-->
  • Arthur Zanetti marca seu nome na ginástica mundial e faz história para o Brasil! - Análise e resultados do 2º dia de finais por aparelhos - Londres 2012


    Confira a análise das finais que aconteceram hoje: argolas, paralelas assimétricas e salto masculino.

    Argolas

    Ouro! O Brasil é ouro! Parece inacreditável, até agora, mas o ginasta Arthur Zanetti conquistou a posição mais alta do pódio. Fez história para o Brasil, fez história para a América Latina. O Brasil vem correndo atrás de uma medalha olímpica desde 2004, no solo, mas a medalha veio em 2012, nas argolas. Espero que isso seja um estímulo para os dirigentes brasileiros, para os patrocinadores e para a própria CBG, que precisam investir mais no esporte. Não só na ginástica, mas no esporte como um todo! Estmos com uma edição da Olimpíada batendo, literalmente, na nossa porta! Estamos com o tempo curto e muita coisa ainda precisa ser feita!

    Arthur, até o ano passado, quando foi prata no Mundial, tinha uma série com nota de partida 6,5. A excelente execução que ele tem nesse aparelho fazia com que ele tivesse chances de pódio. Mas para o ouro ficava difícil, já que os principais rivais tinham nota de partida mais alta. Esse ano, no Meeting Internacional, em São Bernardo, ele apresentou uma série com nota de partida 6,8. Manteve a execução antiga e conseguiu um 15,950! Nota de medalhista olímpico, possivelmente de ouro. Competiu bem durante todo o ano e encerrou suas participações em Copas do Mundo subindo ao pódio várias vezes. Na última, ele disse que queria que sua nota ficasse gravada na memória dos árbitros: 15,900! E ficou mesmo: Zanetti tirou a mesma nota hoje, na final de argolas. Um décimo a mais que Chen Yibing, que ficou com a prata com 15,800.

    Yibing comemorou. Ele estava feliz. A medalha de prata também tinha um sabor pra ele, já que não é qualquer um que se mantém no pódio por duas Olimpíadas. A série de Yibing foi excelente, mas faltou um pouquinho para a série de Arthur. Ele cravou a saída, coisa que Arthur não fez, mas as posições estáticas de Arthur foram completamente sem angulações.

    Matteo Morandi fechou o pódio, também com excelente participação. Consegui executar toda a série e deu um só passinho na saída, que poderia ter dado a ele uma prata. Esse ginasta também está como favorito nas argolas durante alguns anos e o bronze foi mais do que mereceido. 15,733.

    Aleksander Balandin também foi ótimo. O ginasta tem dois exercícios homologados no código de pontuação, o que o coloca como um dos principais nomes nessa final. Consegui 15,666 e ficou 0,033 à frente de seu compatriota, que também é um ótimo ginasta de solo, Denis Ablyazin.

    Tommy Ramos representou bem Porto Rico. O país tem tradição na ginástica artística masculina e é principal adversário do Brasil e Estados Unidos nas américas. Apesar disso, conseguiram classificar apenas um ginasta para essas Olimpíadas, mas que foi muito bem nessa final, terminando na sexta posição com 15,600. Poucos décimos separaram o 6º do primeiro colocado, mostrando que essa final foi muito disputada.

    Jordan Jovtchev e Frederico Molinari foram os únicos que tiveram erros, ambos na saída. De qualquer forma, a participação na final foi de grande valor, principalmente Jovtchev, que está em sua 6ª Olimpíada.

    Confira os resultados completos.

    Paralelas assimétricas

    Aliya Mustafina é ouro! Que série foi essa, hein? Maravilhosa! Mustafina foi de grande responsabilidade nesse aparelho, colocando a Rússia de volta ao pódio olímpico da paralela, pódio que não subia desde 2000! As russas são excelentes nesse aparelho e já foram campeãs mundiais por várias vezes. O balanço delas é muito bom! As séries são executadas de forma dinâmica, sem pausas, sem uso de força ou interrupções. Ouro merecido. 16,133 merecido.

