-->
  • Rússia: uma análise da equipe feminina para Londres 2012


    Post do leitor, por Fabiano Araújo. Excelente texto.

    Em 1991 desmoronava a União Soviética, um regime repressor que por quase 70 anos subjugou os povos do leste europeu e Eurásia. Entre suas mais diversas facetas, a URSS apresentava-se ao mundo como uma potência esportiva/olímpica, que sempre fazia frente aos países “ocidentais”. Esta vanguarda se expressou na então “ginástica olímpica”, onde as ginásticas soviéticas, juntamente com as romenas, dominaram a cena das competições internacionais, muitas vezes causando frisson com toda sua graciosidade aliada a movimentos inovadores que impressionavam o público. Sem dúvida as ginastas deste país, que por muitas décadas monopolizaram os pódios internacionais, ajudaram a moldar a ginástica atual, e talvez essa seja uma das mais preciosas heranças que aquele regime deixou: um esporte que hoje é adorado no mundo inteiro, recrutando milhares de admiradores a cada ano!

    Entretanto, esta não foi a única herança que a URSS deixou acerca da ginástica, que agora não é mais olímpica e sim artística!  A Rússia herdou os principais centros de treinamento, treinadores e profissionais especializados, e toda uma estrutura administrativa que dá suporte ao esporte. Além disso, por ser a mais rica das ex-repúblicas soviéticas, a Rússia é quem investe pesado na manutenção e crescimento do esporte. Não podemos, claro, deixar de considerar que algumas ex-repúblicas também presentearam o mundo com ginastas incríveis como Lilia Podkopayeva e Viktoria Karpenko (Ucrânia),  Oksana Chusovitina (Uzbequistão), entre outras. Porém é inegável que a Rússia foi a única que manteve o alto nível nas competições e garantiu sua posição de destaque na ginástica mundial no pós-guerra fria, com expoentes como Svetlana Khorkina, Elena Zamolodchikova, Elena Produnova e Ekaterina Lobazniuk.

    No entanto, com uma maior democratização da ginástica no âmbito mundial, que caracterizou os anos 90 e 2000, a Rússia agora divide espaço, além de países tradicionalmente rivais como Romênia e China, com uma nova potência da ginástica, os EUA. Vez por outra, países sem tradição nesse esporte entram no páreo, como Austrália, Espanha e Japão, mas não conseguem se manter em destaque por mais que dois ciclos olímpicos, até que vêm outros países também sem muita tradição ocupar seus lugares, como Grã-Bretanha, Canadá e Brasil. E assim se configura o panorama internacional da ginástica nas últimas duas décadas: quatro potências ocupam, invariavelmente, as primeiras posições nas finais por equipes ( Romênia, Rússia, China e Estados Unidos) enquanto outros países brigam pelas 4 últimas posições (Japão, Alemanha, França, Itália, Brasil, Grã-Bretanha, Austrália, Espanha, Ucrânia, Canadá, Holanda etc.). Neste cenário a Rússia veio encontrando dificuldades em se manter na liderança absoluta do esporte, assumindo, em alguns momentos, posições de extrema inferioridade jamais vista, sobretudo no que se refere aos Jogos Olímpicos de Beijing (2008), quando não subiu nenhuma vez no pódio e no ciclo 2005-2008 como um todo, onde teve sua presença ofuscada pelo brilho das americanas e chinesas.

    O ano de 2009 chega e junto com ele começa um novo ciclo, novo código de pontuação, novas regras da FIG e também uma nova esperança de recuperação para a ginástica russa. As coisas pareciam melhorar para elas, pois era sabido que juvenis muito talentosas estavam arrebentando em competições da categoria anos antes e uma big renovação estava para acontecer cedo ou tarde. Além disso, o novo código presava por apresentações artísticas mais requintadas e trabalhadas, requisitos o qual as russas sabem usar muito bem, obrigado! No Campeonato Europeu de 2009 as “Ksenias” (Semenova e Afanasyeva) brilharam, dando sinal da recuperação russa: foram ouro e prata no AA, respectivamente, além de Semenova garantir a prata na final das barras e o bronze no solo. Um pouco antes, mas ainda em 2009, na American Cup, Kristina Goryunova (*-*) mostrava ser um dos pesos pesados desse ciclo, esbanjando seu ballet e suas acrobacias potentes.


    Infelizmente Goryunova não vingou (por dopping) e lá se foi uma revelação russa. No Mundial desse ano, em Londres, apesar de levar duas de suas promessas (Anna Mizdrikova e Ekaterina Kurbatova), a Rússia não terminou bem o AA, tendo como melhor posição o sexto lugar com Kurbatova. Porém, a grande esperança de medalha residia em Myzdrikova no solo (classificando-se em primeiro para a final), onde ela plotava a incomum tripla pirueta+mortal grupado, além de ter se classificado em terceiro no salto sobre a mesa, acompanhada de sua companheira Kurbatova, ambas executando DTY.


