-->
  • Nem só de Uchimura vive a gnástica masculina...



    Quem poderá bater Kohei Uchimura no individual geral do Mundial de Tóquio? Ainda mais em uma competição dentro de casa?

    Uchimura conseguiu pontuar 94.450 no Troféu Japonês esse ano. Ele é o favorito, dos favoritos, dos favoritos. Quem pode bater ele eu não sei...mas que ele tem fortes concorrentes, isso ele tem sim!

    Vamos aos adversários...


    Daniel Purvis - Inglaterra




    Pontuação mais alta desse ano: 91.500, Campeonato Britânico
    Ponto alto: barras paralelas
    Ponto baixo: cavalo com alças

    Esse é o meu favorito. Por isso comecei falando dele. Daniel me chama a atenção por ser um dos poucos ginastas que ainda preservam a plasticidade e arte na ginástica masculina. Purvis saltou da pontuação 85.432 (tirada na American Cup no começo do ano) para 91.500 (tirada no último Campeonato Britânico). Nessa hora que vemos o bom funcionamento de um treinamento periodizado...

    Mykola Kuksenkov - Ucrânia



    Pontuação mais alta desse ano: 90.032, American Cup
    Ponto alto: barra fixa
    Ponto baixo: salto sobre o cavalo. A costuma saltar um yurchenko com dupla pirueta, que é um salto relativamente fácil no masculino.

    Kuksenkov vem da escola ucraniana, onde a limpeza e perfeição nos exercícios são características bem marcantes. Essa tem que ser a arma dele, aliada com o aumento do grau de dificuldade das séries. Lembrando que ele foi quarto colocado no mundial do ano passado.

    Daniel Keatings - Inglaterra



    Pontuação mais alta desse ano: 90.500, Campeonato Britânico
    Ponto alto: barras paralelas
    Ponto baixo: solo

    Daniel Keatings acaba de se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado anterior, mas mostrou que está muito bem, pontuando acima de 90 em sua primeira competição pós-recuperação. Irá acompanhar Purvis na corrida atrás de uma medalha no mundial.


    Phillip Boy - Alemanha




    Pontuação mais alta desse ano: 89.850, Campeonato Alemão
    Ponto alto: barra fixa
    Ponto baixo: cavalo com alças

    Apesar de não ter passado dos 90 pontos esse ano, Phillip Boy é tido como um dos principais adversários de Uchimura. No mundial do ano passado ele foi prata com 90.040, sendo que na classificatória ele chegou a pontuar 90.156.

    Kazuhito Tanaka - Japão



    Pontuação mais alta desse ano: 90.500,Troféu Japonês
    Ponto alto: barra fixa
    Ponto baixo: cavalo com alças

    Kazuhito se classificou para a final do individual geral no ano passado mas não pode competir porque Koji Uematsu havia se classificado antes dele. Como a regra só permite dois ginastas por país (Uchimura já estava dentro), Kazuhito não pode mostrar tudo que ele é capaz. Esse ano ele conseguiu pontuar acima dos 90 e porque não dois japoneses no pódio???

    Ermin Garibov - Rússia



    Pontuação mais alta desse ano: 90.675, Russian Cup
    Ponto alto: barra fixa
    Ponto baixo: solo

    Garibov tem apenas 21 anos. Ele é muito novo e já consegue passar dos 90 pontos. Apresenta uma ginástica belíssima (típica de russos) e se a medalha não vier esse ano, aguarde um pouco...ela ainda virá! Com certeza será um ótimo ginasta de se assistir na final.

    Lu Bo - China



    Pontuação mais alta desse ano: 88.700, Kunshan Cup
    Ponto alto: barras paralelas/fixa
    Ponto baixo: solo

    Não tenho certeza se essa foi a pontuação mais alta de Lu Bo esse ano. Lu Bo não fez uma boa competição na Kunshan Cup; se eu me lembro bem ele teve uma queda nas paralelas. Com um ponto a mais ele seria o campeão dessa competição. O fato é que ele foi medalhista de bronze no ano passado. E chinês é chinês.

