-->
  • Entrevista com a ginasta canadense Peng Peng Lee


    Peng Peng Lee é uma das melhores ginastas canadenses da atualidade. Ela competiu no Campeonato Mundial de 2011, terminando na décima nona colocação na final do individual geral e também ajudou o time canadense a se classificar para as Olimpíadas.

    Lee estava pronta para competir em Londres, mas lesionou seu joelho saltando um yurchenko com dupla pirueta no treino de pódio de uma competição a apenas três meses das Olimpíadas, o que a tirou de cena. Lee agora é parte do time da UCLA, nos Estados Unidos.

    Aqui está uma entrevista exclusiva com Peng Peng Lee, onde ela revela mais sobre si mesma e seus próximos planos.

    Gigi Khazback: Você não foi as Olimpíadas de Londres por conta de uma lesão... Como você conseguiu lidar com isso?

    Peng Peng Lee: A princípio foi muito difícil saber que eu não poderia competir em Londres, mas quando tomei minha decisão final de não competir, fiquei com a consciência tranquila. Eu sabia que era melhor para mim não competir, e estava ansiosa para, pelo menos, ir como capitã do time.

    Gigi Khazback: Foi difícil para você assistir as meninas canadenses nas Olimpíadas sabendo que você também poderia estar lá?

    Peng Peng Lee: Foi difícil assirtir minhas colegas competirem, especialmente quando eu sabia que poderia estar lá competindo com elas e representando meu país, mas ao mesmo tempo senti muito orgulho delas e sabia que a melhor escolha para mim era de não competir e deixar que meu joelho se recuperasse direito.

    Gigi Khazback: As ginastas canadenses competiram com uma flor branca no cabelo em homenagem a você, porque você sempre usa uma durante as competições. Foi ideia de quem? Como você se sentiu a respeito disso? Você ficou surpresa?

    Peng Peng Lee: Na verdade eu não tinha nem ideia de que elas iriam colocar flores brancas no cabelo. Quando estava assistindo elas competirem, me surpreendi e me senti muito honrada de ter colegas tão maravilhosas. Eu realmente guardei no coração essa atitude e foi para mim um dos pontos altos das Olimpíadas. Acredito que tenha sido ideia da Kristina Vaculik e eu absolutamente amei a iniciativa!

    Gigi Khazback: Agora que as Olimpíadas de Londres passaram, você quer tentar ir ao Rio?

    Peng Peng Lee: Rio está um pouco longe para que eu possa dizer, mas eu definitivamente já pensei sobre a possibilidade das Olimpíadas de 2016. Eu amaria ir e fazer disso um objetivo ao longo prazo.

    Gigi Khazback: Fora suas colegas de time, para quem você esteve torcendo nas Olimpíadas?

    Peng Peng Lee: Estava torcendo para as canadenses, claro, mas também torci por Milos Raonic da minha cidade natal. Também adorei assistir Ennis, da Grã-Betanha.

    Gigi Khazback: Diga-nos sua opinião a respeito da competição feminina nas Olimpíadas de Londres.

    Peng Peng Lee: Eu gostei muito de assistir a competição, vi tantos movimentos difíceis sendo realizados, e a artisticidade diferente que existe em cada atleta. Vi muitos acontecimentos que me deixaram na beirada da cadeira, como por exemplo, o fato de Jordyn Wieber ter ficado fora da final do individual geral. Eles realizaram o evento muito bem, foi tudo muito bem feito.

    Gigi Khazback: Muitos fãs de ginástica acharam que Victoria Moors deveria ter se qualificado para a final do solo. O que você acha?

    Peng Peng Lee: Victoria realizou uma série excelente e eu acho que definitivamente merecia uma final. Infelizmente tudo pode acontecer nas Olimpíadas e vimos um altíssimo grau de dificuldade, todo mundo mostrou o que tem de melhor. Penso que isso irá motivá-la a trabalhar ainda mais duro para ir as próximas Olimpíadas, porque ela tem muito mais a mostrar.

