-->
  • Mundial de Ginástica Artística 2013 - Análise das classificatórias masculinas


    Finalizou hoje as classificatórias masculinas, e aqui vai a análise desse primeiro momento da competição mais importante do ano.

    Brasil

    O Brasil começou o Mundial fazendo história. Classificamos 2 ginastas para a final do individual geral e 2 ginastas para a final de salto.

    Sérgio Sasaki foi o melhor brasileiro colocado no individual geral, terminando a classificatória em 6º lugar no individual geral, 3º no salto e está como 2º reserva do solo. Muito bom! Poderia ter entrado para a final de solo se não tivesse perdido a ligação da primeira passada, em que ele faz um duplo carpado para a frente seguido de um mortal para frente com meia volta. Só que ele chegou muito baixo do duplo e acabou fazendo um mortal simples para frente, também com chegada baixa. Sasaki está com uma nota muito boa no individual geral e bem próxima do 5º ao 2º colocado. A briga na final vai ser bem grande!

    Arthur Nory se classificou para a final do individual geral em 18º, e pode melhorar essa colocação na final, já que errou bastante a série de barra fixa. Poderia também ter entrado para a final de solo se tivesse cravado suas passadas. Mesmo assim, uma boa participação até agora, participação que pode ser melhorada.

    Arthur Zanetti está na final de argolas, mas classificou-se em segundo. Cheng Yibing mal se aposentou e já temos outro concorrente da China, o Yang Liu, dando trabalho para Zanetti. Zanetti deu um passo grande na chegada da saída, e por isso perdeu na nota de execução. O chinês está com uma série muito boa também, e acredito que o ouro de Zanetti não está assim tão garantido. Vai levar o ouro quem cravar a saída! Vale a nossa torcida na final.

    Diego Hypólito veio com tudo para esse Mundial. Conseguiu acertar a série de solo, parecia muito apreensivo durante a série, mas segurou a onda e garantiu a final em 2º lugar. Ainda conseguiu uma vaga na final de salto, onde, pela primeira vez na história, teremos 2 finalistas. Melhor impossível!

    Francisco Barreto fez o seu trabalho. Competiu bem os dois aparelhos que veio fazer, barra fixa e paralela, e apesar de ter ficado longe das finais (22º na barra fixa e 41º na paralela), mostrou que é um ginasta importantíssimo na equipe do Mundial do ano que vem. As duas notas foram muito importantes. É muito bom o Brasil poder contar um ginasta tão centrado!

    Péricles Silva errou a série de cavalo com alças, teve uma queda e por isso uma nota tão baixa. Independente disso, devemos nos lembrar da nota dele nas classificatórias do Universíade (15.200), que acredito ter sido a maior nota do Brasil nesse aparelho até hoje, e também uma nota muitíssimo importante para a equipe no Mundial do ano que vem.

    Mundo

    Kohei Uchimura, com era de se esperar, terminou em 1º. Enquanto Uchimura competir no individual geral, ele continuará sendo o ginasta a ser batido. Muita limpeza de movimentos em séries difíceis faz dele o melhor ginasta que o Mundo já conheceu. Inteligência competitiva e atualização do atleta e técnicos contribuem ainda mais para esse grande sucesso. A mudança do salto de Uchimura, de um yurchencko com dupla pirueta e meia para uma reversão com dupla pirueta e meia, foi crucial para se manter no topo. Com a quantidade de atletas competindo o individual geral com saltos dificílimos, como o tsukahara com tripla pirueta, Uchimura não podia mais arriscar sua posição de melhor ginasta do mundo competindo com um salto,digamos, simples. Além do individual geral, Uchimura está nas finais de solo, barra fixa e paralela.

    Sam Mikulak abriu muito bem a primeira subdivisão. Acertou absolutamente todas as séries e, além de conseguir o 2º lugar no individual geral, conseguiu lugar também na final de barra fixa.

    Ryohei Kato completou o pódio muito bem. Se Uchimura resolvesse se aposentar hoje, o Japão estaria muito bem servido de um ginasta individual geral. Pode ser que Kato seja o maior adversário do Uchimura em 2016. Kato também está na final de barra fixa.

