-->
  • O que a ginástica reserva para 2013? - Parte 5


    ITÁLIA

    Elisa Meneghini ficou na sombra da compatriota Enus Mariani (que tornará Senior em 2014) quando alcançou "apenas" a quarta colocação na final Junior do Individual Geral. Vale lembrar que a atleta conseguiu o feito após sofrer uma queda, e que tem talento de sobra para conseguir resultados expressivos em 2013, quando debutará na categoria Senior. Elisa, que pontuou mais que Enus na soma dos quatro aparelhos da final por equipes, e pegou todas as 6 finais em Bruxelas, já conquistou inúmeros fãs e mantém a tradição da Itália nos últimos anos, figurando como um dos países mais emergentes na ginástica internacional.

    Elisa na trave, mostrando ótimo potencial.



    GRÃ-BRETANHA

    Rebecca Tunney chamou a atenção dos fās internacionais após se tornar sênior pelo seu carisma e carinha de criança. Em 2013 a atleta deixa de ser a caçula do time e passa a figurar como uma das mais experientes - sim, as coisas mudam muito rápido no mundo da ginástica! Tunney, que chamou a atençāo pelos motivos errados na American Cup de 2012 após uma apresentação desastrosa na trave onde teve 3 quedas, provou a todos que aquela é uma página virada, e tem se mostrado uma atleta consistente e confiável, conseguindo a melhor classificação no individual geral de uma atleta britânica na final dos Jogos de Londres, em casa. Ela, que é treinada pela técnica mais bem sucedida da Inglaterra na atualidade, Amanda Reddin, tem como melhor aparelho as barras, mas apresenta qualidades de uma "all-arounder".

    Tuney nas barras assimétricas, sua especialidade.

    Gabby Jupp, sangue novo no time sênior, já levanta rumores de um "Silivas" no solo (ou duplo mortal com dupla pirueta) e é também forte nos outros aparelhos. Gabby é uma atleta forte e explosiva, e em 2012 sagrou-se campeã nacional, dominando a competição e saindo com quatro ouros. Já um pouco mais madura desde o campeonato Europeu de 2012, Jupp levanta expectativas quanto a elementos novos e projeções de resultados para o time inglês.
    Jupp no solo, demonstrando dinamismo e carisma.

    Angel Romaeo possui boas provas em todos os aparelhos, e mostrou estar entre as tops juvenis britânicas em 2012, sendo a segunda melhor ginasta inglesa do individual geral nas finais do campeonato Europeu. Se tornará Senior no ano que vem, e prova ser mais uma boa adiçāo ao time nacional.
    Romaeo na trave no Campeonato Europeu.

    ESPANHA

    Roxana Popa, que foi considerada a melhor ginasta juvenil espanhola, vem com grandes projeções para seu primeiro ano sênior em 2013. A atleta, potente e explosiva, executa um yurchenko com dupla pirueta no salto, e possui uma personalidade marcante, que lembra a de Alicia Sacramone, veterana do time americano.

    Popa no salto.

    JAPÃO

    Asuka Teramoto, treinada pela campeã européia de 2004, Alina Kozich, apresenta elementos de alta qualidade, como por exemplo sua tripla pirueta de saída da trave e uma boa série de paralela. A atleta promete ser um dos maiores nomes da ginástica feminina do Japão em 2013.
    A pequena Teramoto na sua série de paralela, na final do aparelho do Mundial de 2011.

    Mai Murakami é uma daquelas ginastas que só aparecem de vez enquando. Incrivelmente habilidosa e coordenada, tem como forte o exercício de solo onde apresenta um duplo mortal com dupla pirueta, ou "silivas", um duplo esticado e uma tripla pirueta na mesma série! A pequena prodígio, que tem porte físico semelhante ao de Shawn Johnson, mostra que ainda tem talento de sobra para esbanjar carisma. A comissão técnica surpreendeu o mundo ao deixar Murakami de fora do time olímpico em 2012, mas esperamos que em 2013 ela tenha sua chance de brilhar em competiçōes internacionais de alto porte.

    Murakami no solo - espetacular!

    UCRÂNIA

    Mariya Livchikova teve seu sonho olímpico adiado em 2012 após sofrer uma lesão e ser cortada da competiçāo. A atleta ucraniana, dona de uma linha impecável e séries originais, traz esperança de volta para seus fās e levanta expectativas de que em 2013 poderá apresentar novamente sua ginástica de alto nível e excelente qualidade. Olesya Sazonova e Darya Matveyeva também estarāo representando a Ucrânia em 2013 como sêniors pela primeira vez. Amabas terminaram em boas colocações no Campeonato Europeu do ano passado, e poderão ajudar o país no campeonato mundial da Suiça.

    Livchikova, em série de trave recente, onde conseguiu 15,250 em uma série com duas sequências acrobáticas pra frente!

    Sazonova no solo.

    Matveyeva nas assimétricas.

    Texto de Marina Aleixo, da série "O que a ginástica reserva". Todo fim de ano faremos postagens sobre os maiores nomes que competirão no ano seguinte. O último texto será escrito exclusivamente sobre ginastas do Brasil. Ideia original de Marina Aleixo.
  • You might also like

    9 comentários:

    1. Ver essa reportagem so me faz pensar em como o Brasil passara dificuldades nos proximos anos!! Não temos nemhuma ginasta nova para 2013 e 2014!!! Salve Dani Hypolito e Jade, pois sem elas nos estariamos perdidos... Bernardo ES

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. pelo menos temos jade em 2013 com grandes chances no salto né?

        Excluir
    2. Sazonova não foi pro Europeu, foi a Vasilyeva.

      ResponderExcluir
    3. O Europeu junior não teve final por equipe separada da classificatória.

      ResponderExcluir
    4. Cristiano - Niteroi01 dezembro, 2012 14:55

      Parabens Marina! Excelente post mais uma vez!

      ResponderExcluir
    5. Seus textos såo fantásticos Marina, meus parabéns !!!

      ResponderExcluir
    6. Porque é só a Romenia que ta mal para o próximo quadrienio?É muita injustiça!Acorda federação romena!Bora formar novas Stelianas e Larisas!

      ResponderExcluir
    7. Nossa, o tsukahara dessa Sazonova eh muito baixo. Eu espero que a Ucrania cresça novamente no esporte. Espero tbm ver ginastas executando o podkopayeva, ouvi dizer que ele teve o valor aumentado no novo código, eh verdade?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. os saltos dela são tão baixos que chega da agonia. Eu tb espero que a ucrania cresça. Eu gosto das ucranianas porq as séries delas são interessantes. Elas acrescentam muito na ginastica.

        Excluir