-->
  • O que a ginástica reserva para 2013? - Parte 1

     
    Já se pegou perguntando o que a ginástica reserva para 2013? Bom, pensando nisso, o Gym Blog Brazil preparou uma lista cheia de bons motivos para você esperar ansioso pela temporada do ano que vem. O texto abaixo inclui atletas já conhecidas e também aquelas que prometem estrear em 2013 com o pé direito! Entāo, leia com atençāo e decore todos esses nomes, porque você provavelmente ainda irá ouvi-los muitas vezes!

    ESTADOS UNIDOS

    Katelyn Ohashi impressionou o mundo quando surgiu como a nova prodígio do time do WOGA, casa das campeãs olímpicas Carly Patterson e Nastia Liukin. Treinada por Valeri Liukin, ela se destaca tanto como uma ginasta do individual geral quanto como especialista na trave (ela possui uma das séries mais difíceis da história do aparelho!). A pequena Ohashi começou a atrair atenção como atleta dos Al Fong (mesmos técnicos que trouxeram Courtney McCool, Terin Humphrey e mais recentemente Sarah Finnegan à ascenção da ginástica mundial) e, depois de se transferir para treinar aos comandos de Valeri, refinou sua técnica e chegou perto de conquistar o título nacional na categoria Junior em 2010, mesmo sofrendo grandes erros no decorrer da competição. Katelyn terminou "apenas" na segunda colocação (atrás de Kyla Ross). e foi apontada por Valeri como uma das atletas mais talentosas que ele já treinou (o técnico em entrevista declarou que Ohashi é impressionante e que seu potencial "não tem limites"). Ela debuta sua carreira como Senior em 2013 e, com o novo código de pontuação que já entra em vigor, é provavel que suba ainda mais nos rankings internacionais.

    Aqui você pode conferir sua espetacular forma e 7.0 de dificuldade na trave!



    Kennedy Baker, que está no seu segundo ano senior, é a primeira estrela do Texas Dreams, clube comandado pela legendária ginasta Kim Zmeskal (campeã mundial do individual geral em Indianápolis, 1991). Kennedy, que tem bom grau de dificuldade nos quatro aparelhos com destaque para o solo (onde executa um "Dos Santos"), vem demonstrado melhorias na execução das suas séries e treinado forte para a temporada de 2013.

    Nesta série de solo, Kennery atingiu a pontuação de 14.7!


    Elizabeth Price teria facilmente conseguido uma vaga olímpica em qualquer time que não fosse o time mais forte do mundo - os Estados Unidos. Capaz de atingir pontuações perto dos 60.0 no individual geral e dona de um dos melhores "amanars" da atualidade, Price ficou teoricamente com a vaga de primeira reserva do time americano. Alguns pensam que ela deveria ter ficado com a vaga de titular no lugar da especialista de salto McKayla Maroney. Em 2013, a grande "surpresa" da temporada de 2012 voltará mais forte e, quem sabe, poderá fazer parte do time que viajará para o campeonato mundial da Bélgica no ano que vem.

    Confira a explosão dos movimentos de Elizabeth Price no solo.


    Sarah Finnegan é outra atleta que levanta expectativas para a temporara de 2013. Dona de linhas elegantes, a atleta do GAGE tem como especialidade a trave e o solo. Finnegan apresenta uma série razoável de paralela (para os standards do melhor time do mundo) e um salto inconsistente, e por isso não chegou à vaga do time olímpico. Esperamos que em 2013 ela consiga resultados expressivos nos seus melhores aparelhos.

    Finnegan na trave, onde conseguiu a pontuação de 15.350.


    Lexie Priessman, treinada pela famosa Mary Lee Tracy, estreia como Senior no ano de 2013 e não foi elegível para as olimpíadas de 2012 por uma questão de dias (ela nasceu em Janeiro de 1997). Após ganhar atenção internacional conquistando o primeiro lugar na primeira Nastia Liukin Cup, Priessman seguiu sólida como uma das melhores atletas junior do país e pretende continuar sua jornada até Rio 2016. 

    Priessman no solo, mostrando bastante dinamismo combinado a acrobacias difíceis.


    Kyla Ross, a "quiet achiever" do time americano de 2012, ajudou o time na final olímpica e foi peça importante na trave e paralela, (suas especialidades) escapando por pouco das finais por aparelhos em Londres. Com apenas 15 anos em 2012, Kyla ainda sofria reajustes depois de ter tido um estirão de crescimento, e se readaptava às novas regras que seu corpo impunha. Por esta razão optou por competir como especialista ao invés de all-arounder, mesmo depois de ter sido uma das atletas júniors de maior destaque dos Estados Unidos nos últimos tempos. Em 2013, Kyla estará mais acostumada com a sua "nova ginástica" e possivelmente mais preparada para atingir os resultados que já provou ser capaz.

