-->
  • O que a ginástica reserva para 2014? - Brasil


    Última parte da série "O que a ginástica reserva para 2014".

    BRASIL

    Julie Kim Sinmon

    Revelada pela Academia Yashi, Julie representa desde 2012 o Clube de Regatas do Flamengo e figura este ano como um dos principais nomes a disputar vaga para o Mundial em Nanning. Estreante na categoria sênior, surpreendeu ao conquistar uma medalha de bronze no individual geral dos Jogos Sul-Americanos no Chile, ainda que em início de temporada e sem parte das dificuldades já preparadas em treino. Por seu potencial no salto (mortal carpado com meia) e na trave (switch half, sequência de reversão sem mãos + wolf + mortal lateral, duplo grupado de saída), tem se garantido em alguns dos principais eventos internacionais dos quais a seleção participa, como a Gymnasiade e o Woga Classic. No Brasileiro Adulto em Vitória, no ano passado, contribuiu para mais um título de seu clube e ganhou uma medalha de bronze individual (salto).


    Lorrane dos Santos

    Treinada atualmente por Oleg Ostapenko no Centro de Excelência do Paraná, Lorrane é um dos grandes talentos brasileiros para os Jogos do Rio em 2016 e representa o país nas categorias de base desde 2010, quando aos 12 anos foi parte da seleção que dominou o Sul-Americano Infantil na Bolívia. Seus melhores aparelhos são barras (Maloney +shootover, pirueta na cubital+Jaeger carpado, duplo pra frente) e solo (Dos Santos, duplo twist grupado+mortal, Tsukahara), com resultados expressivos no individual geral por apresentar um bom nível também nos outros dois aparelhos. Durante o Continental Juvenil do ano passado, alcançou os títulos por equipe, individual e do solo, além de ter sido vice-campeã no salto e nas barras. Entretanto, devido a uma lesão recorrente no ombro, foi desfalque na Gymnasíade em Brasília e deixou os Jogos Sul-Americanos desse ano com apenas uma medalha.


    Mariana Oliveira

    Descoberta em Guarulhos pela jovem treinadora Keli Kitaura, Mariana é mais uma promessa deste ciclo preparada por Ostapenko em Curitiba, e passou a ser vista como forte concorrente à equipe olímpica após ótimos resultados alcançados na Rússia, durante a Copa Voronin de 2012. No final do ano passado, foi um dos destaques do Brasil na Gymnasíade ao conquistar 3 medalhas, duas delas em seus aparelhos mais competitivos: salto (com um ótimo DTY) e trave (mortal pra frente parado+salto wolf, salto anel muito correto, saída em duplo grupado com facilidade). Nas barras, apresentou uma grande evolução, subindo em mais de 1 ponto sua partida ao completar a série com um Jaeger carpado e um shootover. No solo, manteve as mesmas dificuldades de quando viajou a Moscou, mas com uma leve queda na execução. Por conta de uma cirurgia, foi desfalque na equipe dos Sul-Americanos em Santiago.


    Maria Cecília Oliveira

    Considerada uma das apostas do Flamengo para o Mundial da China, Cecília pode contribuir bastante com a equipe brasileira, levando em conta sua regularidade e potencial visível para o individual geral. Nas barras, tem boa postura e elementos de dificuldade, como a sequência de Maloney + shootover, Jaeger carpado e saída em duplo frontal. Na trave, potencial de 5.5 de partida, com entrada de mortal pra frente, tour jeté com meia-volta e duplo grupado de saída. No solo, apresenta uma série com DTG e outros dois duplos, já tendo treinado o Dos Santos e a ligação direta de mortal esticado + duplo grupado pra frente no tumbling. Convocada para representar o país na última edição do Sul-Americano Juvenil, foi impossibilitada de competir ao se lesionar durante a preparação em Sogamoso, Colômbia, dias antes da abertura do evento.



    Jade Barbosa

    Jade é, sem dúvidas, a ginasta mais importante do Brasil no Mundial esse ano. Jade teve um ano complicado em 2012, quando ficou fora das Olimpíadas, e em 2013, quando teve uma lesão que a deixou de fora do Mundial na Antuérpia. A ginasta não desistiu e continuou com os treinos, e recentemente foi campeã sul-americana no individual geral além de ser finalista em todos os aparelhos. No ano passado, Jade também competiu super bem na Copa do Mundo de Anadia, em Portugal, sendo campeã de salto e se classificando para as finais de trave e solo. A nota conseguida na trave na classificatória desse campeonato poderia tê-la colocada como finalista do aparelho no Mundial do ano passado. No Mundial desse ano, Jade tem chances de ser finalista de salto e individual geral, além de contribuir com a equipe nas notas de solo, trave e paralela. Ela ainda tem chances de aumentar sua nota D no solo, na trave e na paralela, usando apenas os exercícios que ela já faz com ligações adaptadas ao novo código.



