-->
  • Entrevista com Artur Akopyan, técnico da ginasta americana McKayla Maroney


    Desde que ajudou o time dos Estados Unidos a entrar para a história como campeãs olímpicas e se tornar viral com sua famosa expressão facial “not impressed”, McKayla Maroney se lançou ao estrelato. Sua jornada até as Olimpíadas, porém, não foi assim tão ideal.

    Depois da primeira noite de competições no Visa Championships de 2012, realizado em St Louis, Maroney figurava apenas na sétima colocação do individual geral, após uma pontuação modesta nas assimétricas e uma boa lideraça no salto. Então, ao se aquecer no solo para a competição final, Maroney “passou” na rotação de sua tripla pirueta e meia, sofrendo uma concussão e pequena fratura nasal. De repente, a campeã mundial de salto tinha seu lugar no time olímpico severamente ameaçado.

    Maroney esteve fora dos ginásios por uma semana em um momento crucial de treinamento. Ela retomou sua rotina normal apenas na segunda-feira anterior ao “Olympic Trials” (ou seletiva olímpica) e estava sob enorme pressão para apresentar-se bem e alcançar seu sonho olímpico.

    Incrivelmente, Maroney chegou a San José se mostrando mais preparada do que nunca, e mostrou ao mundo sua força mental. Ela liderou a competição no salto, terminou na sétima colocação no individual geral e foi nomeada para o time de cinco ginastas. O resto é história.

    Na manhã em que Maroney foi finalmente nomeada para o time olímpico, Marina Razor teve uma conversa com o homem dos bastidores, responsável pelo sucesso de Maroney nos últimos anos, seu técnico Artur Akopyan do AOGC. Maroney esteve treinando com Akopyan desde 2010, quando se transferiu do Gym Max. A parceria dos dois se encaixou logo de cara, e Maroney melhorou seu resultado da vigésima sétima colocação no individual geral do Campeonato Nacional de 2009 para a terceira colocação em 2010, solidificando seu lugar no time nacional. Akopyan foi um ginasta soviético, dono de 6 medalhas em mundiais.

    Mckayla se recuperou daquela lesão, e aqui ela está, no time olímpico. Do ponto de vista de um técnico, como foi para você lidar com aquele tempo em que ela esteve afastada dos treinamentos?

    "Foi muito difícil para mim, na verdade mais ainda do que para ela, porque eu não podia ajudá-la de nenhuma maneira. Tem que partir dela a decisão de como lidar e como se apresentar. Nós sabemos que ginástica não combina com falta de treinos, porque cada dia faz a diferenca, e ela perdeu uma semana inteira de treinamento. Eu estava muito preocupado, assim como os médicos. Mas estou satisfeito e agradeço a Deus por ela ter voltado e cumprido seu papel."

    Depois da lesão, você ficou muito preocupado a respeito da volta dela, e suas possibilidades de atingir o time olímpico?

    "Foi um momento triste para mim. Eu pensei que fosse muito séria a lesão na cabeca, e ninguém sabia o que iria acontecer. Mas eu confiei nela e sabia que ela era mentalmente forte e tinha um coração lutador. Conversei com os pais dela e eles me garantiram que sim. O pai dela ainda falou: “os Maroneys são obstinados. Ela irá voltar, ela vai conseguir”."

    Quando ela voltou aos treinos, houve alguma hesitação da parte dela, ou medo de executar aquela tripla pirueta e meia de novo (o mesmo movimento que causou a lesão)?

    "Eu apenas pedi a ela que fosse honesta sobre sua lesão, porque não é uma coisa simples: é assustador. E eu entendo a importância dos Jogos Olímpicos, mas viver uma vida inteira com uma lesão como esta não é o que ninguém quer ver. Ela teve um pouco de hesitação. No primeiro dia do seu retorno ao ginásio, ela tentou fazer algumas coisas, levemente, e eu a mandei pra casa. Então seus médicos a restringiram a não fazer nada até a última semana, com dois dias de antecedência apenas. Ela chorou porque os médicos não queriam dar alta. Todos os dias ela voltava para ser testada e os médicos ainda não davam alta, e ela chorava. Eu disse a ela: “Olha, eu confio em você. Você é minha atleta, entao tem que ser honesta comigo e me dizer tudo o que está acontecendo com você”. Começamos a executar elementos mais simples quando ela retornou, e voltamos a forma. No terceiro dia ela estava pronta. E, naquela hora, eu acreditei que ela iria conseguir. Bem, eu havia acreditado no começo, quando conversei com o pai dela, e ele me disse que eles eram obstinados. Eu fiquei um pouco aliviado com aquilo. Eles são uma boa família."

