-->
  • Análise do Training Camp de ginástica artística feminina - Abril 2013


    No complexo esportivo Planeta Vida, onde fica localizado o Ginásio de Ginástica da ONG Qualivida, está sendo realizado um treinamento com as principais ginastas do Brasil, desde segunda-feira. Os treinamentos seguem essa semana e finalizam no sábado. Hoje foi o dia de passar as séries para as árbitras internacionais Eliane Martins e Ana Paula Luck. Confira abaixo tudo o que aconteceu no treino de hoje, e , ao término, minhas considerações.

    Como foi

    Ficou claro, mais uma vez, que o melhor aparelho do Brasil continuará sendo o salto sobre a mesa. Rebeca Andrade realizou um amanar, Ana Flávia realizou um yurchencko com dupla pirueta e outras fizeram yurchencko com pirueta e meia (Letícia Costa, Maria Cecília e Thauany Lee). Maria Cecília teve uma queda no salto que, para mim que estava meio longe do salto, pareceu uma tentativa de Lopez. Ela acertou o yurchencko com meia e saiu estendida da mesa, mas bateu o pé antes de começar a girar o mortal. Então não deu para definir muito o movimento...

    O solo foi o segundo melhor aparelho da seletiva. Rebeca Andrade conseguiu firmar a postura do duplo esticado, que agora não abre margem de dúvidas para os juízes. Ana Flávia apresentou um tsukahara e sequência de pirueta e meia ao passo para duplo grupado. Flávia Saraiva fez 3 diagonais D (duplo carpado, duplo grupado e dupla pirueta e meia) e uma diagonal de C + C (pirueta e meia + pirueta). Todos os saltos de dança foram C. Letícia Costa e Lorrane dos Santos fizeram duplo twist. Detalhe importantíssimo: Lorrane dos Santos agora treina com Iryna Ilyashenko no CEGIN. Daniela Santana também tem bons saltos de dança, todos C, mas falta fôlego para a ginasta no solo e na paralela. Tamires da Veiga fez a mesma série de solo do Zhakarova Cup. Gente, ela vai ficar muito boa!

    A trave foi bem interessante. Mariana Valentim fez cortada em arco, reversão sem mãos + salto anel, grand jeté em arco. Excelente giro 180º e não fez saída D, saiu de dupla pirueta. Flávia Saraiva tem muito futuro nesse aparelho. Ela é muito segura, tem as acrobacias altas e bem executadas. Tentou uma ligação de reversão sem mãos + flic + layout + layout, mas caiu. Não entendi o porquê de tentar ligar a reversão sem mãos com o restante da sequência... A maioria das meninas faz saída de duplo grupado da trave. Dentro do que eu vi, a trave pode vir a ser o segundo aparelho mais importante do Brasil para essa geração.

    Agora a paralela... Acho que nenhuma ginasta fez série completa na paralela. Sempre faltava uma coisinha: Ingrid Messias não fez saída, Rebeca Andrade não fez largada, Letícia Costa fez saída C, Ana Flávia não fez largada, Daniela Santana não fez transições de barras, e por aí vai... Flávia Saraiva tem uma ótima linha na paralela, mas falta ainda a largada e as transições de barras. No aquecimento ela fez tkatchev, mas na hora da série não. Mariana Valentim tem uma série interessante, mas errou muito! Caiu no jaeger, no mortal com meia para barra baixa... Custou a chegar no fim da série! Se tivesse acertado teria feito a melhor paralela do treino.

    Jade Barbosa

    Jade Barbosa ficou dois meses parada, sem clube e sem treinador. E hoje fez o que pode. Está voltando agora, mas acredito que estará pronta para o Mundial. Sabe qual papel a Jade desempenhou super bem? O papel de ginasta espelho. O papel de experiência, de tranquilidade. O tempo inteiro esteve conversando com as meninas, estimulando, dando força. E todas responderam super bem! Pode ser que Jade assine contrato com o CEGIN para esse ano. A relação dela com a Iryna está dando muito certo.

    Considerações das árbitras

    Não deu para ouvir muita coisa... O que elas disseram foi que a parte artística precisa ser melhorada, tanto na trave quanto no solo. Todas as ginastas, sem exceção, tiveram descontos artísticos. Georgette Vidor pediu para que a coreografia de contato com a trave seja mais criativa. Não gostaram da paralela: esse aparelho, nas considerações delas, piorou. Eliane Martins (responsável pela paralela) criticou os lançamentos á parada, que devem estar dentro de, no máximo, 10º graus fora da vertical para ser considerado. Ela também disse para reduzirem os giros sem trocos. Por exemplo: a ginasta faz meio troco para tomada invertida. No próximo giro, se ela estiver fazendo essa tomada de mãos apenas para cumprir o requisito de composição, a ginasta já deve fazer outro meio troco para voltar para a tomada palmar. Várias ginastas fizeram um giro invertido entre um meio troco e outro, e isso aumenta os descontos. Os trocos com pirueta foram, na grande maioria, fora da vertical.

    Minhas considerações

    No geral, gostei bastante da seletiva. Realmente todos estão se esforçando para que haja uma renovação na seleção brasileira. Entretanto, muito ainda precisa ser feito.

    Concordo com tudo que as árbitras disseram ao fim do treino. Deve se investir mais nas partes coreográficas das séries. Apenas as ginastas de Barueri não ficaram na posição estacionária nos cantinhos do solo. As demais ficaram descansando antes das linhas acrobáticas.

