-->
  • O paradoxo do ciclo 2009-2012 para a seleção romena feminina


    Post do leitor, por Pedro Henrique Sena

    A tradicionalíssima seleção romena teve um ciclo conturbado, sem seus grandes resultados na ginástica, decepcionando um pouco seus inúmeros fãs.
    Mas nem tudo é o que parece...


    Em 2009, no Campeonato Europeu, as romenas conseguiram apenas duas medalhas, deixando muito a desejar. 

    Gabriela Dragoi, bronze na trave.

     

    Anamaria Tamirjan, prata na trave.

     

    Sandra Izbasa esteve no campeonato, mas acabou em sétimo lugar no solo.

    No mesmo ano, no campeonato mundial, apenas uma medalha de bronze chegou às mãos das romenas...

    Ana Porgras, bronze nas assimétricas (ela tinha grandes chances de medalha no AA e na trave).





    Em 2010, no Europeu, a Romênia terminou em 3º lugar na competição por equipes, atrás da Grã-Bretanha e da Rússia. Também conseguiu uma medalha de ouro (trave com Racea) e duas de bronze (trave com Haidu e solo com Chelaru).


    Diana Chelaru na final de solo (um dos meus solos favoritos, apesar dos erros).

     

    No campeonato mundial de 2010, mais resultados baixos: apenas uma medalha (ouro) de Ana Porgras na trave, e outra medalha (prata) de Diana Chelaru no solo.

     

    Em 2011, no Campeonato Europeu, após a lesão de Alyia Mustafina e sem a presença de Komova, Romênia conseguiu dois ouros, com Sandra Izbasa (salto e solo), além do bronze e da prata, com Racea no AA e Chelaru no solo, respectivamente.

    Mas, no campeonato mundial do ano passado, acontece o que muitos não esperavam: Romênia sai da competição sem nenhuma medalha. Izbasa não compete, Ana Porgras cai nas classificatórias e não vai à final de trave, Catalina Ponor, que volta à ativa, se dá mal na final do mesmo aparelho no qual Amelia Racea termina em 5º lugar. Diana Chelaru parecendo até desmotivada, fica em 7º lugar no solo, mesmo com uma apresentação sem grandes problemas. No AA, Porgras e Haidu nem chegam a brigar por medalha, e no TF as romenas chegaram perto da seleção chinesa, mas acabaram em 4º lugar. No fim do mesmo ano, uma notícia desmotiva ainda mais os apreciadores da ginástica romena: o anúncio de aposentadoria de Ana Porgras, ginasta que, para muitos, era essencial na busca de pelo menos uma medalha para o país nos Jogos Olímpicos.

    Mas chega 2012 e umas das competições mais importantes entre grandes "all arounders": a American Cup, com a estreia da maior promessa romena dos últimos anos na categoria adulta: Larisa Iordache, que somou 59.332 no all around, e a maior nota na trave! Um resultado incrível para sua primeira competição.


    E, semanas atrás, um incrível resultado da Romênia alegra a todos que apreciam tal seleção.
    Aconteceu o Campeonato Europeu, competição de extrema importância na ginástica mundial. Rússia e Romênia, com seus maiores talentos, prontas pra um duelo que atraiu olhares da comunidade ginástica. Muitos apostavam no sucesso russo, devido aos baixos resultados obtidos pelas romenas no ultimo Mundial. Mas, dessa vez, Romênia brilhou, com uma seleção de contraste: a equipe foi composta por veteranas muito bem consolidadas (Catalina Ponor e Sandra Izbasa), e por mais novas de muito talento (Larisa Iordache, Diana Bulimar e Raluca Haidu).

    Na competição não houve final individual geral mas, nas classificatórias, Larisa Iordache teve o melhor resultado, somando 60.132. Na final por equipes, Rússia mostrou sua inconsistência, enquanto a Romênia dava seu show (apesar de não ter assimétricas tão fortes). Resultado: as romenas levaram a melhor e ficaram com o ouro!


    Na competição por aparelhos, as romenas levaram a melhor novamente. Só não medalharam nas assimétricas!  Foram duas pratas (Ponor no solo e Iordache na trave) e mais três ouros:

    Sandra Izbasa no salto.


    Catalina Ponor na trave.


    Larisa Iordache no solo.