    O que na McKayla faz dela uma atleta especial?

    "Primeiro de tudo, ela tem um bom coração e uma bela personalidade. Treinei atletas minha vida toda, e tive bons e maus momentos com elas, e não é fácil mudar as ginastas e suas personalidades, então você precisa aprender a lidar com isso. E com a McKayla, todos os dias me sinto melhor após o treino. Ela está sempre treinando duro, eu nunca tenho que levantar minha voz com ela. Ela é muito forte e inteligente, mas ao mesmo tempo, é feminina e delicada. E elegante."

    De que maneiras você a viu crescer e florescer no tempo em que ela esteve no seu ginásio?

    "Ela é muito esforçada e talentosa. Mas sua formação era um pouco baixa, não a esse nível de ginástica. Ela estava saltando, e o salto que ela estava fazendo era incrível. Eu decidi adicionar um segundo salto. Decidi completar os outros aparelhos e ver se ela conseguiria atingir o time em alguma circunstância. Queríamos o time nacional antes de qualquer coisa. Nós não estávamos pensando em Campeonatos Mundiais ou Olimpíadas, apenas avançando devagar. Ela treinou duro, cresceu rápido."

    Quando olhamos para ela, não concluimos que ela seja tão forte nos aparelhos de perna (solo e salto), porque sua construção física é delicada. Como ela consegue se sobressair nesses aparelhos?

    "Na verdade, ela é uma ginasta muito forte. É como se ela tivesse um presente de Deus na sua força e agilidade. E ela é uma atleta de verdade, é mesmo um presente de Deus. Nao é todo mundo que tem essas qualidades."

    Qual é sua memória mais engraçada nesses anos de parceria com ela?

    "Não sei. Eu diria que não temos momentos engraçados porque ela é muito séria com o que faz no ginásio. Eu não posso fazer piadas com ela. Posso dizer algo engraçado e ela irá sorrir e voltar a ser séria com o treinamento. E ela realmente quer estar aqui. É somente ela. Está disposta a estar aqui e ser parte desse time."

    Como um todo, qual é o seu foco agora?

    "Não é apenas nesse ano. Estamos olhando para o próximo ano e ela poderá se tornar uma atleta melhor e mais forte no individual geral."

    Mckayla parece capaz de executar um yurchenko com tripla pirueta. Você acha que chegaremos a ver isso em uma competição?

    "Já tentamos a tripla no ginásio. Ela está bem próxima, mas não quero confiar ainda. Não quero fazer nas Olimpíadas. Quero antes, talvez para o mundial."

    Texto de Marina Zagor, originalmente postado em http://www.gymnastike.org/blog/43251-Coaching-McKayla-Maroney . Tradução de Marina Aleixo, colaboradora do Gym Blog Brazil.
  • You might also like

    45 comentários:

    1. Maroney tem todas condições de saltar tripla até o Rio, ela sobra em seu Amanar !!

      Vejo que no próximo ciclo a disputa interna nos EUA por vagas em Mundiais e Olimpíadas, será algo a parte na ginástica mundial.

      São muitas ginastas de excelência o nenhuma das ginastas que foram à Londres se aposentarão.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Realmente os EUA vivem um momento ímpar na ginástica.

        Possuem uma extensa gama de ginastas com todas os quesitos necessários para participarem de mundiais e Olimpíadas.

        Os outros países vão ter que tirar fortes "coelhos da cartola" para vencerem nos próximos campeonatos....

        Enquanto isso, Romênia (principalmente) e China só decrescem !!

        Excluir
      2. China está descrescendo?? Pra mim só elas e as Russas vão poder bater as americanas nesse ciclo!