    Dessa vez He Kexin acertou. Acertou parecendo a He Kexin de quatro anos atrás. Fiquei na dúvida se a China escolheria ela para completar a equipe, mas parece que fizeram um ótima escolha. Hoje, finalmente, saiu a primeira medalha feminina para a ginástica chinesa! 15,933.

    Beth Tweedle quase levou o ouro. Fez uma saída de duplo mortal com dupla pirueta e deu, no mínimo, uns 3 passos na chegada. Ficou com a série um pouco comprometida, mas garantiu o bronze. A série de Tweedle é, com certeza, a mais legal e gostosa de assistir. Faz você ficar vidrado, o tempo inteiro, torcendo para que tudo dê certo! 15,916.

    Yao Jinnan teve uma ótima participação nessa final e ficou em 4º lugar, com 15,766. Viktoria Komova também foi bem, apesar da tradicional cara de derrotada que ela mostrou no final da apresentação. Ela tem uma série muito limpa, muito bem executada! Adoro ver as pernas sem nenhuma separação durante toda a série! Ela teve a série um pouco comprometida porque deu um passo na saída e por ter tocado a barra baixa com os pés durante a série, o que gera um desconto. 5º lugar para ela, com 15,666.

    Elizabeth Seitz fez uma das melhores séries da vida dela! Comparando com ela mesma, ela tirou uma boa nota. A nota de partida dela é boa, mas ela peca um pouco na execução, e isso faz com que ela não tenha chances de pódio, mesmo acertando bem a série. Koko Tsurumi também fez uma boa série, mas ela, ao contrário de Seitz, tem a execução muito boa e a nota de partida mais baixa.

    Gabby Douglas foi a única a errar nessa final. Ela se desequilibrou em um dos trocos e tentou salvar a série, mas teve a nota de partida diminuida e descontos de execução. Tirou 14,900, nota um pouco distante dos 15,731 que consegui na final do individual geral.

    Confira os resultados completos.

    Salto masculino

    Outra final excelente! Todos os ginastas, com exceção de Kristian Thomas, acertaram seus saltos!

    O ouro foi para o coreano Yang Hak Seon, mas não tinha como não ir pr ele. Ele apresenta um salto 7,4, que ele mesmo inventou: uma reversão com tripla pirueta! E ainda consegue fazer um segundo salto de valor 7! E tudo isso com uma postura magnífica! Não tinha medalha melhor que o ouro para ele.

    Denis Ablyazin executou dois saltos de valor 7, também muito bem executados. Assim como Igor Radivilov! Os ginastas ficaram com prata e bronze, respectivamente. Muito bom esse bronze para a Ucrânia! Um estímulo para o pais!

    Thomas Gonzalez foi para quem eu torci nessa final. Poderia ter saído mais uma medalha para a América Latina, mas ele terminou em 4º mais uma vez. Uma pena! Talvez, se ele tivesse conseguido um segundo salto com valor 7, poderia ter ficado com o bronze. Passou perto...

    Sam Mikulak foi o último ginasta a passar dos 16 pontos. Competiu muito bem essa final, mas a falta de um segundo salto com nota de partida maior comprometeu a briga por medalhas. Ele teve a mesma nota de partida de Gonzalez, mas na execução, Gonzalez levou a melhor.

    Isaac Botella e Flavius Koczi passaram bem pela final, competiram sem erros. Deixaram o erro para Kristian Thomas que, depois do primeiro salto super cravado, poderia ter ficado com o 4º lugar de Gonzalez.

    Confira os resultados completos.
  • You might also like

    35 comentários:

    1. Arthur Zanetti deve dar uma aula aos ginastas Brasileiros de como lhe dar com a pressão!!!

      ResponderExcluir
    2. em relação a Gabby Douglas, ela não tinha chance nesse aparelho mesmo!! ela deve esta nas nuvens com a medalha no individual geral até agora!!!srssr

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. pois eh, nao tinha chance MESMO! graças a uma força do destino ela ganhou aquela pontuação de 15.777 no individual geral, mas ela nao conseguia esse feito novamente! komova tinha o podio garantido, mas de novo deixou o nervosismo falar mais alto!

