-->
  • O adeus de Shawn Johnson


    “Eu ainda tenho o sentimento, o foco, e o desejo de competir e ajudar os EUA na Olimpíada de Londres. Infelizmente, tornou-se óbvio que o meu joelho esquerdo não é capaz de sustentar os fortes treinamentos de ginástica por mais tempo. Tudo o que posso fazer agora é graciosamente me retirar e agradecer a todos que acreditaram em mim e em minha jornada.”

    Foi dessa forma que a ginasta americana Shawn Johnson anunciou, no último domingo, que estava se retirando do cenário da ginástica mundial. Um choque para os fãs do mundo inteiro, mas um descanso para a saúde física de Shawn que, desde que sofreu um pequeno acidente na neve, sente fortes dores no joelho durante os treinos.

    Daqui a 3 dias acontecerá o Visa Championships, que é o campeonato americano de ginástica. Essa é a última chance para os ginastas americanos (pré-classificados) tentarem um lugar na equipe que competirá em Londres. Shawn está na lista dos participantes do campeonato e as performances dela eram esperadas no mundo inteiro. Mas, infelizmente, a participação de Shawn no Visa Championships, e nos Jogos de Londres, será apenas como espectadora.

    Apesar de deixar o esporte “precocemente” (é o que sempre acontece nos EUA), Shawn marcou o seu nome na história da ginástica mundial. Confira os resultados internacionais que ela obteve durante os anos em que competiu:

    *Pan Americano de 2011: ouro por equipes e prata na paralela
    *Jogos Olímpicos de 2008: ouro na trave e prata por equipes, individual geral e solo.
    *Mundial de 2007: ouro por equipes, individual geral e solo.
    *Pan Americano de 2007: ouro por equipes, individual geral, trave e paralela; prata no solo.
    *American Cup de 2007: ouro no individual geral.

    Fora dos tablados, Shawn conquistou o público americano dançando!  Em 2009, ano em que “descansava” dos treinamentos pesados para os Jogos Olímpicos de 2008, Shawn foi a campeã do “Dancing with the stars”, chamando a atenção de todos que a acompanhavam. Agora, Shawn tem outros planos. Ela deseja fazer trabalhos voluntários e competir nos campeonatos universitários de ginástica, tradicionais nos Estados Unidos. Um consolo para os fãs de ginástica do mundo inteiro, que não conseguem esquecer o quanto era bom assistir Shawn nos tablados.

    Shawn não precisava ter sido a campeã. A estrela que havia dentro dela era muito maior do que qualquer medalha que ela conquistasse! Pergunte para qualquer um que a assistiu competindo e todos concordarão comigo:  o sorriso lindo e a simpatia durante as séries já teria sido o suficiente para ter feito Shawn uma ginasta inesquecível.

    Texto originalmente escrito para o site Esporte em Pauta.
  • You might also like

    36 comentários:

    1. Shawn se deu mal porque quis falar demais, antes tivesse feito que nem a Ponor que treinou muito antes de anunciar o comeback e voltou com tudo.

      ResponderExcluir
    2. Comecei a gostar de ginástica artística vendo Andrea Raducan em Sidney, mas foi em 2007 que comecei a acompanhar mesmo depois do pan do rio em que a equipe americana detonou todo mundo, lembro até hoje o apresentador dizendo que Shawn tinha ganhado tudo no nacional junior dos EUA um ano antes. Ela foi um fenômeno, talvez nunca mais exista uma ginasta tão boa e tão completa quanto ela. Um pena mesmo!!

      ResponderExcluir
    3. "Ela deseja fazer trabalhos voluntários e competir nos campeonatos universitários de ginástica, tradicionais nos Estados Unidos"

      Ela pode competir pelas universidades? Ela não é Pro?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ela vai precisar esperar 6 meses para a FIG homologar sua aposentadoria. Mas após isso, ela pode competir pela universidade que escolher. Mas é muito provável que, como "fresh", ela não vá competir até 2014.

