-->
  • Bravo, Sasaki! - Análise e resultados da final individual geral masculina - Londres 2012


    Sérgio Sasaki acaba de fazer história para a ginástica brasileira. O ginasta acabou de conquistar, com 88,965, a 10ª posição na final do individual geral dos Jogos de Londres. A fato de estar na final já foi histórico. Entretanto, Sasaki quis ir além! Apesar de não ter conseguido repetir a pontuação obtida na classificatória (89,132), Sasaki subiu uma posição na final.

    Todos sabem que Sasaki sofreu com muitas lesões no ano passado, tendo até que passar por uma cirurgia. Eu até estava no Flamengo no dia da decisão do "opera ou não opera", onde COB, clube, treinador e atleta, se reuniram para decidir o que era melhor pra ele, já que tanto a cirurgia quanto a lesão poderiam atrapalhar Sasaki nesse desempenho de hoje. Foi decidido por operar. Sasaki ele se recuperou a tempo e fez jus a melhor escolha que a Confederação Brasileira de Ginástica poderia ter feito com relação a vaga conquistada pela equipe.

    O melhor de tudo é saber que o resultado de Sasaki ainda pode ser melhorado, e melhorado por ele mesmo. A cirurgia foi uma escolha sábia, mas atrasou um pouco os treinos de solo e salto. Sasaki tem séries mais fortes nesses dois aparelhos, e já executou alguns exercícios mais difíceis na paralela e na barra fixa. Sasaki poderia até ter entrado na final de salto nessa Olimpíada, executando um segundo salto com nota final de 15,800, o que não seria difícil para ele. Falta pouco pro Brasil ter uma medalha Mundial nesse aparelho...

    O mais interessante de vê-lo competir hoje, foi a seriedade demonstrada durante a competição. Sasaki não comemorou demais nem de menos: ele estava ali pra fazer as séries dele e ponto. E, dessa forma, ele terminou a competição como começou: desempenhando o seu papel brilhantemente e fazendo história pro Brasil.

    Deixando o Brasil um pouco de lado, o japonês Kohei Uchimura foi o campeão, mais uma vez. Desde Pequim, quando foi prata no individual geral, Uchimura não saiu mais do pódio. Foi ouro em 2009, 2010, 2011 e, agora, 2012. E isso com uma queda no solo! Uchimura é tão bom que a nota final dele daria direito a mais duas quedas durante a competição. Ele é o ginasta a ser batido e essa é uma competição a parte. Enquanto isso não acontece, cerca de 8 bons ginastas do restante do mundo bringam pela prata!

    E o felizardo de hoje foi o alemão Marcel Nguyen! Bastante consistente durante toda a competição, ele marcou seu nome nessa competição, como os alemães Fabian Hambuechen e Philipp Boy já fizeram. Boy não competiu dessa vez e Hambuechen, que havia se classificado em 3º, terminou em 15º.

    O bronze ficou com Danell Leyva, ginasta que se tivesse se apresentado melhor no cavalo com alças, teria ficado com a prata. Mas regularidade e precisão são as qualidades que regem uma final do nível que foi essa!

    A Ucrânia terminou com mais um 4º lugar. Nikolai Kuksenkov somou 90,432 e passou muito perto do bronze. Vou torcer muito para que essa equipe maravilhosa saia das finais por aparelhos com alguma medalha. Eles sobrevivem muito bem nessa má fase da ginástica ucraniana, apresentando sempre ginastas de nível. Coisa que o feminino não consegue fazer mais...

    Emim Garibov, John Orozco, Daniel Purvis e Kazuhito Tanaka cometeram erros que poderiam tê-los levado ao pódio. David Belyavskiy e Kristian Thomas acertaram as séries mas, mesmo assim, não foi o suficiente.

