-->
  • Análise do segundo dia das classificatórias femininas

    Texto de Igor Almeida, correspondente do GBB em Tóquio.




    Segundo (e último) dia de qualificatórias femininas cheio de surpresas. Então vamos recapitular os melhores momentos.

    EUA é, de fato, o melhor time da atualidade.

    Historicamente os EUA funcionam bem sob pressão, especialmente quando isso acontece de última hora. O mundial deste ano foi um remake de 2003, quando várias atletas se machucaram e não puderam competir, deixando o time nas mãos de novatas. Na época, Chellsie Memmel foi o nome que surpreendeu. De reserva á estrela. Este ano eu daria esta distinção a Gabby Douglas, afinal ninguém esperava tanto de uma atleta marcada pela inconsistência. Elas foram imbatíveis do começo ao fim.

    Jordyn Wieber vs Viktoria Komova

    Cada um tem sua preferida, mas o fato é que ambas sao ginastas completas como a muito tempo não se via. Ginastas com potencial para ganhar todas as medalhas. Ginastas que não comprometem execução para impor dificuldade nas séries. Ginastas novas que já iniciam na categoria adulta como estrelas. Isso é para poucos. E elas não deixaram para menos: a competição foi uma batalha virtual! “Wieber ataca com um Amanar, Komova reage com um combo de giro L + front aerial + sheep”. No final, o público apreciou a boa ginástica de ambas, já que ambas merecem o título de melhor ginasta do planeta. Qual será o resultado final dos 4 confrontos que estão por vir?

    Japão: trabalho com resultado

    Japão, sem dúvida, mostrou que vem trabalhando muito duro. Performances sólidas e alguma ajudinha dos juízes na trave. Mas é impossível negar a qualidade da sua ginástica. O show das barras ficou com elas, apenas 0.384 de bater a Rússia nesse aparelho. Um espetáculo contemplado por um público que não só aprecia, mas entende. A reação do público ao ver Koko tsurumi completar de maneira impecável 1 e 1/2 pirueta na barra alta é um bom exemplo. Jogar em casa tem suas vantagens, todos dizem, mas elas cativaram mesmo na técnica e na dificuldade.

    Brasil: e agora José?

    Frustração é a palavra. A classificação olímpica era possível, mas o Brasil teve pequenas falhas em grandes quantidades. Notas importantes que não aconteceram em todos os aparelhos. Falha nossa e rigidez dos juízes em algumas provas. Por mais que queiramos achar motivos em polêmicas, 8 pontos de distância da última vaga mostra que a seleção não está preparada. Em 2007, as dificuldades nas séries eram bem maiores, e as execuções mais precisas. Tinhamos a 3ª melhor ginasta do mundo, isso contribuiu bastante. Sinto que o Brasil não tem estratégia de competição. E também sinto que o nível de exigência na execução não é suficiente, especialmente considerando o foco do atual código de pontuação. Vamos ter que disputar as últimas 4 vagas contra Itália, Franca, Canadá e Espanha (respectivamente 9º, 10º, 11º e 12º colocadas) em Janeiro. E ainda temos Holanda, e por que não Coréia nesse mix? Estamos atualmente a 2 pontos desse top 12 olímpico. Brasil tem 3 meses para analisar sua performance de maneira objetiva e levar esse código a risca. Quero acreditar que esse resultado pífio vai trazer um sentimento de revanche, um “wake-upcall” necessário para voltar com mais vontade ano que vem.
  • You might also like

    39 comentários:

    1. A palavra certa é frustração...

      ResponderExcluir
    2. Se puder mandar outras ginastas pra repescagem, quem sabe a Laís Souza recupera até lá^^. Nem sei a situação dela, mais ela seria a melhor ginasta brasileira no AA.

      ResponderExcluir
    3. Só estou sonhando msm. Agora que lembrei que demora no minimo 9 meses pra recuperar dessa cirurgia a Laís~~.....

      ResponderExcluir
    4. Uma pena que eu não consegui assistir, mas esse time dos USA não é o meu favorito, apesar de ter 'apostado' na Wieber, infelizmente me esqueci da Vika Komova, a Alicia era/é a minha favorita no time. Ainda acredito que a Rússia possa surpreender. Em relação ao Brasil, confesso que eu até tinha esperanças com uma classificação, mas eram bem pequenas. Uma pena!

