-->
  • O que aconteceu com a nota de solo de Huang Quishuang em Tóquio?


    Não sei quantos de vocês assistiram a a última etapa da Copa do Mundo de Ginástica, em Tóquio. Quem assistiu, viu Huang Qiushuang conseguir uma nota de partida no solo um pouco diferente, especialmente para uma chinesa: 4,7!

    Algumas pessoas questionaram o porquê dessa nota D na nossa página no Facebook. Resolvi colocar o meu certificado de árbitro nacional em ação e calcular a nota de Huang. E tentar explicá-los porque a nota foi tão baixa. E explicar, também, a rigidez com que a FIG exige que as séries no novo código sejam executadas.

    Primeiramente, assista a série.



    Acredito que vocês esperavam uma nota D assim:

    Acrobáticos

    Tsukahara carpado - E - 0.5
    2 e 1/2 pirueta - D - 0.4
    Duplo carpado - D - 0.4
    1 e 1/2 pirueta - C - 0.3
    2/1 pirueta - C - 0.3

    TOTAL: 1.9

    Dança

    Duplo giro 90º - D - 0.4
    Cortada em anel - C - 0.3
    Cortada 1/2 - C - 0.3

    TOTAL: 1.0

    Requisitos de composição

    As chinesas sempre executam todos, certo?

    TOTAL: 2.5

    Nota D = acrobático + dança + RC = 1.9 + 1.0 + 2.5 =  5.4

    O que aconteceu:

    Acrobacias

    Todas ok.

    Dança

    Duplo giro a 90º - B - 0.2

    O giro baixou de valor. A perna dela não se manteve na posição 90º durante todo o giro, e todo giro com perna abaixo de 90º é considerado um giro simples. Com ela fez dois giros, o valor de um duplo giro simples é B.

    Cortada em anel - C - 0.3

    No vídeo não dá para assitir direito, mas a cortada só pode ter seu valor diminuído se a perna da frente estiver abaixo da horizontal ou a perna de trás apresentar arco insuficiente. Aparentemente, isso não aconteceu.

    Cortada com 1/2 - C - 0.3

    As cortadas sem anel só caem de valor se apresentarem a primeira perna abaixo de 45º graus. A falta de extensão ântero-posterior de pernas tem que ser muito ruim para que o salto não seja validado. Se isso acontecer, o salto não tem valor nenhum.

    Requisitos de composição

    As chinesas sempre executam todos, certo? Errado. Huang não apresentou mortais em diferentes posições. Todos os mortais apresentados foram para trás! Uma estrela sem mãos ou uma reversão sem mãos durante a série já teria sido suficiente para receber o 0.5 que perdeu por não cumprir esse requisito.

    Só para lembrar o quanto esse requisito é importante: Mattie Larson, no Mundial de 2010, não cumpriu esse requisito na série da final por equipes. Esses 5 décimos teriam sido suficientes para deixar os Estados Unidos na frente da Rússia nessa final. Os EUA perderam um ouro que podia ter sido ganho com uma estrela sem mãos!!!

    A nota final de Huang Qiushuang, então, fica assim:

    Nota D = acrobático + dança + RC = 1.9 + 0.8 + 2.0 = 4.7

    A pergunta que fica depois da análise é: se nem as chinesas estão tendos os giros (e até alguns saltos) considerados, quais ginastas terão?

    O código agora é assim: ou a ginasta faz uma ginástica bem feita, principalmente na parte de dança, ou melhor nem se arriscar!
  • You might also like

    19 comentários:

    1. Eu assisti à competição na madrugada de domingo para segunda e realmente fiquei surpreso com a nota D da Huang. A perda de 0,5 ponto pelo não cumprimento do requisito apontado é indiscutível, mas a não validação do duplo giro com a perna a 90° talvez tenha sido exagerada. Pelo ângulo do vídeo, a perna parece elevada o bastante (se não exatamente a 90°, num ângulo dentro da margem aceita para que o elemento seja validado). Já vi giros muito piores receberem crédito, então, vamos observar se os jurados vão ser coerentes ao longo do ciclo.

      ResponderExcluir
    2. Para quem está se preparando para um Europeu morno, mais um motivo - Sandra Izbasa tambem nao vai a Moscou. Mesmo motivo de tanta desistencia - exames finais. Mas tambem é um claro indicio que Sandra só está protelando a aposentadoria, talvez até o Mundial em outubro. A única razão para os fãs não despegarem o olho da TV(ou do streaming) será o duelo ao modo do Velho Oeste entre Aliya Mustafina e Larissa Iordache.

      ResponderExcluir
    3. GOSTEI.. Komova pelo menos será muito beneficiada! ficarão mais bonitas as series! LEGAL

      ResponderExcluir
    4. Uma pena pra linda da Huang. Acho ela tão linda, mesmo sendo inconsistente, é a única chinesa que eu realmente gosto de assistir atualmente.

      Mas está certa a FIG, ou faz certo ou não faz. Tenho certeza que essa medida vai evitar muitas dúvidas quanto ao merecimento das ginastas às medalhas (CofcofAlycofcofRaisman).