    Com esses resultados, Romênia volta a ser uma das favoritas à medalhas em Londres, o que pensávamos nunca dizer 3 anos atrás. Além de grandes chances por equipes, Iordache brigará por um lugar no pódio no AA, além de ter muita chance no solo e na trave, assim como Ponor. Izbasa, por sua vez, também vai brigar por sua medalha no salto e solo.
    Se contarmos Bulimar como lock na equipe, serão quatro ginastas com potencial para final de solo. Um número incrível!

    Mas será que toda essa esperança se concretizará nas Olimpíadas?  Rússia e China se superarão e desbancarão a Romênia? As campeãs europeias estão muito longe do favoritismo americano no TF? Aguardemos, ansiosamente, pelas cenas dos próximos capítulos, ou melhor,  das próximas competições...






     
  • You might also like

    44 comentários:

    1. Quem viver,verá...,mudando de assunto eu postei que havia um video inédito que um anônimo postou da Aliya Mustafina,realmente é inédito mas com perfomances antigas da ginasta,desculpem.

      ResponderExcluir
    2. concordo com o texto!!!

      ResponderExcluir
    3. uma correção: no mundial de 2010 teve a prata de DIANA CHELARU no solo (empatada com a Mustafina)

      Brunovisk

      ResponderExcluir
    4. No mundial de 2010 teve também a prata no solo da Chelaru.

      ResponderExcluir
    5. o post ficou bem legal!
      "serão quatro ginastas com potencial para final de solo"
      e se a diana chelaru fosse pra londres seriam 5 ginastas com chance de final no solo mas com certeza ela nao vai=(
      "Mas será que toda essa esperança se concretizará nas Olimpíadas?"
      veremos
      "Rússia e China se superarão e desbancarão a Romênia?"
      acho que russia supera as romenas sim,ja as chinesas vao ter que ir muito bem pq a romenia que vai pra londres nao e a mesma de tokyo.
      "As campeãs europeias estão muito longe do favoritismo americano no TF?romenia eu acho que sim mas as russas vao brigar direto com as americanas pelo ouro.

      ResponderExcluir
    6. O texto ficou bem legal mesmo, mas houve um engano. No Mundial de 2010, além do ouro da Ana Porgras na trave, a Romênia também teve a prata da Diana Chelaru no solo.

      ResponderExcluir
    7. O segredo pras romenas se darem bem no Tf é aumentar as notas de barras e talvez reformular algumas séries

      ResponderExcluir
    8. em 2010 no mundial alem dessa medalha teve a medalha de prata no solo da chelaru

      ResponderExcluir
    9. Perfeito o post. Lembro-me bem quando me apaixonei por esse esporte em 2004 nas olimpíadas de athenas, a primeira ginasta que vi foi catalina ponor. Ela estava no training podium do solo, fazendo saltos incríveis. Foi até reportagem do jornal nacional falando da equipe brasileira e das rivais de daiane dos santos. Logo depois das olimpiadas, me apeguei demais a ela ( pelo seu brilhantismo) e a toda equipe da romenia ( oana ban - gostava muito dela, sofronie - torci por ela no aa, gostava de assistir seu solo e as paralelas, eremia - pela sua trave, só nao gostava muito de rosu e stroescu, não consegui me apegar a essas duas como as outras quatro. Dessas olimpiadas (2004) em diante, passei a ser torcedor da romenia. Até quando catalina se aposentou, eu continuei torcendo. As romenas passando por situações difíceis ou não, sempre irei torcer por elas junto com as brasileiras. Gosto muito das americanas tb, os nacionais de lá são os melhores.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Faço minhas suas palavras, exceto quanto a gostar das americanas. Não consigo gostar da ginástica dos EUA!

        Excluir
    10. Favoritismo norte-americano no TF

      Adoro !!!

      Desbancarão o tradicionalismo romeno, russo e chinês !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. USA sempre foram tradicionais no TF, tanto que tem uma medalha de ouro olímpica, só não tem mais porque sempre amarelam em TF's.

        Excluir
      2. Na boca do povo e antes das olimpiadas sempre desbancam.

        Favoritismo americano em 2000 ,2004 e 2008 e cadê o ouro ?

        kkkkk

        é melhor esperar co que passar vergonha...

        Excluir
      3. Esse ano vai!! A menos que a Russia e a Romênia façam tudo perfeito, pois time os EUA tem de sobra pra escolher 3 vezes se quiser.