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    5. Winicius Damasceno

      Gente sinceramente eu espero que a JADE pare de ficar chorando e acorde para a final de salto e mande um AMANAR pra melhorar a reputação do Brasil. Enquanto a DANI resta uma boa apresentação no AA, afinal como ela mesma disse não nasceu russa né! nem americana e nem chinesa filha te toca e faz o teu trabalho, para de ficar falando besteira pq não existe isso de roubo. AMERICANAS,RUSSAS,CHINESAS e ROMENAS estão no topo pq mostram serviço e dificuldades.
      Falando em EUA e RUSSIA noooossa senhora vai ser lindo msm a diputa da WIEBER e KOMOVA, minha torcida é claaaroo vai pra WIEBER mas se a KOMOVA ganhar não vou ficar nem um pouco decepcionado afinal oque é aquela garota né! uma fofinha hehe uma fera, vai fechar lindamente o solo do AA afinal é a primeira classificada. Fora o grupo das 6 ginastas favoritas, duas americanas,duas russas e duas chinesas que delicia.

      Espero que o AA termine assim

      1º JORDYN WIEBER - USA com um décimo de diferença haha
      2º VIKA KOMOVA - RUS
      3º ALY RAISMAN - USA

      Esse link ai em baixo mostra o resultados do feminino depois do dois dias de quals com destaque para a final de salto como sempre com 8 países diferentes o que me faz pensar que os EUA faria dobradinha na liderança dessa final com a SACRAMONE e MARONEY poxa vida.

      http://www.intlgymnast.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2984:komova-us-lead-world-qualification-in-tokyo&catid=90:2011-world-championships-news&Itemid=238

      ResponderExcluir
    6. Winicius Damasceno

      Ah Tah! esqueci de comentar que a JADE ficou na frente da NABYEVA na classificatória do salto, olha que legal haha. E gente de onde saiu essa YAMILA PENA classificada em terceiro? Ela só faz um salto do masculino com nota 7.100, se ela acertar é um perigo pra MARONEY e OXANA que medo.

      ResponderExcluir
    7. Sem renovação o Brasil não terá um bom time !

      ResponderExcluir
    8. Realmente as meninas não estavam tão bem preparadas para essa competição devido a serie de contusoes pelas quais a maioria delas passou .... Talvez com esse resultado a coordenação defina uma estratégia para Janeiro. Não e com comentários agressivos que os leitores podem ajudar..... E sim procurando saber melhor do dia dia de cada uma dessas atletas que defendem seu pais. O Brasil precisa de trabalho de base, inclusive para uma boa representação nas Olimpíadas de 2016. Hoje temos um hiato entre esta geração e a próxima, isso e fato.

      ResponderExcluir
    9. Não concordo que os EUA sejam o melhor time da atualidade .O melhor time americano de todos os tempos foi o de 2008 que só perdeu pra China por causa dos erros da Sacramone !
      O que acontece com Rússia é acidente de percurso apenas . Algumas ginastas de alto nível da Rússia não estiveram presentes por lesão como a Campeã do Mundo das assimétricas em 2007 Ksenia Semenova e a campeã do AA ano passado Alya Mustafina.
      Mas ano que vem Além da volta da Alya , vem aí Anastasia Grishina e a Sidorova que são fantásticas e sinônimo de leveza .

