-->
  • Post do leitor, por Felipe Hiego.



    E eis que surge uma nova equipe!

    No Evento Teste de ginástica artística para os Jogos Olímpicos de Londres, pudemos voltar a vibrar com as meninas da seleção feminina. Lideradas pela experiência de Daniele Hypólito, nossa equipe feminina está garantida nas olimpíadas. Esta seleção foi alvo de críticas, principalmente pela falta de dificuldade na maioria das séries com o objetivo de uma nota de execução maior.

    Verdade seja dita: as ginastas brasileiras conseguem executar séries mais difíceis nas competições internacionais. Mas porque será que não as executam? Limitações dos treinadores brasileiros ou insegurança da própria ginasta? OU SERÁ OS DOIS?
  • You might also like

    12 comentários:

    1. equipe boa foi a de 2007

      ResponderExcluir
    2. Sou médico e vou repetir o que falei uma vez para a CBG: Deve ser feito um trabalho continuado com o emocional destas atletas. Elas tem ginástica de sobra, contudo, tem muita insegurança. Algumas são muito novas e precisam de orientação. Certamente a experiência de Dani Hypolito fez diferença para puxar a equipe. De onde vem essa insegurança, "medos", etc.. é o que deve ser trabalhado com detalhes. Elas tem ginástica para serem campeãs olímpicas, mas, falta segurança emocional! Força e AVANTE Brasil.

      ResponderExcluir
    3. Elas tiveram sorte, muuuuuita sorte de classificarem, erro dos outros de vez em quando ajuda, neste caso ajudou muuuuuuito!!!!!!!!!!
      Só espero que arrisquem nas olimpíadas!!!

      ResponderExcluir
    4. Acredito que seja os dois. Lembram da equipe de 2003? E a de 2006 / 2007? Elas arriscavam tudo mesmo. Mas o curioso é vermos a insegurança presente não somente em ginastas da nossa equipe, mas em outras bem mais premiadas e experientes. Ou alguém não percebeu o medo de Vika Komova no Mundial de Tóquio? Toda a segurança que Mustafina esbanja, Komova simplesmente não tem - por enquanto.

      Nossa ginástica começou a acovardar-se em 2008. Dani Hypólito, por exemplo, sempre foi uma "twister", como dizem os americanos: uma ginasta de piruetas. Como Yang Yilin (CHN). Mas ela tinha duplos mortais bem mais difíceis que o DG e o DC (Ela executa lindamente o DTG e o DE). Insegurança? Por que, se ela não sofreu na carreira inteira lesões graves como as de Jade, Daiane, Ana Cláudia (que não vejo mais em nossa seleção) e seu irmão, Diego? Idade? Ora, vamos: Chusovitina é bem mais velha e arrisca muito mais - apesar da execução horrorosa que ela tem.

      Realmente torço por mais dificuldade nas nossas rotinas. Daiane tem uma boa rotina de barras, falta-lhe somente respeitar as paradas de mão e não ser tão afobada. Sua saída é muito boa também. E tem outra menina (Ethiene ou Bruna, se não me falha a memória) que sai de duplo twist grupado da barra. É só isso que queremos: diferença. Nossa ginástica, hoje, seria capaz de ganhar uma medalha por equipes nos Jogos de 1996 e 2000. Mas estamos em 2012. Hora de perceber que as regras mudaram, meninas. Estou realmente orgulhosa de vocês. Mas cresçam. Amadureçam como vi Jade amadurecer, gritando "Vamos Hypólito! Puxa, puxa, força!" e torcendo por toda a equipe, como nunca tinha visto esta jovem fazer. Precisamos da experiência da Dani, mas também da potência e da graciosidade de Harumi. Onde ela está? Aproveitem nossos talentos, treinadores. Daiane aposenta-se esse ano. Dani também, provavelmente. Vai ficar a experiência da Jade. Mas onde está o resto?

      A Ginástica precisa ser levada a sério nesse país. Precisa da renovação que o vôlei e o futebol têm. Se uma ginasta quiser naturalizar-se e competir por aqui, que seja! Não é assim que países como Estados Unidos e Austrália crescem no esporte??

      ResponderExcluir
    5. Eu já acho que elas quiseram fazer séries mais "fáceis" para não caírem. Se arriscassem tudo, talvez não desse certo, pois houve pouco tempo desde Tokyo. Agora, até Londres, elas podem dificultar mais. Minha opinião.

      ResponderExcluir
    6. Acho que faltou complementar: "Lideradas pela experiência de Daniele Hypólito E Daiane dos Santo!!!"

      ResponderExcluir
    7. É oq diz um velho ditado quem não arisca não petisca fazer oq todo mundo sabe do que a Bruninha é capaz ela ja mostrou seu talento em londres 2009 sabemos tbm que a Jade a Daiane e a Daniele podem fazer muito mais que isso!!!!

      ResponderExcluir
    8. Eu acho Anônimo,que elas se classificaram porque mereceram e não "muita sorte" de classificarem.Elas limparam as séries e fizeram um bom trabalho,e a consequência disso foi:A CLASSIFICAÇÃO.

      ResponderExcluir
    9. Além da Daniele Hypolito, a Daiane dos Santos ajudou muito também. Muito mais do que poderiamos imaginar até. Cravou o salto perfeitamente no VT, melhorou muiiiiiiiiiiiiito a paralela, inclusive ao meu ver é a que acertando a série tem mais chances de tirar notas mais altas e fez um solo simplesmente maravilhoso todos os dias em que pisou no tablado. Na final, merecia o ouro sem dúvidas.
      As meninas estão de parabéns por tudo. Só tiveram uma queda, e isso foi demais! Agora é só dificultarem as séries, pois elas podem muito mais ainda!

      ResponderExcluir
    10. Perdão por não ter citado o nome de Daiane dos Santos, Mais minha intenção não era falar quem ajudou a equipe a se classificar, mas deixar os leitores do blog refletirem a respeito da falta de dificuldade nas séries das brasileiras, que deu uma melhorada mais não está aquelas séries que antes estavamos acostumados a ver.

      ResponderExcluir
    11. Acredito que seja mais culpa dos técnicos aqui. As meninas são capazes de fazer coisas mais difíceis, mas quem "monta" as séries eu acredito ter a "culpa" aqui. Culpa entre aspas, porque os motivos pra isso devem ser manter a equipe sem lesões. Portanto, fazer coisas mais simples, pra evitar lesões.

      Certo ou errado, não sei. A equipe brasileira ultimamente tem competido pra competir, não pra ganhar. Tá lá, só pra cumprir tabela, não pra efetivamente lutar por medalhas.

      Talvez essa preocupação se justifique por não se ter substitutas, sei lá. É tudo suposição.

      ResponderExcluir
    12. eu acho que os dois pois se chega a hora da competiçao e a ginasta esta insegura pra executar um determinado elemento,o tecnico nao vai deixar ela fazer(no caso do BRA por exemplo).
      as vezes eu fico pensando o que e que aconteceu com a bruna e a priscila...em 2009 a bruna fazia dois tsukaharas,2010 priscila fazia DTG e tsuka,e aquelas meninas que competiram em medellin kd?chegaram a fazer 209,...
      pra mim o melhor ano do BRA nesse ciclo foi 2010!jade voltou,ethiene e adrian estreando em mundiais,priscila e bruna com provas relativamente dificeis,dani nao tenho o que dizer,harumi fazendo provas seguras e pegando finais no primeiro jogos olimpicos da juventude,enfim...

      ResponderExcluir