-->
  • Komova vs. Wieber: uma final surpreendente (pelos motivos errados)

    Por Igor Almeida.

    Este confronto foi mais do que antecipado. Ambas começaram a fazer nome muito antes de sua estréia na categoria adulta. Ambas vinham de vitórias significativas que mostravam a qualidade de suas performances e seus potenciais em pontuação. Jordyn Wieber venceu o American Cup de 2011 e derrotou a campeã mundial Aliya Mustafina. Viktoria Komova ganhou 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas da Juventude, que seria um ensaio junior do que podemos esperar em Londres.

    Nas classificatórias em Tóquio, ambas criaram ainda mais expectativa com pontuações acima dos 60 pontos. A final iria requerer nervos de aço não só das atletas, mas também dos espectadores. Foi uma batalha equiparada, certamente apreciada pelo público presente que ovacionou ambas igualmente e se maravilhou com tamanha ginástica vinda de ginastas tão novas.


    Entretanto, esta final foi marcada por falhas russas e americanas. Enquanto Komova mostrou supremacia nas barras e limpeza no salto em relação a Wieber, a última respondeu com uma performance brilhante na trave e outra sólida no solo. Portanto, antes do resultado final, para mim a grande surpresa da noite foi a certeza de que teríamos uma campeã mundial que não foi impecável.

    Por ser uma final que envolve dois países tradicionalmente rivais na ginástica moderna, as polêmicas em relação ao resultado final são mais do que esperadas. Os apreciadores de Komova acusam o estilo de Wieber e suas falhas. Os admiradores de Wieber apontam as falhas de Komova e sua inconsistência nas duas últimas rotações. Mas de nada importa quando nenhuma das duas demonstrou o domínio esperado dos quatro aparelhos.

    Preferências a parte, o resultado apontou sem dúvida aquela que melhor se apresentou de acordo com o código de pontuação atual, o qual exige bastante dificuldade e cobra severamente em execução. Não existe desconto baseado em personalidade ou carisma, muito menos se consegue um título por voto do público presente. É preciso aceitar as regras e entender o resultado. O fato é que ambas dedicam suas vidas a este esporte, treinam todos os dias para se manter no topo e merecem estar onde estão.

    Video para descontrair...



  • You might also like

    18 comentários:

    1. komova e um ótima ginasta mas ela não fez uma boa propaganda, na competição por equipe ela foi inconsistente, e mostrou-se fraca psicologicamente, já wieber foi bem na competição por equipe mostrou-se confiante,então causou melhor impressão, acredito que isso tenha ajudado na competição individual!! wieber falhou sim nas barras, mas foi bem no salto, trave , e apesar de ter saindo com um pé do solo ela pontuou muito bem pq a serie dela era muito dificil, já komova teve pequenos desequilibrios na trave, o que não aconteceu com wieber, komova foi muito bem nas barras, fez um salto limpo mas era inferior a nota de partida de wieber, e no solo ela falhou tambem parecia que ela ia desmontar, estava sem gás, lembrando que a nota de partida dela no solo era inferior a nota de wieber!! então foi justo wieber ter vencido não acham?

      ResponderExcluir
    2. Jordyn venceu o American de 2011 roubadamente na cara , kkkkkkkkkk nem gosto de lembrar , tirou 14,900 nakele solo que quase caiu.

      ResponderExcluir
    3. massa o video cedrick kkkk! Gosto das duas e que vença a melhor. O fato é que ambas dedicam suas vidas a este esporte, treinam todos os dias para se manter no topo e merecem estar onde estão.[2]

      ResponderExcluir
    4. AFf, E A Yao jinnan?
      PAra mim ela é a melhor!

      ResponderExcluir
    5. Komova teve 3 medalhas No Jogos Olimpicos Da Juventude (UB/VT/AA) E Uma de Bronze no FX o Texto ta ótimo Parabéns Igor vamos ver se ela rivalidade vai vir novamente em London ese a Yao Jinnan vai brigar pelo Título no AA já que aumentou as dificuldades da UB E BB

      ResponderExcluir
    6. E depois Jogos Olímpicos da Juventude todo mundo falava que a Tan Sixin ia Rivalizar com a Komova No Mundial no final nem se classficou pro AA

      ResponderExcluir
    7. Não gosto muito das duas...
      Mas no Mundial de 2011, quem se saiu melhor foi a Wieber, que sempre se manteve confiante, sorria muito e tinha uma ótima expressão artística. Já a Komova quando errava uma vez, ficava lenta, não tinha tanta expressão, não sorria muito. Por isso que o público gostou mais da atuação da Jordyn Wieber do que a da Viktoria Komova, além disso, a Komova é nova no Sênior, por isso a inconsistência, mas no AA de Londres, estou torcendo para a Gabrielle Douglas!

      ResponderExcluir
    8. quem quase caiu foi komova, fez um solo pessimo, e como a nota de partida dela era relativamente baixa em relação a nota de partida de wieber acabou não conseguindo, wieber falhou nas paralelas mas não caiu então ainda estava na briga e merecidamente ganhouu!! foi mais ousada e fez prova mais dificil!!

      ResponderExcluir
    9. Jordyn ganhou da Mustafina porque estava em solo norte-americano!

      ResponderExcluir
    10. Pra mim a jinnan yao é a melhor tbm , ela vai chegar a 16 nas assimetricas se por a largada carpada mais o giro e meio de saida , ela vai ser campeã do AA em londres!!

