-->
  • Análise do Visa Championships - Feminino - 2º dia



    O segundo dia de competições do Visa Championships foi novamente tenso. Apesar de uma grande melhora nas performances das ginastas mais jovens, nem tudo terminou bem. Depois da noite de sábado (20/08), algumas reviravoltas ocorreram. A ginasta Jordyn Wieber foi espetacular! Acertou todas as séries, subiu suas notas e terminou com uma pontuação altíssima: 61.45. Ela já está na equipe para o Mundial, e tem que estar mesmo! Acho que ela pode brilhar neste mundial, assim como a Mustafina brilhou em Roterdã. Claro que tudo pode acontecer, mas vai ser difícil vencê-la. Acredito que ela seja a ginasta a ser batida. Mckayla Maroney parece ter se redimido do desastre do primeiro dia. Acertou todas as séries. Foi espetacular no salto, conseguiu terminar o solo com um duplo twist grupado, acertou a barra e a trave. A questão é: será que no Mundial ela precisará, também, de um primeiro dia desastroso para acalmar os nervos? Talvez não. Pode acontecer que ela chegue lá e se saia muito bem, sem grandes problemas. De acordo com o site da revisa americana International Gymnastics, Martha Karoly afirmou que considera o amanar de Mckayla o melhor do mundo. Eu concordo. Acho muito bom mesmo. Mas, observando bem essa ginasta, eu acho que ela é muito boa mas realmente se destaca no salto. A trave e a barra são básicos (para uma norte-americana de elite), e o solo tem uma dificuldade monstra mas, mesmo no campeonato americano, ela não tirou uma nota assim tão alta. Outras ginastas com menos dificuldade se aproximaram ou até tiraram mais nota que ela. A Alicia, por exemplo, tirou mais nota que ela com uma série mais simples na parte acrobática. Falando nela, Alicia finalmente acertou a série de solo inteira, apesar de ter modificado a terceira passada. Ela também fez o primeiro salto melhor que na sexta-feira, mas a trave não foi tão segura. De qualquer modo, ela mostrou que pode ser incluída na equipe para ajudar em qualquer um dos três aparelhos que competiu.

    Chellsie Memmel começou a noite muito bem. Acertou, mais uma vez, uma série excelente de trave. Apesar disso, a nota foi mais baixa que no primeiro dia. Acredito que seja pelo salto cortado com meia volta (que realmente não foi bom), mas, mesmo assim, demonstrou que ela é uma ginasta muito segura na trave e que está pronta para competir a qualquer momento. O solo foi bem melhor também. Ela pode colocar ainda mais dificuldade nos elementos de dança da série, e isso ajudaria ainda mais a carimbar o passaporte para o Japão. No salto ela fez um yurchenko com pirueta com muita sobra. Acho que mais uma pirueta cabe ali, mas que venha apenas quando ela estiver realmente preparada. Faltava apenas a série de barra. Daí, ela cometeu um erro muito inesperado no giro com pirueta, por duas vezes; então se apresentou e finalizou a série, ficando com apenas 9.550. Se ela tivesse terminado a série (como de costume), teria ficado lá no topo, entre as trê primeiras. Uma pena. Mas gostei muito de ver que ela tem autonomia para escutar o próprio corpo e decidir quando é hora de parar, e assim evitar uma lesão que não pode acontecer. Esse desfecho inesperado não diminui o brilho de Chellsie nesse campeonato pra mim.

    Shawn Johnson competiu muito bem de novo, porém achei a nota de trave baixa, já que ela cravou o mortal estendido e teve um desequilíbrio bem menor na estrela sem mãos...Enfim, vai entender a arbitragem, né? A Shawn está num caminho muito bom para chegar ao topo de novo, por mais que isso seja difícil. Acho que os fãs dela (eu, por exemplo) puderam respirar mais aliviados depois desta competição, já que no Covergirl Classic ela não foi muito bem. É muito bom poder vê-la em ação.

