-->
  • Vamos abrir uma discussãozinha por aqui???



    O acidente que levou á lesão de Rebecca Bross no recente Visa Champs fez a comunidade de ginástica, no geral, pensar o seguinte: o que é mais importante: execuções fáceis e limpas ou execuções difíceis e sujas? O cógido atual tentou valorizar mais a execução do que a dificuldade, mas ainda não foi o suficiente. Ginastas que se matam para terem séries difíceis provavelmente terão notas finais mais altas do que os que competem com séries mais fáceis e mais limpas. Isso, além de ser relativamente injusto, acaba gerando lesões. Dando um exemplo simples e prático, no feminino: como fazer com que um bom yurchenko com pirueta e meia ganhe de um yurchenko com dupla pirueta??? Ou que um bom yurchenko com dupla pirueta ganhe de um Amanar??? Deixe sua opinião aqui. Para refletir um pouco, coloquei dois saltos que descrevem bem o que eu disse. Apesar dos saltos serem de 2008, eles demonstram bem o que ainda acontece hoje.

    Steliana Nistor - 15.025



    Nastia Liukin - 15.025



    Nastia Liukin e Steliana Nistor: 15.025. Nastia recebeu 9.525 de execução. Eu acho que ela merecia 10. Esse é um dos meus saltos favoritos de todos os tempos. A execução é linda e impressionante, um bom exemplo de como se saltar bem. Steliana recebeu 9.225 de execução. Oi??? Isso mesmo, com esse salto horroroso que vocês assistiram. As duas tiveram a mesma nota final, por causa de meia volta. Justo???
  • You might also like

    18 comentários:

    1. Eu acho que depende da execulsão da ginasta eu valorizo mais a execulsão doque a dificuldade para mim as atletas que tem uma execulsão ruim tenta esconder esses erros na dificuldade um exemplo disso é a russa Tatiana nabieva que tem provas muio sujas com exeção da paralela né e a Jade que raramente arrisca mais quando arrisca faz bem feito

      Salto tatiana nabieva EF VT 2010 rotterdam
      http://www.youtube.com/watch?v=0dwO9FKWNq0

      Salto Jade EF VT 2010
      http://www.youtube.com/watch?v=aAcS2sr1fg4

      ResponderExcluir
    2. Na minha leiga opinião, acredito que o ideal seria um meio-termo. A ginasta deve procurar aumentar a dificuldade na série, isso representa evolução, mas dentro de certos limites na execução. Se (por exemplo) uma menina pretende evoluir uma pirueta-e-meia (yurchenko) com uma execução alta para uma dupla, porém com erros visíveis, ela deveria ficar na mais simples. Um código ideal seria aquele que encorajasse os ginastas a executar o mais dificil que eles conseguem mantendo uma execução, tipo, acima de 9.200 (claro que esse roubo da Nistor não aoontece mais no código pós-Pequim).Um que desse uma importância de 60% para a execução e 40% para a dificuldade. Ou algo assim... mas esse sempre será um assunto polemico em todas as ginásticas. É como grandezas inversamente proporcionais: eles valorizam a dificuldade, a execução cai (e fica feio e perigoso); eles valorizam a execução, a dificuldade cai (e fica uma ginástica chata, monótona). É um sobe-e-desce. Vai continuar assim....

      ResponderExcluir
    3. Não acho que o sistema seja injusto. Quem executa um elemento mais difícil merece a vantagem da nota de partida maior - foi assim que o antigo código da nota 10 foi substituído pelo atual. O problema mesmo está com os juízes. Eles precisam deixar uma mensagem clara nas notas que dão: Se o exercício é difícil, ótimo, mas faça bem feito. O modo como esse código está sendo aplicado agora está levando muito risco às ginastas.

      ResponderExcluir
    4. e cedrick e sem falar das ginastas que faz um salto mais simples e acerta e outras que arriscam em fazer um mais dificil e cai(nao so no salto nos outros aparelhos tbm)e no final acabam ficando com as mesmas notas,foi o que aconteceu em pequim,jade fez amanar e caiu e a nastia fez yurchenko com pirueta e meia,acertou e ficaram com as mesmas notas.outro dia tava pensando pq todas as brasileiras nao investem no amanar pq mesmo se elas cairem e a execuçao nao for tao mal feita assim elas ficam com uma nota bem mais alta do que executando um salto qualquer D-5,000,um exemplo e yuyuan,em pequim ela fez o amanar e caiu nas duas vezes ficando com 14,775 e 14,825,ja a lais e varias outras fizeram um yurchenko com pirueta e meia acertaram e ficaram com as notas por volta de 14,800 mais ou menos a mesma nota da chinesa.o salto e dificil mais elas poderiam tentar se bem que as notas estao bem mais baixas agora nesse codigo atual.

      cedrick concerteza ela merecia um dez nesse salto que foi mais bem executado do que na qual onde ela tirou 15,100 e no AA 15,025,da pra entender?