        Excluir
    4. Já chorei tanto ! Ainda sonhova em vel-lá em Londres, e numa tarde de um domingo qualquer, somos abalados com sua aposentadoria Muito precoce.

      Devido a Shawn comecei a gostar e acomponhar a ginástica. Isso ocorreu no Pan de 2007, e depois daquilo nunca mais deixei de buscar News da Shawn.

      Adoro ela e tomara que alcance mais sucessos em sua jornada!!

      Quem sabe não entre pra Harvard e conquiste tudo por lá !! Hahauhau

      Londres sem Shawn não será a mesma.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pow, vei cê disse tudo!! Olimpíadas sem Shawn Johnson não vai ser a mesma.

        Excluir
    5. =/ , era a minha favorita.., que droga! ='(

      ResponderExcluir
    6. Nossa, não consigo acreditar nisso. Que notícia infeliz, gosto tanto da Shawn. Não esperava ouvir essa notícia tão cedo.

      Definitivamente, ginástica artística é um esporte ingrato.

      Foi vendo Shawn Johnson nos Pan-Americanos no Rio (2007), que me apaixonei pela ginástica. :|

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu concordo com você. Ginástica artística é um esporte ingrato mesmo.

        Mas chega uma hora em que as veteranas infelizmente são substituídas, é hora da nova geração mostrar suas novas estrelas da ginástica. É cruel, mas tem que ser assim.

        Excluir
    7. É muito triste a partida dela, tive conhecimento de seu nome no Pan do Rio, virei fã naquele momento, nas olimpíadas de 2008 eu só assistia a ginástica pra ver ela. Tinha muita esperança de sua volta, de admira-la em disputas, de apreciar uma ginastica de qualidade e beleza... Espero que ela se mantenha na mídia e seja em qualquer lugar o Show que sempre foi e é.

      Soneto Shawn Johnson

      Tamanha magnitude pôde apreciar
      De um raio de sol
      De beleza incontestável
      E um talento raro de encontrar.

      Sua formosidade é admirável
      Seu sorriso transpira confiança
      E seu olhar reflete o acalanto de seu coração
      Cheio de afeto e amor.

      Com graciosidade e precisão ela apaixonou todos
      Uma flor cheia de vida
      Frágil e esplendorosa.

      Palmas para a menina de olhos reluzentes
      Que encantou o mundo
      E que ficará para sempre na mente de todos que amam a ginástica.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso que você escreveu é incrível, e realmente será assim: ela, a Shawn, ficará "na mente de todos que amam a ginástica"!!!!!!!!!!!1

        Excluir
    8. Nossa, eu sou a vovó daqui, é? XD

      Comecei a gostar de ginástica vendo a Henrietta Onodi e a Svetlana Boginskaya em 1992 O_o Depois veio a Lilia e a Sveta Khorkina em 1996, a Raducan e a Lobaznyuk em 2000, a Pavlova e a Cheng Fei em 2004, a Nastia, a Jiang Yuyuan e a Yang Yilin em 2008.

      E Londres? Mustafina, Komova, Lordache, Douglas, Bruninha...vou estar muito bem servida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Comecei a acompanhar ginástica durante os Jogos Panamericanos de Havana 1991 com Luiza Parente Eric Lopez...
        Nós somos do túnel do tempo Rê, kkkkkk.


        IURI

        Excluir
      2. Hahaha Bem, eu não tive a chance de ver a Svetlana ou Khorkina, mas hoje em dia vejo os vídeos delas e fico maravilhado.

        Enfim, concordo com você. Esse ano teremos Mustafina (que é minha favorita, me apaixonei pela ginástica dela em 2010), a Douglas, Komova e etc... São ginastas realmente talentosas.
        Espero que a Mustafina volte like a boss, igual em 2010.