      ResponderExcluir
    10. Ai gente, agora estou menos indignado. Acho que na hora que fiz o outro post eu tava muito puto porque, apesar de não ser super fã das brasileiras e nem me importar muito com elas, eu sou brasileiro então no fundo a gente sempre torce um pouco e tem expectativas.
      O Brasil vai pro test event com a tarefa de bater 2 equipes pra pegar a última vaga de equipe pra ir pras olimpíadas. O ruim é que estamos custando arranjar meninas boas pra aguentar até janeiro e ter outro pico de treinamento em janeiro e outro pico de treinamento pras olimpíadas, isso me preocupa as lesões vão aumentar. As meninas não têm essa força física pra aguentar esse ritmo, ainda mais Bruna, Priscila e Jade que sempre terá a dor no punho.
      Agora surgem as reclamações delas de que foram roubadas, a Daniele tuitando toda hora que foi roubada por ser brasileira e não de outro país como a Rússia. Pra começar acho que muita gente alimentou esperanças infundadas, até eu mesmo no fim achei que a Daniele fosse tirar algo próximo de entrar na final de trave, e acho que elas esqueceram de olhar o progresso das outras equipes que eu também rachei de falar aqui que as outras equipes não estavam paradas. E ai quando temos um resultado desse todo mundo recebe um tapa na cara. É por isso que eu fico com muita raiva quando alguém dizia aqui que a Daniele vai tirar 15 na trave no mundial ou que a Daiane vai fazer final de solo, é ilusão gente, ilusão!
      Mesmo se tivermos sido roubados, será que os árbitros roubaram 8 pontos nossos? porque é essa a diferença entre o oitavo colocado e o Brasil.
      Pra mim um time que foi claramente overscored foi os EUA principalmente na trave e na UB. Alguém viu a UB da Raisman? ela tirou 8,2 de execução e a Huang da China, DA CHINA, tirou 8,2 também. Assim né?! a UB da Raisman é péssima. Achei a trave da Raisman e da Wieber tiveram uma boa ajuda dos árbitros.
      Sinceramente não sei o que vai ser daqui pra frente, ainda tem esse pan pra acabar mais ainda com essas meninas. Acho que deviam reformular a equipe do pan porque as que estão no mundial vão ter que ralar muito até janeiro e competir no pan não seria interessante agora.

      ResponderExcluir
    11. Lembrando que Komova não fez amanar e mesmo assim classificou na frente da Wieber.
      Wieber teve errinho no salto e no solo, o resto acertou tudo e ainda ficou atrás da Komova.
      Gosto da Wieber, mas a Komova é liiiiinda demais!

      ResponderExcluir
    12. Todos nós estamos decepcionados ou frustados com as apresentações das nossas ginastas e muitos (inclusive elas) com as avaliações dos juízes. Como uma vez a Andrea João disse: "eles sabem o que fazem". Ser rígido, foram com todas, pois nenhuma campeã mundial vai defender seu título (salvo as lesionadas Aliya e Alicia). Brasileira apresentou série fraca, a resposta foi nota baixa mesmo, na minha opinião. Não tinha como uma série de 5.4 na trave superar os 15.000 e ir à uma final. A "elite" tá apresentando série de 6.4 já. Um ponto de diferença gente. Agora sobre a Daniele, que tem série pra final, é aquilo, ela fez o que podia, os juízes foram rigorosos pois tinham na mesma rotação as americanas e as alemãs. Não estou defendendo ou dizendo que eles estavam certos por abaixarem as notas, mas rigorosos eles devem ser mesmo. A coisa agora é pensar se as séries apresentadas são séries para uma Olimpíada ou um Mundial desse porte.

      ResponderExcluir
    13. Welington Einfach08 outubro, 2011 16:26

      Triste. Curioso que nenhuma campeã mundial vai poder defender seu título esse ano: Mustafina e Sacramone ficaram fora do mundial; Tweddle, Porgras e Mitchell não se classificaram.

      ResponderExcluir
    14. E ainda acho pretty possible da Rússia ser campeã, mesmo tendo classificado 3 pontos atrás dos USA:
      USA
      VT: 15,5(JW) 15,6(MM) 14,7(AR)
      UB: 14,8(JW) 14,8(GD) 14,0(AR)
      BB: 15(JW-nota justa) 14,6(AR-nota justa) 14,4(GD/MM/SV)
      FX: 14,8(JW-se acertar) 14,8(AR) 14(GD/MM/SV)
      TOTAL: 177,00

      RUS
      VT: 15,5(VK-p/amanar) 14,5(KA) 14,6(TN)
      UB: 15,7(VK) 15,1(TN-se acertar) 14,5/14,6(AD-se acertar)
      BB: 15,4(VK) 15,0(AD-se acertar e tiver tripla considerada) 14,6(YI)
      FX: 14,8(VK-sem oob e sem passos) 14,6(KA-acertando) terceira ginasta ???
      no solo a terceira ginasta teria que tirar 12,6 pra bater os USA
      Ah também acho que roubaram e muito a Belokobylskaya no solo, por isso ela pode tirar mais que só 14,133.

