-->
  • Sawao Kato, ex-ginasta japonês, se despede de cargo na FIG


    O grande atleta japonês Sawao Kato, de 67 anos, foi removido de seu cargo no Comitê Técnico da Ginástica Artística Masculina, depois de vinte anos de colaboração. Ele foi uma lenda olímpica nos anos 70.

    Antes de sua carreira administrativa, Sawao Kato foi um campeão excepcional, tendo levado para casa um total de 12 medalhas olímpicas, incluindo oito de ouro, nos Jogos do México, Munique e Montreal, em 1968, 1972 e 1976, respectivamente. O ginasta completo dominava todas as dificuldades em todos os aparelhos. Ele era uma força motriz por trás do sucesso do Japão na ginástica, tendo sucesso durante anos contra as estrelas da escola soviética.

    Brilhante nas argolas, incrível na barra fixa e elegante no solo, Sawao foi o exemplo perfeito de um ginasta talentoso que colocou o sucesso de sua equipe acima de todas as outras coisas. Ele foi de atleta para técnico, e deixou sua marca em mais de uma geração de ginastas japoneses com sua experiência e sabedoria.



    A carreira administrativa  de Sato começou em 1992, quando foi eleito para o Comitê Técnico pela Assembléia Geral Maculina em Salou. Naquela época, o Comité foi dirigido por Karl-Heinz Zschocke. Kato não desistiu do cargo até sua aposentadoria, em 2012. Mais um exemplo claro de seu compromisso com a ginástica.

    Na cerimônia de entrega, e na presença dos funcionários recém-eleitos, a FIG disse adeus a um de seus colaboradores mais queridos, um cavalheiro dentro e fora dos tablados. Dessa forma o nome de Sawao Kato foi marcado na história da FIG.


    Sato no cavalo com alças, uma de suas especialidades.



    Fonte: FIG
  • You might also like

    2 comentários:

    1. Ah...que pena...em cargo administrativo, ele é bem novo para ser substituído. E é um daqueles membros que exigem perfeição e elegância acima de qualquer coisa. A dificuldade pode não ser das maiores, mas se o atleta apresenta a série com linda execução...já ficou bem aos olhos de Kato.

      Minha tia, quando assistia Ginástica Artística, tinha uma paixonite por ele XD

      ResponderExcluir
    2. Video recente da pavlova cravando whip com supla pirueta e meia... Não eh um grande solo... mas estou feliz por ela continuar na ativa http://www.youtube.com/watch?v=ykIHrIMs5t4

      ResponderExcluir