        E mesmo sem a Shawn, teremos verdadeiros duelos na ginástica esse ano. Vai ser épico, alguém ainda tem dúvidas disso? XD

        Excluir
      3. Não sei não anonimo , gosto tbm da mustafina (das russas soh gosto dela e da komova) e tals mas se acha que ela volta como antes?? Eu tenho minhas duvidas sobre isso!! Se ela volta como antes tem chance de brigar no individual geral sim.. mas vamos ver . Eu qro muito que ela volte como antes pra ver a briga entre ela e a jordyn wieber kkkk ^^

        Luiz Felipe .

        Excluir
      4. Eu tambem não vi a Korkina competindo, mas hoje vejo suas competições e adooorrroo. Mas eu comecei gostar de Ginastica assistindo a Sacramone em 2005

        Excluir
      5. Nuoss sinhôra, viu? Somos jovens, Iuri, mas já somos das antigas...

        Santa Virgem das Handstands, protetora dos Toe Points e das chegadas perfeitas...proteja-me!

        Excluir
      6. Eu já esperava por isso boa sorte pra Shawn,já que todo mundo resolveu falar,eu comecei a me apaixonar pela Ginástica em 1988 com o inesquecível duelo Shushunova e Silivas,maravilhosas cada uma no seu estilo.(Olimpíadas de Seul).

        Excluir
    9. Gosto muito da Shawn, porém a ginastica é assim pode acabar com uma careira de sucesso do dia para a noite..

      Tomara que a Lais se recupere, e não faça o mesmo da Shawn..
      Ela deixara muita saudade .

      ResponderExcluir
    10. Shawn foi uma ótima ginasta sim, mas daí dizer que talvez nunca mais exista uma ginasta tão boa e tão completa quanto ela é um baita de um exagero. Existiram e existem ginastas muito melhores e mais completas do que ela. O povo gosta dela porque era uma ginasta limpa, carismática e com dificuldade mas não foi a melhor de todas. Não era artística, não era flexível, suas barras não eram boas, ela também tinha muitos defeitos. Dentro dos feitos das ginastas americanas ela só foi mais uma, fica atrás até da Liukin.

      ResponderExcluir
    11. aaahh não acredito nisso.. putss a Shawn é a preferida de mta gente.. ela deveria se recuperar da lesão e continuar competindo.. pena que a ginástica no EUA é mto cruel tem mta renovação antes delas enfrentarem o mundo tem que enfrentar entre elas msm que é uma batalha e tanto... ctz que se a Shawn fosse brasileira ela se recuperava e continuaria de boa na ginastica.. ainda mais sendo perfeita e graciosa do jeito que é... tooooooda sorte do mundo a vc Shawn saiba que o mundo te ama muitooo!!

      ResponderExcluir
    12. Eu li boatos num site americano de que a aposentadoria se deve mais à falta de vontade dela em seguir na ginástica do que à lesão no joelho. A mesma demonstrava, inclusive no twitter, mais ânimo em participar de outra edição do dancing with the stars do que treinar para os jogos olímpicos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho que é sacanagem da imprensa americana dizer que é mentira. É porque provavelmente ninguém na redação do jornal nunca fez esporte de alto rendimento e não sabe como é ruim, parar e depois voltar e tentar ter o nível de antes. É a coisa mais frustrante do mundo. Coitada da Shawn, acho que pior que perder é não poder nem ao menos tentar.

        Excluir
    13. Era o que eu mais temia.
      Depois dessa Olimpíada, provavelmente outras veteranas também irão anunciar suas aposentadorias.
      Infelizmente, Ginástica é um esporte para jovens, e chega um momento que seu corpo não suporta toda demanda de treinos pesados diariamente.

      ResponderExcluir
    14. Eu comecei a gostar de ginástica depois que assisti uma americana baixinha e sorridente no solo. Em 2007, no Rio de Janeiro, em uma edição do Pan. Nunca me esqueci daquele dia. O dia em que comecei a amar a Ginástica Artística. Não foi nenhuma Daiane dos Santos que me fez apaixonar pela ginástica, mas sim a Shawn Johnson.