        Excluir
      3. acho que a China vem forte para o próximo ciclo , pare e pense que a cada ciclo as chinesas melhoram cada vez mais na Trave é na UB , infelizmente elas são fracas no salto , tinha que pelo menos duas ginastas saltassem Amanar para a diferença não ser tão grande dos Eua e talvez até da rússia ,Komova já faz Amanar , Aliya já fez amanar , paseka e até mesmo a volta da Nabieva que também fez amanar em 2010

        Excluir
    2. Adoro as americanas !!

      Possuem dificuldade, consistência e personalidade forte

      Principais requisitos da ginástica contemporânea!

      Não são tão artísticas, porém o resto compensa.

      ResponderExcluir
    3. Winicius Damasceno

      Pra quem não a suporta e chama ela de fresca e patricinha #ShutUp

      ResponderExcluir
    4. Maroney e uma ginasta longelinia, tem clsse e elegancia, e apesar de ser uma ginasta do EUA !! ela tem muita expressão, se fosse pra Russia não perderia pra elas no quesito dança!! mas o que me entriga e que ginastas, longelinias e magras, não são tão explosivas, mas Maroney e!! ex: a Nastia não era explosiva, o salto da nastia era apenas uma pirueta e meia mas muito bem executada!! Acredito que Maroney pode sim fazer uma tripla, e sobe mais que jade e fei cheng, mustafina,sacramone!! se ela estiver no mundial em 2013,os EUA vão continuar botando terro, no salto e solo!

      ResponderExcluir
    5. Eu só quero viver para ver essa tripla pirueta. Deus abençoe!!!

      ResponderExcluir
    6. insuportável! tomara que venha outra ginasta tão boa quanto ou melhor pra baixar a bola dela!!

      ResponderExcluir
    7. A única coisa que eu acho engraçado é que a Mckayla fica séria nas competições e ninguém diz nada. Aliya fica séria e chamam ela de arrogante e diva.

      Vika chora porque não venceu o AA, é diva e chorona. Mckayla faz careta pq nao venceu no salto, nem cumprimenta a Izbasa é "ó coitadinha, ela estava chateada."

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A Maroney ignorou foi a Paseka...... coitada dela.... ninguém merece.....

        Excluir
      2. Concordo plenamente.
        Não sei porque ela "pode ficar seria" e a Aliya não.
        Outra coisa essa historia da Mustafina ser "arrogante" acho tão escroto..."se ela é" a Maroney tambem é,e com muita sobra!
        Não gosto da Maroney,mas sei reconhecer que ela é a melhor saltadora e só.(ja ta bom,né?!)
        Obs:Adoro o olhar mortal da Mustafina...rsrs!

        Excluir
      3. a maroney e a mustafina tem o mesmo olhar, ambas são divas durante as competições, mas foram são uns amores! e isso de ela ser grossa e blah blah blah nada haver queria ver se fosse com voces, imaginem vocês no lugar dela treinar 15 anos sem para por aquele salto e derrepente o ouro que tava não mão dela e que parecia destino se vai, ela estava nitidamente em estado de choque! em uma entrevista ela explica tudo direitinho o que aconteceu!

        Excluir
      4. EU TAMBÉMM!! Amo o olhar super determinado da Aliya! :D
        E eu gosto da Mckayla, costumo gostar mais das ginastas mais elegantes do que das Raisman's da vida. :)

        Excluir
    8. Deborah, eu não acho Mustafina arrogante, ela entra no competição com a cabeça erguida!! como se estivesse estimulando a confiança, as americanas tambem fazem isso!! amo Mustafina pq acho ela confiante , Arthur Falou que em uma competição e 90% psicologico!! e concordo com ele, prefiro as americanas que mostram confiança, do que a russas que já entram com a cabeça baixa principalmente a komova

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vamos combinar que a unica forte mentalmente no time russo é Mustafina.Porque as demais só Deus na causa,Komova é o grande exemplo,tanto talento pra uma mente tão fraca,FATO!!!
        Não é atoa que Mustafina é "papa" medalhas nos campeonatos.(THE QUEEN!)
        Concordo que 90% é psicologico:Mustafina x Komova.É só comparar...


