-->
  • Você sabia...



    ... que a primeira ginasta a arriscar o salto "Produnova" (reversão pra frente seguida de duplo mortal grupado) em competição foi a ginasta Choe Jong Sil da Coréia do Norte nas Olimpíadas de Moscou em 1980?

    Apesar de Choe Jong Sil ter aterrisado no melhor estilo Yamilet Peña, a ginasta demonstrou para o mundo até onde ainda iria chegar a capacidade atlética da ginástica feminina. Imagino que este tenha sido mais um exemplo que eventualmente culminou na mudança do código de pontuação para que se valorizasse a dificuldade dos elementos, como hoje.

    Este salto hoje tem o valor de partida 7.1 (0.6 a mais que o Amanar) e continua sendo um dos saltos mais difíceis do código feminino.  


    Choe Jong Sil em 1980.




    19 anos depois, a russa Elena Produnova executa o salto com perfeição.

  • You might also like

    8 comentários:

    1. e porque levou o nome produnova e não o dela ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá João Vieira,

        Apesar de Choe Jong Sil ter arriscado o Produnova, ela não foi bem sucedida. O comitê responsável deve avaliar se o movimento apresentado/submetido foi executado com precisão para poder levar o nome da atleta. Acredito que neste caso o salto não tenha sido validado.

        Excluir
      2. E Duplo twist esticado da Daiane?
        Leva o nome dela? Nunca vi essa noticia de forma oficial? A Fig reconheceu? Pq ela sempre carpava um pouco. Obrigado

        Excluir
      3. O duplo twist esticado está no código sob o nome de Daiane. Ela executou o movimento na final de solo em Atenas e apesar de ter pisado fora após a aterrisagem, o elemento foi validado pela FIG.

        Excluir
    2. Apesar de ñ ter acompanhada em nada da carreira da Produnova sou super fã aquele solo do TF de 2000 é épico!!!

      ResponderExcluir
    3. estilo Yamilet kkkkkk gente o Produnova da Yamilet poderia ser chamado de um Jong Sil pq elas tem a mesma execução.. rss se a Yamilet acertasse o Produnova bastava uma rondada pirueta e meia que ela seria ouro ou em um mundial ou ate mesmo nas olimpiadas.. o Produnova é como se fosse um diamante na ginastica feminina ele é muito valioso e por mais que seja mal executado se a ginasta pelo menos chegar em pé leva um notão.. as ginastas deveriam investir pois eu acho ele menos arriscado do que o amanar! e sem falar que é mais emocionante e mais lindo *-*

      ResponderExcluir
    4. A menina com a bunda no chão... kkkkkkkkk...

      Agora Produnova foi perfeita...
      Até hoje esperamos uma ginasta executar tal salto com uma perfeição como a Produnova executou!!! Chega de amanares, kkkkkkkkkk, tá sendo tão comum vermos ginastas executarem, kkkkkkkkkk. Queremos mais dificuldades!!!

      ResponderExcluir
    5. Vamos combinar que a Produnova era um monstro da Ginástica, né gente?

      A execução dela neste salto é muito superior à maioria dos HOMENS que tentam este salto. Hoje, sei lá...o Arthur tem este salto, e muito bem executado, o Sergio também...Marian Dragulescu vai tão alto que modificou e dificultou o salto...e alguns russos também mandam bem. Fora isso...Yamilet merece o meu respeito porque ela arrisca. Ela tenta. Não tem ajuda, não tem patrocínio, o maior apoio é do técnico, mas ela está lá, tentando, e às vezes conseguindo.

      ResponderExcluir