      ResponderExcluir
    5. Isso é um assunto muito complicado mesmo!! Mas por exemplo: Na final de salto no mundial de 2010, Nabieva executou um Amanar e a nota final dela era bem baixa se for comparar com a nota q se espera de quem executa um amanar, mostrando assim q a ginasta pode ter boas dificuldades mas deve ter uma boa execução tbm, dessa forma, vimos q Jade executou saltos mais simples porém com uma execução bem melhor e conseguiu ultrapassar a nota da Nabieva. Claro q nem sempre é assim e justamente isso q provoca toda essa discussão!!

      No caso de Nastia em 2008 eu tbm concordo q esse salto deveria ter tido uma nota de execucção maior. Tenho uma opinião a respeito disso q é...Eu acho q pra resolver esse problema, pelo menos no salto, poderia deixar as notas de partidas dos saltos mais próximas, por exemplo: No lugar da diferença entre um yurchenko com 2 piruetas e um de 2 piruetas e meia(Amanar) serem de 0.7 na nota de partida, respectivamente 5.8 e 6.5, deveriam diminui-las pra menos. Oq eu quero dizer é q a atleta teria uma vantagem menor na nota, ou seja, deveria pensar bem mais em executar o exercício apenas se conseguir realizá-lo com uma execução segura e, é claro, bem feita!! Isso é só uma opinião, n sei se daria certo, é só uma hipótese pra minimizar esses prblemas de notas e riscos de lesão!!

      ResponderExcluir
    6. olha eu concordo que muita das vezes vale mais a pena fazer um elemento um pouco mais facil pra garantir uma execução melhor exemplo disso e a jade no mundial 2010 no salto.
      Mas a verdade e que se a ginasta e de certos paises ela pode errar o quanto quizer q sua nota ainda assim sai alta,exemplo disso alem desse sato da nistor e o Amanar (da ffinal de salto) da Mustafina no mundial de Roterdã ela teve inacreditavel 9,233 na execução mesmo com aqueles erros nitidos.

      ResponderExcluir
    7. Eu acho que dificuldade nas séries é muito importante, assim como a execussão. Então, em um salto porco como o da Nistor, eu acho que os árbitros deveriam acabar com a execussão dela, que é absurdamente ruim.
      Mas eu acho que as dificuldades devem ser encorajadas sim, senão fica muito entediante e sem-graça, como as séries de muitas ginastas brasileiras.
      Por exemplo, não tem como animar uma plateia com um séries de solo em que a maior dificuldade é um duplo carpado, tem??

      ResponderExcluir
    8. Eu acho assim que se fosse apenas series faceis e limpas o nivel da ginastica ia diminuir muitoo intao as ginastas tinha que se esforçar e fazer elementos com bastante dificuldade e com mais postura aindaa isso com um pouco de trreina acaba se tornandoo facil e cada vez mais vai ficando comum porque elas vão ver que quanto mais dificuldade e mais postura as notas vao começar a subir mais o salto da nistor ainda é bomm tem uns que pelo amor de deus eu zerava !

      ResponderExcluir
    9. completando a resposta do anonimo ^ eu acho que se não quiser passar por risco que vá joga xadrez ginastica artística encanta todo mundo já pelas suas dificuldades eu sofri duas fraturas na coluna e até hoje continuo treinando sei os riscos que eu corro mais só de ver uma criança pequena te olhando e dizendo eu quero ser que nem ele já vale por tudo ! a ginastica tem sim que continua tendo riscos e evoluindo sim cada vez mais que no próximo código venham uns 5 G a mais

      ResponderExcluir
    10. Fabiano Araujo28 agosto, 2011 06:51

      De uma certa forma eu concordo que o código não seja injusto, pq quem arrisca mais, merece mais (DIFICULDADE); mas é lógico que se vc arriscar demais, seu risco de cair ou ter falhas graves (como execuções imundas) é maior e eu acho que o problema está aí... como que a tatiana nabieva e a mustafina tiram mais de 15 num amanar podre daqueles? O que tem que ser levado em conta também é uma segregação de países INEGÁVEL na ginástica... Se uma russa, romena, chinesa ou americana entope a série de dificuldade e tem uma execução péssima, elas continuam no pário para medalhas; agora se isto acontece com outras já e outra história, vou dar um exemplo clássico: no vídeo que vimos da Nistor(romênia) saltando ela colocou um salto difícil + uma dificuldade turva= Notão; na mesma competição a Daiane (brasil) entope o solo de dificuldade+ execução duvidosa= nota baixa; Vocês concordam que é a mesma equação, porém resultado diferente??? A única variável é o aparelho (salto e solo) e que eu poderia dizer " a ordem dos aparelhos não altera o resuldado" !!! Como pode isso? >>>hesitação no ar<<<
      Antes de criticar qualquer código, eu acho que a grande questão deveria ser RESPEITAR o código, indiferente do país... e isso cabe aos juízes.Eu não me importo, por exemplo, de uma romena tirar um notão no salto sendo que a execução e a dificuldade foram ótimas: vide Sandra Izbasa EF VT Euro 2011. o que eu acho ruim é a série ter diversos erros consideráveis e mesmo assim a atleta ganhar: vide Sandra Izbasa EF FX Euro 2011> nessa competição a Sandra terminou o solo depois que a música já tinha parado e mesmo assim foi ouro!!!! Estão aí, outros grandes exemplos de que a nacionalidade importa (e muito) na hora da nota!!!