    Falhas no solo tiraram Myzdrikova do pódio, fato que se repetiu no salto. Kurbatova também não conseguiu se impor no salto, deixando a Rússia sem medalhas femininas nesse Mundial e colocando em cheque sua volta ao top 3 da ginástica mundial.

    Certamente 2010 seria a prova de fogo para a equipe russa, tendo em vista que nesse ano começariam as principais competições por equipes do ciclo (tanto no Europeu como no Mundial), além de outras grandes revelações passarem para a categoria adulta. No Campeonato Europeu, em Birmingham, a equipe russa logrou o primeiro lugar, seguindo-se de um ouro de Kurbatova no salto, duas pratas individuais da estreante Aliya Mustafina (barras, trave) e uma prata de Myzdrikova no solo. Outra estreante, Tatiana Nabieva, fechou o quadro de medalhas da Rússia com um bronze no salto. Esse campeonato, de fato, colocava a Rússia novamente em posição de destaque. Além de ser a primeira vitória por equipes desde o Europeu de 2002, a Rússia apresentava duas estreantes com altíssimo nível: Mustafina e Nabieva.  Durante o ano, mais uma importante junior iniciava suas competições na categoria adulta e encantava com sua potência e expressão artística únicas: Anna Dementyeva. As Ksenia’s se mostravam tecnicamente bem e as novatas impressionavam cada vez mais nas competições pré-Mundial, incluindo elementos cada vez mais difíceis em suas séries. Em Outubro dá-se o tão aguardado Mundial de Roterdã: alguns apostavam na hegemonia dos Estados Unidos, e muitos acreditavam na volta por cima da equipe russa. Na classificatória, a Rússia levou a melhor por equipes, e conseguiu classificar em absolutamente todos os aparelhos duas ginastas, além de Mustafina garantir o primeiro lugar na classificação do AA. Já nas classificatórias estava claro para todos que esse era o retorno da Rússia e agora era ela a equipe a ser batida, e não mais os EUA! O dia 20 de outubro de 2010 marcou a volta triunfal da Rússia, consagrando-se campeã mundial por equipes pela primeira vez na história, desde a URSS, numa das competições mais emocionantes deste ciclo. 


    Mais tarde, na competição individual geral, a russa Aliya Mustafina sagrava-se mais uma vez campeã mundial, ao mesmo tempo em que ocupava a posição de estrela deste esporte, sendo apontada como a sucessora de Svetlana Khorkina! Nas finais por aparelho, mais medalhas: prata de Mustafina em três finais (salto, barras assimétricas e solo). Sem dúvida, Aliya Mustafina foi o grande nome desse Campeonato Mundial. Maior esperança da Rússia nos próximos Jogos Olímpicos, ela não só se tornou a líder da equipe como também um ícone nesse esporte, esporte esse que carecia de uma figura tão influente e carismática desde Shawn Johnson e Nastia Liukin, em 2008. Seu estilo clássico e a altivez e determinação em seu olhar, refletidos na confiança e leveza de seus movimentos, são irresistíveis e admiráveis! 

     

     


    Certamente o ano pré-olímpico estava cheio de surpresas para a ginástica artística mundial. A primeira delas veio no American Cup, onde Aliya Mustafina duelou com a anfitriã Jordyn Wieber e levou a pior: ambas tiverem uma queda que prejudicou o somatório final (Jordyn nas Barras e Aliya no solo). Porém, Jordyn foi superior e ficou com o ouro.

     

    2011 foi mais um ano com várias revelações para a categoria adulta da Rússia: Viktoria Komova, Yulia Belokobylskaya e Yulia Inshina. O Campeonato Europeu de 2011, realizado em Berlim, estava fadado a ser mais uma grande fonte de medalhas para a Rússia, não fosse o inesperado acidente ocorrido com Aliya Mustafina logo no primeiro aparelho da competição AA. Ao realizar o difícil e arriscado Amanar, Mustafina sofre uma severa lesão que não só a retira da competição, como ameaça sua participação no Mundial de Tóquio, meses à frente. 


    Os meses transcorrem e notícias da seriedade da lesão de Aliya preocupam seus fãs, agora não mais receosos sobre sua participação em Tóquio, mas sim sobre o tempo de recuperação e preparação para as Olimpíadas. A ausência de Mustafina na equipe que disputaria o Mundial pré-Olímpico colocou em cheque a possibilidade de um bicampeonato consecutivo para a equipe russa, apesar dessa contar com a mais nova e aguardada integrante da equipe, Viktoria Komova. Komova certamente era considerada a mais talentosa ginasta juvenil dos últimos anos. A dificuldade de suas séries e a precisão com que executa as rotinas são os seus pontos fortes.


