-->
  • Decifrando o código de pontuação feminino - Saltos e execução


    O conceito de uma nota de execução é fácil de entender. Parte de 10 pontos, com deduções apropriadas para cada erro feito durante a série. Esta nota dá a ginástica uma ideia do quão limpa (bem executada) e confiante foram executados os elementos escolhidos para compor a série. É essencialmente o julgamento do quão bem a ginasta executou sua série. 


    Como as deduções são feitas, entretanto, pode ser bem confuso. Algumas são difíceis de perceber, enquanto outras são mais óbvias, então vamos tentar entender as deduções mais comumente usadas, tanto óbvias quanto sutis. Antes de continuar, vale ressaltar que existem diferentes tamanhos para deduções, dividas em:

    0.1: Pequena dedução
    0.3: Dedução moderada
    0.5: Grande Dedução 
    1.0: Uma queda

    Hoje iremos falar das deduções mais comuns na prova de salto.
    Salto é um dos aparelhos mais fáceis de visualizar deduções. A ‘série’ é bem pequena, e normalmente tem deduções que são notáveis à qualquer um (a TV ajuda, já que normalmente mostram um replay em câmera lenta!).

    Chegadas

    Os erros mais óbvios na execução de saltos são as chegadas. A ginasta está sempre tentando uma chegada cravada. Cravando uma chegada – ou seja, chegando sem dar nenhum passo – a ginasta evita as deduções de chegada. Se a ginasta não crava sua chegada, a dedução será feita assim:

    0.1 - Um pequeno passo ou saltinho (pense numa distância menor que a largura dos ombros) 
    0.3 - Um passo ou salto médio (Pense em algo entre a largura do ombro e um metro) 
    0.5 - Um passo ou salto com mais de um metro.

    A outra dedução óbvia no salto é onde a ginasta chega. Existem três linhas no colchão de chegada do salto, uma linha central, e uma em cada lateral.





    Se a ginasta chega no meio da linha central, não existe dedução de chegada. As outras chegadas são

    deduzidas assim:
    0,1 - Chegadas entre as linhas centrais e laterais mas sem pisar na linha central.
    0,1 - Um pé pisando fora das linhas laterais depois de aterrissar o salto
    0,3 - Um pé aterrissando fora das linhas laterais
    0,5 - Aterrissando com os dois pés for a das linha laterais.

    Existem muitas outras deduções que talvez não sejam óbvias, mas são muito importantes na decisão da nota de execução final.

    A primeira dessas deduções é a dedução da amplitude e distância. Essas deduções são fator determinante na nota de salto. Os árbitros esperam que as ginastas que estão saltando demonstrem muita altura e vôo nos seus saltos, isto é, elas querem ir tão longe e alto quanto possível depois de tocar a mesa. Deduções para pouca amplitude podem ser de pequena a grande, e o mesmo acontece com a distância.
    Estes descontos são ótimos, mas note, deduções por falta de altura podem variar entre 0.1 e 0,8. Essa dedução de 0.8 é exclusiva para a altura do salto. Não existem deduções diferentes de 0,1, 0,3 e 0,5 no atual, e nem no novo Código de Pontuação.

    Deduções comuns para falta de altura:

    0.1 para uma pequena falta de altura depois de tocar a mesa
    0.3 para uma falta de altura mais moderada
    0.5 para uma falta grave de altura
    0.8 para pouquíssima altura

    Posições

    A posição do salto é outro fator critico e determinante na nota. Posição, na ginástica, é o quão bem a ginasta mantém o corpo durante a execução do elemento, como o salto. Os árbitros estão procurando boas posições, tanto antes quanto depois de tocar a mesa. Isto significa:

    0.1 Por não mostrar ponta de pé
    0.1 Por cruzar os tornozelos, ou separar as pernas, ao contrário de ter as pernas juntas e paralelas
    0.1 Por dobrar ligeiramente os joelhos
    0.1 Por dobrar ligeiramente o quadril 

    Os últimos dois descontos só são válidos para saltos na posição esticada (os mais comuns). Se a ginasta se propõe a fazer um salto na posição esticada, ela deve manter a posição durante todo o salto. Entretanto, ginastas podem escolher saltos em diferentes posições:

    Posição carpada: a ginasta deve dobrar bem o quadril mas manter os joelhos esticados.
    Posição grupada: a ginasta deve manter o quadril e os joelhos bem dobrados.


    Também existem deduções para saltos com estas posições. Se a ginasta se desviar da posição que deveria apresentar, os árbitros podem considerar outro salto. Por exemplo: 
    um salto grupado com os joelhos pouco flexionados pode ser considerado um salto carpado mal executado, e vice-versa. A mesma coisa pode acontecer na posição esticada! Um salto esticado com os quadris severamente flexionados pode ser considerado um salto carpado, e vice-versa.
    Estes são os erros de execuções báscios que os árbitros estão procurando ao dar a nota de execução do salto. Para dar um exemplo, vamos olhar dois saltos "amanares". Este salto é um Yurchenko esticado com duas piruetas e meia no segundo vôo. Neste salto, a ginasta deve apresentar uma rondada na prancha e um flic para a mesa (primeiro vôo), para aí se impulsionar o máximo que conseguir para fora da mesa (segundo vôo) e apresentar o mortal com duas piruetas e meia. Este mortal deve ser apresentado na posição esticada, o que significa que a ginasta deve permanecer com o corpo totalmente esticado durante o segundo vôo.