    Aly Raisman não competiu tão bem, cometeu erros inesperados na trave e o solo também não foi tão bom. Mesmo assim ela provou sua habilidade competitiva mais uma vez. Logo antes de se apresentar na trave, um acidente aconteceu. Sua amiga Rebecca Bross se machucou no salto e mesmo assim ela teve que subir na trave e fazer a série. Ela teve muita força mental para passar uma série sem quedas logo em sequência a esse acidente. Fiquei admirado. Agora, Rebecca...eu chorei. Assisti pela cobertura do Universal Sports, a competição inteira, não o vídeo só dela. O que foi o silêncio que tomou conta do ginásio... E quando ela chorou de dor, ou desespero, ou ambos? Nossa, eu enchi os olhos de água. Fiquei com muita muita pena. Neste momento Valeri Liukin está sendo crucificado por muita gente. "Porque ela fez o DTY se estava voltando de lesão?". Realmente ela não precisava mesmo disso. Ela já estava fazendo série completa de trave e solo... já estava bom né? Até o mundial ela ia estar pronta. Mas também, se ela tivesse acertado, ninguém estaria falando nada. De qualquer modo ela estava indo muito bem. Mesmo com a queda na saída, a trave foi melhor, o solo foi bom e eu esperava ansioso pelas paralelas. Uma pena. Agora só ano que vem... Espero que dê tudo certo pra ela e que essa lesão não seja tão grave.

    Anna Li cometeu um erro na paralela mas segurou a série até o fim. Mackenzie Caquatto acertou a série de paralelas e ficou muito bem na fita por ter feito isso. Sua irmã, Bridget, não acertou de novo a série. Acho que uma delas estará na equipe. Principalmente agora sem a Bross. Mas a Bridget não é... ainda está muito verde. No grupo das verdes ainda continuam Gaby Douglas e Sabrina Vega. Diferentemente da Mckayla, elas não se redimiram do primeiro dia. Douglas foi competindo bem até errar a saída na trave. Ela caiu no primeiro flick da sequência de flick + flcik + duplo carpado; depois tentou de novo e refugou, e só depois conseguiu. Acho que ela realmente não estará na equipe. Bridget tem boas séries em todos aparelhos, mas o ponto alto, que é a barra, ela errou os dois dias. Acho que ela também está fora. Sabrina é uma ginasta que eu gosto muito, mas também não foi bem, apesar de que arrasou no solo.

    Enfim, esse código novo incentiva treinadores e ginastas a buscarem um alto nível de dificuldade nas séries. Isso tem gerado muitas lesões. Fora isso a ginástica está ficando feia. As ginastas colocam elementos descontrolados e dane-se a nota de execução. Claro, se você é americana ou russa você pode fazer uma série suja... ninguém vai tirar um elemento seu mesmo, né? Acredito que a solução seria: a ginasta que apresentar elemento sem controle na série seria despontuada seriamente. Não sou contra as ginastas que colocam dificuldade alta na série. Na verdade adoro, mas precisa de tanto? Quando dá tudo certo é maravilhoso, mas é uma exigência grande demais ao corpo. É quase agoniante. E outra coisa: quem é que vai chegar viva ao fim desse processo seletivo? Sinceramente.

    Depois do que aconteceu neste campeonato, acho difícil saber quem estará na equipe. A falta de mais uma ginasta boa de paralelas, depois da lesão da Bross, vai dificultar ainda mais o processo seletivo. Pra mim, garantida mesmo é a Jordyn e uma especialista de paralelas (Mackenzie ou Anna). As outras vagas vão depender dos treinamentos nos acampamentos. Raisman, Chellsie, Mckayla ou Alicia também tem chances muito grandes. Acho que essas são as que tem mais chances, mas eu não me assustaria se, por exemplo, a Alicia ou a Raisman não entrassem e, de repente, a Shawn sim. Tudo pode acontecer. Quem não for para o mundial poderá estar no Pan... um prêmio de consolo, mas que também pode render muitos frutos, pois será uma grande oportunidade para qualquer ginasta mostrar seu valor. Vamos ver né? Chega novembro mas não chega outubro... aiai...

