-->
  • Considerações sobre Camping da Seleção de Ginástica Artística Feminina - Julho 2013


    Esse texto é um relato das observações feitas por Hugo Santhiago Lopes durante o Camping de Treinamento da Ginástica Artística Feminina. Ele esteve presente no evento no sábado, último dia de treinamento, dia em que todas as ginastas passaram suas séries.

    "Cheguei em Três Rios bem cedo e logo o treino começou com toda a formalidade. As meninas se alinharam, Georgette falou algumas coisas e Alexander Alexandrov tomou a palavra. Falou pouco, mas falou com autoridade e tom de estímulo/expectativa para com as ginastas, e mandou começar o aquecimento. As meninas foram correr, fazer alongamento, exercícios de flexibilidade e não demorou muito pra Irina e o próprio Alexandrov começarem as correções pois algumas meninas não estavam com os dedos esticados, falta de ponta e até mesmo com flexibilidade limitada... Depois disso, cada uma foi pra sua subdivisão e começaram a treinar... Cada uma com seu técnico e assistentes técnicos e Alexandrov só observando.

    Achei bem exaustivo o alongamento grupal + treinamento com técnico/treinamento em aparelho + aquecimento + competição... Algumas pareciam exauridas antes mesmo de pisar no aparelho, mas enfim, deve ser assim nos outros países e ginástica artística não fácil... Eu particularmente gostei mais da outra seletiva, em termos da competição, pois foi só isso que acompanhei. Muitos erros bobos, uma leve piorada na execução de algumas e como tinham mais meninas ficou mais difícil de dar atenção e ver tudo. Teve 3 lesões, infelizmente! A primeira foi Tamires Veiga, que foi fazer salto na mesa e machucou o pé. Beatriz Silveira, da Qualivida, estava super bonita na trave com uma ligação de split + estrela sem mãos + mortal pra trás, mas machucou o pé antes da competição. Subiu na trave aos prantos, fez uma estrela sem mãos, apresentou e desceu. E a outra foi a Ingrid Messias, que fez um full in e caiu de mal jeito também sobre o pé e não aguentou levantar.

    Enfim, acredito que a ginástica brasileira possa chegar a um nível bem interessante no futuro... Não vou ser cético ao ponto de falar em primeiro lugar por equipes em 2016 pois não se faz um time campeão em 3 anos, ainda mais sem estrutura, só que nós temos talentos individuais e se eles forem bem trabalhados, podemos esperar grandes resultados! Estou otimista com o que vi hoje e super ansioso pra ver onde chegaremos!"

    Considerações sobre as ginastas

    "Daniele Hypolito: paralela boa, a mesma que faz a anos. Acho que ela estava com dor nas costas, não fez solo nem salto e só treinou a trave. Na trave estava com split + estrela + mortal lateral. Fez uns giros bem centrados e depois saiu. Deu apoio pra todas as meninas.

    Jade Barbosa: bem apreensiva o tempo todo e só fez paralela. Voltou com uns movimentos antigos e ela deu uma emagrecida desde o último camp pra cá. Acho que ela estava com dores também, nem do aquecimento grupal ela participou.

    Adrian Gomes: estava sentindo as costas mas é guerreira! Fez o alongamento e tudo que pediram, achei super digna. Não fez trave nem salto. No solo, fez um DC altinho e depois fez um DG meio sem rotação, chegou com as mãos no chão e fez cara de choro. Foi pra paralela, fez a série antiga e acertou.

    Rebeca Andrade: muito divertida! Achei que ela deu uma espichada e fiquei com medo... No salto ela tentou o amanar 2 vezes e se perdeu nas duas. Fez "timers a la McKayla" que realmente impressionaram! Na hora, saltou DTY cravado, um dos mais bonitos que já vi! Na trave ela me surpreendeu, entrou de front carpado, fez giro com perna elevada, tentou fazer ligação de reversão + mortal pra frente e saiu de duplo carpado. Já no solo, no treinamento ela fez dois duplo esticados lindos e cravados, mas na hora ela me pareceu meio desnorteada e deu um passinho. Caiu na uma e meia + uma, perna frouxa. Paralela estava mais consistente. Detalhe: Alexandrov a observava e dava sinal de "ok" pra ela sempre que acertava, com um sorriso no rosto.