      Depois daquele dia, procurava sempre notícias sobre ela, competições que ela participaria, estava sempre atenta. Foi difícil ler esse post, eu tinha esperanças de vê-la novamente brilhar em Londres.

      Shawn será sempre inesquecível para mim. Sua ginástica forte e consistente, as suas entrevistas adoráveis e seu sorriso, sempre no rosto, não importava se tinha feito ou não um bom desempenho. É desta Shawn que sempre irei me lembrar.

      Espero e desejo que tudo que ela fizer daqui pra frente ela obtenha sucesso. Contudo para mim Londres continua sendo a mesma e até mais, como a Rê Cardin disse: E Londres? Mustafina, Komova, Lordache, Douglas, Bruninha...vou estar muito bem servida. x2

      O mundo da ginástica é que não será o mesmo, pois perderam uma ginasta incrível, que conquistou algo muito mais importante que medalhas (tá, elas também são importantes), Shawn conquistou o coração de muitos e muitas que tanto amam esse esporte. E isso nem todas conseguem. Então eu só tenho a dizer Obrigada Shawn Johnson, por tudo!

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    15. Shawn Johnson foi uma das responsáveis pelo meu amor pela ginástica. É realmente um baque me deparar com tal notícia, realmente fique emocionado. Desejo toda sorte pra ela, seu nome ja está gravado nos corações de todos os fãs de ginástica no mundo todo.

      ResponderExcluir
    16. É o tipo de coisa que ninguém espera ouvir assim de repente. Acho que como a maioria aqui, comecei me interessar pela Ginástica Artística vendo a Shawn nos Pan-Americanos de 2007 no Rio, desde então me tornei um grande fã desse esporte e um admirador da Shawn Johnson.
      Fico muito triste com essa notícia, ela é tão jovem. Queria tanto vê-la em Londres nos encantando com sua ginástica.

      Por outro lado, pelo menos estaremos bem servidos nessas Olimpíadas com tantas ginastas talentosíssimas batendo de frente, afinal, não é sempre que temos a chance de ver esses duelos de titãs.

      ResponderExcluir
    17. Aposentadoria muito precoce

      Já pensaram que ela participou apenas de UM MUNDIAL e UMA OLIMPIADA !!

      Agora fica um questionamento aos fãs do blog...

      Shawn sofreu um ACL e em dois anos não conseguiu voltar a sua forma. Agora Mustafina, em pouco mais de um ano ja pretende saltar Amanar e vem dificultando o solo, trave e barras.Não seria força-la demais ??

      Sei que Shawn vinha de dois anos parada....mas fico intrigado ao ver Mustafina competindo, parece que a qualquer momento ela pode se lesionar numa "tripla pirueta" e sempre alio à Shawn...

      Shawn já deixou saudades... Sempre vou lembrar do Pan de 2007, na final da trave que quando ela termina sua série e mesmo faltando ginastas (inclusive Jade e Daniele) Georgette Vidor (comentarista de Record)
      falando [...] Pronto, aí temos a campeã Pan Americana da Trave..... e que era aquela trave IMPECAVEL de Pequim !! Seu carisma que hoje vejo somente na IORDACHE !!

      Shawn vá para uma universidade de PONTA dos EUA e ganhe tudo nos campeonatos universitários de lá !!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é, Mustafina se machucou em um péssimo momento, tão perto das Olimpíadas.
        Eu li em algum lugar que ela é teimosa, então com certeza vai para ganhar de qualquer jeito, nem que seja arriscado se machucar. Agora, será que ela tem psicológico para uma Olimpíada? Por ela ser teimosa, tenho minhas dúvidas.

        PS: Tenho a leve impressão que a Mustafina está sob pressão.