      ResponderExcluir
    11. Fabiano: você falou o que eu queria ouvir: respeito dos árbitros é a chave do sucesso

      ResponderExcluir
    12. Oi, João Vieira. Fui eu que comentei como anônimo. Gostaria de explicar melhor o meu post, pois ao contrário do que pareceu, não sou contra risco e dificuldade da ginástica. Mas eu acho que o código está estimulando uma situação em que treinadores e ginastas, ávidos por mais pontos, optam por exercícios muito difíceis sem ter bom domínio da técnica e isso tem resultado nas lesões graves que vimos ultimamente. No caso da Bross, por exemplo, parece que ela estava com problemas no salto pouco antes da competição, mas mesmo assim acabou indo para um DTY e veja o que aconteceu. Os limites das ginastas precisam ser considerados. Nem sei como a Nabieva não acabou se lesionando também, com aquelas pernas cruzadas e chegadas incompletas no Amanar. Espero que ela não faça esse salto no mundial.

      ResponderExcluir
    13. ja que esse codigo valoriza tanto a execuçao eles deviam deixar as dificuldades ate G...no solo,o duplo carpado valia G,duplo grupado F,uma dupla pirueta E,um mortal esticado C...
      no salto,amanar e yurchenko com pirueta e meia com nota de partida 6,5,salto cheng e ron+meivol+morcar+meivol com nota de partida 5,6,enfim...
      as ginastas opitariam em fazer series bem simples,o nivel ia cair muuuuuito,ficaria uma ginastica chata de se assistir com todas as provas do mesmo jeito sem dificuldades nenhuma...
      o codigo de atenas era "injusto",esse eu nao gosto,o de pequim foi "o codigo" sem sombra de duvidas!

      ResponderExcluir
    14. Pois é, então...eu também achei a nota da Liukin injusta em 2008. Ainda considero isso hoje, mas 10 ela não mereceu.

      - Durante o round off ela saiu do eixo, já chegando na mesa fora do meio dela;

      - Os braços flexionaram muito ligeiramente;

      - Os juízes podem (e somente podem) ter considerado a levíssima "carpada" de seus quadris;

      - Ela chegou mais para o lado do que para o meio da área de pouso;

      - Ela chegou próxima demais da mesa (e isso foi mesmo).

      Por tudo isso, os juízes deram execução de 9.525. Eu, por exemplo, daria 9.700. Por isso farei minha Pós em G.A. ò,o

      ResponderExcluir
    15. Eu daria 10 mesmo assim. Todos esses erros são praticamente imperceptíveis na velocidade de um salto ao vivo.

      ResponderExcluir
    16. Sim, entendo seu ponto de vista, Cedric. E também acho injusto! Uma linda execução como a de Liukin receber somente 9.525?? Se a nota foi baixa em Pequim, imagina no código de hoje.

      Quem ficou bem isso foi a Shawn Johnson com seu Amanar. Lembro que ela chegava girando ainda, e seu passo ia tanto para o lado que seu pé torcia. Se ela voltar a executá-lo, jamais receberá 16.000 como nota de novo.

      Lembra quando saltos com pernas afastadas e chegadas não-cravadas recebiam nota 10? Saudades deste tempo...

      ResponderExcluir
    17. E lembre-se, Cedric, que os juízes não analisam apenas o salto ao vivo. Eles podem usar o recurso do replay no notebook que usam. As imperfeições ficaram mais gritantes com o mega-slow-motion que os chineses desenvolveram (super-slow já morreu!). Hoje,só há um esporte em que o juíz pode dar nota somente para a execução ao vivo: Saltos Ornamentais.

      ResponderExcluir
    18. Eu tbm entendo o seu ponto de vista e sei que existe esse recurso do replay. Mas Nastia só não foi mais alta por puro capricho. É um dos saltos mais lindos de todos os tempos.

      ResponderExcluir