      Isso é só uma previsão de todo mundo acertando, o que não vai acontecer. Mas se alguém tiver que errar, que sejam as meninas da Martha.

      ResponderExcluir
    15. Alguém sabe por que nao estão saindo vídeos do mundial? Geralmente vai aparecendo um monte no YouTube!!

      ResponderExcluir
    16. Nao concordei com que as meninas falaram!!

      os juízes foram rigorosos com todas as ginastas!!

      cada uma teve a nota que mereceu!!!

      ACORDA BRASILLLLL!!

      vamo que vamo em Janeiro, porq se Brasil nao entrar só vai poder levar duas ginastas né?

      aí sim vc vai ver a guerra aqui no Brasil rsrsr!!

      ja to prevendo tudo: Daniele saindo da seleção porq só levaram Daiane ( pelas chances no solo) e Jade (pelas chances no salto) e Diego hypolito soltando o verbo porq nao mandaram a irma dele!!!

      Mas nao quero que isso jamais aconteça porq eu sei do esforço que todas elas tem nesse país que só valoriza o a poha futebolll!!!

      o que mais me surpreendeus foi ver daiane fora das finais do solo =(((((((((((((((((((((((((((((!!

      ResponderExcluir
    17. Não temos tempo para ficar lamentando. O que elas tem que fazer é utilizar os jogos panamericos para aprimorar e tentar aumentar as notas de dificuldade das séries. Principalmente de paralelas, o Brasil está mto fraquinho neste aparelho.
      Ginastas brasileiras, vocês podem. Quero velas em Londres, se Deus quiser.

      ResponderExcluir
    18. o jeito agora é ver se o brasil faz pelo menos uma boa apresentação no pan!!

      agora elas nao tem motivos pra dizer que estavam cansadas do mundial!!

      ResponderExcluir
    19. Eu acho que a Daniele tá exagerando na reclamação. Postando a reviria no twitter que foram roubadas. Poxa, roubadas em 8 pontos? Sério? A classificação não escapou devido as baixas notas, dificuldades baixas e execuções duvidosas (tipo as notas da tarde e paralelas), foi os juizes que roubaram?
      E sim, a seleção competiu mal. Ou vai dizer que 14º lugar tá bom? Não é um bom resultado mesmo.
      Eu acho que as meninas deviam treinar mais e reclamar menos.

      Aliás, meio que mudando de saco pra mala.
      O Brasil tem poucas meninas na elite, mas deixa eu perguntar e me perdoem se eu estiver falando besteira, mas não temos mesmo mais meninas que talvez possam competir?
      Eu lembro da khiuani, da ethiene, da leticia, da harumy. nenhuma delas serviria pra seleção? eu pergunto porque não sei mesmo. as notas delas são baixas mesmo ou estão lesionadas, como a laís e tal?

      ResponderExcluir
    20. Deborah,

      sua pergunta é MUITO interessante. O time que está competindo em Tóquio realmente é a elite do país no momento.Não temos outras pra substituir. Mas falando das ginastas que você disse, de um modo geral, eu vou falar em um post amanhã. De acordo com a lógica teria que ser elas competindo ontem, não é mesmo? Mas não foi...

      ResponderExcluir
    21. é hum show http://www.youtube.com/watch?v=MjHmiBrHDDE

      ResponderExcluir
    22. Nossa eu sou ginasta e não suporto Futebol Mais a ginastica do Brasil Me enoja a cada dia mais Porque reclamam reclamam reclamam que só vai investimento pro futebol e querem mostrar que também merecem investimento com um 14º ??? Ta Bom né grande resultado pra merecer ginásio novo estruturas melhores patrocínios melhores #AcordaBrasil

      ResponderExcluir
    23. Parabéns os brasileiros masculino foram brilhantes e merecem ir pra Londres com a equipe toda !!