    Kyla e uma das traves mais limpas da atualidade.


    Simone Biles, a campeã do Secret Classic na categoria Júnior e terceira colocada no Visa Championships na mesma categoria, atraiu atenção pelo seu explosivo amanar e por ser uma atleta limpa e precisa. Biles ainda precisa focar em aumentar suas dificuldades como um todo, pois em 2012, como muitos dizem, ela "ganhou títulos no individual geral apenas com seu salto".

    Confira o Amanar de Simone!


    Madison Desch, outra revelação americana, é colega de treino de Sarah Finnegan e já apresenta exercícios de grande dificuldade, principalmente na trave, onde executa uma sequência acrobática que termina em um mortal esticado com uma pirueta - movimento realizado por pouquíssimas ginastas do esporte até agora. "Maddie", como é chamada, deve apresentar grandes melhorias no ano de 2013, onde estréia como Senior e promete lutar pelo seu espaço de destaque na seleção nacional. Ela, porém, apresenta falhas de execução e linhas pouco apuradas nos seus movimentos de dança. Seus melhores resultados incluem um 2º Lugar no Individual no US Classic e  no Visa Championships.

    A trave de Maddie.


    Brenna Dowell, mais uma integrante do prominente time do GAGE, começou a temporada pós-olímpica em ótima forma, dominando o "Mexican Open" e levando o título por uma boa margem. Brenna é uma atleta explosiva e precisa. Não possui uma personalidade particularmente marcante, mas seria uma excelente adição a qualquer time do mundo na atualidade. Resta saber, portanto, se ela encontrará seu espaço em meio a tantas promessas em 2013.

    Veja as acrobacias originais de Dowell no solo.


    McKayla Maroney, a primeira atleta da história a ficar mais famosa pela segunda colocação do que pela primeira nos jogos de Londres, levantou as sombrancelhas das árbitras olímpicas ao executar o melhor salto amanar já feito por uma atleta do feminino na história do esporte. Maroney, que não se destaca nos outros aparelhos com exceção do solo, já anunciou que pretende tentar um Yurchenko com trila pirueta, e caso tal feito seja alcançado, o salto será batizado de "Maroney". Quem sabe 2013 não será a oportunidade perfeita para tal?

    O salto que marcou a carreira de Maroney:


    Gabby Douglas, Aly Raisman, e Jordyn Wieber ainda são nomes incertos para 2013, após a jornada olímpica ano passado. Fato é que se as atletas quiserem uma vaga no time americano no ano que vem, terão que trabalhar duro para manter a forma e o foco, pois a nova geração está com tudo!

    Gabby com sua linha inconfundível nas assimétricas.

    Aly e a série que a garantiu o maior trunfo de sua carreira… o ouro olímpico!

    Wieber em uma boa apresentação no solo.



    Texto de Marina Aleixo, ex-ginasta e colaboradora do Gym Blog Brazil.

    Esse é o primeiro texto da série " O que a ginástica reserva". Todo fim de ano estaremos fazendo postagens sobre os maiores nomes que competirão no ano seguinte. O último texto será exclusivamente escrito sobre ginastas do Brasil. Ideia original de Marina Aleixo. 
  • You might also like

    36 comentários:

    1. Nossa, amei esse post!! Parabéns!
      A Kennedy Baker tem acrobacias fantásticas e uma precisão fenomenal... Mas vamos combinar... Que choreo é aquela? PELO AMOR DE DEUS!

      *Obs: Acho que o Mundial do ano que vem é na Bélgica e não na Suíça. =D

      ResponderExcluir
    2. Começou com o pé direito, moça.
      Texto bem escrito e rico em informação.
      Quem dera que uma parte dessas atletas defendesse a seleção brasileira rs
      Boa sorte na nova empreitada!

      ResponderExcluir
    3. E as brasileiras?? Sem nenhuma aposta??? Falo das adultas claro...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O próximo texto será sobre as ginastas brasileiras ;D
        Quando será postado?

        Excluir
    4. Parabéns Marina, bom texto, seleção de vídeos perfeita... :D

      ResponderExcluir
    5. O Valeri Liukin ,ex ginasta da ex União Soviética de 1988 dos tempos de Shushunova,deve estar tentando compor uma série de BB pra Ohashi do tipo da Olesya Dudnik que um anonimo disse há uns posts atrás(a série é de 1989!!!).