    Flávia Saraiva: não é novidade que ela é minha favorita e só me resta elogios a ela. Hoje ela estava meio cansada, teve erros bobos. Na trave, seu melhor aparelho, teve duas quedas mas mudou a saída do último camp e voltou a fazer duplo grupado. No solo teve a mesma performance de antes, bem graciosa. O que eu achei legal foi que a Margarita corrigia milimetricamente os detalhes e ela sempre sorria pois a Flávia fazia exatamente o que ela pedia! Já na paralela ela não fez o tsukahara, mas colocou o katchev. Saltou yurchencko com uma pirueta bem no eixo.

    Lorrane dos Santos: Saltou uma e meia. No solo fez duplo twist grupado, duplo carpado, dupla pirueta e terminou de flic sem mãos + duplo grupado. Acertou trave e paralela.

    Julie Kim: continua limpa, mas acredito que ainda não está 100%, teve errinhos. Gostei muito do yurchencko com pirueta dela. Pega altura, não descola as pernas e a chegada é super tranquila. Paralela limpinha, a mesma de sempre. Na trave ela teve uma queda, eu acho. Saiu de duplo grupado.

    Mariana Oliveira: muito linda e precisa. Adorei o yurchencko com dupla pirueta, foi alto e limpo. Na trave ela fez o mortal pra frente lindamente, sheep jump bem alongado e saída alta. Fez o solo com duplo twist grupado, uma e meia + duplo grupado, dupla e meia e terminou de duplo carpado com passos. O que eu mais gostei é que ela faz tudo com a cara de "no big deal", talvez a melhor do dia.

    Mari Valentim: fez o memmel bonitinho, fez um duplo carpado alto, um duplo grupado meio estranho e caiu na uma e meia + pirueta. Na trave fez a mesma série, acertou. Yurchencko com pirueta bonitinho, e completou a paralela.

    Ana Flávia: não foi bem na trave, caiu na uma e meia no salto e o solo foi bem carregado. Fez paralela simples.

    Raquel Silva: uma nova ginasta do CEGIN, toda consistente, bem boa. Yurchencko com pirueta no salto, duplos no solo e saiu de duplo na trave.

    Lorena Rocha: deu uma boa melhorada! Duplos altinhos no solo. Yurchencko com pirueta no eixo, acho que ela fez uma largada na paralela e saiu de duplo pra frente. Entrou de layout na trave e caiu, mas acertou o resto.

    Letícia Costa: manteve as séries do último camping.

    Maria Cecília: saltou mortal carpado pra frente ou uma pirueta e meia, não me lembro bem. Duplo twist grupado no solo, bem alto nos treinos, duplo carpado, duplo grupado DG. Entrada de mortal grupado na trave. Não vi a paralela."

    Esse foi o máximo de informações que conseguimos. Assim que os vídeos forem postados, colocaremos na página do GBB no Facebook. O nosso obrigado ao Hugo Santhiago Lopes, por todas as considerações e por ter permitido a postagem de sua opinião aqui no GBB.
  • You might also like

    23 comentários:

    1. Matou um pouco da minha ansiedade, valeu. Ingrid sem chances no pro mundial, pena =\

      ResponderExcluir
    2. Nossa, parece que essas meninas nunca treinaram duro, todas lesionadas, fiquei preocupado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na verdade acho que os treinos dessa semana foram para o Alexander mostrar pra que veio!Por isso impôs um ritmo tão pesado!!Nos vídeos deu pra perceber o quanto as meninas estavam cansadas!!Tenho esperanças de que teremos equipes e meninas bem competitivas em breve!!E que surjam mais!!!

        Excluir
      2. Não vamos esperar milagre,quero ver técnicos estrangeiros formar grandes ginastas usando os mesmos espaços,os mesmos salários que ganha um brasileiro,e mais,cuidar para que as ginastas ñ se lesione,afinal,ginasta talentosa em nosso país é raridade. Deixe ele aplicar seus métodos russos durante um mês nos precários ginásios do Brasil?resultado,lesões e mais lesões. Tem gente sonhando com primeiras colocações,acho que deveriam investir primeiro no profissional e em espaços mais apropriados.

