-->
  • E todos pensaram que as coisas seriam bem diferentes...


    Em 2009, uma grande notícia chegou aos ouvidos de todos atletas, treinadores e profissionais de Educação Física do Brasil: ganhamos o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Quanta euforia! Mente o profissional que disser que não viu um futuro melhor para o esporte brasileiro. Mente quem disser que não sonhou com um Brasil brigando por medalhas com grandes potências. Mente quem disser que não se emocionou com a notícia, e achou que, de alguma forma, seria beneficiado e reconhecido pelo que faz pelo esporte.

    O que realmente mudou depois disso? Até agora, principalmente na ginástica que é o esporte que eu mais amo, acompanho e trabalho, pouquíssima coisa mudou. Na verdade, piorou. O que eu vi, principalmente depois de 2012, foi: uma medalha olímpica praticamente sem valor; atletas de seleção sem clubes; o Flamengo fechando as portas da ginástica; o clube CEGIN em crise, também ameaçando fechar as portas; um Centro de Treinamento sendo demolido; atletas treinando em aparelhos velhos e ameaçando defender outras seleções. bolsa atleta em atraso... Isso foi o que caiu na mídia. Isso foi o que aconteceu com grandes clubes e atletas importantes. Agora imagina como está a situação dos atletas de base? Recentemente, um treinador de base foi despedido depois de 11 meses sem salário...

    A situação ainda envolve quem trabalha com o esporte como um todo. Seja jornalista, radialista, blogueiro... Todo o esporte que sai da esfera futebol, uma hora está propenso a passar por dificuldades. E isso aconteceu recentemente, bem próximo a mim.

    Para quem não sabe, além do blog eu tinha uma coluna semanal em uma rádio. A rádio é de uma empresa patrocinadora dos Jogos do Rio. O programa se chamava "Brasil no Rio", idealizado pelo amigo Guilherme Costa. Depois da minha última coluna, que teve a participação de Daiane dos Santos, recebi um e-mail do Guilherme dizendo que o programa foi cancelado, mesmo tendo uma boa audiência.

    "Amigos colunistas, tudo bom? Infelizmente a partir de segunda-feira não teremos mais Brasil no Rio. A Rádio se reformulou totalmente, vai ter 18hs de música e 6hs de programação. Nessas 6hs, apenas programas sobre futebol. Foi bom enquanto durou! Quase um ano de programa. Muito obrigado por tudo, pelas colunas, pelas informações! Foi uma experiência muito bacana, aprendi muito com vocês! Parabéns pelo trabalho de todos."

    Não vou me aprofundar sobre a discussão sem fim sobre a supervalorização do futebol. As coisas sempre foram assim, e nunca vão mudar. É cultural. Mas fico decepcionado em pensar que o salário e patrocínio de um grande jogador de futebol poderia sustentar um clube de ginástica!

    Tudo poderia ser melhor dividido, mas ninguém se preocupa com isso. O que todo mundo quer é saber dos resultados. Quando passa a euforia da Copa do Mundo de Futebol, as pessoas começam a se lembrar que existem outros atletas defendendo o Brasil em outros esportes. E querem medalhas! Aí aparecem várias pessoas me enchendo a cabeça, e perguntam: "Por que o Diego Hypólito não ganhou medalha no Mundial???". Até eu conseguir explicar que o Brasil nem tinha um tablado no novo formato para treino, a pessoal já se desinteressou ("Ah, esse Diego sempre erra!") e está procurando o último resultado do São Paulo na atual rodada do Brasileirão.

    Fato é que fiquei muito chateado com o fim da coluna, que eu fazia unicamente por amor á ginástica e por respeito á confiança do Guilherme. Vale lembrar que eu não recebia um centavo para expôr meus conhecimentos todas as semanas para os ouvintes. Com a chateação, acabei por desabafar um pouco nas redes sociais e recebi uma mensagem que me pediu uma resposta. O pedido foi inspiração para esse post, minha resposta a tudo o que aconteceu.

    Estou entre os profissionais que não mentem. E assumo: sim, eu achei que as coisas seriam diferentes. Sim, eu achei que eu seria beneficiado e reconhecido de alguma forma. Até agora não aconteceu nada, fora a admiração das pessoas que me leem, e dos amigos que me ajudam.

    Tenho um blog que é referência em ginástica artística e conhecido no Brasil inteiro. Estou quase batendo a marca de dois milhões de visualizações. Pode não ser grande se comparado a um blog de moda, mas para um blog que trata apenas de um esporte específico, é muita coisa. Se eu escrevesse sobre futebol, acredito que várias oportunidades teriam aparecido...

    Decidi que a partir de hoje eu abro mão dessa expectativa ilusória, da esperança que me fez acreditar que as coisas poderiam ser diferentes. Quem vive com grandes expectativas só se decepciona! Apesar disso, continuo fazendo tudo por amor á ginástica, como sempre fiz e como muitos fazem por aí. Afinal, se não está fácil para o Arthur Zanetti, nosso campeão olímpico e mundial, imagina para mim...
  • You might also like

    12 comentários:

    1. É lamentável ler isso. Tudo poderia ser diferente, tudo DEVIA ser diferente. Já perdi as esperanças de um dia poder ver o Brasil sendo uma potencial mundial no esporte. Tudo aqui nessa merda de país só se fala em futebol. Parece que o povo respira futebol. É Decepcionante saber que outros esportes não têm visibilidade. E as coisas só pioram. Antes a TV aberta ainda transmitia mundiais de outras modalidades, hoje nem isso acontece. Só vemos futebol, futebol e mais futebol. Pode ser um um jogo da série Z, ridículo, mas com certeza ele terá espaço na mídia.
      Entrego as cartas, esse país não tem jeito.