        Excluir
    3. komova sabia que tinha chances!!!! mas novamente não conseguiu administrar o seu nervosismo!!! mustafina esta de parabéns acertou tudo foi bem cautelosa em cada movimento e superou a chinesa e olha que não e facil superar os chineses em?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mustafina mostrou pra que veio! ela é linda e sabe lhe dar com a pressão! depois de tudo q ela passou, a considero o grande nome dessas olimpiadas!

        Excluir
    4. Eu já sabia,Zanetti Ouro,a melhor série sem confusão de empate,ouro pra não deixar dúvidas e também a série mais aplaudida nas argolas,parabéns a ele a ao seu técnico e psicóloga.E a Mustafina ,merecídissima também e provou que é a melhor russa da competição,chorei com ela e com o Zanetti,o sul coreano sem palavras apenas perfeito,esse sim foi um dia dourado e sem sombras na Ginástica,venceu os melhores GO BRAZIL.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo, os melhores venceram nesse dia, isso sim foi um dia feliz!!

        Excluir
    5. Pefeito!!! zanetti e mustafina já fizeram essas olimpiadas valerem...pelo menos pra mim.

      Fiquei feliz demais pela aliya, depois de tudo que ela passou merecia demais um ouro.

      Não vi a prova da americana,não sei o quanto ela errou,será que foi tanto assim pra dar essa diferença toda... 15,731 ¬¬ ahaaaammm

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. kkkkkk pois é, gabby nao consegue esse 15.731 mais nunca na vida dela! só se ela mudar a prova! kkkkkkkkkkk

        ela teve foi sorte no AA!

        Excluir
    6. Confesso que quando vi o 4º lugar das classificatórias deu um medo...Mais sabia que esse menino não ia nos deixar na mão!!! Menino de ouro!!! Parabéns, Zanetti!

      ResponderExcluir
    7. komova mais uma vez entregou de bandeja a medalha =(
      acho que nem foi pelo pequeno salto que ela deu no final, foi pq ela tocou na barra...e ela saiu com a "cara de derrotada" como vc diz, pq ela sabia que não iria ao pódio.
      Se n fosse esse desconto, ela tinha ganho medalha..as barras eh o aparelho que ela mais gosta e o melhor que ela faz pra mim!
      o problema eh sempre o mesmo: se ela acerta, ela ganha..ela só dependia dela! mas..esse erro lhe custou a medalha! pena né! =(

      a aliya ta de parabéns! mandou ver hoje! adorei! e qnto a gabby...se ela tivesse acertado, teriam dado a medalha a ela, pq do jeito que as coisas tavam...kkkkkkkkkkkkk

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gabby douglas não tinha como ganhar da chinesa, a não ser que os juízes roubassem muito como no AA. Ontem ela não fez mágica!! achei pouco!! O poderio americano só foi no tf e aa, por aparelho a história é outra. Quero ver a romênia arrasando no solo, Catalina Ponor é tão boa, mais tão boa, que trocou um elemento E por um B e ainda se classificou pra final, diga aí!!

        Excluir
      2. gabby mostrou que teve mta sorte de ter tirado aquele notaço no individual geral, pq a prova dela nao valia mesmo essa pontuação! foi bom ela errar pra abaixar a bolinha!

        Excluir
    8. Nossa! foi muito show e gostoso de assistir a ginástica hj. A maioria das provas em geral foram um espetáculo. Se ontem no feminino a prova foi marcada por erros. Hoje, foi marcada por acertos. Só gabby errou a série.

      Argolas: Realmente foi do Brasilllllllllllllll! Arthur mereceu demais. To tao feliz. Entrou pra história. Todos os olhos voltado pra ele agora nas argolas. Espero que saiba lhe dar com a pressão. Foi ótimo ver todos competindo. Séries fantásticas!