    Também acho que deve se investir em bonificações na trave e no solo. O novo código apresenta bonificações de 0.1 que não são difíceis de fazer. Trave: mortal para frente + wolf; reversão sem mãos + sissone; cortada + mortal; wolf + mortal lateral; flic + flic + layout; flic + flic + mortal grupado . Solo: dupla pirueta e meia + mortal para frente; flic sem mãos + duplo grupado; flic sem mãos + dupla pirueta e meia. Essa última, se fizer um mortal depois da dupla e meia, acaba bonificando 0.2 no total.

    O treino terminou e eu acabei apaixonado pela Flávia Saraiva. O nome dela é futuro! Ela é baixinha, forte, flexível e artística. O que foi a série de Flávia no solo? A postura durante a parte artística parecia de chinesa. Virei fã! Nunca tinha visto Flávia fazendo algo ao vivo, e acho que todos vocês merecem ver. Ela é demais!

    Outra fofura é a ginasta Tamires da Veiga. Também muito pequenininha e forte, ela é a explosão em pessoa!  Muito rápida e dinâmica. Tamires tem tudo para ser um dos grandes nomes para o próximo ciclo. Acho que ela não terá idade para competir nesse...

    Rebeca Andrade melhorou muito o duplo esticado. Ela é hoje a melhor ginasta de sua geração. Rebeca cresceu muito, ela está grande! Fiquei um pouco assustado... Ainda bem que ela parece não estar tendo problemas para se adaptar ao corpo, já que está fazendo tudo normalmente. Apesar de Rebeca ser a melhor atualmente, acredito que Mariana Oliveira (não participou por conta de uma cirurgia recente) e Flávia Saraiva baterão de frente com ela nas próximas competições.

    Ana Flávia, Mariana Valentim e Daniela Santana são muito inconstantes. São boas no treino, mas na hora de fazer a série elas erram muito! É de dar dó...

    Leandra Gago, de Barueri, melhorou muito. Ela era bem durinha, agora está melhor. Maria Cecília também melhorou bastante! Ela sofreu muito com lesões no pé quando mais nova, o que atrapalhou demais os treinos.

    Julie Kim não participou do treino. Ela está com uma lesão meio complicada no quadril.

    Novidade

    Eu não lembro o nome dele, mas o treinador da ex-ginasta francesa Emilie Le Pennec, campeã olímpica de paralela em 2004, é o novo reforço do CEGIN. Ele se juntou ao time LiveWright justamente para dar um reforço nesse aparelho. Desejo sucesso ao clube nessa nova estratégia de investimento!

    Confira os vídeos do treino de hoje! Estão sendo postados em http://www.youtube.com/user/gymblogbrazil .
  • You might also like

    18 comentários:

    1. Cegin Araazando , Sambando na Cara do flamengo , eu nao aceitaria a Jade de volta lá nem ferrando . falou mal queimou a lingua :P

      ResponderExcluir
    2. Fabiano Araújo25 abril, 2013 19:17

      Cedrick, e a Frida? Está lesionada?

      Obrigado pela cobertura e parabéns pela postagem!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A Frida raramente aparece está sempre com algum problema...

        Excluir
      2. El dá um show na trave quando está bem esses tempos mesmos ela estava treinando salto com pé na cabeça tava tipo a Komova mas não sei o que ocorreu.

        Excluir
    3. Belo trabalho, Cedrick!
      Mas a Jade nao se apresentou? Se sim, como tao as series dela?

      ResponderExcluir
    4. Vendo os vídeos, vi que pelo menos inovaram um pouco nas paralelas!!Amo esse blog!!

      ResponderExcluir
    5. Clarissa Bello25 abril, 2013 20:56

      Parabéns pela cobertura incrível. É muito bom poder saber como anda a nossa ginástica por uma fonte coerente e confiável. PAarabéns!

      ResponderExcluir
    6. notei que tem muitos com expectativa em relação as series da Jade Barbosa, mas ginastica não e tão facil assim!! ela precisa de mais tempo de treinamento, precisa perder peso!! nesse Training Camp de ginástica artística feminina não vai dá pra ela mostrar muito, pq ainda esta fora de forma!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. tbm acho que esta acima do peso pra ginastica, queria ve la mais magra , e voltando fazer suas series boas nos tempos de 2007 e 2008

        Excluir
    7. Muito boas notícias. Fico feliz de ver a evolução da nossa ginástica e também tantas meninas no esporte. Muito bom. E o CEGIN investindo pesado hein. Tá bonito de ver.

      ResponderExcluir
    8. Vc tem mais vídeos??

      ResponderExcluir
    9. Cedrick altura não é nada ou vc se esqueceu da eterna Khorkina?

      ResponderExcluir
    10. Cadê o restante dos videos Cedrick? =S

      ResponderExcluir
    11. gente, a mariana valentin tem quantos anos e treino por qual clube ??

      ResponderExcluir
    12. E a Caroline Mercer? Falaram muitissimo bem dela, que ela tinha um ótimo futuro mais não citaram nem um dos elementos que ela apresentou no camping inteiro.

      ResponderExcluir
    13. a Jade voltou pra seleção ou não?

      ResponderExcluir
    14. http://www.youtube.com/watch?v=eTbvl_prK8Y

      Apreciem essa serie de trave de Mariana Valentin. Uma linda linha corporal, com plasticidades nos movimentos e um bom nível de dificuldade para uma juvenil!

      ResponderExcluir
    15. Cedrick a Lorrane e Letícia estão executando Duplo twist carpado? Grupado? Esticado?

      ResponderExcluir