da seleção brasileira de ginástica, você está dentro da equipe e quer estar entre os 6 principais ginastas no Mundial. Para mim, essa é a maior importância do treino na Alemanha.

    GBB: Atualmente você está namorando a ginasta Bruna Leal. Como é o relacionamento de vocês dentro do esporte, já que ela conhece tão bem a realidade da ginástica como você?

    SS: Ela é a minha maior companheira nisso tudo. É a pessoa que eu devo grande parte de tudo o que eu vivo. Ela me entende, entende a vida que eu tenho, leva a mesma vida que eu, sabe como é difícil, mas mesmo assim me motiva. Eu não sei viver no meio do esporte sem ela, sem tudo isso. Além de ser minha namorada, ela é minha companheira, minha amiga, minha parceira...

    GBB: Só atleta entende atleta, e as pessoas que mexem com ginástica mais ainda. Possuem um amor muito grande pelo esporte e acabam não sendo compreendidas. Tem momentos em que todos vão jantar, vão ao cinema, e você tem que ficar no ginásio treinando.

    SS: Será que uma namorada que não pratique ginástica ou outro esporte entenderia isso? Não é desculpa pra não sair, não encontrar. Eu sempre tenho que treinar, treinar, treinar... E isso é completamente compreensível da parte dela, porque ela também vive essa rotina.

    Por Cedrick Willian
  • You might also like

    7 comentários:

    1. parabens ae pela entrevista. fico feliz em ver a seriedade do sazaki e dedicaçao, demais ginastas da seleção deviam se espelhar nele e deixar baladas de lado hehehe
      enfim, o AA sem duvida é um feito historico e ele tao novo ja alcançou esses otimos resulstados, que na ginastica masculina merecem reconhecimento pq sinto que dessa vez, talvez seja a hora do masculino se destacar ao inves do feminino q tanto ja nos alegrou. vamos torcer ae.

      parabens pela entrevista e trablho aqui do blog, como sempre muito bom

      ResponderExcluir
    2. Muito legal a entrevista. É muito bom saber que o futuro de um esporte tão especial tem talentos promissores brasileiros como o Sérgio. Parabéns pro ginasta e pra você Cedrick! As entrevistas são sempre interessantes e gostosas de ler, com esse diferencial o blog só cresce e é mais reconhecido no Brasil e fora dele!

      ResponderExcluir
    3. o Sérgio já é um veneno msm, com os dois saltos com D:7,0 entaum nem se fala. Em contraposição com a ginastica feminina, a masculina está prometendo para o esporte nos Jogos Olímpicos, se Deus kiser vai classificar p prova de equipes em Londres.... esse blog ta fikando kda vez mais chique hein! parabens de novo...

      ResponderExcluir
    4. Parabénsss... amei a entrevista...daqui uns dia eu te entrevisto e posto ai no seu blog.... pq desse jeito Tchêee tu vai longe...admiro muito sua determinação e força de vontade,que só contribuem para o crescimento e maior reconhecimento da Ginástica no Brasil e no mundo....

      ResponderExcluir
    5. Diego biólogo27 abril, 2011 05:33

      Concordo com a minha conterânea gaúcha aí do "Tchê".....deste jeito você vai levar esse blog longe......ótima entrevista, ainda mais sendo com um dos principais atletas que é promessa neste mundial............

      Parabéns pela ótima entrevista.......

      ResponderExcluir
    6. Sasaki vai longe, tenho certeza! Ainda teremos muitas conquistas dele para nos orgulharmos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tomara que sim! Ele tem muito potencial

        Excluir