-->
  • Análise do 1º dia de finais - Tóquio 2011



    Solo

    Coração na mão. Diego Hypólito abrindo o solo. E o medo dos juízes segurarem a nota dele? Bom, Diego não passou a melhor série da vida dele. Teve um erro grave na segunda passada que, com certeza, foi o que lhe tirou a medalha de ouro. Sinceramente, uma série cravada de Diego nessa final não daria outro lugar pra ele que não o primeiro, mesmo que todos os adversários acertassem também. Mas como eu já disse uma vez: numa final tudo pode acontecer, e nessa final ele não teve o melhor desempenho de todos. Talvez porque o solo "joga" um pouco mais e ficou difícil de cravar as passadas...Vamos supor que o erro que Diego teve no solo despontuou sua série em 0.2. Eu acredito que não foi só isso. Penso em algo em torno de 0.3 ou 0.5, mas façam as contas e vejam que 0.2 já colocaria Diego em primeiro nessa final. Não deu: 15.466 pra ele. Aí o coração ficou apertado até o final das apresentações...Como na final do individual geral as notas de solo foram todas mais baixas, quis acreditar que na final de solo seria assim também...Não deu outra!

    Jacob Dalton: 15.133.
    Steven Legendre: 15.400
    Flavius Koczi: 15.333.
    Sepulveda: 15.333.

    Passam cinco competidores e Diego ainda está em primeiro. Aí vem Uchimura...com uma série cravadíssima! Nota de 15.433. Diego continua em primeiro. Como assim??? Depois dessa série de Uchimura??? Os japoneses pediram a revisão da nota e realmente havia algo errado: foi acrescentado 0.2 na nota de dificuldade e ele acabou ficando com 15.633.

    Zou Kai: 15.500. Que me desculpem os fãs, mas Zou Kai não é o ginasta mais limpo de se ver. Aquele tanto de pernas dobradas me incomoda muito. Mas fazer o quê? Abaixar a cabeça e acreditar no bronze...

    Shatilov: série MUITO boa. Merece um lugar no pódio. 15.433. Mais uma vez a dificuldade de Diego salva a medalha dele e acaba tendo um justo empate no terceiro lugar. Diego está em Londres 2012.Resultados.

    Salto feminino

    Outra vez a ordem de apresentação me assustou. Jade se apresentou em segundo lugar. Não tive a expectativa de um salto de valor de dificuldade mais alto porque momentos antes da competição fui informado de que Jade competiria com os mesmo saltos da classificatória, só que com uma execução melhor. Não deu outra: primeiro salto muito bem executado e segundo salto muito bom também, mas aí...uma FATALIDADE aconteceu. É isso mesmo gente. O que aconteceu foi uma fatalidade. Vocês se lembram da ginasta ucraniana Viktoria Karpenko na final do AA de Sidney em 2000 (confira aqui)? Pra mim é o mesmo exemplo do que aconteceu com Jade...

    Contas:

    Jade deu quatro passos pra trás no segundo salto. Considerando que ela perdeu 0.1 em cada passo que deu, Jade teria tido um valor total de 14.666, que somado com a nota 14.866, do primeiro salto, daria uma média de 14.766, que colocaria ela na frente de Oksana Chusovitina. Me surpreendi quando fiz esses cálculos porque sempre que pensei nas possibilidades de Jade ganhar uma medalha nessa final, eu pensei na possibilidade da medalha ser de bronze, e não de prata! A execução dela foi realmente muito boa, mas infelizmente o que aconteceu deixou Jade de fora do pódio e, consequentemente, de fora da classificação direta para os Jogos Olímpicos.