        Excluir
    3. Rebeca Andrade e um talento, que Deus a abençoes, e a conserve progredindo , e que ela possa trazer muitas medalhas para o BRASIL.

      Houver rumores que Jade estava Saltando o amanar, mas pelo jeito vai continuar com a dupla no 1° salto e o lopez no 2°.

      Muitas lesões, nervos a flor da pele......... Mas se querem chegar a algum lugar ,tem que ser assim mesmo.

      Marcio Franco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jade saltou dupla e meia e Mustafina nos primeiros dias de camping, mas devido a dores nas costas saltou dupla na avaliação e não fez os outros aparelhos.... No solo ela esta fazendo duplo esticado e terminou o solo de tsukahara grupado.... paralela normal e trave com rodante + pirueta esticado.... Dani fez somente paralelas normal com largadas e saida de duplo esticado.... Adrian forçou o pé na avaliação e não fez os outros aparelhos... Ingrid rompreu todos os ligamentos do pé direito e terá de passar por cirurgia, dificilmente voltará este ano quiçá a fazer ginástica (rompeu no flic entrada para tsukahara e chegou torta no solo, por pouco nao foi de cabeça no chao....)... Tamiris saltou pirueta e meia e também machucou o jeolho, provavelmente rompeu o ligamento também... não deve voltar este ano.... Todas estavam muito bom nos primeiros dias, mas devido ao intenso treinamento, as que nãoe estavam com boa parte física e fora do peso foram as que mais sentiram... Alexandrov já disse que o camping não é local para as ginastas entrarem em forma, isto é incumbencia dos clubes e as que chegarem gordas ou com a parte física comprometida serão dispensadas.... Acho justo, afinal não estamos falando de encaminhar ginastas para o spa de treinamento da seleção e sim melhorar elementos que já fazem! =)

        Excluir
      2. Quanto CAÔ, hein anônimo? Não acreditem gente, é pura mentira!

        Excluir
      3. SE JADE ESTIVESSE VOLTANDO COM O AMANAR, COM CERTEZA O BLOG IRIA POSTAR ALGUMA MATÉRIA A RESPEITO, DA MESMA FORMA QUE POSTOU QUANDO FICOU CONFIRMADO QUE MUSTAFINA ESTAVA TREINANDO UMA TRIPLA NO SALTO.

        OS ARGUMENTO DO 1° ANONIMO QUE ME RESPONDEU SÃO CONVENCESTES, MAS ATÉ AGORA NÃO HÁ VIDEOS, E NENHUM PRONUNCIAMENTO DO BLOG, EM RELAÇÃO A ESSE SALTO QUE JADE ESTA EXECUTANDO.

        MOACIR FRANCO

        Excluir
      4. Caro Amigo,

        o blog so assistiu a avaliação no sabado... O próprio Hugo o qual escreveu este artigo pode comprovar que minhas palavras são verídicas... Alem de apontamentos que nem foram citados pelo próprio Hugo talvez pela relevância não sei...

        O salto mais simples aprensentado forma mortais esticados das ginastas de Barueri (Daniela, Leandra Gago) e Huber também da ginasta Luana... As demais no mínimo pirueta e meia (com exceção da Julie e Mariana Valentim com pirueta...)

        A Flávia saraiva por sinal estava treinado duplo esticado com pirueta para o fosso....

        ** E quanto ao "k.o" mencionado, quem assistiu a série da Jade em Anadia na trave, percebeu que a sequência de flic + flic + esticado foi substituido por rodante + mortal esticado... e lá ela fez pirueta

        Rebeca está treinando várias largada na paralela, inclusive Ginger com pirueta.... e Alexandrov tem perspectivas de que a paralela da Rebeca parta de 6,80 com possibilidades de criar um elemento que leve o seu nome...

        Enfim, acredite quem quiser... Nem todo o mundo é obrigado a aceitar tudo o que está escrito aqui...

        =0

        Excluir
      5. Dúvido que o Hugo não apontaria pontos tão relevantes como Jade com pirueta na trave e Flávia com tsukahara esticado no fosso...

        Excluir
      6. Seus argumentos são relevantes, e eu torço que os seus comentários sejam verdades.