        Excluir
    9. nem cumprimentou a Isbaza? Com a Maria Paseka foi pior - deu um chega pra lá na russa que a deixou magoadíssima. Só tirou aquela cara "nem tão impressionante" na hora das fotos oficiais, mas ai os paparazzi já tinham feito a festa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ela fez a cara assim que o hino da romenia começou e tirou assim que ele acabou! repare, em uma entrevista ela disse que aquela cara era pelo simples motivo que ela queria estar ouvindo o hino do pais dela! e tem mais nem foi a primeira vez que ela fez aquela cara! todos fazemos caretas involuntariamente seja por felicidade, tristeza ou qualquer outra razão!

        Excluir
      2. Sério mesmo que ela queria ouvir o hino do país dela? QUALQUER ATLETA QUE FICA COM UMA PRATA queria o ouro e queria ouvir o hino do país dele. Isso não justifica desrespeitar o hino de um país, é uma ofensa sem tamanho na minha opinião. Nada justifica. Acho ela uma babaca, não gosto dela e da Wieber e da Raisman (que parece um homem pelo menos de Deus, ainda o povo baba ovo pra ela no tumblr e em vários lugares dizendo que ela é linda... sério mesmo? Raisman linda? preciso de óculos porque o que eu vejo é uma guria toda musculosa, meio barrigudinha, com cabelo super ruim). A Gabby e a Kyla não fedem, nem cheiram... pelo menos ficam na delas.

        Excluir
    10. Ela estava atordoada,por isso essas reaçoes estranhas,mas tem que lembrar também que cada ginasta tem seu estilo,educação e personalidade,cada uma na sua.

      ResponderExcluir
    11. Maroney tem um ar de prepotente, isso ninguém pode negar! sou mil vezes chorar na frente das cameras como a komova, do que negar um abraço as concorrentes só pq perdeu!
      ela ta precisando baixar um pouco o ego, isso sim!

      ResponderExcluir
    12. Todo mundo sabe que o forte dos americanos não é a educação, eles são mal educados e maus perdedores mesmo. Mustafina não é arrogante, pelo contrário é muito na dela, o povo quer o que, vc treinou que só o caramba e se sente seguro pra fazer então vc vai lá em faz, criticam vIKA pelo exato contrário. Decidam, vocês querem que ela mije nas calças antes da competição ou coloque um ollhar de firmeza mostrando que ela consegue fazer, acho que a segunda opção deixa o espectador até mais seguro para ver a competição. Maroney deu provas da má educação americana, entronchar a car pq ganhou a prata, sou mais Komova que demonstrou sua insatisfação chorando ao invés de desrespeitar o país vencedor como fez maroney ao ouvir o hino da romênia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente isso, acho um absurdo desrespeitar o hino nacional de um país. Deveria haver alguma regra nas competições quanto a isso... sou bem mais se jogar no chão e chorar compulsivamente do que desrespeitar as outras atletas e o hino nacional delas. Não acho nada de errado com a Viktoria chorando, pelo menos nunca vi ela sendo rude com outras pessoas, a mesma coisa pra Aliya.

        Excluir
      2. Bah e dizem que essa guria é bonita, pra mim ela tem super cara de avestruz. Aliás as 3 mais "famosinhas" ali desse time são feias que dói e o povo bóra dizer que são bonitas. Wieber tem um nariz gigante, Raisman parece uma fisiculturista e Maroney tem cara de avestruz...

        Excluir
      3. maroney cara de avestruz! kkkkkkkkkkkkkkkk
        raisman fisioculturista! kkkkkkkkkkkkkkkkk

        ri muito

        Excluir
      4. Não acho Maroney feia, acho que ela é bem elegante e graciosa, na aparência é claro, pq suas atitudes.... mas de beleza física a melhorzinha ali é Kyla Ross.

        Excluir
      5. Acho Maroney bonita, mas realmente a cara dela parece um pouco com avestruz, já Rasiman tem um rosto bonito!mas acho ela muito muito forte!! não acho jordyn bonita,
        quem e a mais famoza dessas cinco ginastas e a jordyn, mas ela foi superda pela GABIRELLE DOUGLAS que lançou livro, esta constantemente na midia,ela foi uma figura crucial para a conquista do ouro por Equipe, e brilhou lindamente no AA, mostranto muita maturidade e concentração, mas como ninguem e perfeito ela falhou nas duas finais por aparelho!! acho que ela vem com tudo pra 2013, e vai brigar pelo ouro no AA!!! tomara que ela continue confiante e acerte toda a sua series

        Excluir
      6. Vc fala isso,como se brasileiro fossem bem educado!Pessoas arrogantes tem no mundo inteiroe ñ só nos EUA.