    Quatro coisas interessantes nessa final: primeira: a ginasta da República Dominicana não morreu! Graças a Deus! Vocês podem até achar que seja exagero da minha parte, mas eu fiquei com muito medo que isso acontecesse. Aquele salto estava perigosíssimo e eu, enquanto treinador, jamais deixaria que uma atleta fizesse aquilo; entretanto, entendo que essa era a única chance da ginasta conseguir uma possível classificação para os Jogos Olímpicos. Segunda: a execução da ginasta vietnamita é muito boa! Principalmente no yurchenko com dupla pirueta. Queria muito que a Jade tivesse ficado com o bronze, mas essa ginasta mereceu a medalha e classificação. Ela realiza dois saltos bem difíceis por ser de um país sem grandes tradições no esporte e essa medalha pode ser um fator extremamente positivo para a popularização do esporte por lá. Fico feliz por ela e por essa conquista inédita. Terceira: Maroney não me emocionou. Ela saltou espetacularmente bem, mas não me passou emoção nenhuma. Me pareceu uma patricinha que estava louca pra competição acabar pra poder entrar na internet e postar as fotos no Facebook. Quarta: pela primeira vez na minha vida torci contra a Chusovitina. Sou fã dela e admiro muito o fato dela ainda ser ginasta, ajudar a equipe alemã e conquistar medalhas. Me justifico: Oksana já estava classificada para os Jogos quando competiu no salto e um erro dela colocaria Jade nas Olimpíadas, coisa que, querendo ou não, ainda não temos certeza que vá acontecer...Resultados.

    Cavalo com alças

    Quedas, quedas e mais quedas! Nunca vi uma final de cavalo com alças com tantos erros. Ainda mais em um Mundial, onde estão os melhores ginastas do mundo! Favoritos foram caindo um a um, e acabou ganhando quem acertou. Foi como aquele joguinho infantil "Quem errar, sai!", se lembram? rsrs. Confesso que fiquei desanimado com essa final, que foi salva graças a série belíssima de Krisztian Berki e a inesperada prata do francês Cyril Tommasone, que fez o seu trabalho e acabou sendo beneficiado com os erros dos favoritos.Resultados.

    Paralela feminina


    Komova conquistou o ouro com uma série calma, serena, confiante! E olha que nem usou todas as suas dificuldades...Nabieva ficou com a prata em uma apresentação que eu julgo ser a última dentro da equipe principal russa. Pelas regras ela tem vaga nos Jogos, mas a equipe russa já estava classificada, então não sei como definirão isso. Digo isso porque a equipe olímpica será composta por apenas 6 ginastas: 5 na equipe e um reserva. Penso que a equipe russa levará Komova, Mustafina, Grishina, Sidorova e mais uma! Isso se nenhuma se lesionar, obviamente. Mas quem será a 5ª ginasta? Dementyeva? Inshina? Afanasyeva? Belokobylskaya? Nabieva???

    Minha decepção ficou por conta de Dufournet. Se ela tivesse acertado a série teria abrilhantado essa final...Resultados.

    Argolas

    Arthur Zanetti é o terceiro a se apresentar. Mais uma vez o coração na mão...

    Zanetti teve a série mais limpa da competição. Argolas sem balanço, posições muito bem marcadas, cristos "zerados"...Deu orgulho de ver. A emoção tomou conta de mim, e por um momento eu pensei que essa apresentação era muito mais do que um feito inédito. Essa apresentação traduzia toda a evolução da ginástica masculina do nosso país. Traduzia o resultado de um esforço, de uma dedicação, de uma garra e uma vontade de estar ali, de fazer parte dos melhores, de conseguir disputar os Jogos Olímpicos. Essa medalha foi além do "nunca conquistada". Ela vai ser lembrada em janeiro, quando a seleção masculina conquistará (eu acredito!) a vaga para a equipe completa em Londres 2012.

    Zanetti perdeu apenas para o chinês Chen Yibing. Mas como eu gosto de contas, vamos lá:

    Zanetti: 6.5 (D) + 9.1 (E) = 15.600
    Yibing: 6.8 (D) + 9.0 (E) = 15.800

    É...se Zanetti tivesse só um pouquinho mais de dificuldade ele poderia ser ouro. Quem sabe ele, juntamente com Marcos Goto, não trabalhe nesses dois décimos pros Jogos Olímpicos, né? Uma medalha olímpica para o Brasil nunca esteve tão próxima. Resultados.
  • You might also like

    16 comentários:

    1. Nossa!! essa final pegou fogo msm!! foi muito empolgante ver diego ali na expectativa ver se ele realmente ficou em terceiro!! fiquei muito feliz em ver diego e zanetti no pódio, principalmente o zanetti que é a nova revelação do Brasil!! fiquei muito muito triste msm pelo que aconteceu com jade! lamentável isso! mas ginastica é ginastica né...!! pena que essa final do salto foi a mais fácil e se ela acertasse poderia ser vice, mas é isso msm, agora é levantar a cabeça e competir bem em janeiro...jade é muito nova ainda! vai conquistar varias medalhas no salto em 2013, 2014, 2015 e 2016! pode até medalhar nas olimpiadas tb se for! a ginastica é uma caixinha de surpresa e a gente nunca pode dizer nunca!!!
      muito louca a ginasta da republica dominicana!! gosto de ginasta assim que dá o sangue por uma classificação!
      komova manteve a calma dessa vez! a ginasta francesa se acertasse com certeza seria prata! prova muito boa!!
      senti que chusovitina já ta sentindo o peso da idade e maneirando nas competiçoes, mas nas olimpiadas deve dificultar o segundo salto como ela fez em pequim!
      o solo masculino foi muito bom de assistir, pena que Dragulescu ficou fora, mas foi bm pra Diego tb, menos um né gente rsrsrsrs!!! não queria ver lauren na final do solo! e espero que catalina arrase na trave!!!

      ResponderExcluir
    2. me tire uma dúvida Cedrick!

      os tres ginastas por aparelho que são classificados só tem o direito de se apresentar no aparelho que ele se classificou ou em todos nas olimpiadas??

      ResponderExcluir
    3. Em todos! Até agora não vi nenhuma regra que restringisse a participação do ginasta nos outros aparelhos...

      ResponderExcluir
    4. Eu assistir todas as finais e na final de solo não achei justo o resultado mais roubo dos juizes o salto quase morri quando aconteceu isso com a jade será que ela vi para o pan??? o cavalo eu morri de rir com as quedas principalmente do ucchimura não sei poruqe mai eu rir a komova mereceu o ouro mais acho que ainda falta alguma coisa na série dela a maroney ela entrou na competição parecia que ela ja sabia o resultado e não fez o melhor salto dela tenho certeza que ela faz melhor e nas argolas cada movimento que o Arthur fazia eu morria na frente da tv e fiquei preocupadissimo com 2 atletas o japones yamamoto e o van gelder como sempre ele tirou 14,666 + 1 ponto de queda 15,666 na frente do arthur né mais tenho certeza que ele vai dificultar ainda mais a série para londres

      ResponderExcluir
    5. Roubo foi a prata da Komova no AA perdendo pra Wieber saindo do solo e os juizes roubando pra americana.

      ResponderExcluir
    6. To morrendo de rir com o comentario do Winicius Damasceno
      kkkkkk adorei a fala da komova e ele falando do bigode na testa da nabieva e a balaeia da ferrari kkk to rindo muitooooooooooooo

      ResponderExcluir
    7. Fabiano Araújo16 outubro, 2011 12:40

      esse mundial foi um t*ba !! Decepcionei
      Graças a Deus teve o Nabarretti pra salvar rsr... E o Brasil ainda terminou no 8º lugar no quadro de medalhas, graças ao masculino. Olha que ironia?!
      Ainda sonho com o dia que o Brasil vai arrebentar tanto no feminino quanto no masculino ao msm tempo (yn)

      ResponderExcluir
    8. contratem o Wincius para comentar o próximo mundial!!! hahahahhahahahahha... a baleia da Ferrari! hahahahah

      ResponderExcluir
    9. não pensei q esse Mundial fosse revelar tantas surpresas, mas foi uma após a outra msm! Nas equipes, os EUA ganhou já no salto, sem duvida.. no individual-geral eu ja ia desligando a TV e indo dormir qndo do nada a nota de solo da Komova sai baixíssima e a Wieber, q pisou até fora do tablado ganhou! As assimétricas foi uma chatice de assistir pq nem tinha briga pelo ouro. O salto foi interessante, e sim, a Dominicana sobreviveu! huahauah Jade partiu meu coração, e a Maroney nem comemorou o ouro... n queria q ela ganhasse. Trave eu até ajoelhei pra Komova cravar a série, mas mais uma vez a inconsistência dela predominou. Tva na hora da China ganhar uma né? Solo eu tbm ja ia desligando a TV, quando a Afa do nada pega o ouro. Vai entender? No masculino, a equipe chinesa é imbatível: vai ser ouro em Londres. Ushimura, o grande destaque participando de tudo, quase caindo de casaço, mas lá está ele. Muita tristeza qndo o Diego errou e, em seguida foi superado. E muita felicidade qndo o Arthur fez AQUELA prova. Enfim, mundial deixará saudades..

