-->
  • Análise da American Cup 2013


    Jake Dalton e Katelyn Ohashi são os campeões da American Cup 2013. Toda a competição, tanto no masculino como no feminino, foi muito boa para um começo de temporada. Os ginastas tentaram, principalmente no masculino, adicionar sequências e exercícios novos. Achei a competição muito boa de se ver.

    Masculino

    Sérgio Sasaki, nosso representante brasileiro, ficou fora do pódio. Sasaki teve 4 quedas: duas no solo, onde ele apresentou os maiores upgrades, uma no salto, onde ele voltou a apresentar o dragulesco, e uma na barra fixa. Se você somar os 4 pontos à nota final dele, você pode conferir que ele teria terminado a competição em terceiro lugar, a menos de 2 décimos do segundo colocado! Acredito que Sasaki fora do pódio apenas significa que ele ainda não está pronto. Vejo muito potencial nas séries! Daqui uns 3 meses elas estarão bem melhores e prontas para colocarem Sasaki de volta à conquista por medalhas.

    Jake Dalton mostrou o favoritismo na competição, já que acabou de chegar do ouro conquistado na Winter Cup no mês passado. Ele apresentou uma série de solo digna de medalhista mundial e um excelente tsukahara com tripla pirueta no salto. Precisa melhorar a série de cavalo com alças, que ainda e muito fraca. Se Jake Dalton será um nome forte para o individual geral do Mundial desse ano? Ainda é muito cedo para saber.

    Oleg Verniaiev foi o principal concorrente de Dalton. E estava indo muito bem! As coisas se complicaram depois de uma apresentação bem ruim, mas sem quedas, na paralela. Entretanto, conseguiu passar pela barra fixa (com pequenos erros) e terminar na segunda colocação, pouquíssimos décimos à frente de Marcel Nguyen.

    Marcel Nguyen segurou bem todas as séries em todos os aparelhos, exceto no cavalo com alças, onde tirou 13,066, e no solo, onde fez uma série com nota de dificuldade um pouco baixa mas muito bem executada. A soma de todos os aparelhos foi suficiente para deixar Marcel no pódio, em terceiro lugar.

    Danell Leyva fez uma competição decepcionante. A paralela, onde ele é campeão mundial, foi muito ruim. E acabou refugando a última passada do solo, de duplo esticado, onde ele sempre tem dificuldade... Fico por entender porque ainda insiste nesse exercício para o fim da série... A série de barra fixa também foi ruim.

    Jorge Giraldo não teve uma boa competição, mas passou muito bem pela paralela. Hiroki Ishikawa, cara nova da equipe japonesa, competiu com séries simples, mas muito bem executadas. Kristian Thomas abriu a competição muito bem no solo, com 15,400, mas o nível das apresentações nos outros aparelhos ficaram bem distantes.

    Feminino

    Como eu havia previsto, a competição ficou acirrada entre as duas americanas, Katelyn Ohashi e Simone Biles, que terminaram em 1º e 2º lugar respectivamente.

    Até a metade da competição, apesar de prever que Ohashi seria a campeã, acreditei que Biles iria vencer. Ela teve a melhor nota de salto e paralela. Mas na trave teve uma queda e vários desequilíbrios, apesar de mostrar bastante potencial. No solo teve problemas em todas as chegadas; me lembrou muito a Daiane dos Santos. Não fosse os erros de Biles, Ohashi não teria terminado na primeira colocação.

    Ohashi partiu de 6,8 na trave, e isso sem acertar todas as ligações. Mostrou muito potencial de evolução nas assimétricas. O salto, como uma tradicional ginasta do clube WOGA, pra mim foi normal, sem potencial para evoluções. Provavelmente ela nunca apresentará um outro salto mais difícil que o apresentado: um yurchencko com dupla pirueta.

    Victoria Moors completou o pódio da primeira competição oficial do ano! Foi ótima no solo e no salto (1º e 2º lugar), passou bem pela paralela e trave. Sua nota mais baixa foi 13,566 na paralela. Moors deve liderar as próximas equipes canadenses nas competições desse ciclo. A série nova de solo está muito bonita! Provavelmente será um nome forte nas finais desse aparelho.

    Elizabeth Seitz fez uma boa competição, acertando a série de paralela e fazendo um bom salto (DTY). Passou bem no solo e trave, e ficou com o merecido quarto lugar. Seitz não tem potencial para ser uma medalhista no individual geral, mas pode estar figurando entre as 10 primeias colocadas nas competições internacionais que estão por vir.

    Vanessa Ferrari teve um nota muito boa no solo: 14,466, onde teve a maior nota D, de 6,1. Entrentanto, de acordo com as séries que ela apresentou, achei as notas bem infladas no salto e na paralela.

    Gabriele Jupp me deixou surpreso! Chegou no primeiro ano da categoria adulta dando o seu recado. Ela tem um potencial excelente em todos os aparelhos, e pode evoluir muito ainda. Muito boa de paralela e trave! Com certeza será peça chave para a equipe britânica nesse ciclo, podendo ser o nome britânico mais forte nas finais do individual geral.