    PS: Não se esqueçam de Bridget Sloan: se caso ela recuperar das lesões, poderia competir nas barras também!
  • You might also like

    15 comentários:

    1. Em relação a Shawn Johnson...eu n entendi pq q a nota de dificuldade do 2º dia foi diminuida em 3 décimos em relação ao 1º. Oq foi q n valeu ali hein? Tdo feito tão bem!! Pois é...vai entender arbitragem né?!
      Ela deu uma entrevista dizendo q pretende voltar ao topo ano q vem!! Se continuar assim ela volta mesmo!!

      E outra coisa!! Eu n vi o nome de Anna Li na equipe convocada!! Nem muito menos na foto oficial das convocadas!! N entendo como eles deixam uma especialista de barra tão forte fora da equipe se é nesse aparelho q eles têm mais dificuldade!!

      ResponderExcluir
    2. Rafael Margatto22 agosto, 2011 06:07

      Pessoal uma que eu nunca mais vi foi a Samantha Peszek. Cedrick ou Lucas, voces sabem alguma noticia dela?
      Eu adorava a serie de Solo e Trave dela, sinceramente uma ginasta Incrivel.
      Mas infelizmente e verdade Cedrick, as Ginastas Hoje em dia apostam muito no que se diz Dificuldade, e esquecem de tds os danos que podem lhe causar, fisicamente e mentalmente, nao vemos mais aquela ginstica como em Anaheim e Atenas.
      Atualmente confio muitos nas nossas ginastas, sei que elas podem chegar sim bem no mundial com, series mais simples {nao que elas tenham que abandonar as dificuldades} mas sim fazer aquilo que nao as prejudiquem.
      Agora eu vi o Steven Legendre no solo e quase cai da cadeira, sinceramente um ginasta incrivel com dificuldades { porem e aquilo, usa muitos Duplo mortais e esquece das ligaçoes com piruetas q na minha vale e deveria ser bem mais pontuados que duplos mortais}
      E gente vamos esperar Outubro, sei que vou chorar de alegria ou ate tristeza nesse mundial que td pode acontecer...

      ResponderExcluir
    3. como assim a Sacramone fora da equipe? vc acha q tem alguma possibilidade que ela esteje fora da equipe... ele fez a melhor trave, o solo comcerteza vai melhorar, o com o sato novo reversão dupla pírueta ela e uma das unicas com chance deouro nas finais por aparelho!

      ResponderExcluir
    4. Jeferson Brito22 agosto, 2011 10:04

      Bom, concordo o Lucas. Porém, como a lista das onze selecionadas já foi feita, Anna Li e Bridget Sloan estão de fora da briga. Wieber é certeza, desde que não tenha lesão. Igual a Alicia. Bross vai se recuperar, mas depois disso, não acredito que nem o Valeri e muito menos a Martha vá colocá-la no individual geral. Memmel competiu bem, (exceto as barras, é claro), vamos ver se a lesão não vai incomodar tanto, pois no começo de setembro tem o primeiro acampamento, se não tiver pronta, já é um ponto de interrogação pra Martha. Não acredito nas irmãs Caquatto na equipe, as séries delas são boas, mas não a nível mundial (russas, chinesas e romenas), devem ficar como reserva, creio eu. É claro, que na possibilidade de lesão, elas sejam bem cotadas. É melhor ter uma ginasta que execute bem, do que uma que vai com a dificuldade lá em cima e cai em quase tudo. Principalmente no Mundial. Já a pupila da Ungureanu, (Sabrina Vega) vai ficar de fora, não tem dificuldade ainda e nem controle mental pra disputar um evento assim. Maroney: Amanar perfeito, mas e o resto? Série "normal", sem aquilo que impressione tanto. As meninas do Chow: Johnson, ela pode ser usada sim na equipe, já que pelo que anda a carruagem, tá melhorando. Mas com uma nota de 5.5 nas barras não dá né? Enfim, Douglas é boa ginasta, mas é novinha demais, não vai aguentar a pressão em Tóquio. Concerteza a Martha não quer outra Mattie Larson em um Mundial Pré-Olímpico.

