-->
  • Mundial de Ginástica Artística 2013 - Análise da final individual geral masculina

    Quanta emoção! Difícil descrever o que senti dentro do ginásio hoje.

    Brasil

    Começamos a final do individual geral fazendo história, classificando dois ginastas para essa final. A final que define, de verdade, o melhor ginasta do Mundo. Um ginasta que, para ser bom, precisa ser bom em todos os aparelhos. E o Brasil mostrou que está entre os melhores!


    Sérgio Sasaki veio preparado. Começou no solo, fazendo uma série melhor que nas classificatórias. Aquele duplo com dupla ali na lateral sempre me dá um pouquinho de frio na barriga, mas ele fez muito bem. Depois foi para o cavalo com alças, um aparelho fraco para o Brasil, mas que já deixou de ser um terror como tempos atrás. Passou pelas argolas, com uma nota que poderia ter sido um pouco mais alta. Teve um salto que não foi cravado com o da classificatória, mas que foi suficiente para um 15.200. Foi muito bem na paralela, e nesse aparelho foi o único lugar que Sasaki apresentou, digamos, um erro: bateu o braço em uma largada, o que custou alguns décimos. Finalizou na barra fixa, fazendo uma série toda cravada. 5º lugar para o Brasil, exatamente 0.383 pontos do bronze. Antes de vir pra cá, acreditava num top 8 para Sasaki. Durante a competição, acreditei num bronze, e quer saber? Essa medalha nunca esteve tão perto de acontecer! Esse 5º lugar tem gosto de ouro! Melhor resultado do Brasil!


    Arthur Nory começou nas argolas, aparelho onde tem uma das séries mais simples. Acertou tudo e foi para o salto, onde conseguiu um 14.900 bem merecido. Depois foi para a paralela, onde fez uma série muito limpa, coisa que também aconteceu na barra fixa. Nory está muito bem nesses dois aparelhos, fiquei impressionado com tanta limpeza de movimentos. A postura está incrível! No solo, uma série mais difícil que nas classificatórias. A nota de partida foi 6.8! Nory fez uma série de muito futuro, tanto para a final do individual geral como para possivelmente ser finalista nesse aparelho. Até esse momento, Nory era top 8 do Mundial. Teríamos dois brasileiros entre os 8 melhores do mundo! Mas, infelizmente, Nory errou o cavalo com alças. Coisa super normal de acontecer, e completamente perdoável! Tantos ginastas experientes, com várias participações em Mundiais, erraram muito mais do que ele nessa final. Para efeito comparativo: Sasaki, em 2009, ficou em 19º lugar no seu primeiro Mundial. Nory terminou o seu primeiro Mundial em 17º! Vejo muito futuro no Nory, sei que ele vai mais longe de onde chegou hoje.

    Mundo

    O que é o Kohei Uchimura? Um robô japonês programado para esticar a perna, fazer ponta de pé e cravar todas as chegadas? Indescritível ver Uchimura competindo. Concentração total e muita limpeza de movimentos. Tudo que Uchimura faz é bonito, bom de se assistir. Tanta disciplina e beleza colocaram ele mais de um ponto á frente do segundo colocado logo no fim da terceira rotação! Uchimura é respeitado por todos. No fim da sua competição, na barra fixa, como sempre o último ginasta a se apresentar, todos fizeram silêncio para assistir. E todos fizeram dele o ginasta mais aplaudido da competição. Momento arrepiante!

    Ryohei Kato segue a mesma linha de Uchimura, mesmo porque são da mesma escola de movimentos. Séries com boas dificuldades e muita limpeza, fazem de Ryohei Kato um dos principais adversários do Uchimura!

    Fabian Hambuechen ressurgiu das cinzas. Depois de muitas lesões, de uma sumida do cenário individual geral  e da ascensão de novas estrelas alemãs (como Marcel Nguyen e Phillip Boy), Hambuechen foi aos poucos sendo esquecido nas finais do individual geral. Entretanto, as lesões passaram, Hambuechen voltou, e voltou muito bem! Mostrou que ainda está em excelente forma e vai continuar brigando por seu espaço.

    Sam Mikulak poderia ter saído da Antuérpia com sua primeira medalha nessa final. Mikulak estava muito bem durante toda a competição, competindo com toda a boa preparação de um americano. Justamente na barra fixa, seu melhor aparelho, acabou errando. Os ótimos resultados conquistados nos outros aparelhos acabaram deixando o ginasta em 6º lugar nessa final.

    Max Whitlock foi muito bem onde precisava ser, seus aparelhos ponto fortes: cavalo com alças e solo. Duas notas excelentes, inclusive a nota de cavalo com alças foi a melhor da competição! Nos outros aparelhos Whitlock é bem regular, e passou super bem por eles. Terminou a competição num 4º lugar completamente merecido.

    Decepções

    Oleg Verniaiev e Sam Mikulak errando a barra fixa, chineses errando quase tudo (são novatos, mas poderiam ter acertado mais), e a pior de todas: Josimar Calvo terminando a competição em 20º quando poderia estar entre os 10 primeiros.

    Resultados completos
    http://gymnasticsresults.com/worlds/2013/mag/aaf.pdf
  • You might also like

    9 comentários:

    1. Parabéns a todos,trabalho impecável,que venham medalhas nas finais de aparelhos agora.E que a equipe e todos os responsáveis pelo feminino se espelhem e consigam resgatar a boa fase,é o mínimo que podem fazer!