    Gigi Khazback: Quais outros esportes você assistiu nessas Olimpíadas?

    Peng Peng Lee: Eu só tinha tickets para assistir a ginástica, mas assisti também muito do atletismo pela televisão, na concentração do Canadá. Justin Warren, o filho dos meus técnicos, foi parte do time do revezamento e acredito que também dos 100 metros rasos, então estive torcendo por ele.

    Gigi Khazback: Você mencionou que estava treinando um duplo esticado com uma pirueta no solo e que você estava confiante com ele. Você irá treiná-lo de novo e executá-lo na sua próxima competição?

    Peng Peng Lee: Sim, adoraria treinar esse movimento de novo, e seria ótimo brincar um pouco com isso e continuar melhorando. Eu adoro aprender novos movimentos e é isso que me motiva a continuar.

    Gigi Khazback: Quais das meninas da equipe canadense é a mais próxima a você?

    Peng Peng Lee: Com certeza Kristina Vaculik, ela é uma das minhas amigas mais próximas e eu amo ela! Ela está sempre lá quando eu preciso, e tem um coração muito doce.

    Gigi Khazback: Se você não fosse uma ginasta, o que seria?

    Peng Peng Lee: Se não fosse uma ginasta provavelmente seria uma jogadora de tênis. Eu joguei muito tênis quando era mais nova, mas tinha mais paixão pela ginástica.

    Gigi Khazback: Quem é sua ginasta favorita?

    Peng Peng Lee: Minha ginasta favorita é Shawn Johnson, porque amo a maneira com que ela se apresentava no solo e mostrava sua personalidade enquanto competia. Ela também mostrou movimentos de muita dificuldade, mas o que me impressiona a respeito dela é que ela sempre parecia estar se divertindo, não importa o que acontecesse.

    Gigi Khazback: Qual é o seu aparelho e movimento favoritos?

    Peng Peng Lee: Meu aparelho favorito é o solo - eu amo me apresentar no solo. Meu movimento favorito é o duplo esticado com uma pirtueta no solo, e pak com pirueta nas assimétricas.

    Gigi Khazback: Seu nome é Christine mas você escolheu seu nome chinês "Peng Peng" como seu nome na ginástica. Qual é a história por trás desse nome?

    Peng Peng Lee: Quando eu estava em Seneca, haviam vários e várias "Chris" no ginásio e meu técnico me perguntou se eu tinha um nome chinês. Fui inscrita como Peng-Peng e estive usando esse nome desde que tenho 10 anos de idade.

    Gigi Khazback: Quando você terminar sua carreira na ginástica, quais serão seus planos?

    Peng Peng Lee: Não sei ao certo o que irei fazer depois que terminar minha carreira como ginasta. Adoraria me envolver em algo como fisioterapia do esporte mas também fazer atuação (ao mesmo tempo). Amo performance e gostaria de fazer algo que envolvesse isso.

    Tradução de Marina Aleixo. Entrevista originalmente postada em http://wogymnastike.blogspot.ca/2012/11/exclusive-peng-peng-lee-i-would-love-to.html.
  • You might also like

    2 comentários:

    1. Peng Peng Lee e muito carismática! gostaria de vela no mundial em 2013! ela e muito habilidosa,é quem não gosta da shawn? shawn foi uma ginasta maravilhosa,habilidosa, dança muito bem também!! confesso que no pan em 2007 fiquei com raiva da shawn por ela ter ganhado quase tudo, mas ela acabou me conquistando com seu talento

      ResponderExcluir
    2. Ginasta com personalidade forte, que arrisca sempre para surpreender o público o líder de equipe por natureza.
      Mas infelizmente as lesões não deram chance para conquistar seus objetivos.
      Mas ela tem muito o que mostrar ainda.

      ResponderExcluir