      Barras: Pra quem passou por muitas dificuldades e jamais pensou em subir no pódio mais alto, ta aí seu ouro tão merecido mustafinaaaa!!! Se nao tivesse se lesionado, passaria pra todas finais e subiria em todos os pódios. Com certeza, mustafina foi e é a melhor ginasta desse ciclo no geral. He kexin acertou e eu vibrei rsrsrs. ótima despedida dela. Acho que não fica mais um ciclo não. Beth tem uma série que prende nossa respiração rsrrs. Eu fiquei torcedo muito pra que ela acertasse tudo. Se nao fosse aquela saída, poderia ter tirado o ouro de mustafina.
      Jinnan fez uma prova linda! Foi show! O que foi que aconteceu com gabby? A única que teve uma falha grave tirando a saída de beth, mas erros faz parte a ginástica. Ela nao era favorita msm. Mesmo se tivesse acertado, nao subiria ao pódio.

      Salto: Nossa! o salto do koreano é demais. Ele gira muitooooo hahhauahauha. Foi merecido!
      Ablyazin mostrando pra que veio.

      Enfim, hj foi show! Independente das falhas, todos estão de parabéns. Chegar onde chegaram nao é pra qualquer um nao.

      Quero ver show na trave e no solo. Bora Cata e ksenia. Cravem td! rsrs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O solo é da Ponor!! com todo orgulho do mundo!!

        Excluir
      2. komova tb errou nas barras! ela tocou seu pé na barra menor enquanto se preparava pra sair do aparelho.
        Entregou de bandeja o seu lugar no pódio!

        Excluir
    9. Só eu acho q a Jinnan merecia o bronze?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não, achei o pódio perfeito dessa vez, triste por Komova, mas ela precisa de tratamento psicologico com urgência. A situação pra ela tá critica demais.

        Excluir
      2. tb achei o pódio justo (se for pra olhar só pra o que elas fizeram na competição, pq por favoritismo e competência a komova ganhava!)
        fiquei triste por komova...axo que ela é muito mimada =(
        deve ter passado a vida toda sendo acobertada, até pq ela sempre ganhava em tudo que competia, agora a história virou outra.

        Excluir
    10. Vibrei mais que a própria Musty..ah s komova tivesse a confiança q ela tem! merecidão o ouro!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. eu tb! tipo, qnd a komova errou, eu comecei a torcer mto pra mustafina! ela tem muita confiança, olhar fixo, vidrado!
        komova tem cara de tristeza já...tocer pra ela eh sempre incerto, ela pode ser tudo ou ser nada. 0 ou 100.
        Mas fazer o que se eu a amoooooo? hahahha

        Excluir
    11. Nossaaaaaa... quase chorei quando vi que o Zanetti conseguiu, ele mereçe é humilde, talentoso enfim.. tem uma série perfeita de argolas.. adorei ver a cara do chinês quando o Zanetti terminou a prova, ele fez uma cara de " vixii acho que perdi o ouro" kkkkk mas o Zanetti foi muito inteligente, desde ficar em 4 na classificatoria pra competir por ultimo, desde ai começava a vitória de Zanetti enfim.. adorei.. e falando do feminino Musafina mereceu depois de tanto sofrimento.. tantas competições sem poder competir.. mas mesmo assim apesar de ter uma série muito limpa, ela gira certinho na vertical, eu queria que ou He ou Beth ganhasse pq elas tem séries mais dinamicas, e mais emocionantes, infelizmente esse código valoriza mais os giros do que as largadas e retomadas, que eu acho que deixa a série muito mais bonita e muito mais emocionante, mas enfim.. Musta mereceu tbm.. adoreeei o dia de hoje na ginastica, agora espero que amanha as finais principalmente do feminino bombaam tbm =D

      ResponderExcluir
    12. Gente, quando eu disse que o Arthur poderia trazer um presentinho pelo meu aniversário de casamento com o amor da minha vida, poderia ser de qualquer cor. Mas ele resolveu caprichar mais do que ele já caprichava.