      ResponderExcluir
    11. Eu acho que ninguém lembra de levar em conta que tudo bem, foi uma final marcada por faltas Russas e Americanas, mas tbm Chinesa... a Yao Jinnan só sem a queda teria ganhado de ambas, Komova e Wieber... E eu acho que a Wieber "ganhou pontos" com os juízes devido a sua consistência nas classificatórias e no TF, e foi sim um pouco "ajudada" pq uma coisa que eu não acredito que deveria ter sido creditada a ela era a conexão, na trave, do mortal pra trás com pirueta e o flic, e só isso já teria dado a vitória à Komova...

      Eu torço mesmo pra ver uma briga entre Douglas e Yao na final em londres!! Acredito que vai ser a final de AA mais disputada!!! e eu me arrisco a dizer que o top seis vai ser: Komova, Mustafina, Wieber, Douglas, Yao, Iordache!!

      Isadora Córdova.

      ResponderExcluir
    12. Wieber ganhou o mundial de 2011 pq realmente foi a melhor! ela não mostrou só consistência como perfeição tbm! tirando a UB claro! o que foi aquela prova de trave dela? cravadíssima e o solo? aquele duplo com dupla uma série dificílima sem falar no Amanar que ela quase cravou tbm! sem discussão nesse mundial Komova teve sua prata justa! errou no solo! quase caiu na trave só foi mto bem na UB mas isso não da ouro pra ninguém! ela tem que amadurecer mais para enfrentar Londres! senão nem a prata vai lhe render já que Mustafina esta de volta!

      ResponderExcluir
    13. Não sou fã da Wieber, mas acho que não foi muito justa ela ter ganhado o AA. A Komova não fez a apresentação que se esperava dela, mas acredito que a Wieber "recebeu" uma ajudinha sim, seu solo não foi melhor que o da Komova. O problema da Komova foi que desde o começo do Mundial, antes mesmo dele começar, já se tinha uma grande expectativa nela, rolou muita pressão. Sem a Aliya, ela foi dada como estrelinha da equipe. Acredito que qualquer atleta, ainda mais uma ginasta, tem que ter um emocional muito bem trabalhado, o que não foi o caso da Komova, e isso me decepcionou bastante, me lembro de questionar como seria a participação dela em Londres. Nessa questão a Wieber ganha e muito, mas não acho que vai ser tão fácil ela ganhar em Londres, a Aliya tá vindo com tudo, provavelmente a Vika não fará em Londres o mesmo que fez no Mundial, fora as chinesas.

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    14. Gosto bastante da Komova,mas tenho que dar o braço a torcer e dizer que a Wieber foi merecidamente a campeã mundial no AA.Claro que a final no geral teve um nível abaixo do esperado(nenhuma das 3 ginastas do pódio realmente foram impecáveis no dia).MAS,a Wieber foi a que melhor conseguiu colocar execução+dificuldade em equilíbrio no dia,ou seja,foi a melhor da noite.Só que ai é que tá,a Komova não estava nem perto da sua melhor forma,tinha sofrido duas lesões no tornozelo durante o ano,ficou parada por um tempo,e só voltou a treinar nos 4 aparelhos em julho.OU SEJA,ela teve 3 meses pra superar uma ginasta que estava se preparando o ano todo pra isso...e quase conseguiu,sem precisar fazer o salto oficial dela!Isso também tem que ser levado em conta!!!

      ResponderExcluir
    15. Entre as duas eu gosto mais da Vika. Acho que a diferença de nota das duas foi tão minuscula que não dá pra ter ideia de quem foi melhor.

      Quanto a Londres, acho que teremos uma surpresa. A Aliya, eu meio que estou perdendo a fé nela. Li uma entrevista com ela esses tempos e diz que ela tá toda chorosa. Se ela vai pra trave e erra um elemento, ela senta e chora.

      Adoro a Musty, adoro a Komova. Torço pelas duas e pela Kyla Ross. Sei que é improvável as tres irem ao podio, mas são as que eu mais gosto.

      ResponderExcluir
    16. Não sou fã das ginastas americanas da atualidade, acho elas meio brutas... Questão de gosto mesmo e por isso prefiro a Komova, Mustafina,Iordache, jinnan yao dentre outras que possuem um estilo mais bonito de se ver, linhas mais alongadas... Ainda sim naquela noite, komova não estava no seu dia, falhou muito e mesmo sendo mais bonita ficou com a prata. Não desmerecendo a Wieber pois mesmo que eu ache ela feia, meio homem é indiscutível sua dedicação ao esporte. Naquela noite ela mereceu. Agora vamos ver como serão as olimpiadas, tudo pode acontecer, equipes favoritas perderem, ginastas com a medalha na mão falharem, equipes desacreditadas surpreenderem, "desconhecidas" medalharem...

      ResponderExcluir
    17. Realmente,parece que em Olimpíada muda tudo,surpresas acontecem,principalmente levando em conta que todas as favoritas vão pela primeira vez.acho que as russas são ótimas mas tem que passar mais equilíbrio emocional como as americanas, e as chinesas serem mais concentradas.A Romênia sempre tem um solo forte no final,e sempre surpreendem.

      ResponderExcluir
    18. Nem Wieber, tampouco Komova, com trave e barras superior à Jordyn e solo e salto superiores aos da Viktoria, Yao tem o melhor AA, exceto psicologicamente, que inclusive foi oque lhe tirou a oportunidade de ter sido a campeã no ultimo mundial... UAHSUHAUSHUAHSUHAUHUS'

      ResponderExcluir