      ResponderExcluir
    2. Para mim o maior mico foi terem contratado um técnico de altíssimo nível como o Alexandrov sem se quer ter um centro de treinamento adequado para as ginastas, e maior mico ainda é muitos técnicos terem que abrir mão de seus salários para continuar trabalhando e treinando nossos atletas que representarão nosso país em uma olimpíada dentro de nossa própria casa. Alexander Alexandrov e Oleg Ostapenko poderiam estar em qualquer outro país sendo muito bem remunerados e tendo seu trabalho reconhecido como formadores de atletas campeões mas escolheram atuar aqui no Brasil para passarem por isso por acreditarem no potencial de nossas ginastas. Esses sim são verdadeiros heróis!

      ResponderExcluir
    3. Cedrick não desista do seu trabalho. Você é uma pessoa reconhecida,e seu site é o único meio de comunicação que oferece informação de qualidade sobre ginástica. Força . Infelizmente, o esporte olímpico brasileiro é uma decepção. Como disse o Zanetti, o Brasil só vai dar valor pra ele se conquistar um título intergalático.

      ResponderExcluir
    4. Nem li, mas e o Itaquerão, vai ficar pronto pra copa?

      /\
      Leia essa frase e entenda o que importa pra esse lixo de país.

      ResponderExcluir
    5. O pior é ter que assistir o programa globo esporte da globo de meia hora só falando do começo ao fim de futebol mesmo quando não tem noticias recentes sobre jogos, só noticias repetitivas de jogos passados. O tempo gasto com isso poderia se divulgar os outros esportes para que atraiam patrocinadores a essas modalidades para que depois não tenhamos que ouvir nesses programas futebolísticos comentários como o desempenho do Brasil nos jogos olímpicos ficou abaixo do esperado.

      ResponderExcluir
    6. Nossa Cedric... compartilho de sentimentos com tudo que você falou. É muito triste!

      Apesar de postar como anonimo acompanho a ginástica e o blog ha muito tempo.

      Como fã do esporte, peço que você nao pare com o blog, pois é a única fonte atualizada e confiável que temos, com boas discussões e sem as brigas e panelinhas de comunidades do facebook....

      Eu também não sei o que fazer...

      Sei que estamos longe fisicamente (cada um em um canto do país), mas deveriamos tentar nos mobilizar de alguma forma....

      A situação é tão crítica que acho que nem se o Zanetti for competir por outro país e ganhar as olimpiadas dentro do Brasil as coisas vão mudar.....

      ResponderExcluir
    7. Esse país tem um lixo de cultura. É algo impregnado: é falta de estudos, desonestidade, futebol etc. Não que futebol seja um lixo, mas dar total exclusividade a esse esporte é uma total besteira. E olha que esse futebol nem da mais nada. Meu grande desejo é que o Brasil nem passe da fase classificatória na Copa; que tudo seja uma vergonha, tudo: estrutura, criminalidade, xenofobia etc... que passe a vergonha que realmente mereçe por ser um país BURRO!! E depois o hino nacional vem dizer " Terra Idolatrada"...aaaaaaaaaaaaaaaaaa, me poupe. Lixo de país. Se eu pudesse, ja estava fora daqui há muito tempo. Não existe utopia alguma aqui; quem pensa que algo vai melhorar na política, esporte ou algo está iludido. Parece que há uma maldição impregnada aqui que não deixa haver progresso... Se fosse o Arthur Zanetti, iria embora enquanto há tempo e enquanto estivesse no topo. Aunda não teria vergonha alguma de dizer: QUERO O MELHOR PRA MIM!! UM PAÍS QUE NÃO DA VALOR AO QUE REALMENTE IMPORTA NÃO ME MERECE!!

      ResponderExcluir
    8. também quero dizer que acompanho o blog há dois anos já e entro quase diariamente, e apesar de ter comentado pouquíssimas vezes e como anônimo seu trabalho é muito importante para mim. Quero pedir que tenha força e resista a esse país :D

      ResponderExcluir
    9. Vocês esqueçeram de luta? Parece que agora só temos isso e futebol na maldita globo!
      Essa luta parece que é um "esporte" lindo, educativo, digno de passar na mais importante tv do Brasil!
      Isso é lamentável!!!

      ResponderExcluir
    10. Comparando...

      Abierto de Gimnasia
      1. USA - 169.367
      2. Brasil - 150.834

      Gymnasiade
      2. Brasil - 164.600

      Diferença de 4.787 entre o Brasil (Gymnasiade) e os EUA (Abierto de Gimnasia) estamos indo no caminho certo :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa cara, com todos os problemas q essas meninas enfrentam e olha isso, parabéns pra elas, e no AA? Tem noticias? E só pra lembrar, essa pontuação aí sem a Lorrane q é ótima e foi poupada, Deus proteja essas meninas, só ele mesmo pq se depender do país onde vivem .....

        Excluir
    11. Agora se o Brasil ganhar a Copa,ninguém mais vai ter chance pra nada,a não ser que jogue futebol,aí acabou de vez o outros esportes.

      ResponderExcluir