-->
  • Luisa Galiulina é suspensa por dois anos


    A Federação Internacional de Ginástica anunciou  nessa terça-feira que Galiulina será suspensa da ginástica por dois anos, retroativo a 1º de agosto de 2012.

    Galiulina testou positivo para furosemida, um diurético, em um teste aleatório feito dia 24 de julho, dias antes dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Ela não foi autorizada a competir e foi expulsa dos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional.

    A Comissão Disciplinar da FIG decidiu, em 06 de novembro, que Galiulina estava suspensa por seis meses, retroativos a 1º de agosto. Entretanto, a Agência Mundial Anti-Doping pediu que a suspensão fosse aumentada para dois anos completos. A Agência recorreu ao Tribunal do Esporte, enquanto a FIG defendeu a ginasta.

    "Argumentamos que a ginasta já havia sofrido punição adequada sendo excluída dos Jogos Olímpicos, e que uma longa suspensão significaria o fim de sua carreira", anunciou a FIG.

    No entanto, o Tribunal decidiu em favor da Agência, deixando Galiulina elegível para competições somente em 1º de agosto de 2014.

    A substância furosemida não melhora o desempenho, apenas acelera a perda de água, e seria mais eficaz (falando de trapaças) em esportes que têm suas categorias divididas por peso. Entretanto, muitos atletas usam furosemida pela sua eficácia em mascarar outras substâncias. Vale lembrar que Daiane dos Santos foi suspensa por 5 meses das competições de ginástica.  A droga é comprada livremente nas farmácias do Brasil.

    Fonte: http://intlgymnast.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3663:cas-hands-down-heavy-sentence-to-galiulina&catid=2:news&Itemid=166
  • You might also like

    2 comentários:

    1. É com Z o nome dela assim Luiza :)

      ResponderExcluir
    2. o que acontece eh que a maioria (senão todos os atletas de nível olímpico) são obrigados a tomar doping para melhorar o desempenho, e meses antes das competições o papel da furosemida (como diurético) é eliminar qualquer vestígio do doping pelo corpo. Por isso a furosemida eh proibida.. pq nos outros esportes, se o atleta usa furosemida eh pq com certeza fez uso de outro doping antes. Mas é um diurético comum, nem apresenta riscos a não ser a ´perda de potássio. E eu acho q muitas ginastas tomam só pra ajudar na perda de peso mesmo.. achei muito injusta a punição.

      ResponderExcluir