-->
  • Treinamento olímpico ou crueldade infantil???



    É absurdo o que as crianças passam no Centro de Treinamento Nacional da China. Ás vezes, você que gosta dos ginastas chineses, não imagina a metade do que eles passaram pra apresentar as séries que você vê hoje. As crianças são abandonadas nos centros de treinamento pelos próprios pais, com idade em torno de 5 ou 6 anos. Elas só podem ver os pais duas vezes por ano. Geralmente as famílias são pobres e a criança já carrega o peso e a responsabilidade de ser um grande atleta e sustentar a família com o dinheiro do esporte. O problema é quando isso não acontece: os atletas são rejeitados pelo centro de treinamento e até pela própria família. Foi o caso do ex-ginasta da seleção chinesa, Zhang Shangwu. Felizmente, no caso dele, a história teve um final feliz, mesmo que fora do esporte. A China tem hoje mais de 1 bilhão de habitantes. Eu me pergunto: quantos atletas não foram esquecidos pela falta de sucesso??? Quantas criancinhas não tiveram vontade de desistir e não puderam??? Quantos perderam entes queridos e não puderam nem ao menos se despedir??? Apesar de amar a ginástica, penso que tem um limite pra tudo. Chorei junto com essas criancinhas quando assisti o vídeo abaixo.

  • You might also like

    6 comentários:

    1. Rafael Margatto03 agosto, 2011 08:46

      Eu ja tinha visto esse video e tambem chorei quando vi.

      E verdade gente, tanto que ate brinco com um amigo meu, la se os atletas nao fazem o exercicio beeeem executado, leva grandes chicotadas. Serio, nao sei como a Fei Cheng nao foi rejeitada por ter caido no Solo e no Salto nas Olimpiadas, quando assisti ela em pequim, ate pensei, pronto mais uma Grande ginasta desestira, mas ela teve garra e conseguiu voltar. E o que mais me deixa encabulado, e que as Ginastas Chinesas tambem nao estao em boa fase, imaginem o que essas meninas devem estar sofrendo de puniçoes por nao estarem indo bem nos Campeonatos, na Boa prefiro 1000000000000... Vezes temos ginastas como as nossas que fazem pelo amor, pelo povo, do que as chinesas que fazem pela sobrevivencia.
      Gente amo as chinesas, mas os tecnicos sao... Nossa deu ate vontade de falar um palavrao...

      ResponderExcluir
    2. Tudo bem que a ginastica é um esporte que tem que treinar varias horas por dia mais abusar de crianças so porque elas tem talento para o esporte agora estou imaginando se tantas ginastas chinesas que costumam ter bons resultados nos mundiais como a he kexin e a fei cheng ja passaram por isso isso é tortura devia ser proibido

      ResponderExcluir
    3. Nunca tinha visto esse vídeo, mas já sabia como era o treinamento na China. Fiquei triste, chorei. É tão cruel. Eles possuem ginastas excelentes, é como o Cedrick escreveu no post: 'Ás vezes, você que gosta dos ginastas chineses, não imagina a metade do que eles passaram pra apresentar as séries que você vê hoje'.

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    4. Isso pode até ser tortura para nós, mas é normal para os chineses. Cada país tem sua cultura. Lá, pelo menos, as crianças choram por cuasa da dor dos treinamentos. No Brasil, as crianças choram porque não tem o que comer, onde morar, ou então porque não conseguem se livrar das drogas. Na China isso não existe. Mas eu também sou contra esse treinamento chinês. Treinamento duro é uma coisa. Tortura é outra.

      ResponderExcluir