    A novata canadensa Maegan Chant ainda é bem fraquinha, mas tem boa postura. Asuka Teramoto passou despercebida para mim nessa competição.
  • You might also like

    14 comentários:

    1. Acho que a Gabrielle Jupp vai melhorar bastante e duelar com a Rebecca Tunney no AA britânico.

      ResponderExcluir
    2. fiquei surpreso com essa biles. se não tivesse errado com certeza ficaria em primeiro, acho que cabe mais uma largada nessa paralela. ela muito potente e na minha opinião é bom nome para o campeonato mundial.
      quanto a katelyn o salto vai ser um problema nas próxima competição ela vai ter que acerta a trave de qualquer jeito vai ficar difícil para competir no individual geral.
      mais foi muito bom agora é só esperar as próximas competição...

      ResponderExcluir
    3. Depois de muita luta, muito desespero e chororô, consegui comentar o american cup através do programa de live stream.

      Muitas travadas - porque a net ainda não é perfeita - mas ao menos agora posso ver onde tem um site decente pra transmissão. Graças à minha amiga e ao meu esposo.

      Eu sabia que daria Ohashi. Sabia. WOGA, para o alto e avante! Mas fiquei um pouco decepcionada com a trave dela. No PT, ela foi infinitamente melhor.

      Achei a nota da Moors no solo injusta. Ela merecia 15.000, 14.900 só pra começar.

      Aquelas Biles...solo sofrível, desculpem. Salto com nota inflada. Viktoria Komova fez muito melhot nos Quals das Olimpíadas e não recebeu aquilo tudo de nota.

      Enfim. Não fiquem tristes com Sérgio. Não teve um atleta ali que tenha acertado absolutamente tudo. Todo mundo, WAG a MAG, errou. É só o começo da temporada. Vai melhorar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu não sabia realmente o potencial da Ohashi, ela é muito simpática, séries muito boas! A trave tem muita dificuldade, mas a execução não é lá essas coisas, gostei da coreografia e das acrobacias no solo, paralela boa, e salto também bom, acho que não valia muito a pena ela executar um Amanar, pois ela pode muito bem executar o DTY e alcançar nota maior que 15.000, como é comum a Mustafina alcançar 15.100 com o DTY dela.

        Também achei a nota de solo da Moors injusta, assim como achei injusta a nota de solo da Ferrari e achei alta demais a nota da Biles... só falta agora ver como está a Ross, Priessman, Dowell, Baker, Maroney, Finnegan e quem sabe a Li (será que ela vai competir em 2013?)
        Solo da Ferrari >>
        http://www.youtube.com/watch?v=K28yUSs8WJI

        Excluir
    4. Solo de Victória Moors já está no youtube:
      http://www.youtube.com/watch?v=ZUYdRgVUkaQ

      Apesar dela fazer somente três passadas, a série está muito bem coreografada, e não está "descançando" antes de fazer as acrobacias, além da música nova ser bem melhor que a do ciclo passado.

      Voltou a fazer o Silivas, e torço muito que ela coloque o duplo esticado que ela fez em uma competição no fim do ano passado pois aí sim ela terá chances reais de medalha no mundial desse ano.

      ResponderExcluir
    5. Solo de Sérgio Sasaki
      http://www.youtube.com/watch?v=sxx0Gmb5hts

      Apesar, das duas quedas, me surpreendi muito com ele em face da lesão séria que ele sofreu no ano passado. Na primeira competição do ano o garoto já resolve colocar um duplo mortal pra frente carpado como passada de diagonal... não é pra qualquer um não! fora a sáida de duplo twist com meia volta e o duplo com dupla...

      Ele não teve uma competição boa, mas pelo menos ele tem provas suficientes pra ganhar o bronze na Bélgica no AA.

      ResponderExcluir
    6. Ohashi Hoje, não é isto tudo que dizem

      Só tem uma trave forte, pois no resto não tem nada demais !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O Valeri sempre coloca as ginastas dele pra fazer ligação na ultima passada, qdo ja estão mais do que cansadas. Não é muito inteligente isso, vide a sandra izbasa na final de solo olimpica, a rebeca bross no AA de 2009. (Não to falando q a isbaza eh ginasta do Valeri, pelo amor de deus, antes q alguem venha me corrigir.)

        Excluir
      2. eu acho que isso varia de ginasta para ginasta. Beth tweddle sempre fez ligação na ultima passada e na maioria das vezes acertou.

        Excluir
    7. Ohashi e forte na trave!!! mas no individual geral ela e fraca!! acredito que outras ginastas americanas iram competir no individual geral, Kyla Ross,Prince entre outras..........
      se Ohashi não tomar cuidado e provavel que ela só vá a esse mundial, pq ela só será util pros EUA na trave!!!!

      ResponderExcluir
    8. A Simone Biles ta crescendo e ta ficando mais bonita^^. Quando ela era criança ela era muuito estranha. Se o ângulo da camera nao me enganou, com a altura que ela consegue da pra ela treinar duplo mortal com tripla pirueta.

      ResponderExcluir
    9. Ohashi x komova...meu sonho *-*

      ResponderExcluir
    10. Pelo que vi no começo desta temporada, acho que a Mustafina leva o campeonato mundial, ela está com uma série de trave muito original e a execução foi muito boa no campeonato russo, o salto dela é muito bom (se ela saltasse pelo menos o Mustafina seria maravilhoso, acho difícil ela voltar a saltar o amanar) e nem preciso comentar dela nas paralelas (a medalha olímpica já fala por si), quanto ao solo se ela apresentar algo parecido com o que apresentou na final do solo nas olimpíadas já será mais do que suficiente. E também ela está com moral por conta do brilhantismo nas olimpíadas e tem um emocional poderoso, acho que 2013 será mais uma vez, um ano ótimo para ela. Mari

      ResponderExcluir