    Confira os resultados completos clicando aqui.
  • You might also like

    21 comentários:

    1. BRAVÍSSIMO ! Força, garra e determinação. Qualidades facilmente notadas nas expressões de Sasaki na QL e EF.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se o Sérgio fosse um "brasileiro nato", talvez não tivesse se dado tão bem assim. Ele tem a frieza e a concentração como seus irmãos japoneses. É uma pena ele não ser um brasileiro de fato, assim como o Zanetti. Melhor seria se um João da Silva, ou um José Pereria qulquer, ganhasse uma medalha na ginástica, aí sim verímaos de fato "um brasileiro de verdade" vencendo na ginástica.

        Excluir
      2. Agora, espera aí...o que você quer dizer com "Se o Sérgio fosse um "brasileiro nato" "?? Ele É um brasileiro nato. Neto de japoneses, mas os pais e eles nasceram e foram criados aqui.

        Não existem "brasileiros puros", colega. Na atualidade, nem nossos índios mais reclusos são "puros". Todos são miscigenados, e agradeço aos deuses por isso. Ou você acha que um rapaz com o nome de "Arthur Nabarrete Zanetti" é mesmo "um brasileiro de fato"?

        Somos o povo mais misturado do mundo. E que bom por isso. Temos a velocidade dos jamaicanos, a determinação dos russos, a alegria dos italianos (aliás, é de onde os antepassados do Arthur vieram), a concentração dos orientais, o molejo dos espanhóis, a calma da galera da Oceania, a vontade de vencer dos quenianos...não existem "brasileiros natos" há um bom tempo. Talvez, desde quando nosso país ainda era Ilha de Vera Cruz.

        Excluir
      3. Muito boa a resposta Re, somos o país mais misturado do mundo, ainda me choco com a ignorância e o racismo que existe no Brasil.

        Excluir
    2. sem dúvida o danell leyva merecia a prata.. mas o cavalo é o calcanhar de aquiles da maioria dos ginastas =//

      ResponderExcluir
    3. Sério Sasaki se igualou a Jade Barbosa em pequim..., décimo lugar no individual geral. :D

      ResponderExcluir
    4. Gente o salto do Sasaki foi DEMAAAAISSS. Eu consegui ingressos pra assistir, achei algumas notas do Sasaki baixas, e as do Kristian e Daniel Purvis alta. Gosto muito deles, mas la na hora torci muito pros dois cairem e funcionou rsrs. A única coisa que ele pecou mesmo foi aquela dupla pirueta e meia no final do solo. Parabéns Sasaki. Algo engraçado que aconteceu foi o narrador que não soube pronunciar o nome do coreano. Do mesmo jeito aconteceu com a Afanasyeva.

      ResponderExcluir
    5. Parabéns a sasaki. Esse menino é promessa heim... 2016 vai brilhar.

      ResponderExcluir
    6. parabens pro sasaki nossa uma ginastica limpa e consistente acima de tudo

      ResponderExcluir
    7. Parabéns Sergio Sasaki !! Por todos esforços feitos para a recuperação após a operação e o planejamento correto para chegar bem as Olimpíadas. Você merece esse feito histórico.

      ResponderExcluir
    8. O Brasil, merecidamente, voltando a brilhar na ginastica artistica!!! Parabéns Sasaki!!

      ResponderExcluir
    9. Parabéns Marcel Nguyen, você provou ao mundo do que é capaz hoje! Torço para ele levar um Ouro na PB e para o Fabian Hambuchen levar o ouro na HB, amo os alemães eles são tão descontraídos, simpáticos, alegres e tem um grande espirito esportivo! estou um pouco triste pelo Hambuchen que de novo vacilou na hora final no AA e mais chateada ainda pelo Philipp Boy torcia tonto para ele! bom mais força Para os alemães que pegaram final, força para o Arthur Zanetti! Mas quero mesmo é ver o americano Sam Makulik arrasando ele é demais e é tão jovem!!!