      ResponderExcluir
    2. Uchimura é o cara! Realmente, a postura, a amplitude e a precisão dos movimentos dele são impressionantes. Não há como não respeitá-lo e admirá-lo.
      Sasaki mostrou que já pode competir de igual para igual com a elite da ginástica mundial e ainda vai nos dar muitas alegrias. Ele sempre parece estar muito focado e é incrivelmente consistente.
      Fiquei triste pelo Mikulak. Assisti a toda a competição e ele realmente merecia uma medalha até aquele desastre na última rotação. Ele tinha até chance de tirar a prata do Kato. E, mesmo diante de uma tremenda frustração, ele manteve uma atitude positiva e vibrou muito com o Hambüchen. Tomara que chegue ao pódio na final de barra.

      ResponderExcluir
    3. Sem muitas surpresas hoje. Bela competição dos homens.

      Não achava que o Sasaki tivesse chance de medalhar ao menos que alguns errassem. Ele está mais do que de parabéns por melhorar sua colocação. E com o investimento que temos, esses meninos fazem milagres. Torço por um futuro brilhante por parte do Nory tb.

      Fico muito feliz pelo Hambuechen, ele tem seus altos e baixos, mas ele realmente é merecedor do sucesso e da popularidade que ele tem. Alias... o Boy se aposentou, mas por onde anda o Marcel Nguyen? Tirou o ano off?

      Já o Mikulak... fiquei de coração partido, pelo espirito esportivo, bom humor e camaradagem com outros atletas ele se tornou meu ginasta favorito. Desde 2012 depois daquela final de salto. Ele parecia simplesmente feliz e grato por estar ali do lado das pessoas que ele admirava. Ainda é mto jovem, no primeiro mundial... torço muito pra que a promessa se concretize. Ngm merecia o perturbado do Leyva e sua toalhinha, como o principal americano de destaque rs.

      E o que falar do Japão? O que mais pode sair de lá, né? Adorei o Kato, fiquei impressionada com a qualidade e a limpeza de cada movimento dele. Pessoalmente, eu não sou uma graaande fã do Uchimura. Eu acho que ele entra com um favoritismo que manda as notas dele lá pra cima, talvez meio overscored... Ele é o campeão por direito inegavelmente, mas sempre 2 ou 3 pontos acima do segundo colocado? Ainda mais quando eu vejo algumas séries que ele fez na quali foram melhores que na final e mesmo assim tiveram mais nota. Anyway...

      Agora resta esperar por amanhã!

      ResponderExcluir
    4. A evolução dos brasileiros é nítida. O Sérgio logo, logo, vai trazer a primeira medalha do AA masculino, ele tem muita garra. O Nory é aquele ginasta que não nos cansamos de assistir, a vibração no final das suas séries é compartilhada por todos.
      E que venha o mundial 2014 :D

      ResponderExcluir
    5. Não sou muito de assistir GAM. Não conheço o código, as dificuldades e as coisas mais técnicas, só conheço da feminina, que sempre me pareceu mais legal e eu conheço muito bem, obrigado.

      Mas uma coisa eu posso dizer: a ginástica masculina atualmente dá um banho na feminina, que veio perdendo a graça e é quase sempre um jogo de dois favoritos. MAG hoje lembra bastante aquelas competições dos anos 80 e 90 dos all-arounds femininos: um erro te tira do pódio. Eu lembro Mo Huilan em 1996 transformando prata em quinto lugar por pisar fora. Dina Kochetkova tirando sexto lugar por não cravar seus saltos. Lavinia Milosovici em 1992 transformando seu possível ouro em um bronze por não ter cravado suas saídas. Entre outros. As competições tinham um grande fator de fazer você assistir de novo, tirar suas próprias conclusões, concordar ou discordar dos juízes sem te deixar entediado no processo. Eu não sei quantas vezes eu vi Seul, Barcelona, Atlanta, Sidney, o Worlds de 1987, 1989, 1991, 1994, 1995...já perdi a conta.

      Eu assisti à competição realmente sentindo a tensão, o que os all-arounds femininos deixaram de proporcionar. Torci para o Sasaki como o seu vizinho chato e barulhento torce pro time de futebol nas quartas e domingos. E o que tirou ele de um pódio foram ERRINHOS que foram se acumulando. Sendo que ele foi limpo em tudo. Mas quinto lugar? Está ótimo, excelente, etc ; sendo que um quinto lugar hoje na WAG não parece tão impressionante quanto.

      By the way, eu também fiquei muito feliz pelo Fabian, ele não ganha algo no all-around faz tempo e eu acho que eu posso dizer que é impossível não gostar dele.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hahaha, saudades dessa época também. Mas vamos conversar que as notas eram bizarras! umas coisas do tipo 9.962... 9.973... 9.961. Nunca entendi o critério de desconto desse periodo da ginástica! Lembro em Barcelona. A diferença entre a primeira e a vigesima colocada era de tipo 1 ponto! Hahahah

        Excluir
    6. No tumblr tava bombando uma declaração de alguem da imprensa brasileira, algo como "eram 23 ginastas e um extraterrestre competindo" se referindo ao Uchimura... não tem nome a declaração, só que foi alguem da imprensa brasileira...

      Btw, quem vai conseguir desbancar o Uchimura? :p qnd acontecer vai ser um mega combo-breaker :)

      ResponderExcluir
    7. não é por nada não mas esses comentaristas do sportv Ana Paula e Mosia Rodrigues( sei la como se escreve o nome dele) não sao legais prefiro mil vezes Andrea Joao que pelo menos comenta qnd a prova ta rolando fala dos movimentos esses cometaristas q tao nao sao de nada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Por mim não precisava nem de comentarista, mas Deus ME LIVRE da Andrea João e sua voz de garota propaganda da Iougurteira Top Therm, falando que fulano de tal fez um "provão" e que as brasileiras "cravaram" a série, quando na verdade foi cheia de desequilibrio e passos na saida. Ela é um grande desserviço ao público leigo, rs...

        Excluir