    Apesar de Komova não estar no auge de sua forma em 2011, era esperado que sua presença ajudasse a colocar a equipe russa no top 3, além de ser uma grande “contender” para o AA e as finais por aparelho. A forte equipe americana classifica-se em primeiro lugar, deixando a Rússia comendo poeira mais de três pontos atrás, fato que se repete no dia da final. Já na classificação do individual geral, Komova brilha no primeiro lugar, seguida de perto pela americana Wieber. Traída pelo próprio emocional, Viktoria Komova deixa o ouro escapar para Jordyn Wieber, que se consagra o nome da competição. 


    Porém o dia da redenção estava por vir, e no dia das finais por aparelhos a Rússia mostrou o porquê das barras assimétricas serem seu melhor aparelho: dobradinha de Komova (ouro) e Nabieva (prata), que graciosamente apresentaram suas séries com muitas dificuldades e poucos erros. E, para coroar a noite, Ksenia Afanasyeva se torna campeã mundial no solo, com muito estilo e glamour! E mais uma vez Rússia deu o seu recado: está de volta uma das mais prestigiadas nações na Ginástica Artística. 


     


    2012 é o grande ano: o ano olímpico. Ano em que as séries devem estar mais difíceis do que nunca; as equipes mais preparadas e as ginastas mais impecáveis do que jamais estiveram em três anos. A corrida contra o tempo é dada. Entretanto, no Campeonato Europeu desse ano, a Rússia se mostrou mais frágil do que deveria estar. Além da muito aguardada volta de Aliya Mustafina, esperava-se um grande duelo contra a Romênia, que também vinha com uma equipe renovada. Já nas classificatórias as russas desandaram, ficando cinco pontos atrás das romenas. A equipe russa estava formada por nomes fortes, como Mustafina, Komova e Anastasia Grishina. No entanto, isso não foi suficiente para garantir o ouro na final por equipes e a Romênia ficou na frente por menos de um ponto. Apesar de já estar pontuando mais de 15 pontos no salto e nas barras, Aliya Mustafina ainda não atingiu sua antiga forma no solo e na trave. 

     

    Já Komova, que só competiu em 2 aparelhos (barras e trave) sendo campeã nas barras, espera voltar a executar o Amanar no salto e seu antigo solo a tempo das olimpíadas para que possa, mais uma vez, duelar contra Jordyn Wieber no individual geral. Sem dúvidas, a Rússia não estava bem neste Campeonato Europeu. Suas principais promessas não estavam na forma em que todos esperavam, além de peças-chave como Dementyeva e Afanasyeva estarem ausentes. Para as Olimpíadas, a equipe deve ser formada por cinco ginastas permanentes e uma reserva. Grishina, Komova, Mustafina, Afanasyeva e Paseka já estão garantidas. Nabieva e Inshina serão as reservas. Será que a Rússia, de fato, conseguirá se erguer e transpor todas as adversidades ou as equipes chinesa, americana e romena estarão mais fortes em Londres? Deixe seu comentário! 

    Vídeos para descontrair:

















  • You might also like

    19 comentários:

    1. Rpz....ia ser emocionante demais ver as russas ganhando das americanas. Por todas as dificuldades que elas passaram ia ser lindo ver elas com o ouro no tf. Mas eu nao sei... a equipe americana ta bem segura, mas tudo pode acontecer. Só vamos ter uma noção msm no resultado das qualificatórias. Excelente análise. Parabéns Cedrick!

      ResponderExcluir
    2. Lindo o texto.
      Bom torço muito Rússia espero ve-las TF em primeiro e no AA. Essa equipe Americana esta muito bem, não consigo me simpatizar com as ginasta Americanas.

      ResponderExcluir
    3. Texto muito bom!
      Apenas uma correção:"colocando em cheque..." O correto é em xeque, em dúvida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fabiano Araújo13 julho, 2012 05:57

        Muitíssimo obrigado pela dica. :)

        Excluir
    4. Emocionante Cedrick!! To louca pra ver esses jogos olímpicos!! Tem como fazer uma análise dessa pra equipe dos EUA, CHINA E ROMÊNIA?

      ResponderExcluir
    5. No ultimo meeting russo, no fim de semana, Komova acertou amanar nos dois dias de competição.