        Excluir
      4. Não seja tão otimista amiga. Rússia , Romenia e China em olimpiadas são times surpreendentes!
        As cartas na manga vão aparecer e além disso são apenas 3 apresentações por aparelho . Isso é mortal !

        Excluir
      5. alguem ainda tem duvidas que as americanas vão levar a melhor? kkkk

        Excluir
    11. fiquei muito feliz de ver a romenia se reerguer assim, apos o mundial do ano passado sem medalhas tanto no mag qto no wag, mas sinto falta da ana porgras, acho ela linda e de uma linha corporal incrivel. seria demais romenia vencer no tf, mas as americanas estao fortes como sempre e tem a russia querendo derruba-las, mas um AA acho possivel e Efs tbem. otimo texto, parabens, fãs da romenia como eu agradecem

      ResponderExcluir
    12. perfeito esse post demoroo pra fazerem um desses com a equipe russa outro com a equipe americana *-* mas hein.. eu acho que a Larisa tem sim chances de derrubar Wieber e Mustafina.. o solo dela é mtoo forte e dificil e ela executa mto bem a trave tbm falta ela aprimorar a paralela e o salto (ela fazer um Amanar se ela ja nao faz? nao sei rss) pq todas tem um ponto fraco a Wieber é a UB que é uma negação kkk e a Mustafina é boa em tudo mas ela esta um pouquinho inconsistente por causa da lesão então creio que a jovialidade da Larisa quebra a Mustafina!! ah sei la no que pensar mas quero que ela ganhe o AA *-* amoo ela oo menininha boa!! :D

      ResponderExcluir
    13. Gosto da ginastica que a Romenia apresenta porém ainda acho que elas não conseguem ficar com medalha no TF ...
      Com todo esse ciclo conturbado das chinesas, tenho certeza que ela ficaram com o Bronze .. Mas Olimpíada é só surpresa e quem sabe não acontece .. Pagando para ver .

      ResponderExcluir
    14. depois da olimpiada a romenia vai sofre muito ; PQ ? PQ NO JUNVENIL NÃO TEM NENHUMA GINASTA BOA AGUARDEM '

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. vc ta maluco, vai olhar o resultado do europeu juvenil! elas não são as melhores, mas tem tudo pra ficar!

        Excluir
      2. Anônimo das Juvenis01 junho, 2012 11:50

        Pois é! São meninas que tiveram uma base que considero ruim, foram "massacradas" em Deva um ano antes do Europeu da Bélgica e, com todas as críticas e dificuldades que passaram, a limitação de potencial visível e a inconsistência superada em Bruxelas, as meninas surpreenderam a todos. Esperava que GBR ou UKR chegasse ao bronze, mas elas quase não erraram (Stanila caiu duas vezes no TF-Quals, com muitos pequenos erros de todas) e provaram mais uma vez que tradição conta bastante pra se alcançar algo nesse esporte (amo nosso esporte, mas ele é, como toda modalidade de performance, muito subjetivo)...

        Excluir
    15. bom eu ja acho que podio na olimpiada pra romena eu acho dificil ; no europeu a romenia ganho das russas pq não tava com uma equipe forte a bessa de aliya e viktoria ; mais vão ver ne? >,<

      ResponderExcluir
    16. não sei pq todo mundo acho que os estados unidos vão ganha ;s
      gente em 2008 os estados unidos erão as favoritas ; ér perderão para as chinesas ; esse posso ér etranho mesmo ; vamos ver na olimpiada ne ? vo torce muito paras as russas ela merecem *-*

      ResponderExcluir
    17. E a Larissa ainda foi roubada nas notas do AMERICAN CUP !
      Faltou esse detalhe Cedrick...

      ResponderExcluir
    18. Só tenho um simples comentário:

      Octavian Belu voltou, a poderosa Romênia também retornou. Ponto.

      ResponderExcluir
    19. Só sei de uma coisa, USA, Russia, Romênia, China, estarão no TF, e vai ser a briga mais bonita de todos os tempos. To louca pra ver, vou torcer pelas Russas é claro, mas quero ver esse espetáculo, já comprei até a TV!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenho que concordar. Vai ser lindo ver a briga entre as russas, norte-americanas, chinesas e as romenas.

        Excluir
      2. e a mustafina, hein? tem chances de ser campeã no AA?