      Obrigada, Arthur! Obrigada por recompensar todos os anos de amor que tenho pelo esporte: são vinte anos! Começou em 1992, e o apogeu é agora, em Londres-2012, com o seu Ouro! Eu não me aguentei de pé. Ajoelhei, chorei por cinco minutos, abracei e beijei meu marido, cantei o Hino Nacional que sagrou-o como novo campeã olímpico. Fico olhando as fotos e sorrindo; sorrindo e olhando as fotos...eu não estou sonhando! VIVA! Não consigo parar de sorrir. Estou assim desde o Hino. Acho que vou dormir com o sorrisão também.

      Aliya...acabei de comentar no site Terra. Colo aqui o que digitei:

      "Que dia perfeito. Aniversário de casamento, Arthur com o ouro, Aliya com o ouro...o que mais eu posso pedir?

      Aliya passou um ano complicado até aqui. Campeã por equipes e do AA de 2010, ela competiu naquele ano recuperando-se de uma lesão no calcanhar que exigiu cirurgia. Em 2011 foi campeã por equipes no Europeu mas, em seu primeiro aparelho do AA (Salto sobre a Mesa), ela compeu os ligamentos cruzados de um dos joelhos. Voltou a treinar ainda com a tala removível na perna.

      Chegou em 2012, conquistou a vaga na equipe da Rússia, competiu com toda sua potência somente nas Barras Assimétricas - todos sabem que ela faz rotinas de solo e trave muito mais difíceis, e que salta Amanar (Yurchenko com dupla e meia pirueta) com facilidade. Mas preferiu saltar somente um Yurchenko com dupla pirueta, e cravou em todas as vezes que o fez.

      Em Londres conseguiu três medalhas: prata por equipes, bronze no AA e ouro nas UB. Aliya Mustafina. Uma Guerreira. Uma vencedora. Lesão? Lesão não para esta menina. Ela é um expoente para as novas gerações."

      Parabéns à ambos. Sou o mesmo que nada para eles. Mas eles alegraram imensamente o meu dia, quissá a minha vida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alyia é uma heroína, muito melhor que qualquer uma, ganhou todas as medalhas possíveis, ouro, prata e bronze.
        E tbm foi meu presente de aniversário de 24 anos, arthur com o ouro e Musta com o ouro, só faltou o ouro no aa pra minha querida Vika. Mas um dia ela chega lá, se ela não desistir, pois li no site da mustafina que Vika está pensando em desistir na ginastica competitiva e ainda está recebendo críticas por isso, o pessoal da russia não entende como uma jovem de 17 anos pode ganhar 2 pratas numa olimpíada e achar que isso é um fracasso. Palavra deles.

        Enfim, dia 6 de agosto um dia dourado, onde só os melhores realmente ganharam!!

        Excluir
      2. será mesmo que komova vai desistir? =(
        acho que nao, ela ainda tem um futuro grande pela frente! e é ela que torna a ginástica mais emocionante! kkkkkkkk

        Excluir
      3. Acredito que ela não tem muitas chances de competir em AA a longo prazo. O biotipo dela é de pessoas altas e ela tá crescendo muito rápido. Ela já é insegura na trave e, acredito eu, que ginastas de baixa estatura se saem melhor na trave. Claro que há exceção. Nastia Liukin é uma. Enfim, tb espero e desejo muito ver Komova medalhando muito nos próximos anos!

        Excluir
    13. Uma vez rainha, sempre majestade. Feliz demais pela Aliya! :)

      Feliz ainda mais pelo Zanetti, que trouxe a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira. Enquanto a imprensa toda só sabia falar de Hypolitos e Barbosas, enquanto fazia projeções de possíveis medalistas e nem lembravam de mencionar este menino, ele arrasou. =)
      Super parabéns! A ginástica masculina brasileira tá bem encaminhada pra 2016. Que o mesmo ocorra com a feminina...

      ResponderExcluir
    14. Sem dúvida uma dos melhores dias da minha vida assistindo uma competição de ginástica. Chorei muito com o Arthur! Belíssima apresentação, emocionante, e finalmente trouxe um novo rumo para a ginástica do país. Espero que agora os brasileiros em geral deem mais valor a este esporte e invista, para que possam vir mais e mais atletas e medalhas.