    Exemplos
    Em 2010, os fãs de ginástica estavam animados com o fato de que a equipe Russa apresentaria 2 "amanares". Até aquele momento o Amanar era um salto raro e o fato de ter dois na equipe dava uma grande vantagem às Russas, o que acredita-se ter sido o motivo da vitória no Mundial daquele ano.Entretanto, quando Tatiana Nabieva e Aliya Mustafina competiram os "amanares" na final de salto, ambas tiveram notas E bem menores, devido aos erros de execução.
    Vamos dar uma olhada no salto de Nabieva na final de salto em 2010.
     
    Primeiro, deixe-me esclarecer uma coisa sobre este Amanar: ele foi “rebaixado”, teve seu valor reduzido, porque ela não completou as 2,5 piruetas. Note como os pés e joelhos dela estão apontando para o lado no momento que ela chega ao chão, o que mostra um giro incompleto. Se ela tivesse completado as 2,5 piruetas, os pés e joelhos dela estariam apontandos para a frente. O Amanar dela acabou sendo considerado um Yurchenko com dupla pirueta e descontado em excesso de giro. Isto mudou a nota de dificuldade do salto: passou de 6,5 para 5,8. Além disso, o salto ainda teve dedução na nota de execução. As duas deduções mais óbvias são as posições das pernas. Ao invés de estar com as pernas completamente esticadas, com pés unidos e com ponta de pé, Nabieva estava com joelhos dobrados, pés separados e sem ponta durante todo o segundo vôo. Suas pernas também estavam separadas na primeira fase do vôo, quando ela salta para a mesa. Outra parte despontuada é a chegada. Ela chegou do lado da linha central e ainda dá um passo para o lado. Tudo isso piora a sua nota E.

    Nota da Nabieva: Dificuldade: 5.800; Execução: 8.933; Nota final: 14.733
     

    Compare este com o, mega elogiado, salto de McKayla Maroney na final por equipes dos Jogos de Londres. Ela recebeu uma excelente nota de execução e você realmente consegue ver o porquê neste vídeo: o corpo dela permanece na posição esticada durante todo o salto. Suas pernas estão esticadas, com ponta de pé e pés colados. Ela ainda consegue uma altura incrível e uma grande distância da mesa! Maroney chega no meio da linha central sem dar nenhum passo.

    Nota da Maroney: Dificuldade: 6.500; Execução: 9.733; Nota final: 16.233
     

    Artigo de Bernard Vella, originalmente escrito em The Couch Gymnast. Traduzido por Isadora Córdova.
  • You might also like

    9 comentários:

    1. cedrick, poderia me explicar o porque da maria paseka não se despontuada por pisar fora das linhas? isso tirou o bronze da alemã! depois falam que robam para as americanas! sem falar que na final por equipes nem a komova e a paseka foram penalizadas, sabe o porque? depois as americanas que são favorecidas

      ResponderExcluir
    2. Fabiano Araújo22 outubro, 2012 15:15

      Por que às vezes quando a ginasta pisa fora da linha e levanta a bandeirinha ela não é penalizada?

      ResponderExcluir
    3. Komova e Paseka não foram penalizadas? Olhe o livro das notas de Londres, com toda as notas de todos os eventos detalhados e você verá que foram sim. E o mundo sabe que roubam para as americanas, ou vai me dizer que douglas merecia aquela nota de paralela.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. merecia, se vc pegar para ver a serie da douglas inteira em slow motion ira perceber que ela teve pouquíssimos erros o mais notável na saida! e concordo com o anonimo de cima nem a komova no TF e nem a Paseka no EF foram penalizadas, sou revoltada até hoje pela perda do bronze da alemã! a russas foram favorecidas no salto SIM

        Excluir
      2. Nicholaevna não adianta chorar pelo leite derramando, gabby ganhou merecidamente não cometeu erros graves e por isso foi muitooo bem pontuada pelos juizes,Komova comenteu pequenos erros na paralela, na trave mas o que tirou o ouro da komova foi o salto, ela perdeu muitos pontos no salto, infelismente ela não estava no dia dela, mas espoorte e assim mesmo, e muito subjetivo, mas isso vai servir pra ela vim com muita vontade no mundial em 2013!!!

        Excluir
      3. Os juízes de referência enviaram relatório dizendo que Douglas foi beneficiada com o,15 em cada aparelho ou mais e de Komova foi retirado 0,2 em cada um. Me digam qual foi o milagre, Douglas tem uma paralela de 6,5 e tirou 15,700, KOMOVA paralela de 7 e tirou 15,966 me digam que milagre tão grande foi esse. Fora a bb, ela tirou 15,500 fazendo a mesma porcaria de sempre.

        Excluir
      4. Vocês falam como se a execução de Gabriele Douglas fosse igual ou melhor que a de Nastia Liukin. Poupem-me!

        Excluir
      5. pode não ser igual a de liukin, mas foi uma ótima execução!!! e foi com essa execução que ela pegou o ouro,foi consistente , acertou o salto, fez uma ótima trave com poucos desequilibrios, fez um UB PRATICAMENTE PERFEITA, e foi muito bem no solo e nem podemos comparar Gabby com Liukin até pq liukin lembra komova e classica artistica e tecnica, já Gabby tem uma ginastica alegre, e uma atleta muito potente ,e eu acredito que ela consiga subir igual a daiane no solo, mas o seu treinador prefere que ela faça uma serie mais segura, komova já começou no um erro do salto e isso atrapalhou ela!

        Excluir
      6. Cadê o link desses relatórios??? queria ver

        Excluir