      ResponderExcluir
    5. o duplo giro me pareceu tão bem realizado :(

      ResponderExcluir
    6. Valeu! Fiquei mesmo na dúvida sobre o duplo em L, mas ele parecia tão normal e bem executado! E achei estranho uma CHINESA não cumprir uma exigência, talvez ela queria colocar um mortal esticado pra frente depois da dupla e meia, igual mesmo a Mattie Larson no mundial de 2010, ela perdeu a sequência acrobática não executando o mortal pra frente, com isso ela já perdeu duas exigências (Ela tinha nota de partida 5.9 - 1.0 ficou 4.9 + 7.633 de execução = 12.533)

      ResponderExcluir
    7. Com todo respeito à opinião da arbitragem, mas o único problema que eu vi no duplo giro com a perna elevada foi ela ter girado mais que 720 graus quando desceu a perna e deu meio giro a mais. Se notares bem ela tem ponta de pé na perna de cima, mantém a perna de baixo estável(não perde o eixo de rotação) e fica com o pé na linha da cintura o tempo todo (cumprindo os 90 graus). Nem pela angulação da câmera dá a impressão de a perna estar baixa demais (que é até pior que a visão da arbitragem, que fica abaixo do pódio, pois filma de cima para baixo e poderia dar ao telespectador a impressão de que a perna estava baixa demais). A tua explicação está bem clara, mas eu nao consigo ver o erro de execução.

      ResponderExcluir
    8. E o que aconteceu com nota de trave dela!?!?

      ResponderExcluir
    9. quero mesmo ver isso sendo colocado em prática para TODO MUNDO! quero ver no mundial se as americanas vão fazer tão bem qnto as chinesas! se é descontado pra elas, deve ser para todas!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esse é o grande problema: os árbitros são rigorosíssimos com Romênia, Rússia, China e Brasil; mas com as americanas são super liberais... Quem discorda disso??

        Excluir
    10. Apesar de achar muito rígido, confesso que também concordo com -> "Mas está certa a FIG, ou faz certo ou não faz. ".

      Gosto da Huang Qiushuang, mas seu solo não me empolgou muito. Não vi tanta perfeição como é costume das chinesas.

      Cada vez mais o código fica mais rígido, e acredito que a perfeição nunca foi tão exigida. Só espero que a Aliya venha com tudo nesse Mundial.

      Cedrick, você tem alguma informação sobre a Vika? Se ela vai conseguir competir nesse Mundial? E sobre a Iordache? Se ela vai competir também no Mundial ou em outra competição antes dele? Gosto da romena, mas não a acompanho, apesar de achá-la promissora.

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu vi em algumas entrevistas na internet que Vika voltou aos treinos junto à equipe principal, e que em breve será a sua próxima competição, talvez uma etapa de copa do mundo. Quanto ao mundial creio que ela irá competir. :)

        Excluir
    11. Pessoal e as americanas campeãs olímpicas? Sei que a Raisman está no DWTS e a Kyla já está competindo. Mas e a Gabby e mcKayla? Jordyn Wieber nunca mais ouvi falar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jordyn Wieber já está se preparando para o Mundial 2013:

        http://fansided.com/2013/04/11/jordyn-wiebers-new-routine-video/

        Gabby Douglas Ainda está curtindo e aproveitando a fama, aparecendo em programas de entrevistas.

        Mckayla Maroney está de volta aos treinos visando o mundial 2013:

        http://www.intlgymnast.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3583:maroney-motivated-by-return-to-training&catid=2:news&Itemid=166

        Excluir
      2. Não sabia que Wieber já tinha voltado a treinar !!

        Boa sorte pra ela, pois vai precisar !!

        Enquanto a Gabby e Raisman..Segundo entrevistas das mesmas voltam aos treinos em julho/agosto.

        Dessa forma, devem visar a temporada 2014 !!

        Excluir
    12. Também quero ver se esse código vai ser rígido com TODAS.E a nota de trave dela,o que aconteceu.

      ResponderExcluir
    13. Gente! Poderiam fazer uma postagem sobre as expectativas/apostas/opiniões acerca do Europeu da proxima semana né?
      Por exemplo: Quem ganha o duelo entre Aliya Mustafina e Larissa Iordache no AA?
      Será que agora com o Amanar de Ksenia Afanasyeva, ela toma a vaga de Grishina na final?
      E no VT, será que Paseka será descartável do mundial (Já que além do Amanar, Afanasyeva também tem uma boa trave e solo)?
      E na trave, se Mustafina cravar a sua nova trave, tem chances de brigar com Iordache pelo ouro?
      E o solo, quem ganha a disputa entre Bulimar, Iordache e Afanasyeva?
      Será que Mustafina vai apresentar o DE e mostrar que é medalhista olímpica nesse aparelho?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. 1º Afana tem q acertar o amanar e fazer series consistentes na trave e solo, pq grishina tah mt bem nas barras!

        2º Paseka ñ será descartável simplesmente pq sem ela vai por quem? afana tah zuada na trave/solo e paseka tem buscado de verdade melhorar nas barras, alem disso acredito que komova n vai fazer amanar nunca mais!(espero tah errado).

        3º acredito que bulimar vai focar no solo..vai ser dificil pras outras!

        Excluir