      Ainda emocionada, depois deste presente que Arthur nos deu, vem a linda Musty e me dá mais um presente!! O que mais eu poderia pedir?! Ela que veio de uma lesão, e se não tivesse tido era o nome a ser batido nesta Olimpíada, que sempre estava feliz com a medalha que recebeia, um exemplo para essa nova geração feminina. Apesar de não ter uma dificuldade superior que a He, veio e fez uma lindíssima UB, perfeita, aliás, amo a série dela. Medalha mais que merecida, para uma ginasta incrível e guerreira que nem ela, e não sei se foi impressão, mas juro que escutei o ginásio gritando "Aliya", "Aliya", me confirmem, por favor.

      Ps. A Vika continua parecendo uma má perdedora, só foi cumprimentar a Musty bem depois, e isso está rolando na net, sobre o psicológico dela e essa postura.

      Dia inesquecível foi esse 6 de Agosto de 2012, por causa deste dois guerreiros, Aliya Mustafina e Arthur Zanetti!!!

      ResponderExcluir
    15. Vários blogs estão falando como foi uma surpresa a vitória do Zanetti, até pelo quarto lugar dele e tals...
      Mas gente, ele foi prata no mundial passado, e ja tinha apresentado prova superior a do chines em etapas da copa do mundo... e o quarto do lugar foi estratégia né... pra garantir a final!!!
      Eu chorei quando ele terminou a prova, pq ele tem a melhor execução de argolas do ciclo, sem nenhum grande erro (eu que não entendo nada de ginástica masculina) eu já tava achando que o ouro era dele... quando saiu a nota eu chorava, eu ria, eu pulava!! minha mãe me achando retardada me ouvindo pular... hahaha

      E a Aliya... nunca fui muito fã dela, mas depois de ver ela passar pelo que passou e chegar onde chegou... fiquei muito feliz de vê-la com pelo menos um ouro... se bem que eu queria muito a Kexin com outro ouro... Fazendo história! :)

      Mas estou muito feliz pelos resultados!!!
      Os de hoje não me agradaram... eu queria muito a Ferrari com o bronze... AI COMO ODEIO CRITÉRIOS DE DESEMPATE... Aliya ganhou mais uma vez um bronze assim... hahaha

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tb odeio esses critérios de desempate, acho injusto, além do que desestimula o atleta !!!

        Excluir
    16. Felipe Lorenzo07 agosto, 2012 20:18

      Cedrick,

      Duas ginastas FORTÍSSIMAS ficaram de fora da final das assimétricas porque sofreram queda nas classificatórias, é uma pena, fortes canditadas a medalha :/

      Youna Dufournet FRA - D:6,9

      http://www.youtube.com/watch?v=X8PFN5YivL8 (Eu amo ela, linda)

      Nataliya Kononenko UKR - D:6,8

      http://www.youtube.com/watch?v=eeXFvH81JCg (Campeã Européia)

      Se elas estivessem na final seria realmente emocionante a disputa!

      Valeu, õ/

      ResponderExcluir
    17. Olhem os estrangeiros estão falando que a medalha de ouro devia ser do Chen Ybing http://www.gymnastike.org/article/13614-Zanetti-Dethrones-Chen-Yibing-Wins-Still-Rings-Gold

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Patético esse técnico chinês ! Nåo sabe perder !

        Excluir
      2. Ah isso é normal né, afinal o Cheng foi campeão em 2008 e se manteve campeão mundial até ano passado, meio que normal essa "revolta".

        Obvio que os tecnicos e atletas vão puxar a sardinha pro seu lado, mas o que importa é que a medalha é nossa e que foi sim merecida! :)

        Excluir
    18. Só ñ gostei do técnico do Arthur dando entrevista,ele tem que saber que;a mídia sempre será importante,e outra,a repórter só fez uma brincadeira,não precisava ser tão deselegante.

      ResponderExcluir