        Mas para deixar os fãs de ginastica felizes, você poderia ter filmado, já que esteve lá.

        Moacir Franco

        Excluir
      7. Caramba, se isso tudo for verdade... Senti firmeza!

        Excluir
    4. o que é DTY(DUPLA PIRUETA?) E "timers a la McKayla DG

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. DTY é a sigla em inglês para double twisting yurchenko, ou yurchenko com dupla pirueta. O "timers a la Mckayla" creio que seja o aquecimento do salto yurchenko em que a ginasta só empurra a mesa e faz no máximo um mortal esticado, penso eu que os timers dela devem ter sido muito autos que ele chegou a comparar com a Marroney e, por fim, DG=duplo grupado.

        Excluir
      2. Se vc ver o primeiro salto da Jade que ela realizou na Copa do mundo de anadia (tem no youtube)vai responder a pergunta.

        Quanto timers, é um movimento de treino no salto. melhor, quando a ginasta entra de costas e faz um mortal. Esse exercício mostra para o técnico a altura que a ginasta consegue atingir quando salta e aí ele trabalha os saltos que conseguem "encaixar" nessa altura.

        Ps: me corrijam se estiver errado, pois aprendi ginástica na internet ou na TV

        Excluir
      3. DTY: Double twisting Yurchenko (dupla pirueta)

        Timers: é quando a ginasta só aquece o salto, sai da mesa mas nao faz as piruetas..só mo mortal..ele quis dizer que no aquecimento ela estava sobrando altura

        Excluir
    5. Triste pela lesão da Tamires, acho ela uma graça, tomara que não seja nada grave.E muito feliz pela Mariana Oliveira, sempre acreditei no potencial dessa menina,sou fã do solo dela :D .
      Em relação as adultas, nada de novo, já era de se esperar .
      P.s - Vai ficar difícil até de formar uma equipe pro mundial . rs .

      ResponderExcluir
    6. "Nossa, parece que essas meninas nunca treinaram duro²..."
      De fato acho que essas meninas treinavam duro mesmo na época do Oleg. Nao desmerecendo nossos treinadores brasileiros, mas o povo reclamava que o Oleg deixou as meninas todas lesionadas...fazer o o que né gente, na russia, na romênia, no EUA, toda hora se tem noticia de ginasta bixada. Jade e Daniele ja provaram que são ótimas no quesito superação, mas se elas realmente querem chegar a 2016 vão ter que su superarem mais do que nunca, porque daqui pra 2015 vão ter pelo menos mais uns dois DTY (além do amanar da Rebeca), umas traves bem melhorsinhos, paralelas decentes (sim porque qualquer paralela pode ser considerada boa no atual situação do Brasil), e nos solos vai sair DTG pra todo lado, então queridinhas, vamos correr atras do prejuizo.
      Finalmente vamos ver uma equipe com dificuldade. Glórifica e multiplica senhor.
      Gláucio

      ResponderExcluir
    7. Mariana Oliveira não fez paralela? Queria saber como ela está neste aparelho. Parece ser a maior dificuldade dela... Acho que junto com Flavia Saraiva e Rebeca, Mariana é uma das maiores promessas dessa geração. Sei que é muuuito cedo pra dizer, mas apostaria nessa equipe (mais uma) pra 2016: Jade, Rebeca, Mariana e Flavinha.

      ResponderExcluir
    8. será que o brasil consegue um quinto lugar no rio?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho q o Brasil só vai pegar alguma medalha no estilo Beth Tweddle em Londres: apenas por ser o país sede. Tomara q eu esteja equivocado!

        Excluir
    9. Acho que a Lorrane vai estar no ponto certo ano que vem pra estrear como Senior *__*

      ResponderExcluir
    10. Alexandre Vieira Charles24 julho, 2013 10:53

      Daniele Hypolito infelizmente se lesionou treinando novos elementos.
      A ginasta está em fase de recuperação, sendo poupada nos treinos.
      O Campeonato Brasileiro ocorre no próximo mês e a dúvida será se Daniele e a equipe optarão por colocar as séries novas ou manter as antigas rotinas para evitar novas lesões.

      Uma pena!

      Melhoras Dani

      ;)

      ResponderExcluir