      ResponderExcluir
    5. nossa eu chorei também ao ouvir o choro da Rebecca Bross , fiquei muito triste por ela D:
      aqui o video:http://www.youtube.com/watch?v=B4-FsX7GIJc

      ResponderExcluir
    6. O Blog poderia postar os resultados das finais de aparelhos da copa da Russia, feminino e masculino,obrigado.

      ResponderExcluir
    7. A Sacramone fora da equipe parece algo impossível né? mas tudo pode acontecer. A trave dela realmente é muito forte e firme e será muito útil aos EUA. Agora a Rebecca não volta esse ano não. O Liukin já falou que só ano que vem. Isso abre uma vaga que já era garantida, porém ao mesmo tempo deixa um buraco na paralela deles, por esse motivo acredito que a Mackenzie possa entrar na equipe. Veremos...

      ResponderExcluir
    8. A Samantha Prezek competiu o campeonato americano de 2009 e foi muito bem. Foi chamada para os acampamentos de seleção para o mundial de 2009, mas desistiu devido a uma lesão no ombro. Em seguida partiu para a UCLA e compete lá agora.

      ResponderExcluir
    9. Rafael Margatto23 agosto, 2011 05:32

      Vlw Lucas...
      E pessoal concordo com o Lucas acho que Mackenzie quem vai ocupar esse lugar ai na equipe, assimetricas muito boa, porem nada impede de outras estarem por vir ne?
      sei que nesse campeonato teremos grandes surpresas, e nao vejo a Hora de que começe logo...

      ResponderExcluir
    10. Sacramone fora da equipe? nunca!
      Mackenzie Caquatto deve entrar sim na equipe, ela tem um salto bom e uma série de ub que seria uma das melhores do time USA. A outra vaga seria da Maroney na minha opinião fazendo amanar(belíssimo) e solo, porém ela teria tbm que fazer UB e ai não sei se a Martha confiaria nela pra fazer UB. É por isso que não descarto a possibilidade da Douglas no time com vt bom e ub forte também.
      Como assim são muito novas? as meninas do US com 16 anos já tem grande treinamento pra aguentar super pressões, vide Nastia 2005, Carly 2004, Johnson 2007, Memmel 2003 e muitas outras.

      ResponderExcluir
    11. Na verdade a idade não diz muito. A Sacramone mesmo competiu mau na final por equipes da olimpíada de 2008. Claro que as meninas novas podem chegar em seu primeiro mundial e arrebentar. A Mustafina por exemplo foi uma, a Shawn em 2007, a Nastia em 2005. O que eu disse foi apenas a impressão que eu tive ao assistir. Achei a Gabrielle, a Mackayla, a Sabrina e a Bridget Caquato muito inconstantes. E elas são as ginastas que chegaram botando muita banca por conta de suas séries dificeis. A decisão é da Karoly e qualquer time escolhido será forte.

      ResponderExcluir
    12. Patricia Alves23 agosto, 2011 09:19

      Elas foram muito inconstantes mesmo!! A questão da idade realmente é muito relativo pq ano q vem mesmo terão várias ginastas competindo nas olimpíadas sem nunca terem ido a um mundial, devido a essa nova regra da idade pra participar do mundial pré olímpico!!

      ResponderExcluir
    13. Sem contar que Nastia, Carly e Sacramone já tinha uma VASTA experiência internacional antes do mundial: copas do mundo, goodwill games, american cups, panamericanos...isso conta demais! Não tiveram o mundial como primeira competiçaõ importante como essas novatas terão se entrarem na equipe!

      ResponderExcluir
    14. é verdade Patrícia. A Etiene Franco competiu muito bem em Pequim mesmo sem ter ido ao mundial de Stuttgart, isso realmente não tem nada a ver. Depende muito da ginasta. Mas os fatos falaram por si no campeonato americano.

      ResponderExcluir
    15. Patricia Alves25 agosto, 2011 07:50

      Isso mesmo!! =D

      ResponderExcluir