-->
  • A parte artística no novo Código de Pontuação


    Os fãs da ginástica artística feminina não aguentam mais esperar pelas competições que acontecerão esse ano. O novo código de pontuação entrará em vigor, e existe bastante ênfase na parte artística, tanto na trave como no solo.

    Segundo o site Full Twist, no curso internacional de arbitragem, que aconteceu em dezembro do ano passado, Oksana Omelianchik foi usada como exemplo de uma ginasta que tem a parte artística perfeita. Ela faz sua série de trave como se estivesse no solo! Alguém discorda?



    Apesar dos Estados Unidos contar com poucas ginastas que tenham bons desempenhos na parte artística, uma das minhas séries de solo favoritas é justamente de uma americana: Shannon Miller, na final de solo dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. As acrobacias foram excelentes, e a parte artística foi impecável.



    Será que as novas exigências do Código de Pontuação nos levarão a assistir competições como havia antigamente?



  • You might also like

    22 comentários:

    1. Ana Porgras seria um otimo exemplo tanto no solo como na trave. Pois uni um pouco do novo codigo, elegancia, artistico e plasticidade.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. disse tudo, ana porgras realmente seria um ótimo exemplo tanto no solo quanto na trave. A trave dela era demais, bem artistica mesmo, com um ritmo impressionante.

        Excluir
    2. Por uma ginástica com menos Wiebers e Raismans! Oh ginastiquinha feia, você fica se perguntando se tá vendo mesmo a competição feminina ou se é a masculina..

      ResponderExcluir
    3. com certeza que esse novo código de pontuação as ginastas vão explorar mais a parte artística!
      as Russas já preenchem esses requisitos desse novo código de pontuação, as Romenas e as Chinesas também!!!
      AS Americanas!! vão melhorar na parte artística pra não ser despontuadas!! vão tentar cumprir apenas o que o código pede...

      ResponderExcluir
    4. esse novo código vai obrigar todas as ginastas do mundo a dançar, a se expressar!!
      claro que as Americanas não vão fazer uma serie com passos de balé, vão optar por uma serie alegre ou dramática, mas não clássica!!! eu gosto da serie da Jordyn Wieber e uma serie alegre!! EU ACREDITO QUE AS AMERICANAS VÃO SEGUIR OS PASSOS DE JORDYN WIEBER

      ResponderExcluir
    5. Tbm gostei da coreografia nova de Adrian Gomes, está muito bem elaborada. Só o que falta urgentemente é ele colocar dificuldades nas passadas dela, pq potêncial ela tem (espero).
      Parabéns pelo blog, não sou da área, mas todos os dias entro pra ver as novidades da ginastica.

      ResponderExcluir
    6. Sei não em..... se for ver como exemplo e avaliar a série da lexie Priesman naquele treino a coreografia continua horrível também..... E duvido muito que vão descontar as americanas por parte artística né. Esperemos.....

      ResponderExcluir
    7. gente eu quero ver o que vocês vão falar quando as americanas apresentar um serie artística....... vocês sabem que elas são as melhores e se olharmos as atletas de 2003,2004 elas tinha series bem artística e só mudaram por conta do código de pontuação e não vai ser um bale besta que vai mudar a superioridade da americanas

      ResponderExcluir
    8. do que adianta o código exigir a parte artistica se na prática nenhuma delas são despontuadas?? pq numa final olimpica, a Raisman fazer aquele lixo de coreografia só mexendo o braço, e não receber nenhum desconto..foi a maior prova que na verdade a parte artistica nao conta NADA. Se contasse, as americanas nao estariam competindo como homens...elas se preocupariam em pelo menos fingir que dançam.

      ResponderExcluir
    9. Até que enfim a Raisman vai se aposentar, já que ela nunca teve e nunca terá coreografia!!! Mas fazer o que? Ela é campeã olímpica de solo e bronze na trave, justamente duas provas onde coreografia deveria contar muuuuuuuito!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Raisan irá se aposentar ?? Da onde vc tirou essa ideia.