      Esperava o Sasaki na final de paralela mas não deu !

      ResponderExcluir
    24. A komova não fez Amanar , não saiu de duplo carpado na Trave como ela também faz e ainda saiu do tablado no Solo . Então a Jordyn que se cuide na final porque se a Komova fizer tudo que sabe vai humilhar!!!!

      ResponderExcluir
    25. Deborah Luisa, conversei com a Khiuani esses dias pelo messenger e ela me falou que está afastada da ginastica por causa de lesoes. Ela fez uma cirurgia e está com problemas na coluna, ou seja a Khiu não volta pra ginastica pelo que ela me contou.
      Gente, não adianta reclamar de notas não. Tem que aceitar que as notas de dificuldade e execução foram baixas, principalmente para um pré-olimpico. Adrian me surpreendeu mesmo, acho que a Ana deveria ter competido no lugar da Adrian. As meninas não arriscaram muito. E essa trave da Jade? ta regredindo né? Por isso admiro a Ponor rs.
      É só uma opinião minha, vale lembrar.
      Vou voltar pra ginastica e mostrar o que é dificuldade HAHAHAHA

      ResponderExcluir
    26. Ksenia Semenova alto nível atualmente?
      ano passado ela estava sem lesão e foi horrível no mundial, só fez trave no tf. Com as novas meninas chegando ela é a primeira a ser descartada. E além do mais não consegue segurar o peso.

      ResponderExcluir
    27. Confesso que fiquei triste como brasileiro... mas a nota "D" das brasileiras foram muito baixas!!! Mas em partes eu concordo com a Dani... os arbritos costumam ser muito rigorosos nas qualificatórias. porem acredito q o solo e trave da Dani deveria ter tido uma nota mais alta pela boa execução. Eu sei q o Brasil não competiu bem, mas como todo mundo sabe e não é segredo pra ninguem (mesmo pra quem ja foi Ginasta, é ginasta ou admira o esporte) as Norte Americanas, Russas e Romenas sempre terão notas altas... msm q não mereção determinadas notas "E"!!! é como se eles fechassem os olhos pra alguns pequenos erros que pra qualquer outra equipe seria descontado!
      A equipe do Brasil fez um péssimo mundial, eu particularmente odeio quando as ginastas simplicam as séries, acho isso mto ruim, Acredito q devemos dar sempre o nosso melhor afinal tava valendo uma vaga nas olimpiadas.!!!
      Cedririck seu Blog é incrivel... Parabéns!!! ^^

      ResponderExcluir
    28. GENTE A DAIANE MERECEU SÓ 12.016 NESSA SÉRIE DE UB??????
      http://www.youtube.com/watch?v=tdUPZhyk1aI&feature=related

      O BRASIL FOI ROUBADO DEMAIS

      ResponderExcluir
    29. Uma Pena Mesmo ñ termos conseguido essa vaga mais eu ainda acho que a culpa de tudo isso é da falta de renovação brasileira pq precisamos de ginastas novas e boas de verdade a Bruna é um boa ginasta gosto dela de verdade mais as vezes ela ñ funciona sob preção e isso prejudica ela e toda a seleção a Daiane tbm é uma boa ginasta mais nos nunca sabemos quando ela vai acerta a série toda sem erros graves a Dani que me desculpe mais ela já passou do ponto ñ sou contra que ginastas veteranas participem de competições de top sou contra a ginasta que já esta bem desgastada e isso prejudique a sua execulsão que é o caso dela a Jade ñ arrisca nada sempre faz os mesmos saltos fácies que só servem para copa do mundo. E outra coisa esqueci que a Komova existia antes do campeonato começar (to meio doido) e apostei na Jordy em 3 finastis AA BB FX já perdi essas aposta.
      Cedrick o seu blog é fantastico obrigado por transmitir informações mundiais da ginastica para quem ñ pode acompanhar de perto vlw mesmo

      ResponderExcluir
    30. Eu acho que os árbitros serem rigorosos não é desculpa porque se eles foram com o brasil foram pra todas as outras equipes acho que isso só está sendo colocado pra cobrir o vexame de perder pra equipes Péssimas