      ResponderExcluir
    6. Enquanto isso o Brasil arrebentando com Harumy e cia...IURRUUUU !!!!!!!

      ResponderExcluir
    7. ADORO ESSA ENERGIA KKKKKKK

      CREDO
      QUANDO FOR O POST DAS BRASILEIRAS VAI SER 1 LINHA SÓ: REBECCA ANDRADE KKKKK

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. julie kim, milena, lorrane e frida!

        Excluir
      2. Mariana Oliveira, Ana Flávia, Flávia Saraiva, Daniela Santana etc.

        Excluir
    8. Excelente post, começou muito bem Mariana, estava esperando um post neste estilo há muito tempo, e agora veio haha.

      Carlos Ferreira.

      ResponderExcluir
    9. Gente, Gym Blog Brasil lendo meus pensamentos ??

      Ia sugerir aos escritores do blog textos dessa feição,ou seja, os nomes que irão despontar no próximo ciclo. Rsrsrsrsrsrsr !!!

      Parabéns a Marina pelo brilhante post !! Prova que está mais que capacitada para contribuir no blog.

      Agora ficaremos na espera das próximas "ginastas promessas" da Rússia, Romênia, China e Brasil.

      Eu particularmente não conheço no momento júniors de peso,assim como as dos EUA, para estas duas primeiras nações ( Rússia e Romênia).

      Parece que a "FONTE" de excelentes ginastas dos EUA não vão secar tão cedo, os demais países vão ter que tirar grandes "coelhos da cartola", se quiserem vence-los nos próximos anos

      E que venha o ciclo 2013-2016 ! E o Mundial da Antuérpia/Bélgica!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Maria Bondareva, Maria Kharenkova e Evgeniya Shelgunova (essa, sofrendo com muitas lesões ultimamente e a única que vira Senior no próximo ano) são as principais promessas russas.

        Excluir
      2. Kharenkova é do caramba, pode ser melhor que Komova, mas está para nascer uma Mustafina.

        Excluir
      3. Nada de Romenas ?

        Excluir
      4. diana bulimar, larisa iordache e raluca haidu ainda vão brilhar muito pela romenia!

        Excluir
      5. maria Kharenkova é linda e graciosa! A Rússia como sempre formando o país de ginastas mais clássicos e belos do mundo! ela me lembra muito a Komova/Grishina!

        Excluir
    10. A Mariana começou com pé direito !!
      Os textos tão ótimos( como todos os outros desse blog ), Os videos foram muito bem selecionados ..
      Parabéns

      Marcos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. só podia ter colocado a trave da desch desse ano

        Excluir
    11. Podem falar o que for [...]

      Que as americanas não são tão artísticas, e de fato isso não é o forte delas. [..] Mas sobram em explosão e firmeza em seus elementos.

      Com isso, neste momento, está pra nascer nação capaz de superá-las no "Team Final"

      Prova disso é o número de ginastas de altíssimo nível disponível no país, incluindo desde Sêniors à Juniors.

      ResponderExcluir
    12. Não vejo a hora de ver o post das brasileiras!!!
      Estou confiante!!! Rio 2016.

      Lindo post Marina Aleixo! Adorei.

      ResponderExcluir
    13. Marina parabéns pelo seu post. vc escreve mto bem, tem uma linguagem simples masque ao mesmo tempo consegue reunir boas informações en oucas palavras.
      Imagino que vc ficou um bom tempo vasculahndo a internet pra trazer esses vídeos pra gente e parabéns ficou muito bom.
      Ainda sonho que o Brasil chegará onde os Estados Unidos estão, mas temos um longo caminho a percoreer.

      ResponderExcluir
    14. Gostei bastante do post, aprovadíssimo Mariana, mas só vou ter uma boa ideia do seu poder de análise quando você escrever sobre as brasileiras.

      ResponderExcluir
    15. Mas uma coisa tenho de falar,Katelyn Ohashi pode ter grandes dificuldades,ser treinada por Liukin,fazer uma série de trave baseada em Olesya Dudnik,etc.,mas que é um robozinho ,isso é,rs.A Rússia não pode deixar a parte artística de fora,porque esse é o diferencial delas pras outras equipes,mas pelo amor de Deus deixem de fazer o duplo twist grupado e partam pra dificuldades maiores como nos anos 80 que revolucionaram a Ginástica,será que eu teria de citar as grandes ginastas dessa época(Omelianschik,Shoushounova,Bounguiskaia,Gutsu,Davidova.).Porque se o novo código pede o negócio é se adequar a eles e arriscar mais.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é..a Russia ta perdendo em dificuldade, mas elas têm a ginástica mais linda! prefiro mil vezes ver a apresentação delas do que da robozinha Ohashi!

