-->
  • Ginástica artística e treinamento precoce


    Parece que Murakami Mai vem sofrendo as consequências de ter se desenvolvido precocemente nos treinamentos. Analise as duas séries abaixo.

    2009.



    Última série de 2012.



    Ela conseguiu acertar a série de 2009 no Campeonato Japonês desse ano mas, mesmo assim, não acho que teve a mesma qualidade de antes.

    Alguns treinadores parecem não se preocupar tanto com a fase de treino dos atletas. O exemplo do treinador de Murakami é o mais recente, juntamente com Katelyn Ohashi, dos EUA. Aliás, Valeri Liukin, técnico de Ohashi, é um "expert" em formar ginastas antes da hora: Ohashi, Rebecca Bross e até a própria Nastia Liukin são exemplos.

    Ohashi não teve o mesmo desempenho do ano passado nesse ano. No ano passado, se a idade fosse permitida, ela teria condições de ser campeã mundial de trave. É o mesmo caso de Murakami: se Lauren Mitchell, com a série que fez, foi campeã mundial de solo em 2010, Murakami teria sido campeã (com a série do primeiro vídeo) com toda certeza!

    Nastia Liukin estava pronta no Pan-Americano de 2003. Não tinha idade para os Jogos de Atenas, em 2004, mas brilhou no Mundial de 2005. Aí começaram os problemas...2006, 2007...Caso raro foi ela ainda ter conseguido chegar nos Jogos de Pequim em 2008, ainda mais sendo campeã olímpica! Foi lindo e completamente arriscado. O psicológico forte de Nastia ajudou muito mais do que a periodização de treinamento.

    Rebecca Bross também esteve pronta em um Pan-Americano: o de 2007. Sem idade para competir nos Jogos de Pequim, fez parte da equipe de 2009 e foi prata no geral. A partir daí, lesões atrás de lesões. Ficou fora de Londres e, pela tamanha concorrência que existe para uma vaga na equipe dos EUA, está praticamente fora dos Jogos do Rio e dos Mundiais desse ciclo.

    Ainda consigo lembrar de Vanessa Ferrari, juvenil mais comentada em 2005. Foi campeã mundial individual geral em 2006, bronze em 2007 e passou longe do pódio nos Jogos de 2008. A russa Tatiana Nabieva também teve sua melhor forma quando ainda era juvenil, em 2009, e acabou por não conseguir vaga na equipe olímpica da Rússia nos Jogos de Londres.

    Um caso próximo: Victor Rosa. Victor, ainda juvenil (16 anos), competiu brilhantemente no Pan-Americano de 2003. Não tinha idade para os Jogos de 2004 e não conseguiu vaga para os Jogos de Pequim. Sempre sofrendo com as lesões, não conseguiu competir o Mundial do ano passado, nem o Pan-Americano e nem as classificatórias de Londres. Um talento nato que ficou fora de mais uma edição dos Jogos Olímpicos...

    Sei que as lesões dos ginastas são inesperadas e nunca são programadas. Qual o técnico deseja que seu ginasta lesione? Já que não se pode programar as lesões, seria interessante programar o treino de alto nível, pelo menos, para o primeiro ano da categoria adulta. Ginastas e treinadores sairiam ganhando. Literalmente.
  • You might also like

    24 comentários:

    1. agora é torcer p que até 2016 ela não flope (YN)

      ResponderExcluir
    2. Heeeey! Esta floor song da Mai é de uma animação japonesa que eu simplesmente amo! Não é animê, é drama-série que tem 3 histórias separadas. O nome é "Ayakashi - Japanese Classic Horror".

      Agora, quanto ao post: concordo com tudo. Os Estados Unidos, como seleção feminina de Ginástica, deram foi muita sorte. Não nas execuções ou nas dificuldades: isso foi incontestável no Team Final (mas bastante contestável no AA). A sorte da equipe foi a de poucas lesões graves acontecerem. A pior foi com a Bross, e o próprio time mostrou que, de fato, não precisava das lindas séries de UB e BB que ela tinha. Todas saltaram Amanar, enquanto Beca "só" salta DTY. Todas tinham mais de três passadas no solo, enquanto este era o limite de Bross (o mínimo exigido).

      Tomara que a virada excepcional que ocorreu com Nastia Liukin ocorra com Mai Murakami. Eu realmente gosto muito da ginástica dela, é leve e bastante graciosa. Quero muito que ela consiga executar o quádruplo giro na trave, e que isso leve seu nome (e olha que já tem ginasta japonesa executando QUÍNTUPLO giro na trave). Digo o mesmo da Ohashi: ela é uma fofura de assistir, combina dificuldade com uma dança muito agradável.

      O jeito é esperar. Não torço pela lesão de ninguém em favor do Brasil. Torço para nossas meninas superarem as melhores ginastas que esatejam em suas melhores formas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não faz sentido essas ginastas trabalharem em quádrupos ou quíntuplos giros na trave, pois até onde eu sei o código não permite elementos de dança com valor acima de E.

        Excluir
      2. Também não existiam elementos acrobáticos de valor H, e no próximo ciclo o Silivas e o Chusovitina serão desta categoria. Quem sabe a FIG não tome vergonha na cara e crie o valor E para elementos de dança?