    Jonathan Horton e Danell Leyva - EUA



    Pontuações mais altas desse ano: 92.500 / 90.650, Visa Championships
    Pontos altos: barra fixa pra ambos
    Pontos baixos: cavalo com alças / inconsistência

    O problema de Horton se chama inconsistência. Ele sempre erra algo. Já Leyva tem um cavalo com alças fraco. Agora me responde uma pergunta: como ter por base as notas dos dois para esse ano? Até que ponto essas notas foram justas ou infladas???

    Sérgio Sasaki - Brasil



    Pontuação mais alta desse ano: 88.550, Troféu Brasil
    Ponto alto: salto
    Ponto baixo: cavalo com alças

    Não que Sasaki seja um adversário de Uchimura. Incluí o nome de Sasaki aqui por dois motivos: Sasaki pode pontuar acima dos 89 pontos; Sasaki pode ser o melhor brasileiro na história da ginástica na categoria individual geral em mundiais. Pontuando acima de 89 pontos ele pode bater a sua própria marca, que foi um 19º lugar em Londres (2009), com apenas 19 anos. Vou acompanhar, vou torcer.
  • You might also like

    18 comentários:

    1. vou torcer muito pro sasaki se classificar pra final do AA e ficar com uma posiçao melhor que a de 2009,nao e impossivel acredito muito nele.
      ja pra podio nao da ne o jeito e torcer pra outros e pra esse mundial vou torcer pro horton,leyva e boy,ja ta bom o bi pra o uchimura.

      ResponderExcluir
    2. cedrick na sua opiniao quais sao as favoritas pro AA onde a jade e a dani fica?
      vc acha que se nao fosse a lesao depois das olimpiadas a jade teria chances de ser campean mundial agora?pq em 2007/2008 ela brigava direto com americanas,romenas,russas,chinesas...

      ResponderExcluir
    3. Eu acredito que o pra bater o Uchimara não será fácil se ele acertar o que sabe .
      E os chineses tem tudo pra deslanchar no AA ,não podemos esquecer da fera Wei Yang !
      Os alemães Boy e Hambuechem também são fortes candidatos. Já os americanos eles não tem chances até porque as pontuações do VISACHAMPS não conhecidem com as da arbitragem da FIG . Há uma quebra de critérios na verdade .
      Eu sou amigo do Leyva ,sei que ele vai fazer uma prova extremamente dificil na Barra fixa e Paralelas . Mas ele não executa cravando e isso vai despencar sua nota de execução infelismente !

      ResponderExcluir
    4. Ouvi dizer que o Uchimura lesionou :(
      Foi postado pelo ilonka do GGMB: "Japanese news reported that Kohei injured his leg and will be out for a few weeks. Heal fast! Will try to get more details.
      Couldn't catch all the details with my rusty Japanese but apparently he should be ok to compete in Tokyo. Will try to get more info tomorrow."

      Ele deve ir para Tokio sim, mas com certeza terá algumas limitações. Creio eu que no AA ele nem deve ganhar (isso se ele fizer). Pode ganhar alguma medalha em um aparelho que exigir menos da perna, tipo PB :(

      ResponderExcluir
    5. Post muito bom, gostei bastante! ;D

      ResponderExcluir
    6. O artigo em japones diz que o Uchimura lesionou o tornozelo direito no dia 10 de Agosto em exercicio de solo durante um Training Camp.

      Segundo o tecnico Hiroyuki Kato (do clube Konami), o medico disse que Uchimura precisaria de 3 a 4 semanas para se recuperar completamente. E que isso nao seria problema para o mundial.

      Fonte: http://www.iza.ne.jp/news/newsarticle/sports/other/525846/

      ResponderExcluir
    7. Foi dito as notas dos adversários do Uchimura mas não do próprio!
      Aguém sabe qual foi a maior nota de Uchimura nesta temporada?

      ResponderExcluir
    8. Desde o começo eu não tinha a intenção de mostrar a nota do Uchimura. Mesmo se Uchimura, por alguma fatalidade, tivesse tirado abaixo de 90 esse ano, ele continuaria sendo favorito. Mas já que você pediu, vou incluí-la no texto.