      ResponderExcluir
    6. A Rússia me conquistou quando vi a primeira apresentação da Vika ainda no juvenil, e depois em 2010 quando Aliya, que confesso, não tinha conhecimento algum, apresentou séries belíssimas e sólidas naquele Mundial. Inclusive, por mais fã de ginástica que eu seja, estava bastante triste com o fato de que este Mundial não teria a presença da Shawn e Nastia, duas ginastas que realmente me fizeram olhar para este esporte com outros olhos, lá em 2007.

      Não estava muito empolgada, mas soube de uma ginasta russa que tinha se classificado em todas as finais, e admito isso me surpreendeu, bastante. Tinha que conferir a proeza da menina. Foi quando aquela chama, que antes tinha ao ver Shawn e Nastia competindo, reascendeu. Graças a Mustafina. Nunca chorei em nenhuma apresentação de ginástica, mas o solo dela do AA, me emocionou tanto, que me vi derramando lágrimas a cada passagem. A menina tinha me conquistado. Foi quando a Rússia entrou no meu coração. Fiquei chocada e triste quando a Aliya caiu no salto e machucou, e a primeira coisa que se passou na minha mente não foi nem o Mundial, mas Londres. Estava bastante preocupada, mas noticia vinha e nada da certeza de como ela estava. Então chegou a hora da Vika mostrar para que veio no Japão. E nunca fiquei tão decepcionada. Não espera que a Vika pudesse deixar o emocional atrapalhar tanto.

      Sempre fui uma grande fã das americanas, mas nenhuma me conquistava como a Shawn, Nastia e Alicia me conquistaram. Não acho que a Aly tenham um solo belíssimo, e muito menos cai de amores pela Wieber, como muitos fizeram. Desse novo ciclo de meninas, só a Gabby e a Maroney me fizeram torcer por elas.

      Espero que as russas façam uma incrível competição e que dê muito trabalho para as americanas, porque sem dúvida, essas finais por equipe vão excelentes! Lindo texto, parabéns.

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    7. http://www.fig-docs.com/Media/London/LON%202012%20OG%20participants%20WAG%20for%20web%20new.pdf nesse site mostra as atletas que o brasil vai levar a londres

      ResponderExcluir
    8. Mas que análise bem feita Fabiano! Parabéns!
      Espero que nos próximos dois ciclos olímpicos o Brasil esteje brigando pelas quatro primeiras posições!

      ResponderExcluir
    9. aff lesão é muito injusta hein.. a Mustafina deve estar muito chateada pois em 2010 ela era perfeita agora só Jesus na causa.. =/ mas torço muito por ela, mais do que pela Komova acho a ginastica da komova horriveel prefiro ate a Wieber do q a Komova mas a Mustafina tem uma linha corporal linda.. queria muito que ela ganhasse o AA mas como ja disseram por aqui e eu concordo pra Russia levar o ouro só SE elas acertarem tudo SE as americanas errares e SE as romenas errarem tbm, caso contrario acho ate que elas ficam com o 4º pq a China é sempre forte!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agora é possível, Iordache lesionou o pé e Douglas tenho fé em deus que ela erre, Mckayla não fez treino de pódio e ana li se lesionou, e segundo o gymexaminer Aly Raisman caiu da trave 2 vezes.

        Excluir
    10. Fabiano Araújo13 julho, 2012 06:00

      Pessoal, gostaria de agradecer a todos os elogios. É muito bom poder agradar os meus colegas leitores do blog. Acho que essa iniciativa de dar oportunidades dos próprios leitores escreverem é muito bacana, aproxima ainda mais o Blog de seu público. Mais uma vez parabéns e obrigado ao GBB.

      ResponderExcluir
    11. Texto ótimo !!!
      Parabéns

      Marcos

      ResponderExcluir
    12. De acordo com a lista de participantes da FIG, Daiane dos Santos é a mais velha a participar o.o, seguida de Vasiliki Millousi, Daniele Hypolito e Beth Tweedle.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já ouviu falar em Oksana Chusovitina ?

        Nasceu em 1975, ou seja, possui 37 anos e será a mais velha a competir em Londres.

        Excluir
      2. Esqueci da Chusovitina que é de 1975 e ta na frente da Dai. sexto Jogos Olímpicos da Chusovitina.

        Excluir
    13. Vc se mostrou (o autor) um fã nato da equipe russa!! Kkkkkkkkkk. Mas admito, torço pelas americanas. E olha que nunca torci pela equipe dos EUA, já que ciclo passado as meninas da China eram as minhas prediletas!!

      ResponderExcluir
    14. Sempre gostei das russas... elas tem uma forma de inovar na ginástica diferente,uma força muito grande... pode surpreender os EUA, China e a Romênia...
      Só falta uma coisa nessas olimpíadas:a rivalidade individual....
      Quem não lembra de Daniela Silivas (ROM) e Helena Shushunova (CCCP)?

      ResponderExcluir