        O futuro ainda está em branco, caro.

        Excluir
      3. Hã ...
        Então tomara que Murakami sobreviva até lá.

        Excluir
    3. Cara a Beth Tweddle que foi campeã em 2009 em 2010 que a Mitchell chegou a ser campeã

      ResponderExcluir
    4. Ah, eu gostei pra caramba do solo da Muraka de Stuttgart, temos que entender que a ginasta muda, 3 anos se passaram depois do campeonato Japonês e o solo do Japão é bem diferente dos outros solos, todo mundo vê a diferença das séries, Vide Daiane que terminou o solo de DE e não foi só pq ela tem força de sobra, muito pelo contrario o solo estava jogando demais !
      Logicamente a série vai mudar de um solo pra outro.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Era isso que eu tinha em mente, o solo do Japão joga a ginasta pra cima. Foi por isso que a Dani fez o Duplo Esticado ano passado.

        Excluir
    5. Na minha opinião o melhor treinador de todos os tempos e Liang Qiao!! vcs podem observar que em 2007 no pan shawn brilhou, colocou a jade no chinelo! já tinha uma serie difícil,no mundial competiu com a mesma serie, já em pequim ela dificultou as suas series, o treinador dela foi muito inteligente, a Gabby foi a mesma coisa, foi crescendo aos poucos, e foi campeã olímpica!!! Qiao sabe o momento certo de fazer a sua ginasta dar tudo o que tem!!

      ResponderExcluir
    6. Eu fui no Seminário Internacional de Ginástica que ocorreu em Rio Claro-SP, esse ano. Esse assunto foi discutido, e ficou bem claro que é muito importante a periodização! Podemos ver a Jade Barbosa, com 13 anos ela já era uma ótima ginasta, mas depois sofreu muito com lesões. É algo que realmente deve se analisar.

      ResponderExcluir
    7. Outros exemplos dessa situação seriam Peng-Peng Lee e Iordache, que encantavam na fase júnior, tiveram uma carreira sênior rápida e as lesões vieram na hora errada (Londres 2012). Tomara que recuperem logo, especialmente a Peng. Seria desolador vê-la decair e engordar naqueles campeonatos universitários americanos.

      ResponderExcluir
    8. Que eu saiba a Lauren foi campeã em 2010!

      ResponderExcluir
    9. Outra que eu acho que sofreu com isso também foi a Larissa Iordache. Todos estavam animadíssimos com ela por causa do desempenho dela como junior, e acabou que ela veio lesionada para Londres. Se bem que não dá pra criticar o Octavian Bellu né, ele é O treinador.

      ResponderExcluir
    10. O corpo da mulher muda muito quando entra na puberdade.. e ela precisa ter uma genetica mt boa para continuar no alto nivel.
      A Nastia tem uma genetica unica. Se adaptou mt bem e so cresceu com treino adequado

      Sou contra a idade de 16 anos para competir em olimpiadas..
      Pq a ginasta tem o seu melhor entre 14-15-16 aumetaria a vida da ginasta ou ate mesmo mudaria o ciclo.. com uma olimpiada a ginasta poderia se aposentar e evitar treinos forcados e consequente contusoes derivadas de variacao no corpo

      Temos mt exemplos desse processo.. A irma da nastia é um exemplo.. 200% melhor que a nastia mas morreu na praia!

      A Dani é uma sortuda.. competiu no auge da sua carreira e continua a brilhar pelo brasil.. historico de poucas contusoes

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dano continua a brilha só aqui no Brasil, pq a ginastas atual são muito muito fracas e não fazem dificuldade!! mas em campeonatos como mundial e olimpíadas ninguém nem se ouve o nome Daniele Hypolito, quem costuma pegar uma vaga na final e a jade no salto.

        Excluir
      2. Qual é o nome da irmã da Nastia ? o-o

        Excluir
      3. Irmã da Nastia? Qual Nastia? Nastia Liukin é filha única... Nastia Grishina tem 3 irmãos... qual Nastia?

        Excluir
      4. Irmã da Nastia? quem ser irmã da nastia? Nunca ouvi falar...

        Excluir
      5. Nastia Liukin não tem irmãos ou irmãs. Ela é filha única. DE qual Nastia você está falando?

        Agora, a irmã mais nova da Aliya Mustafina era realmente um promessa, que morreu na praia. Sofreu com lesões e não tem o psicológico da irmã mais velha.

        Excluir
      6. Não acho que a Naliya Mustafina morreu na praia, pelo que eu ja li, parece que não continuar na ginástica foi uma escolha pessoal dela.. provavelmente por ver o sacrificio e a intensidade dos treinos da irmã. Dizem que ela é até melhor que a Aliya, a própria Aliya diz isso, imagina se tivesse continuado..não teria pra ninguém..

        Excluir
      7. Alguém avisa o Valeri Liukin e a mulher dele que eles tem uma filha perdida por aí...

        Excluir
    11. Irmã da Nastia ???

      Que eu saiba ela é filha única !!

      Nunca ouvi falar... Quem sabe o Liukin ou "a Liukin" não tem uma filha perdida por ai ?? kkkkk

      ResponderExcluir