      ResponderExcluir
    31. sabe.. eu to muito feliz com o Mundial e o desempenho ruim do Brasil n abalou em nada a minha expectativa! Claro q teremos Jade aind no salto, mas eu kero mesmo ver ginástica! Assistir as melhores do mundo competindo, isso pra mim n tem preço. Esperei esse mundial o ano todo e vai ser show assistir as finais uma por uma! E acertar minhas apostas, claro! Só que nas barras eu n acerto mais! Beth Tweedlle fora! :/

      ResponderExcluir
    32. o sportv transmitiu algo? até o momento n vejo nada na programação!

      ResponderExcluir
    33. Ah, é só mais uma dúvida... o jaeger da Komova é esticado? pq pra mim me pareceu bem reto!http://www.youtube.com/watch?v=znzHuG9Vu8s

      ResponderExcluir
    34. ACHO QUE A DAIANE NESSA SERIE DE UB MERECIA UNS 13.00O A EXECUSÃO DELA E MUITO RUIM OS JUIZEZ NA QUALY SÃO MUITO RIGOROSOS NA EXECUSÃO ><

      ResponderExcluir
    35. Júlio,
      a série da Daiane tem uma execução muito ruim, muito ruim mesmo. Acho que talvez ela tirasse um pouco mais do que 12,016 nessa série, mas acho que não seria mais de 13.
      Não sou bom com os descontos na ub, mas pelo que eu consigo ver:
      primeiro kip à parada: não chega a vertical desconto de 0,1 ou 0,3 e arrumou as mãos na descida.
      giro na vertical: termina depois da vertical desconto de 0,1 ou 0,3
      meio giro na vertical: termina beeeem depois da vertical desconto de 0,3 ou 0,5
      jaeger: pernas dobradas 0,1
      retomada: dobrou os braços 0,1
      passagem pra barra baixa: abertura de pernas
      passagem pra barra alta: dobrou os braços e perdeu ritmo
      lançamento à parada: nao chegou à vertical
      giro saltadO: abriu as pernas e dobrou os braços
      tkatchev: pernas dobradas
      lançamento à parada: não chega à vertical 0,50
      meio giro: não faz na vertical 0,50
      duplo pra frente: falta de ponta de pé e saltito pra frente

      Deve ter outros descontos como angulação entre ombros e corpo ou angulação no quadril que eu não sou bom pra ver. Enfim, a execução dela é muito ruim e em um dia em que os juízes estão a fim de penalizar tudo ai ela tem execução de 6,6.

      ResponderExcluir
    36. Sobre a Daniele, ainda não tem vídeos dela no solo e trave. Porém pelos quick hits que eu vi em outros sites sem ser o do gymblog(que também foi muito útil, obrigado ao correspondente) a Daniele chegou bem baixo no duplo grupado e deu passo pra frente. Em 2010 ela cravou a série inteira e, os árbitros não estavam tão rigorosos, tirou 8,7 de execução. Esse ano ela tirou 8,291 de execução. Pela chegada baixa ela perde 0,1 ou 0,3 e pelo passo pra frente ela perde 0,1 ou 0,3. Então não acho que ela tenha sido roubada no solo. Ela quis se comparar com a Afanasyeva que chegou de joelhos dobrados no duplo carpado e ainda tirou 14,325. A Daniele só esqueceu de olhar que a Afa parte de 5,90 e não 5,50.

      ResponderExcluir
    37. Pra queme stava perguntando do SPORTV. Chequei a grade da programação agora e tá assim:

      11/10 - 07:00 Mundial de Ginástica
      12/10 - 06:00 Mundial de Ginástica
      13/10 - 06:00 Mundial de Ginástica
      14/10 - 07:00 Mundial de Ginástica

      Agora eu não sei de cabeça que dia é cada final (equipes, aparelhos, masculino, feminino). Então todo mundo acordando cedinho durante a semana pra ver as finais! :P

      ResponderExcluir
    38. A ordem é
      TF feminino
      TF masculino
      AA feminino
      AA masculino

      ResponderExcluir