      ResponderExcluir
    9. Quem é esse tal de "Andre Kazatchov"? É amigo do Leyva, sabe todos os segredos da equipe feminina russa, etc... coloca ele no lugar da Irina! kkkk

      ps.: adorei o post... Vou torcer MUITOOO pro sasaki. \o/
      Mas pra mim o AA fica: 1°Uchimura (se não estiver lesionado)*/2° Philip Boy/3° Daniel Purvis

      ResponderExcluir
    10. excelente post cara. parabens, analise perfeita e uma otima visao para entedermos mais. parabens

      ResponderExcluir
    11. Se o Sasaki estiver recuperado e treinando normal, ele tem grandes chances de Top 15/10. O que já seria HISTÓRICO para o Brasil. Torcendo bastante pelos meninos todos. Pelo Diego (que pode ir para duas finais), para o Zanetti (que também pode ir para final), para o Sasaki (que pode melhorar a marca dele e ir para uma final de salto ou até solo), para o Petrix, para o Pericles e para o Mosiah :)

      ResponderExcluir
    12. Caro Fabiano Araújo;

      Gostaria de expor que se voce não sabe; blogs são espaços democraticos e esse aqui que creio ser bem democrático é usado para difundir opniões de visões diferentes.
      Se as minhas opniões contrariam a suas , isso não é problema meu.
      Só peço que ao invés de deixar comentários ironizando os outros leitores, exponha sua visão sobre os posts ,como todos fazem.Essa ironia não te fará crescer em nada e nem a ginástica eu acredito.
      Aqui é um espaço democratico pra todos : leigos ,torcedores,ginastas,ex ginastas ,treinadores e arbitros etc...
      Tenho certeza que você ia se sentir ofendido se eu ironizasse contigo. Mas isso será jamais do meu feitio até porque estou aqui pra debater o ponto de vista apenas.

      Muito Obrigado!

      ResponderExcluir
    13. Eu acredito que alguém culto , jamais falaria :"Quem é esse tal de A ou B?" ou falaria "Coloca ele ou ela no lugar de A ou B ". Até porque todo mundo sabe o seu lugar.
      Espero que não tenha sido ironia e sim um comentário infeliz da parte do Fabiano Araújo.

      ResponderExcluir
    14. Eu NUNCA uso o score de uma competição passada p/ estimar a pontuação futura de um ginasta, porque em TODAS as competições (NÃO apenas no US Nats) existe o risco das notas serem ou rígidas ou infladas. Então, achei equivocado usar o maior score AA de cada ginasta como base p/ supor as suas chances no mundial. O mais seguro é ver os vídeos das apresentações dos ginastas nas competições, pois isso permite avaliar se as notas foram rígidas, justas ou infladas e ainda dá uma noção mais tangível das circunstâncias. Mas, encontrar vídeos de MAG é infinitamente mais difícil do que achar vídeos de WAG. Assim, acho praticamente impossível fazer alguma aposta c/ segurança em relação ao AA MAG do mundial... Acredito que a única certeza é o favoritismo do Uchimura. E só.

      PORÉM, independente disso, gostei muito do post. Deu um gostinho do clima que rolará no mundial, ajudou a familiarizar os ginastas que estarão em Tóquio e ainda discutiu um assunto diferente... Super legal! Parabéns!!!

      ResponderExcluir
    15. Olha Lucas, não sei também se vc entendeu, mas eu não usei o score como parâmetros de chance para o AA. Senão, não havia colocado o Phillip Boy, já que ele não passou dos 90 esse ano. Coloquei apenas por curiosidade mesmo, para os leitores terem uma noção.

      Bom que gostou do post, fico feliz!

      Obrigado

      ResponderExcluir
    16. Ah tah... Entendi. Eu tive a impressão que você usou o score como parâmetro por causa de alguns dos seus comentários, tipo "Ele é muito novo e já consegue passar dos 90 pontos" (sobre Garibov), "como ter por base as notas dos dois para esse ano?" (sobre Horton e Leyva)... Enfim, agora entendi que o score foi só por curiosidade...

      E gostei mesmo do post! Você mandou muito bem.

      Estou ansioso p/ que o mundial comece logo. Minha empolgação está nas alturas.

      ResponderExcluir
    17. Então, no meu próprio comentário eu disse que não dava para usar as notas dos americanos como referência...

      Vlwwww

      ResponderExcluir