      ResponderExcluir
    10. Parabéns mesmo pro Sasaki!!! Fiquei muito feliz quando li isso no
      http://gymnasticscoaching.com/new/
      "
      Saskaki, from Brazil, will be one of the guys to watch next Quadrennial.
      "
      Tudo bem que a escrita do nome ta errado!! Mas estão considerando Sasaki como uma das "revelações" para o próximo quadriênio!! Só esperar agora Brasil na final por equipes no Rio!! Com Sasaki ajudando a fazer história pro Brasil de novo!!

      ResponderExcluir
    11. Que felicidade , mas essa é a hora de refletir sobre o futuro da ginastica no brasil, deveria ter academias de GA em todos os cantos do país, nossa população é jovem e nossa taxa de crescimento tbm, temos muitas crianças que dariam futuros sergios, futuros zanettis, hypolitos, dos santos ...
      O que falta pra isso acontecer Cedrick?

      ResponderExcluir
    12. Parabéns, Sérgio, pela calma e humildade durante a competição. Parece que a preocupação e desejo de ganhar a qualquer custo fazem alguns ginastas errarem. Sasaki só tem a melhorar e crescer. Vai arrasar mais ainda.

      ResponderExcluir
    13. Sasaki só não cravou mesmo, mesmo, foi o solo. Todos os outros aparelhos, ele cravou a saída.

      Como eu fiquei orgulhosa do nosso guerreiro \o/ Ele foi lá com um objetivo claro: "Quero ficar entre os dez melhores!"

      E ficou. Simples assim. Mente blindada. Parecia que ele não ouvia os gritos de euforia ou lamento da platéia com relação aos outros atletas, ou o "OOOOH!" seguido de gritinhos e palmas animadas quando ele cravou o Produnova.

      Na final AA MAG aconteceu tudo o que eu queria! Uchimura foi campeão e Marcel foi prata. Adoro a saída de Tsukahara das Paralelas dele! E teve gente saindo de duplo frontal grupado, duplo frontal carpado...é, esta Olimpíada foi beeeem mais animadora no quesito "saídas" do que Pequim.

      Cortou minha alma ver o John Orozco chorando após aquele erro grave na série do Cavalo com Alças. Mas tanto ele quanto Danell Leyva são lutadores e vencedores.

      Ucranianos, sempre com seus saltos absurdamente doentes...daquele tipo de salto que eles parecem dizer "Ah, eu posso fraturar a coluna, a perna, posso voar errado e parar fora da área, perto dos juízes, em Nárnia! Mas tô pouco me lixando, quero mais é fazer!"

      Agora ficou uma coisa difícil. Qual o melhor Amanar? Da McKayla ou do Uchimura? Ela voa muito mais, porém ele tem uma linha corporal belíssima, parecendo uma tábua rodando. Os dois cravam. Kohei pousa bem mais ao centro do colchão, mas Maroney se distancia mais...

      Da-nou-se.

      ResponderExcluir
    14. porque ele não pegou nenhuma final?? ele diz que salta Dragulescu é verdade isso?? eu gosto da ginastica dele, ele é bem consistente e tem bastante dificuldade.. tomara que brilhe no Brasil em 2016 :D

      ResponderExcluir
    15. Excelente a participação do Sazaki! 6 séries maravilhosas cravadas, com aquele errinho da dupla e meia no solo, mas mesmo assim. Parabéns!!!!

      ResponderExcluir
    16. Pois é, e pra carimbar mais ainda sua participação em Londres, um vídeo íntimo dele e do Arthur vazou na net..., não vou postar nenhum link aqui, porque senão o Cedrik vai achar que é vírus, mas não é não, haha. Achei uma situação meio embaraçosa, mas fazer o que né. (Se não quiser aprovar o comentário, não precisa Cedrik, porque sei que não tem nada a ver com a ginástica em si).

      ResponderExcluir
    17. Quando vai postar sobre vitória da Gabby no AA?

      ResponderExcluir
    18. virei fã do Sasaki depois de videozinho intimo rsrsrsrsrs

      ResponderExcluir