        Excluir
    13. Mckayla e mimada e arrogante
      Mustafina e uma diva

      ResponderExcluir
    14. As americas geralmente sao mto arrogantes e péssimas perdedoras. Apesar de eu não ir com a cara da Raisman (até o Anderson Silva com o cinturão do ufc é mais elegante e feminino que ela) ela me parece a mais "civilizada" ali..sempre cumprimenta as pessoas, a própria Aliya disse numa entrevista que a Raisman era bem simpática. Alicia Sacramone também parecia ser bem gente boa.. acho que a Kyla Ross também é simpática.. mas olha, o resto, nunca vi gente tão insuportavel. Não suporto a ginástica americana e suas ginastas, e Maroney ta no topo da lista

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Me diz uma coisa:Qual delas é a que vc mora junto pra tá dizendo asneira? E comparar a Raisman com o Anderson Silva,só pode ser gente babaca,que ñ sabe separar o feminino do masculino!

        Excluir
      2. a parte do Anderson Silva foi uma brincadeira, já que você é desprovido de senso de humor. Quanto a morar com elas, graças a deus não moro com nenhuma mas admiro o bom e velho espirito esportivo. Ganhando ou perdendo, respeito, educação, simpatia e gentileza nunca saem de moda... por isso gosto muito das romenas, que são sempre as mais "gente boa"... principalmente Sandra Izbasa, que é um doce de menina, extremamente humilde, sempre da um abraço forte em todo mundo, sempre simpatica nas entrevistas, inclusive ela mesmo disse que torce pra que a Maroney leve o ouro no Rio - o que eu acho mto dificil - e quando ela venceu, a primeira coisa que fez foi dar um abraço na Maroney. Ao mesmo tempo que admiro as mais "neutras" como as russas, elas podem não ser um poço de simpatia, mas são na delas... já coisas como claramente virar a cara e negar um abraço a alguem , como fez a Maroney para a Paseka, e fazer cara de deboche quando toca o hino de outro país... isso é um absurdo, acaba com o objetivo do esporte que não é só vencer, mas integrar as pessoas.

        Excluir
    15. so pode ser inveja das americanas,pra dizer essas bobagens!

      ResponderExcluir
    16. Todo mundo fala mal das americanas,mas é o único país do ocidente que consegue bater as européias e as ásiaticas.
      Desde que eu começei a ver ginastica as europeias sempre conquistaram tudo,é só ver os mundiais e as olímpiadas dos anos anteriores.
      Inves te tá falando mal deviam torcer pra que países da america central e america do sul subissem mais ao pódio,e ñ tá falando do corpo,da atitudes e dos genios das garotas.Na verdade ninguem é perfeito,quem sabe depois dessa atitude feia ela ñ melhore o jeito dela!

      ResponderExcluir
    17. Feias ou não, elas fizeram tudo isso por um sonho, e ninguém, tem o direito de criticar a aparência das pessoas, tem algumas arrogantes sim, mas dizer que a Raisman é arrogante, isso não existe.

      ResponderExcluir
    18. Isso prova, que elas trabalham duro e arriscam o máximo. Fala sério, aqueles Amanares americanos dão gosto de se ver...

      ResponderExcluir
    19. Winicius Damasceno


      VIDEO MÁXIMOOOO : USA X RUSSIA - O ABRAÇO DE RAISMAN E MUSTAFINA COM DIREITO A UM ''VC É A CAMPEÃ" DE MUSTAFINA PARA RAISMAN (OS FÃS SE ODEIAM MAS ENTRE ELAS NÃO EXISTE ISSO HAHAH)

      LINK: http://www.youtube.com/watch?v=bMNzrjhr2Ko

      ResponderExcluir
    20. Winicius Damasceno

      O "Bico" da Maroney tipo "TE ODEIO SANDRA IZBASA O OURO ERA MEU" na cerimonia de entrega das medalhas fez sucesso nos EUA kkkkk foi até noticiário de jornal e ela da risada de tudo haha olha o vídeo

      LINK: www.youtube.com/watch?v=g0CcEgoao-I

      ResponderExcluir
    21. Ou talvez, o problema não fosse a Izbasa, e sim com ela mesma, sabendo que poderia ser "campeã olímpica" no ultimo salto que era muito mais simples pra ela que o Amanar, deve ter sido frustante.