        Li em uma entrevista dela, que assim como Gabby Douglas, ela volta aos treinos em agosto visando 2014, 2015 e Rio 2016

        Excluir
    10. Artisticidade é muito subjetivo para se julgar. Acho que a cobrança com a questao de se expressar mais pode aumentar, mas nao havera grandes mudanças no julgamento das series. As americanas continuarao sendo as menos artisticas, as russas darao um show de bale e classe e ainda assim competirao de igual para igual. No codigo passado tambem ja havia essa cobranca com artisticidade e tals e vejam quem ganhou a final de solo, a Robotsman(apesar de ela ter melhorado bastante, nao da pra tolerar uma campea olimpica de solo que tem como auge da parte de danca se jogar 2 vezes no chao e virar a cara para um lado e depois pro outro)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. kkkkkkk. Gostei. Me lembra aquela parte da Raismam abrindo as pernas no chão antes de se levantar pra fazer a tripla pirueta.
        Realmente tenho q concordar. Graças a Deus que o Brasil já está antenado e contratou a Margarita (coreógrafa) no ano passado pra melhorar as séries.

        Excluir
    11. CLARO QUE COM ESSE CÓDIGO A PARTI ARTÍSTICA SERÁ COBRADA COM MAIS VIGOR, MAS NÃO ADIANTA TER UMA SERIE COM UM LINDO BALÉ SENDO QUE A NOTA DE PARTIDA E 5.5 OU 5.7!!
      RAISMAN CONTINUARIA EM VANTAGEM PORQUE APESAR DE SER DESCONTADA NA PARTE ARTÍSTICA,A NOTA DE PARTIDA DELA PARTA DE 6.5 E ELA CONTINUARIA A FRENTE DAS DEMAIS ATLETAS!!
      ENTÃO QUE AS RUSSAS , CHINESAS , E ROMENAS, ABUSEM TAMBÉM DA DIFICULDADE!!

      ResponderExcluir
    12. Quem disse que pra fazer ginastica precisa de tablado? rsrs... olhem esse video, GINASTICA ARTISTICA NA AREIA http://www.youtube.com/watch?v=9dd-_0dlDdE e são brasileiros, é uma galerinha do ceará.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Suicidas !!! Não tem ideia do perigo que correm...
        Legal o Vídeo, mas vão para um ginásio urgentemente onde possam praticar o esporte com segurança.
        Falta mta técnica e isto é muito perigoso para a integridade física de vocês....

        Excluir
    13. Reparem como Shannon tinha um corpo esguio, delicado e balético. Entrava e saía de tsuka (primeiro carpado, último grupado). Eram poucas as ginastas estadunidenses que não tinham este tipo físico, e as séries eram sempre deliciosas de assistir. Que dança, que expressão, que timing perfeito!

      Hoje em dia...o contrário ocorre. Parrudonas robóticas que abusam das acrobacias e esquecem que trara-se de um esporte chamado Ginástica ARTÍSTICA, e não de trampolim. Pouvcas são as que possuem arte em suas séries. Cito aqui as que mais gosto no solo: Sabrina Vega e McKayla Maroney. É sempre um prazer assisti-las no solo.

      Se todas fossem como estas duas, certamente eu só torceria para o Team USA.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo,
        colocaria a Jordyn tambem entre as que eu mais gosto no solo. Ela tem o tipico porte fisico de uma ginasta dos EUA, forte, mais alta... mas ela pegou uma musica e conseguiu fazer uma coreo muito boa, que foge do estilo classico mas combina muitissimo com a musica. Isso tambem acho que eh ser artistica.

        Excluir
    14. Gosto muito da série se uma americana. Acho sua coreografia. Linda. Allyse Ishino. Uma das mais artistas no solo!

      ResponderExcluir
    15. Pessoal, vocês já perceberam que o sorrisinho da shawn johnson é igualzinho o da oksana omelianchik rs???

      ResponderExcluir
    16. Ainda bem que vcs nao elaboram o codigo, pq senao iriam impor o gosto pessoal de vcs. Ja vi russas com series horriveis de solo e americanas belissimas. Mas, tudo é um questao de gosto. O que é belo para uns nao e percebido da msm forma por outros.

      ResponderExcluir