        Excluir
    20. É impossível prever... Mas vai ser uma bela competição tanto no TF quanto no AA. As americanas tem mesmo gente sobrando, mas isso não garanti nada, depende do dia, da hora, do segundo. Quem já fez ginástica ou algum outro tipo de esporte ou mesmo dança sabe que as vezes você faz um belo ensaio, treino e uma porcaria na hora H. Ou erra tudo no ensaio, entra em pânico, chora e na hora sai tudo perfeito... O principal é ter uma equipe forte e isso Russia, Romênia e USA tem... A equipe chinesa eu não sei bem a quantas andas... mas a China não é de jogar para perder... Preciso comprar uma TV portátil p ver tudo aqui no trabalho... pq a net as vezes é lenta e eu n quero perder nada!

      ResponderExcluir
    21. Esse povo não gosta de ver a realidade !
      EUA estão com pontos de sobra na frente de Rússia, Romênia e China.
      É só parar para pensar um pouco !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pode até ser que os EUA tenham pontos de sobra na frente das outras equipes, entretanto, favoritismo não vence Olimpíada, né? Hahaha


        De qualquer forma, não só as romenas, como as russas e as chinesas tem uma grande chance em Londres e eu estarei na torcida por elas!

        Excluir
      2. Qual realidade ?

        A de 2000 ,2004 e 2008 ?kkkkkkkkkkkkk
        Acorda amigo ,olimpiada é olimpiada !

        Excluir
    22. aff isso que é post de verdade!! não entendo pq que taanta gente fica pedindo, implorando, exigindo posts da ginastica brasileira ¬¬ sendo que é a coisa mais sem graça do mundo!! assunto quente são esses posts das Romenas, das Americanas etc.. devemos acreditar nas brasileiras.. sim, mas que as noticias e as séries das brasileiras são sem graças são kkkkkkk desculpem se ofendi alguem, ate pq cada um tem uma opinião né rss

      ResponderExcluir
    23. Na boa, o grande trunfo norte americano é o Salto. Fora isso, não há grandes distâncias, entre EUA e Rússia -não estou colocando o quesito consistência em questão.

      Dessa forma, caso Rússia venha com Amanares, mesmo que sujos, podem sim se equiparar aos EUA.

      Romênia já é mais complicado devido ao salto e principalmente barras, pois são fraquíssimas.

      Mas concordo com o povo acima, favoritismo não ganha competição!!
      E a briga vai ser décimo por décimo principalmente no AA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é. Esse favoritismo em cima das norte-americanas irrita muito. Caramba! Parem com isso. Existem outras potências na ginástica artística.

        Enfim, eu tenho que concordar que, de fato, os EUA possui ginastas de alto nível sim, mas não tem como esquecer ou ignorar as romenas, as chinesas e principalmente as russas, né?

        E mais uma coisa, é muito cedo pra cantar vitória. Como eu já disse, favoritismo não ganha Olimpíada.
        A única certeza que podemos ter é que a disputa vai ser muito acirrada: grandes potências, grandes ginastas; e tratando-se de Olimpíadas, tudo pode acontecer.

        Estou ansioso pra ver essa briga! :)

        Excluir
    24. Feliz por vocês terem gostado do meu post :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não tem como ninguem não gostar, foi uma volta ao passado teve alguma coisa ae que eu nem lembrava ...

        Parabéns

        Excluir
    25. Uma semana para o Nacional Norte-Americano!!

      Pra mim, o melhor do mundo no que diz respeito
      a logística,divulgação da mídia,número de atletas, competitividade.
      Só aqueles ginásios grandiosos já são um espetáculo de assistir !

      Go SHAWN , LIUKIN, DOUGLAS, WIEBER !!!

      Esse nacional será nos moldes de 2008, no qual as duas primeiras AAs (no caso Liukin e Shawn ) garantiram a vaga olímpica por antecipação !???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. não foi assim em 2008! nastia e shawn se classificaram no olympic trial! que vai ser no final do mês!

        Excluir
    26. A sim ! estava em dúvida se fora no Nacional ou no Olympic Trial [...]

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. mas esse ano o time todo será escolhido depois do trial!!

        Excluir
    27. E a ponor é meu orgulho :D
      Fico muito ansioso só de imaginar que teremos só ginastas fortes nessas olimpiadas =P

      ResponderExcluir