    Letícia Costa

    Letícia foi uma das principais promessas do Brasil para as Olimpíadas de Londres, mas lesão após lesão a ginasta nunca apareceu no cenário internacional como deveria. Letícia mostrou seu verdadeiro potencial no ano passado, quando já tinha 18 anos e foi para o seu primeiro Mundial. A ginasta tinha um ótimo potencial quando era juvenil e já realizava um yurchenko com dupla pirueta, salto que não foi mais apresentado em competições importantes. Entretanto, o yurchenko com pirueta e meia que a ginasta apresenta atualmente mostra que existe altura de sobra para que o antigo salto volte a ser realizado em competições, o que seria importantíssimo para o Brasil esse ano. Letícia melhorou consideravelmente sua postura na paralela e pode melhorar ainda mais, assim como sua nota D. Na trave, surpreendeu á todos quando executou um twist parado no Mundial do ano passado, onde teve sua segunda melhor nota. No solo, apresentou um duplo twist carpado no fim do ano passado e tem muito potencial de evolução nesse aparelho. Esse ano conquistou o ouro no individual geral no WOGA Classic, e se mostra a cada dia como uma ginasta estável e necessária para o Brasil esse ano.



    Texto de Cedrick Willian e Bernardo Abdo.
    Foto: Ricardo Bufolin

    Esse é o último texto de 2013/2014 da série " O que a ginástica reserva". Todo fim de ano faremos postagens sobre os maiores nomes que competirão no ano seguinte. O último texto será exclusivamente escrito sobre ginastas do Brasil.
  • You might also like

    29 comentários:

    1. Ué cadê a Daniele????

      ResponderExcluir
    2. Muito bom ver que esse ano estamos sobrando para formar um time

      ResponderExcluir
    3. Espero que elas foquem no mundial, consigam aumentar essas notas D. Sei que não é tão fácil assim, mas 12 na paralela não da mais. Acho que um aparelho que não vamos ter problemas com nota vai ser a trave. Todas as meninas apresentam séries bem dinamicas e competitivas. Só me deixa deixa triste a carência de DTY na seleção !

      Aposto na seguinte equipe para o Mundial ...

      JADE ( Só não vai se tiver lesionada ).
      DANIELE ( E nem adianta dizer que ta velha e tem que se aposentar, pois ela ainda ajuda muito a equipe em todos os aparelhos) .
      MARIANA ( Tem muito a agregar a equipe, principalmente no salto )
      LORRANE ( Gosto do solo, me lembra a Daiane, mas me deixa triste o fato dela não apresentar um salto de alto grau de dificuldade, visto que ela tem uma potencial considerável ) .
      ADRIAN ( Outra que o povo, possivelmente, vai reclamar, mas ela tem salto e trave muito bons, e tem experiência pra não errar na hora H. Particularmente, espero que ela vá ao mundial ) .
      JULIE ( Essa última é uma escolha minha sem critérios, acho que ela briga pela última vaga com a Letícia, e ao meu ver merece ir pra ganhar experiência. Gosto da trave dela, mas ainda a acho bem imatura pra deslanchar no cenário mundial adulto) .

      P.S - Não lembro ao certo quantas são por equipe, acho que são 6, mas se só forem 5, minha opinião ficam nas 5 primeiras.
      E vocês qual a opinião sobre a equipe que vai para o mundial ?! :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. São 6 amigo rs. A propósito pra mim já é certa a ida da Letícia Costa e da Isabelle Retamiro ambas as duas estão mostrando muita consistência, fora os upgrades que elas ainda mostrarão, Jade pra mim é outra já confirmada pelo Salto e pela Trave que pontuam acima dos 14 pontos, pronto só ai já tem 3 ginastas.

        Daniele Hypolito esse ano ainda continua sendo uma peça importantíssima pra equipe acertando todos os aparelhos consegue notas medianas, e claro pontua acima dos 13 na paralela que é o importante. 5 Vaga pra mim seria da Mariana Oliveira que tem como sua força principal o DTY, trave sólida e um solo bom. Ultima vaga ficaria com a Lorrane que é boa na paralela (quando acerta pontua acima dos 13.000) e no solo (DTC, DTG, Tsuka).

        Então ficaria, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Leticia Costa, Isabelle Retamiro, Mariana Oliveira e Lorrane Olivera.

        Iai alguém concorda comigo?

        Excluir
      2. Esse ano serão 6 ginastas.Minha aposta pro mundial é Jade,Daniele,Lorrane,Mariana,Leticia e brigarão pela última vaga a Adrian,Juliana,Isabelle e Julie.
        Gente cadê a Valentim,Maria Cecília,Ana Flávia e a Brenda?

        Excluir
      3. Só discordo com a Leticia, infelizmente me decepciono com ela a cada competição ! A Julie é uma interrogação, mas eu ainda aposto no potencial dela . Enfim, acho que a seleção vai ser formada por esses nomes que citamos !

        Excluir
    4. Jade tem chances de pegar final no salto nesse mundial?saltando a dupla e o López? é pode ser que pegue final se saltar bem como o de costume.

      Irá fazer uma boa participação, porem sem medalhas porque todas as especialistas estão investindo em saltos com nota D acima de 6.