    Os novíssimos chineses Lin Chaopan, de 18 anos, e Zhou Shixiong, de 20, deram um show de técnica e dificuldade. Ambos fizeram uma competição maravilhosa, com notas acima de 14.500 em todos os aparelhos. Chaopan ainda está nas finais de paralela e barra fixa.
    Davida Belyavskiy, Oleg Verniaiev, Fabian Hambuechen, Max Whitilock e Josimar Calvo também são ginastas muito fortes na competição individual geral, mas tiveram muitos erros na classificatórias, erros que podem ser consertados na final e garantir uma boa colocação entre os 10 primeiros.

    Decepções

    Ri Se Gwang fora da final de salto (mesmo com um tsukahara com duplo mortal com pirueta), Krisztian Berki  e Daniel Keatings fora da final de cavalo com alças, Mitja Petkovsek e Josimar Calvo fora da final de paralela e Eleftherios Kosmidis fora da final de solo. Denis Ablyazin, de forma geral, também foi uma decepção...

    Resultados completos

  • You might also like

    7 comentários:

    1. Outra decepçao --> Petrounias fora da Final de Argolas ç.ç'

      ResponderExcluir
    2. Faltou o Petrounias fora da final das Argolas. Brasil MAG de parabéns e continua fazendo historia.
      Francisco Barreto para mim teve uma participação excelente para um AA nato em um campeonato de especialistas e Péricles, acho q está no caminho certo, atualmente é o melhor ginasta que temos no cavalo com alças que sempre foi o ponto fraco do Brasil, observando que não é só neste aparelho ele que é bom, a paralela tb é um ponto forte.

      A cada competição eu fico mais entusiasmada com a evolução dos ginastas brasileiros, que apesar de toda situação pela qual passaram e estão passando, mas precisamente o Diego e o Sasaki, continuam evoluindo.

      ResponderExcluir
    3. E Diego Hypólito ???????????????

      ResponderExcluir
    4. Eu acho o Péricles muito fraco até no melhor aparelho ele vai mal.Eu preferia que colocassem na equipe titular do ano que vem ou o Henrique flores que foi quinto colocado no individual geral brasileiro e conseguiu uma nota de finalista nas argolas. Essa nota do Péricles no cavalo foi sorte ate o Sasaki e melhor que ele nesse aparelho.

      ResponderExcluir
    5. Incrivel como a equipe masculina do Brasil vem crescendo. Num tempo em que só tinhamos Diego Hypolito, hj temos além do Diego esses meninos que a cada competição vem crescendo. Show! muito orgulhoso. Será que dá pra sonhar num bronze por equipes aqui no rio assim com aconteceu com a equipe inglesa? Os meninos estão ficando cada vez mais fortes

      ResponderExcluir
    6. Nossa o que aconteceu com os Russos ? Ablyazin e Garibov não conseguiram classificar em nenhum aparelho ..David Belyavskiy so conseguio final no AA..Sera que aconteceu alguma coisa , que poderia ter abalado psicologicamente eles ?! O salto masculino ficou sem 3 finalista que poderiam entrar no podio...O berki fora da final do Cavalo vai ser estranho.. Enfim , boa sorte pro Hypolito e Sasaki.

      ResponderExcluir
    7. Respeito a opinião do anônimo, que pela segunda vez, classifica o Péricles como muito fraco, espero que não seja pessoal, e ainda diz que foi sorte sua nota da Universíade. Mas, acho que esse tipo de comentário/crítica não acrescenta nada à ginástica brasileira, que como todos sabemos só sobrevive graças a vontade de cada ginasta, inclusive do Péricles, que muito contribui com a equipe. Muitas vezes ir mal em um aparelho não significa ser fraco, mas estar tentando uma performance competitiva e isso não acontece em uma ou duas tentativas.
      Só lembrando que Péricles de há muitos anos vem sendo o melhor no cavalo no Brasil, três vezes campeão brasileiro, 2009, 2010 e 2013 e bronze no Panamericano de especial sitas 2013. 7º na Universáiade. além de muitas outras medalhas. Injusto e pouco construtivo o comentário, principalmente por ser um comentário anônimo.
      Valmi Borges

      ResponderExcluir