      ResponderExcluir
    22. Bom todo atleta precisa estar confiante e seguro naquilo que vai apresentar certo. Mas Maroney consegue ultra passar os limites ela passa sim a imagem de Menina MARRENTA, foi muito Arrogante com Paseka uma atitude totalmente desportiva.
      Pra mim ela entrou sim com o clima já ganhei essa medalha e caiu se frustou com seu desempenho mas isso não justifica a falta de educação com os companheiras de trabalhas desmerecer o hino romeno.Um pouco de Humildade vai bem.

      ResponderExcluir
    23. AMO MCKAYLA! LINDA E MUITO FORTE! ADORO ELA CONCENTRADA, FICA AINDA MAIS BONITA!

      ResponderExcluir
    24. Eu odiava a McKayla até ver esse vídeo em que ela está super humilde e fofa e explica o que aconteceu em Londres: http://www.gymnastike.org/coverage/249714-The-Fierce-Five-after-London/video/662630-McKayla-Maroney-reveals-what-really-happened-after-the-Olympic-vault-final

      Eu fiz uma traduçãozinha, se alguem quiser:
      Entrevistadora: Você deu uma ótima entrevista há algumas semanas em que você falou sobre a sua experiência logo após o seu salto, e sua experiência com Sandra Izbasa. Você pode me falar um pouco mais sobre isso?
      McKayla: Sim, definitivamente. Eu meio que recebi maus... sabe? Várias pessoas não sabiam realmente o que aconteceu, e como elas poderiam? Quer dizer, eles não estão perto de mim como meu técnico estava ou como meus amigos estão, a quem eu pude contar tudo o que aconteceu. Logo após eu aterrissar o meu salto, meu técnico disse “Você acaba de perder sua medalha de ouro.”. Ele não estava sendo mau, ele só estava me informando, para que eu não tivesse expectativas, não ficasse tipo “talvez eu tenha conseguido mesmo que eu tenha caído”, ele só estava me informando, tipo “não se anime, porque provavelmente já era” . Depois de ele dizer isso, eu fiquei com o coração partido, e foi muito triste e muito difícil saber que eu simplesmente caí nas olimpíadas. Então Sandra veio a mim e... eu nem sei o que estava acontecendo, eu acho que ela estava tentabdo me abraçar, as pessoas estavam tentando me abraçar e eu não tinha idéia... Eu só queria saber o que tinha acontecido, saber minha nota e como eu tinha me saído, eu não estava prestando atenção e ela veio e ela me disse, depois de ganhar o ouro, tipo “me desculpe” e eu fiquei tipo “o quê? Não, não..”, eu estava dizendo “não” a ela, tipo “não se desculpe”, sabe? Seja lá quem ganhe uma medalha de ouro merece a medalha de ouro, e, quero dizer, obviamente, se eu não tivesse caído, eu teria ganhado mas você não pode dizer “E se...?” EU ODEIO ESSA PALAVRA! Eu odeio a palavra “E se?” e eu odeio a palavra “Deveria” porque eu simplesmente não ganhei, está no passado agora, e agora estamos no futuro e eu acho que tudo acontece por um motivo. Muita gente me pergunta “ E se você tivesse ganhado a medalha de ouro?” e eu fico tipo “Não me perguntem ‘e se...?’!” Quem se importa? Não aconteceu. Agora eu posso almejar as próximas olimpíadas e os próximos campeonatos mundiais e eu nem sei, tipo muitas pessoas perguntam se eu só quero voltar às olimpíadas porque eu caí, e eu digo que não, eu quero voltar porque eu amo ginástica e eu não cheguei a fazer tudo o que eu queria, e porque foi maravilhoso, foi a melhor experiência da minha vida. Chegar a esse ponto, conseguir entrar no time olímpico e competir pelo seu país, é o melhor sentimento do mundo. Se eu voltasse, não seria para me provar, eu nunca faria isso, isso não é o que eu quero fazer. Eu ainda adoraria me apresentar no solo, eu não pude competir no solo. Eu não sou só a garota do salto e muitas pessoas acham que eu sou, eu sei fazer outros aparelhos também.
      Então, foi basicamente isso o que aconteceu, houve muito drama com a cara de “Not impressed” , mas acho que depois dessas entrevistas todas e de toda a expicação, está demorando um pouco - já faz algum tempo desde as olimpíadas – para que o assunto não exatamente morra, mas para eu pelo menos explicar o que aconteceu e dizer como eu me senti, porque muitas pessoas acharam que eu só estava sendo desrespeitosa, a princípio e, ai meu deus, isso partiu meu coração porque eu tenho bom espírito esportivo e eu não sou a pessoa que iria querer que os outros se dessem mal, eu quero que todos dêem o seu melhor e quem quer que seja que está competindo com os melhores deveriam ser os melhores, sabe? Eu não sei se isso fez sentido, mas eu nunca desejaria mal a ninguém e eu e Sandra somos boas amigas, na verdade.

