-->
  • Brasil e o Olympic Draw



    Como já sabemos, o Olympic Draw (uma espécie de sorteio das chaves), que determina as subdivisões para as classificatórias da ginástica artística, foi realizado no último dia 25 em Lausanne, na sede da FIG.



    A partir daí, iniciam-se as especulações sobre os mais e os menos favorecidos. Para os que não estão familiarizados com o conceito, expliquemos. Tradicionalmente, na ginástica, as notas tendem a subir seguindo a ordem de apresentação, tanto das equipes quanto dos aparelhos. Portanto, os primeiros a se apresentarem, (equipe ou ginasta por aparelho) em geral recebem notas mais baixas, já que os juízes seguram um pouco as notas para as apresentações seguintes.

    É como se existisse um tipo de acordo implícito entre juízes e equipes. Um entendimento mútuo sobre como funciona o sistema que foi "criado" na época do "Perfect 10". Na época, um juiz dar uma nota 10 para a primeira ginasta deixava a competição sem grandes emoções, já que ninguém mais poderia ultrapassar a nota, apenas igualar. Além disso, a idéia de "segurar as notas" (especialmente a nota 10) significava que os juízes não acreditavam que a primeira série apresentada seria melhor que as próximas 200. O artigo do The Couch Gymnast intitulado Your Honour, sobre o papel do juiz na ginástica, relata um pouco desses paradoxos.

    Curiosamente, ao fazer um recap de como o Brasil se saiu nas últimas competições olímpicas, de acordo com seu olympic draw, descobri que o Brasil foi sortudo em todas até aqui. Tanto em Atenas/2004 como em Beijing/2008 (e até no Evento Teste em Janeiro/2012), o Brasil competiu na 4ª e última subdivisão. Mais do que isso, o Brasil vai bem na rotação solo-salto-paralela-trave.

    Em 2004, o Brasil iniciou na trave e terminou no solo. Essa ordem de rotação poderia ter sido um fator para a não classificação da equipe para a final olímpica? Bem, o fato é que fomos ultrapassados pela Austrália por menos de 0,1! Em Beijing, porém, o Brasil iniciou no Solo e terminou na trave (onde tivemos quedas), mas tínhamos uma equipe com grande nível de dificuldade nos demais aparelhos, o que nos garantiu a histórica final olímpica por equipes. No Evento Teste também terminamos na trave e também tivemos quedas, mas o saldo foi positivo no final, já que garantimos a terceira participação da ginástica feminina com uma equipe completa.

    Em Londres/2012 estaremos na 1a subdivisão pela primeira vez, o que pode ser algo desfavorável. Entretanto, estaremos seguindo a rotação nos aparelhos que é historicamente favorável ao Brasil. Conseguirá o Brasil fazer história novamente indo á sua 2ª final olímpica por equipes? Seremos vítimas do tradicionalismo do sistema? Dia 29 de Julho, às 9:30 da manhã, em Londres, saberemos a resposta.
  • You might also like

    13 comentários:

    1. Além disso o Brasil nem vai ter um canal do youtube que poste os videos de brasileiros por que o unico que tinha que era um d=os melhores acabou o ciciginastica

      ResponderExcluir
    2. Agora é que vai ter muuuuuuita roubação mesmo, o Brasil já não tem praticamente chance de uma final por equipes, começando primeiro então é que vai piorar de vez!
      Imaginem a Daiane sendo a última qualificada para o solo até a última subdivisão onde estará a Romênia, bem, para os juízes fica fácil saber quanto a Ponor (por exemplo) precisa para passar a Daiane e se classificar!
      Na minha opinião rola dinheiro por trás disso tudo!!!

      ResponderExcluir
    3. Eu acho que essas meninas tem potencial de fazer mais dificuldades.
      A Bruna tem uma serie de barras que ela poderia tirar quase 15 e a Priscila pode muito bem dificultar a trave pra pelo menos 14
      e o solo da jade então poderia ter muito mais dificuldade

      ResponderExcluir
    4. Fãs da ginástica romena estão prendendo sua respiração hoje para saber os resultados de uma ressonância magnética no joelho esquerdo estrela Sandra Izbasa, após o 21-year-old campeão olímpico chão supostamente rasgou um "ligamento colateral interno" em formação.