      ResponderExcluir
    10. A raismam como toda americana , tem muita acrobacia e tal...mas cadê o artistico ?
      Não é tecnologia robótica é ginastica artistica ! Tem que haver balé e graciosidade senão não tem graça ver uma prova cheia de acrobacias , mas robótica como sempre.
      O Bronze ta bom demais pra Raismam !
      As americanas se preocupam muito com acrobacias mas esquecem a parte visual da prova de solo. Parece até meio masculino....
      A Chinesa merecia ganhar da Russa sim, mas essa arbitragem desse mundial........
      Acho que a nota da Afanasieva deveria ser 15033.

      ResponderExcluir
    11. jessica silva
      gente vocês são os juizes pra juga a afanasyeva ; pelo amor de deus ; você nem cique sabe fazer conta de matematica imagina vocês fazenda conta de ginastica ? blu blu
      Winicius Damasceno , concerteza você queria ser a nabieva ><

      ResponderExcluir
    12. foi a execusção que almento a nota da afanasyeva

      Pos. Ginasta Nota D Nota E Pen. Total
      RUS Ksenia Afanasyeva 6,100 9,033 15,133
      CHN Lu Sui 6,100 8,966 15,066
      USA Alexandra Raisman 6,100 8,900 15,000
      4 CHN Yao Jinnan 6,000 8,866 14,866
      5 AUS Lauren Mitchell 6,300 8,433 14,733
      6 USA Jordyn Wieber 6,000 8,700 14,700
      7 GBR Elizabeth Tweddle 6,100 8,500 0,1 14,500
      8 ROU Diana Chelaru 5,800 8,400 14,200

      ResponderExcluir
    13. Winicius Damasceno

      Valeu JUNIOR e RAYANI STEIN, sério no minimo seria um stand up comedy sobre as ginastas no mundial kkk, e tava falando sério sobre a NABIEVA,KOMOVA e FERRARI e acho que vcs concordaram kkkk.

      ResponderExcluir
    14. A Afanasyeva melhorou a nota dela por causa das suas duas piruetas, a com a perna atras a 90 graus e na frente a 90 graus. Na qualificacao e AA ela caiu dessas pirouetas duplas perdendo o valor de dificuldade da primeira inteiro e uma nota substancial na execucao da segunda. Na final ela melhorou seu ultimo passe: duplo carpado, e fez as duas piruetas de forma belissima ganhando seu valor de dificuldade e nao perdendo na execucao, isto permitiu que a nota dela melhorasse quase 1 ponto.
      Eu tambem gosto de matematica e sua marca D subiu 0.2 e ela deixou de perder -+ 0.3 de execucao nas suas duas piruetas + -+0.5 no seu ultimo passe que previamente havia sido baixo e com mais de um passo para frente para salvar.
      Acho que a Chinesa fez boa apresentacao, mas a Afan levou merecidamente na originalidade da sua coreografia.

      ResponderExcluir
    15. Eu to apaixonado pela ginástica da Mckayla Maroney, mas acho a personalidade dela tão estranha, tão centrada e fria... Vi uma entrevista dela dizendo que ta tão acostumada a realizar o yurchenko+amanar no dia a dia que se torna fácil pra ela. Mas sei la... ela poderia ao menos acenar p/ o público ao menos por educação. Além do vídeo dessa final, vi um vídeo dela na final de salto do Pre panamericano, a Dani levantou pra abraçar ela e ela pareceu tão fria.. aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=27AeiTUSMGM
      Lembro da Fei Cheng, com todo o favoritismo e bela execução que tinha nas finais de salto, sempre demonstrou carismo e simpatia. Talvez com o tempo a maroney se mostre mais simpática como aconteceu com a shawn. Pra mim um dos momentos mais belos de beijing foi a fei cheng falando pra Izbasa na final de solo que ela era a nº 1, a Nastia Liukin, sem egoísmo, torcendo pela Izbasa também. Tem também um vídeo da Mitchell e da Cheng amabas se elogiando, muito fofo.

      ResponderExcluir