      ResponderExcluir
    25. ... continuação:
      Eu me sentei com ela no ônibus, no caminho de volta, nós tivemos que fizer teste de drogas juntas depois das finais do Salto, porque nós conseguimos as medalhas de ouro e prata, então eles tinham que confirmar que nós não estávamos sob efeito de drogas nem algo do tipo, então nós estávamos no ônibus e ambas tínhamos muito que fazer xixi, porque não deu para irmos e nós bebemos literalmente umas dezesseis garrafas de água e eu não pude mesmo ir ao banheiro porque eu fui logo antes do Salto depois nós tivemos que ir ao teste de drogas imediatamente então não tive a chance de ir ao banheiro, levou mais ou menos uma hora para eu poder... para eu poder... para eu poder MIJAR o suficiente (pronto, falei!). Então, Sandra e eu estávamos no ônibus, e a viagem de volta à Vila Olimpica durou uma hora por causa do transito, e nós estávamos quase morrendo. Quando chegamos nós corremos ao banheiro e nós não conseguíamos nem andar retas porque estávamos com muita vontade de ir, nós fomos correndo e ela estava segurando as minhas coisas porque eu não conseguia nem segurar as minhas coisas porque eu não podia nem andar reta!
      Então, quero dizer, muitas pessoas não sabem o que acontece no “por trás nas cenas” e ela é mesmo uma ótima amiga e eu estou tão feliz por ela, por ter ganhado a medalha de ouro porque essas foram as ultimas olimpíadas dela, ela ia se aposentar depois e eu não vou, então eu estou muito feliz com o resultado de tudo e eu não tenho nenhum arrependimento e isso é o importante, porque eu tentei dar o meu melhor e é só isso que importa.
      Entrevistadora: É tão legal saber que você e Sandra tem um relacionamento tão bom. Você teve interação com alguma outra ginasta internacional?
      McKayla: Definitivamente, você meio que passa a conhecer outras meninas, eu não sei o nome de muitas outras meninas porque elas são de outros países, mas eu tenho relacionamentos com várias outras meninas, são todas tão legais e, sabe, chegar às olimpíadas é tão difícil e você meio que pode virar amigo de qualquer pessoas nas olimpíadas porque nós todas estamos na mesma situação. Então é por isso que as coisas funcionam assim e é por isso que todos meio que se amam.

      ResponderExcluir
    26. É, ela deu esta entrevista enorme, cheia de enrolação e rasgação de seda, mas não falou nada sobre simplesmente ignorar a Paseka. E não adianta me dizer "ela não viu a Paseka na hora", porque estavam frente à frente.

      Achei aquilo e o "not impressed" muito feio da parte dela. Lembrou-me muito a Catalina Ponor de 2005: fez cara feia por perder o título da trave no Mundial, e foi rotulada como arrogante, diva, salto-alto, má atleta. Mas em 2012, McKayla teve a mesma atitude e "só estava chocada com o resultado"?

      Para mim, aquilo foi uma prova de todo espírito NÃO-esportivo que ela tem.

      Paseka confirmada na seleção anual russa. Não seria a maior ironia de todo o Universo se ela melhorasse seu Amanar, fizesse um Mustafina e fosse campeã Mundial? Os deuses da Ginástica adoram pregar peças mesmo...

      ResponderExcluir