      Izbasa, que voltou de uma Achilles 2009 rasgar para ganhar os títulos europeus no chão e abóbada em 2011, teve um quadriênio marcada por lesões. Uma lesão no pé fez com que ela perca o Campeonato do Mundo de 2011, onde a Roménia não ganhar uma medalha pela primeira vez em mais de duas décadas.

      A imprensa romena está intimamente cobrir a história e observando que a lesão parece ser uma grande preocupação, até mesmo algo que poderia tirá-la dos Jogos Olímpicos deste verão.

      Isso seria uma má notícia para a Roménia, que precisa Izbasa mais do que nunca após a estrela Ana Porgras inesperadamente se aposentou no mês passado.

      ResponderExcluir
    5. Gente sei que não tem nada haver com o assunto, mas olhem só isso.

      http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/02/campeao-mundial-ginasta-passa-por-15-cirurgias-e-pode-ficar-sem-andar.html

      Vamos torcer Pro Thomas...é um Otimo atleta

      ResponderExcluir
    6. Alexandre Vieira Charles27 fevereiro, 2012 16:48

      Estou indingado com a ordem de apresentação até agora!!!
      Tudo porque comprei ano passado no site da Agência Tamoyos ingressos para a Ginastica Artística. E na data de 29/07 eu compre ingressos para a tarde e a noite. Por azar o Brasil competirá pela manhã...
      Não havia como saber em que horário o Brasil competiria, mas de qualquer forma vou tentar trocar o ingresso em Londres porque os demais horários são bastante procurados por ter Russia, EUA, CHINA, Romênia...
      Caso não consiga vou ficar muito arrasado...

      ResponderExcluir
    7. To arrazaaada por vc!.. Que problema, ver Russia, Romênia....

      ResponderExcluir
    8. eu ja achava que o brasil nao se classificaria e sendo o primeiro entao...eu acho que as equipes finalistas serao as mesmas de tokyo EUA,RUS,CHI e ROM ja estao na final com certeza.JAP e AUS sao favoritissimos principalmente por terem aparelhos fortes como UB,BB e FX e terem ginastas completas.ja ALE tem UB e VT muito fortes(se repetirem o feito de 2011 estao dentro).e G.BR que tem beth t. e vai estar competindo em casa.fora essas eu arriscaria na classificaçao da ITA por terem BB muito forte.

      ResponderExcluir
    9. Hora das nossas Ginastas pararem de fazer o café com leite e começarem a colocar dificuldades em suas séries.

      ResponderExcluir
    10. Brasil se fudeeeeeeeu!
      auahuhahauauha ai que engraçado!
      Romênia e China estavam na primeira rotação em Pequim e fizeram o que tinham que fazer. Se o Brasil estivesse digno na ginástica não temeríamos tanto estar na primeira sub...

      QUE SÉRIE DA BRUNA PODE CHEGAR AOS 15 PONTOS^??!?!??!?!???! AUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHUAHUAHUA cada coisa!

      ResponderExcluir
    11. A Gente se preocupa por que a Dani faz as séries bem limpas mas peca na nota de dificuldade Jade tem umas Dificuldades não muito grandes e também tem imprecisão as outras tipo peca nas duas , A Daiane tem a maior dificuldade do solo mas consegue truando uma nota 14 Se elas fizessem séries de Valor 5.5 5.6 e tirassem pelo menos um 9 de execução já taria bem

      ResponderExcluir
    12. Alguém que vai para as Olímpiadas tem ingresso repetido pra revender ou trocar? eu consegui apenas ingressos para as três classificatórias masculinas que acontecerão no dia 28 de julho. Para a qualificatória masculina GA001 do primeiro dia, eu tenho dois ingressos, se alguem tiver ingressos repetidos eu troco.. valeu

      ResponderExcluir
    13. Alexandre Vieira Charles03 março, 2012 05:31

      Kalion ja tenho ingresso para GA001 mas se voce ou alguem do blog tiver ingresso para GA004 eu tenho muito interesse...
      :P

      ResponderExcluir