-->
  • Entrevista com Georgette Vidor



    A primeira pessoa que vi quando entrei pela primeira vez na arena de competição foi Georgette Vidor, assistindo ao treino de pódio de todas as equipes. Em um bate papo sobre a ginástica do Brasil, ela me contou várias coisas que vou dividir aqui com vocês.

    Chances do Brasil conseguir a vaga olímpica


    "Perdi o treino do Canadá, mas as meninas saíram muito felizes. Você não sai de um treino de pódio feliz se as coisas nao foram muito bem. A França, que haviam me dito que estavam espetaculares, eu não achei tão boas assim. Elas caíram muito na trave, no salto e no solo. Porém, estão bem na paralela. A Espanha melhorou muito desde o mundial: as coreografias de solo e a paralela não tem um grau de dificuldade tão alto, mas elas têm uma execução impecável neste aparelho, além de dois DTY e uma ginasta que puxa a equipe pra cima, que é a Izurieta. Acredito que a Itália esteja bem (Itália ainda não havia passado). Acho que Holanda e Bélgica nós vamos passar, mesmo que tenhamos perdido para a Holanda nos dois últimos mundiais. Os árbitros europeus têm se ajudado muito. Colocaram a Holanda na nossa frente em 2010 de uma forma muito forçada. Em 2011 seguraram demais nossas notas, mesmo que as meninas não estivessem tão bem. Perdemos para Holanda em Tóquio por 3 décimos! Acredito que dessa vez vamos ganhar. A Coréia é uma boa equipe, com muitas dificuldades nas séries, mas elas têm um percentual de erros muito alto. O Brasil tem chances sim! Mas elas têm que fazer a competição da vida delas. Têm que entrar e acertar tudo. E, de certa forma, contar com as falhas das adversárias."

    O que esperar das ginastas do Brasil


    "Pode-se esperar um grupo mais unido, ginastas mais magras e mais em forma e, portanto, executando melhor os movimentos. Quanto ás dificuldades, não mudamos muita coisa. A série nova que a Jade estava preparando nas paralelas não vai acontecer. O punho dói muito em suspensão. Melhoramos muito nas coreografias. A bielorrussa que está trabalhando conosco melhorou muito as meninas nesse aspecto. No salto estamos bem. A Jade vai fazer o yurtchenko com dupla, a Daniele, Daiane e Adrian vao fazer a pirueta e meia e a Bruna acertou esse salto na última avaliação. Vamos ver se a Iryna vai deixar ela fazer este salto na hora."

    Geração perdida

    "A geração 2012 é uma geração que se perdeu. Esperava-se muito da Letícia Costa e da Harumy Freitas, mas elas nem estão aqui. Espero que essas meninas consigam a vaga, senão acredito que a maioria delas pare. E só temos elas... Diferente dos outros países que estão de certa forma renovados, nossa equipe é a mais velha da competição. Só uma pessoa guerreira como eu assumiria o comando de uma seleção neste estado. E essas ginastas estão recebendo uma pressão enorme para obterem o resultado! Os ginastas do Brasil, neste momento, sentem-se muito pressionados pela mídia. Nossos planos agora são a longo prazo: 2016 e 2020."

    Futuro da ginástica do Brasil


    "Temos meninas novas, algumas com idade para 2016, mas que só terão idade para as competições internacionais no ano dos Jogos. Portanto, se for preciso para garantirmos nossa vaga em 2016, pensamos até em contratar atletas de outros países para nos assegurarmos lá, já que nossas melhores ginastas ainda não terão idade para competir no mundial pré-olímpico. O CT do Rio de Janeiro está ficando pronto. O Brasil agora terá dois grandes centros de formação. Um será o nosso e o outro é o da federação do Paraná. Estou muito feliz pelo Oleg estar de volta. Mas não queremos depender apenas dele e de uma equipe de treinadores. Já temos contato com vários treinadores internacionais que querem muito trabalhar no Brasil. Mas esses treinadores têm compromisso com os seus países até 2012. Só então poderão negociar. Queremos especialistas, não queremos apenas um treinador. Queremos mais que isso! Precisamos de um especialista de paralelas, mas não um chinês, pois o biotipo de nossas meninas é muito diferente."

    Modelo similar ao americano

    "Nosso plano é que o CT do Rio funcione como os "camps" americanos. Uma vez por mês, de quarta á domingo, as melhores ginastas do Brasil, das diferentes categorias, serão convocadas e treinarão com os nossos treinadores, mas juntamente com seus próprios treinadores também. No fim de cada camp haverá uma avaliação como se fosse uma competição para as ginastas, e também haverá uma reunião com os treinadores, que terão que cumprir metas com suas ginastas em seus ginásios para continuarem sendo convocados. Isso para 2012 e 2013. Em 2014, as melhores meninas terão que se mudar para o Rio e ficarão concentradas de forma mais extensiva até a Olimpíada. As meninas que treinarem com o Oleg não precisam ir para o Rio: eu confio no Oleg. Sei que estarão recebendo um excelente treinamento. Esses dois centros, o do Rio e o de Curitiba, serão os grandes formadores de ginastas do Brasil. Assisti todos os campeonatos brasileiros de todas as categorias, e gostei de muitas meninas e meninos. Temos boas expectativas para eles."

    Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado. Eu fiquei feliz em ver que existe todo um plano para melhorar a situação da nossa ginástica. O que me deixou mais feliz foi que se tudo realmente sair como planejado, nesses camps, muitos treinadores do Brasil poderão aprender com os treinadores estrangeiros e com os outros treinadores da seleção. Dessa forma, por mais que as ginastas fiquem numa seleção permanente, elas terão uma melhor formação em suas categorias de base, com treinadores mais preparados. Assim, quando chegarem à seleção permanente, por volta de seus 13 ou 14 anos de idade, já estarão com uma base boa o bastante para que esses treinadores internacionais possam extrair muito mais delas.

    Quanto à classificação do Brasil, continuo realista, sabendo que outras equipes estão melhores que a nossa. Mas, por mais que as chances sejam pequenas, a chance exite. Vamos torcer até o fim. Que façam uma competição digna e saiam daqui com a sensação que fizeram tudo o que podiam neste exato momento. O comentário geral na tribuna de imprensa foi que elas estão bem melhores que em Tóquio, mas que apesar de algumas boas séries da Daniele, Jade, Daiane e Bruna, as meninas vao ficar devendo na dificuldade. Penso que, se elas conseguirem essa classificação, vai ser muito bom! Só alegria e festa! Mas se a vaga não vier, vai ser um recomeço. E isso também vai ser muito positivo.
  • You might also like

    4 comentários:

    1. Boa entrevista!

      MUITO CURIOSO sobre os treinadores q virão (não esquecendo dos russos q ainda n chegaram no Paraná) e sobre essa possível contratação de ginastas estrangeiras... e se isso será realmente necessário...

      ResponderExcluir
    2. Vamos esperar até 2013 para conhecer os novos treinadores?? Agora é torcer para as meninas já que com os meninos não deu muito certo.BOLA PRA FRENTE BRASIL!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
    3. tomara que funcione esse novo projeto de 2013!bom pra o cedrick que e treinador e pode ter oportunidade de aprender com os estrangeiros.

      ResponderExcluir
    4. Olhem a serie da Izurieta do ano passado, ela crava a tripla pirueta: http://www.youtube.com/watch?v=To1CH2EA6x4

      ResponderExcluir