        Excluir
    18. Winicius Damasceno

      Depois de ter lido a notícia aqui no site acabei assitindo todas gravações de campeonatos importantes em que a SHAWN participou e posso contar que foi em 2004 mas precisamente nas olimpíadas Atenas que eu comecei a acompanhar a ginástica e é óbvio me apaixonei pelas estrelas daquela competição CATALINA PONOR e CARLY PATTERSON,porém, mesmo as Romenas sendo as melhores daquela época eu sempre tive uma queda pelas americanas. Esse amor se consolidou em 2007 quando eu vi a SHAWN competindo no PAN do Rio,nossa eram férias escolares e eu deixava de sair com os meus amigos pra assistir e gravar as finais em que a SHAWN estava. O PAN se foi e eu fiquei louco esperando setembro chegar pra ver a SHAWN na equipe do pré-olimpico de STTUTGART, gravei tudo, até hj tenho e assisto, e como é bom ver ela encerrando sua série de solo do AA com aquele sorrisão lindo e confirmando pro mundo seu título mundial mesmo depois de ter se classificado em 3lugar atrás de NASTIA LIUKIN e ESTELIANA NISTOR. No ano seguinte, 2008, acompanhei tudo, American Cup, Visa Champioships, Pacific Rim,Jesolo,Olimpic Trials, ela levou tudo. Em Agosto nas olimpíadas de Beijin,lá estava eu de madrugada com minha fita VHS Kkk no ponto pra gravar as quals com a melhor equipe americana da minha vida e finalmente chorei em dois momentos: O primeiro foi nas quals da trave quando ela faz a melhor série da sua vida ao som do solo de Rebecca Downie que se apresentava no mesmo momento, mas o ginásio inteiro só olhava a perfeição da SHAWN dominando a trave, ela sai e o ginásio vem a baixo com os gritos dos fãs e ela confirma sua chegada com a pose final fecha os olhos supira fundo e abre aquele sorrisão creio que ela pensou na hora "to na final obrigado meu deus" Fato! As companheiras fazem uma festa quando SHAWN sai do aparelho e a Martha abre os braços para recebe-la e todas elas se unem para escutar a capitã do time NASTIA LIUKIN agradecendo a todas pelo ótimo trabalho. Chorei de novo quado ela encerra sua particpação no AA e sai do solo meio que chorando e sorrindo e possivelmente imaginando "poxa vida dessa vez eu perdi" outro Fato! Ai veio a final de solo e eu gritava de alegria até a apresentação de SANDRA IZBASA que mereceu aquele ouro diga-se de passagem,mas na trave preciso comentar? Haha chorei de novo quando NASTIA LIUKIN e SHAWN fazem uma festa se abraçam e caem na gargalhada com a dobradinha dos EUA na final. Tenho tudo isso gravado, e nunca canso de assitir, ela sempre será a minha predileta, amo a atual equipe americana mas nenhuma chegara aos pés da SHAWN JOHNSON nenhuma! Boa sorte pra ela no caminho que ela escolheu e agora mais do que nunca é torcer com todas as forças pela sempre parceirona dela de competições NASTIA LIUKIN.

      ResponderExcluir
    19. A maior estrela americana do ciclo olímpico passado!!! Vai deixar saudades!!

      ResponderExcluir
    20. Vai fazer muita falta. Ginasta inesquecível. Merece todas as homenagens. Valeu Shawn!

      ResponderExcluir
    21. Como??? =/ Era a última coisa que eu esperava ouvir. Vou sentir tanta falta daquele sorriso e aquela postura que só ela tem. =/

      Sem a Shawn Johnson, essas olimpíadas não será a mesma!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. nao exagera . a shawn vai fazer falta sim , mas tem outras estrelas americanas que vao brilhar!! ^^ qro ver o show das americanas em cima das russas . no AA vai ser wieber vs komova e o resto eh resto (:

        Excluir
      2. Não exagerei. Ela vai fazer falta sim, principalmente para os fãs. =/

        E sobre o AA, eu acho que a briga fica entre Aliya Mustafina, Vicka e a Wieber.

        Excluir
    22. E essa briga vi ser linda, né pessoal?

      Nicholaevna

      ResponderExcluir