-->
  • Exercício proibido: thomas com pirueta


    O thomas no solo se trata de um mortal para trás esticado com uma pirueta e meia ao rolamento. O thomas com pirueta se trata de um mortal para trás com dupla pirueta e meia ao rolamento. O exercício é considerado muito perigoso para competições de ginástica.

    Esclarecendo algumas coisas:

    1) Um thomas normal (com uma pirueta e meia) é permitido na ginástica artística masculina, mas proibido na feminina. O vídeo abaixo mostra um thomas com pirueta, e é proibido na ginástica artística, tanto masculina como feminina.



    2) Yelena Mukhina ficou paraplégica devido a uma queda durante a execução de um thomas normal (com pirueta e meia). Por isso o exercício foi banido do código feminino.



  • You might also like

    9 comentários:

    1. A questão não é nem que o Thomas com pirueta é banido na ginástica olimpica masculina ou não...

      A federação simplesmente proibiu a criação de qualquer novo movimento com chegada ao rolamento diferente dos que já existem no código, na ginástica masculina.

      E baniu TODOS os elementos ao rolamento da ginástica feminina.

      ResponderExcluir
    2. Se não me engano Yelena Chouhounova usava esse exercício no solo,ou seja ,elemento ao rolamento o que eu achava original porque nunca vi uma série tão dramática como a dela em Seoul 1988.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É mesmo o solo de Chouchounova era de arrepiar.

        Excluir
    3. Já tinha visto este vídeo, e alguns outros sobre movimentos banidos. Tem uma saída de traveque vai do pontapé à lua (linguagem de salto ornamental XD) do duplo carpado, mas não entendo o porquê de ela não ser mais usada - ou permitida.

      Cedrick, se puder dar uma explicada, vai ser excelente. Eu até entendi o motivo do Thomas ser proibido no feminino e o Thomas Full ser proibido no masculino: se a pessoa não pega altura suficiente e cai com a base do pescoço...Yelena Mukhina feelings.

      ResponderExcluir
    4. A ginasta Hwang Bo Sil se lesionou em 89 com um Thomas, não foi? O vídeo é muito feio...

      ResponderExcluir
    5. To com medo de ver o vídeo!! É muito triste como uma lesão pode mudar a vida de uma pessoa!

      ResponderExcluir
    6. Yelena Mukhina queria desbancar Nadia Comanecci,infelizmente...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Qualquer técnico gostaria de uma ginasta que desbancasse Comaneci, mas esse não era o caso. Já leu alguma entrevista da Yelena antes? Pesquisa mais sobre ela e você vai ver. É bem mais em jogo do que "desbancar".

        Excluir
    7. Na prática a lesão da Mukhina foi pior que paraplegia. Ela ficou paraplégica mesmo, e não é a mesma coisa. É bem pior, ainda mais para alguém que era tão ativa.

      ResponderExcluir