        Excluir
    16. e a Amelia Hundley n pode ser considerada uma aposta?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ela é de 98 só pode ir no mundial de 2014

        Excluir
    17. Olá pessoal do blog. Sou um admirador da ginástica artística, porém não um especialista e tenho aprendido bastante desde que conheci o blog. Aprendo não apenas com as postagens como com os comentários do pessoal. Parabéns a todos.

      Aproveitando essa postagem sobre as promessas para os próximos anos ...Tenho visto no youtube alguns vídeos de umas ginastas japonesas, treinando, ou já executando movimentos dificílimos, como quadruplo giro na trave ou entrada na trave de mortal esticado com pirueta. Segue alguns exemplos abaixo:

      Mai Murakami - quadruplo giro na trave

      http://www.youtube.com/watch?v=aslQHmKVdso

      Outro movimento impressionante dessa mesma ginasta:

      http://www.youtube.com/watch?v=y6H6WCG79CM

      Natsumi Sasada (aquela dos jogos da juventude) - Entrada na trave:

      http://www.youtube.com/watch?v=Ebpoj4_4Bzw

      Aqui uma menina fazendo um giro quíntuplo na trave:

      http://www.youtube.com/watch?v=feh-E58WAQo&feature=related

      Esses são só alguns dos que eu vi. Vocês poderão ver as séries de solo da Mai Murakami que são ótimas também. O que eu queria comentar é: Será que o Japão está preparando uma super seleção para surpreender o mundo nos próximos anos? Não seria nada mal um outro país sacudindo o mundo da ginástica.

      Grande abraço

      Volnei

      ResponderExcluir
    18. Brasileiras serão as decepções de sempre. Niguém realmente com grande potencial.

      ResponderExcluir
    19. na minha opinião, em 2013 quem eu acho que vai estar na equipe nacional e a aly, e a gabby que pode ajudar a equipe no salto, solo,e principalmente nas barras alias eu acho que ela vai aumentar a nota D dela nas barras, já trave eu não sei não!! só acredito que ela possa ir bem na trave depois de acontecer os nacionais ai eu vou ver!!! já jordyn wieber´só irá se atualizar suas series, a ub dela não e tão dificil ela se diz epecialista na trave que parte de 6.0 as outras tem a notar de partida maior que a dela, o solo dela e 6.0 ou 6.1 então eu não acho que com a series que ela presentou em londres ela possa ir pra 2013 não!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aly Raisman, Gabby Douglas, Jordyn Wieber e Mckayla Maroney definitivamente nem devem tentar ir para as olimpiadas de 16 porem acho que essa meninas vão se tornar uma nastia liukin provar muito da fama e para de treinar duro! desse time olimpico americano a unica que consigo visualizar a ano que vem e no rio é a Ross ( que já falou que sempre teve como objetivo ir para o rio 2016, londres foi consequência)e a unica que já retomou os treinos! ( ela não está na quela turne americana pos olimpiadas a bastante tempo) a adimiro muito por isso ela tem foco! PS: o salto cortada com o pé na cabeça dela é o mais lindo!

        Excluir
      2. O salto com o pé na cabeça mais lindo tem 2 que fazem que não tem ninguém que pegue, elas são SUI LU E KOMOVA.

        Excluir
      3. Concordo com você. A equipe do EUA deve ser reformulada, só a Ross deve entrar forte nesse quadriênio. Quem viu as ultimas fotos da Aly Raisman sabe do que eu estou falando... Lexie Priessman, Ohashi e Finnegan são nomes fortes para formar a equipe. Diferente é o caso da Rússia, que deve manter Komova, Mustafina (espero muito dela nesse quadriênio). Acho que quem deve ganhar mais espaço são Nabieva e Ishina. Baturina também deve aparecer no Team Russia.

        Excluir
    20. Shelgunova, Kharenkova e Bondareva, o trio fantástico da Russia em 2016!
      Recomendo que vejam essa trave da Shelgunova, muito limpa e com muita dificuldade. Infelizmente com queda no último momento, mas mostra do que ela é capaz.

      http://www.youtube.com/watch?v=EIkezXcxjBI

      ResponderExcluir
    21. humm a ross só entra se atualizar a suas series ao contrario ela estará fora!! a gabby e muito talentosa acho que ela vai conseguir sim

      ResponderExcluir