      Jade nunca arriscou muito no solo Acredito que a nota D dela no FX chegara há 5.6 ou 5.7se ela atualizar , e se for pra ela volta com o duplo esticado HORROROSO e melhor que fique como está para não se lesionar, o Brasil precisa dela.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tá na hora de ela por mais um Tsukahara na série dela, um grupado, de segunda passada.

        Excluir
    5. Mas convenhamos. A Jade já deu o que tinha que dar... Deem chances ás novas meninas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa muito chato esse tipo de comentário viu...ainda não temos meninas que supere a Jade esse ano e nem a Daniele.Sim,temos meninas boas mas que não superam elas.portanto,o Brasil ainda precisa delas ¬¬

        Excluir
      2. Não tem porque a CBG não faz treinamento com meninas de outros clubes, e só querem se a atleta for do Flamengo... Além do mais, atletas determinadas é o que não falta no país, mas infelizmente sempre há na coordenação quem impeça tais de participarem dos treinamentos... Aonde foram parar as meninas do SERC, Yashi, Guarulhos... Pinheiros??? Elas competem o brasileiro e acabou??? Classificam no brasileiro e não são convocadas???Acompanho equipes pelo Brasil, sei que muitas são descartadas por mera politicagem.

        Excluir
    6. Nossa equipe deste ano ainda está fraca, porém bem melhor do que a de Londres Londres 2012 !

      Go Brasil !!

      ResponderExcluir
    7. Cadê a Rebecca Andrade e a Fofão ?!

      ResponderExcluir
    8. Muito bom ver a renovação no Brasil, espero que Lorrane e Mariana componham a seleção em 2016 e com séries dignas. Alguém tem notícias das outras meninas do Cegin? Ana Flávia? Raquel Fernandes desistiu? Frida Lopes voltou mesmo? E a Tamires Veiga? E a Brenda Brito está lesionada do joelho ainda e/ou abandonou?

      ResponderExcluir
    9. e a dani? e rebeca? :(

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rebeca só se torna sênior em 2015. Por isso não está ai. E Dani, também me peguntei porque não está.

        Excluir
    10. Daniele Hypólito fazendo um lindo duplo giro na trave (pra quem ainda não viu)
      http://www.youtube.com/watch?v=_rU4NcL5D2s

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem um vídeo da Isabelle Retamiro fazendo a série de trave que por sinal fez bem consistente, acrescentando a saída de Duplo Carpado (Que ela já executa) a série parte de D: 5.7.

        Eu acredito que ela será uma das integrantes da equipe pois ela salta Pirueta e Meia, que somados a mais alguns upgrades no Solo e nas Paralelas, fará dela uma peça fundamental para a equipe.

        Excluir
      2. A quanto ao duplo giro, muito lindo. Queria o video do solo de todas elas você tem?

        Excluir
    11. Gostaria de parabenizar o blog... este é um grande informativo para os amantes da ginástica artística...
      Acredito que o Brasil será bem representado nesta edição das olímpiadas. A ginástica artística brasileira tem muitos talentos espalhados pelo país.
      Pelo pouco que tenho de experiência em g.a. Acredito que a equipe de ginástica artística feminina será composta pelas ginastas : Rebeca Andrade, Lorrany dos Santos, Jade Barbosa e Daniele Hypólito. Sendo as reservas Flávia Sarayva e Letícia da Costa. Acredito que outras ginastas irão lutar pela vaga como ; a Maria Aparecida do CECIN, Juliam Simon, Maria Cecília, Mariana Oliveira, Frida, Adrian Gomes, Milena Teodoro etc... nossa quanto talento em nossa g.a.... Bravo.

      ResponderExcluir
    12. E a Rebeca Andrade?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Galera leiam o título "O que a ginástica reserva para 2014" a Rebeca só competirá na categoria adulto em 2015. Acho não tenho certeza que vocês deveriam ter sitado a Isabelle Retamiro.

        Excluir
      2. Galera, leia a gramática brasileira.

        SITADO É COM "C".

        Excluir
      3. Tens razão, ela não foi e nem deveria ter sido citada no post de 2014. A Retamiro poderia ter sido usada na categoria sênior desde o ano passado, mas devido às lesões só voltou a aparecer agora. Já li comentários que ela tem dificuldade para manter o condicionamento físico, mas também já li um comentário em um fórum dizendo que em termos de força física ela é uma das melhores lá no flamengo. Eu, particularmente, acho ela muito forte. Vi um vídeo dela na paralela há uns dois ou três anos em que ela estava com dificuldade para fazer os "swings/giants", mas não desceu do aparelho e terminou a série "na marra". Para mim isso é força física e mental.

        Excluir
    13. Cade a Valentim,Maria Cecília,Ana Flávia e a Brenda?

      ResponderExcluir
    14. Mundial 2014

      1. Jade
      2. Daniele
      3. Lorrane
      4. Mariana O.
      5. Letícia
      6. Julie Kim / Maria Cecília (?)*

      * Acho que vai a Julie.... Ela vem sendo preparada para isso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isabelle Retamiro na minha opinião tá muito mais á frente da Julie!

        Excluir
    15. E aí já saiu os nomes do Meeting... vcs não vão falar nada a respeito???

      ResponderExcluir