-->
  • Como os britânicos chegaram ao topo?


    A ginástica artística masculina britânica passa por um momento excelente. Tanto a equipe juvenil quanto a adulta se firmam hoje como uma das 4 melhores equipes do mundo. Mas como chegaram a esse sucesso? Qual foi o caminho percorrido? Em entrevista ao site da Confederação Britânica de Ginástica feita depois do enorme sucesso no Campeonato Europeu (total de 10 medalhas sendo 5 ouros), o técnico da seleção juvenil Barry Collie falou sobre os fatores mais importantes na preparação da equipe.

    1 - "O foco é sempre nos objetivos a longo prazo, mas o aquecimento para grandes eventos me consomem 6 semanas inteiras dentro do ginásio. Fico completamente focado com a equipe nesse período crucial."

    2 - "Eu pressiono os atletas de uma forma bem difícil, fisicamente e mentalmente, para construir resistência. Levo os ginastas fora da sua zona de conforto".

    3 - "A confiança vem do planejamento. Nas últimas 3 semanas fazemos a concentração no ginásio e seguimos o modelo de competição como seria lá fora: horários, estrutura, aquecimento, comida, tudo."

    4 - "A emoção é contagiosa. Ás vezes estou intensamente pressionado, mas eu tenho que ser a pessoa mais forte e manter o plano, demonstrando comportamentos que os ginastas podem aprender."

    5 - "Quando você chega como campeões, há uma grande expectativa dos outros países. E isso é tudo sobre como você lida com essa pressão e reage a ela. Isso pode te deixar mais forte como também pode quebrar você."

    6 - "É extremamente importante celebrar uma vitória. A equipe trabalhou duro, assim como os técnicos e todos os outros da delegação, e quando atingimos nossas metas nós devemos aproveitar isso."

    7 - "É muito difícil ver os juvenis subirem para a categoria adulta, mas o futuro é emocionante. É o caso de ficar feliz por levá-los adiante e continuar sentindo orgulho deles."

    8 - "A coisa mais importante sobre o treinamento é conduzir o atleta. Não treinamos treinadores, estamos aqui para desenvolver os ginastas e permiti-los florescer, oferecendo apoio e conselhos."

    Não já dúvidas de que o programa de treinamento da Grã-Bretanha tem dado certo. Hoje os britânicos concorrem diretamente com equipes que antes pareciam inatingíveis. Isso também mostra a evolução e pouco favoritismo existente na ginástica masculina, que sempre valorizou o desenvolvimento e apresentações do atleta e não o país que ele representa.

    Fonte: British Gymnastics
  • You might also like

    4 comentários:

    1. Chupa ginástica feminina, que está cada vez mais polarizada nos EUA !!

      ". Hoje os britânicos concorrem diretamente com equipes que antes pareciam inatingíveis. Isso também mostra a evolução e pouco favoritismo existente na ginástica masculina, que sempre valorizou o desenvolvimento e apresentações do atleta e não o país que ele representa."

      ResponderExcluir
    2. Matheus Rodrigues12 junho, 2014 12:22

      Meu sonho a arbitragem do masculino ser a mesma do feminino onde não tem essa história de G-4 aff
      essa é a sua seleção predileta fora a do Brasil né Cedrick?rs

      ResponderExcluir
    3. Noemi Makra Treninando um dos DEs mais lindos que eu já vi
      https://www.youtube.com/watch?v=9R9H0an9mKg

      ResponderExcluir
    4. http://www.youtube.com/watch?v=f8PxRI-46CE

      ResponderExcluir