-->
  • Notas masculinas mais altas de 2014


    O site Uncle Tim postou as notas masculinas mais altas de 2014. Claro que ainda tem muita coisa para acontecer até o Mundial, mas já dá para ir tendo uma noção do que pode acontecer na China esse ano.
    Para ter acesso a lista completa, clique aqui. O ranking é do final de abril e está um pouquinho desatualizada: ainda não constam as notas do Campeonato Europeu nem do Nacional Chinês.

    Há alguns pontos bem interessantes entre a relação dos ginastas, assuntos já tratados aqui no blog e que merecem a nossa atenção. Segue a análise do ranking de notas, seguindo a ordem da lista (notas individual geral e aparelhos) postada no Uncle Tim.

    No individual gera, Kohei Uchimura está em primeiro lugar, com a nota 92.898. Sérgio Sasaki ainda figura entre os 5 melhores do mundo: está em 5º lugar com uma nota que acredito ser sua nota mais alta no individual geral até hoje: 89.550, tirada no Meeting Internacional do Brasil. Apesar de não estar na lista, Oleg Verniaiev é o ginasta mais próximo de conseguir bater Uchimura no Mundial. No ano passado, Verniaiev teve a nota mais alta do ano, 92.165, conquistada na Copa do Mundo de Stuttgart. Esse ano o ginasta competiu em todos aparelhos nas classificatórias do Campeonato Europeu e conseguiu 88.590.

    No solo, a nota D mais alta está com o japonês Kenzo Shirai e com o russo Dennis Ablyazin: 7.4. Diego Hypólito está com a segunda nota D mais alta, empatado com o alemão Matthias Fahrig: 6.9. A nota final mais alta é a de Kenzo, que tirou 16.000 em Doha, seguido de Hypólito, que tirou 15.733 em Cottbus. Apesar de Ablyazin ter uma série muito difícil, o russo não possui uma boa limpeza, e sua nota final de 15.533 o deixa em oitavo lugar na lista. Essa é uma das melhores notas de Ablyazin no solo até hoje.



    As três notas D mais alta no cavalo com alças são todas britânicas: 7.4 para Max Whitlock, 7.3 para Louis Smith e 7.2 para Daniel Keatings. Nas notas finais Keatings é o primeiro, com 16.133, Whitlock é o segundo, com 16.100 e Smith o terceiro, com 15.850. Isso confirma o que foi falado no blog um tempo atrás, antes das Olimpíadas de Londres. No post foi questionado se a equipe britânica tinha o melhor cavalo com alças da atualidade (confira o post), fato que foi confirmado em Londres, onde os britânicos ficaram em primeiro lugar nesse aparelho. Eles ainda são os melhores nessa prova: no Europeu desse ano mantiveram a nota mais alta no aparelho e o campeão da final foi Max Whitlock. Um fato interessante é que apenas um chinês (Zhang Yan) aparece entre as notas D mais altas e apenas um chinês (Wang Bo) aparece entre as notas finais mais altas. Temos um representante brasileiro entre as notas D mais altas: Péricles Silva está em 11º, com a nota 6.7 conseguida no Meeting Internacional.

    Nas argolas, uma surpresa: o brasileiro Henrique Medina aparece em segundo lugar nas notas D mais altas com um 6.9. Aleksandr Balandin aparece em primeiro lugar com 7. Arthur Zanetti aparece em quinto lugar com a nota 6.8. Como todos sabemos que nem só de nota D vivem os campeões, no ranking das notas finais Zanetti é o primeiro, com a nota 16.000, apesar de que é sabido que um ginasta chinês conseguiu 16.200 no último nacional. Henrique aparece em 12º, com a nota 15.425. Dennis Ablyazin e Aleksandr Balandin aparecem em segundo e terceiro lugar, com as notas 16.000 e 15.966 respectivamente. Sem dúvidas os russos são os maiores adversários de Zanetti esse ano, assim como aconteceu no ano passado.



    No salto, Coréia do Sul e Coréia do Norte dividem a primeira colocação: Hak Yang Seon e Ri Se Gwang têm nota de partida 6.4. Com 5.8, temos 4 brasileiros na lista: Hudson Miguel, Sérgio Sasaki, Arthur Zanetti e Ângelo Assumpção. Nas notas finais Ri Se Gwang é o primeiro com 15.475 e Hak Yang Seon é o segundo com 15.412. Inesperadamente o terceiro lugar é da Armênia: Artur Davtyan, limpíssimo, tem a nota 15.262 tirada em Doha. Sérgio Sasaki aparece em oitavo e Diego Hypólito aparece na 15ª colocação.



    Daniel Keatings, Oleg Verniaiev e Jossimar Calvo são os primeiros "Ds" da paralela com 6.9. Logo após, uma extensa lista de 6.8 e outra extensa lista de 6.7, onde nenhum brasileiro aparece. Na lista das notas finais, Jossimar Calvo é o primeiro com 16.060, Keatings é o segundo com 16.050 e Verniaiev é o terceiro com 15.950. Mitja Petkovsek aparece em quarto lugar com 15.750. Fica uma questão: como os dirigentes da Grã-Bretanha trocaram Keatings pelo estreante Sam Oldham na equipe dos Jogos Olímpicos? Keatings é um ginasta fundamental e deve estar em todas as competições desse ciclo.



    Nenhuma surpresa na barra fixa: Epke Zonderland tem a nota D mais alta (7.7) e a nota final mais alta (16.250). Jossimar Calvo tem 7.3 de nota D (segunda melhor nota) mas aparece em quinto lugar nas notas finais, com 15.650. Fabian Hambuechen é o terceiro melhor entre as notas D (7.1) e o terceiro entre as notas finais (15.866). Kohei Uchimura é o segundo melhor entre as notas finais com 15.900. Sérgio Sasaki aparece no ranking das notas finais na 14ª colocação com 15.250, até então a melhor nota do Brasil nesse aparelho.

    Foto: USA Today
  • You might also like

    4 comentários:

    1. Anna Pavlova se sagra rainha de Trnava com tres medalhas de ouro - all-around, trave e salto e bronze nas barras. Lisa Katherine Hill ganhou nas barras e Alexandra Yazydzhyan ganhou ouro no solo. No junior, time russo, com Angelinha Simakova ganhando tanto no all-around quanto por equipes.

      ResponderExcluir
    2. WHAT A POST! CONGRATULATIONS

      ResponderExcluir
    3. Alguém sabe informar como foi a participação de Sasaki e Diego no Troféu Brasil? Presumo que não saíram suas notas por não estarem ainda vinculados a um clube, como fora no ano passado.
      Quanto a nota do Sérgio no AA, ressalte-se que ele sofreu uma queda no solo, do contrário teria chegado próximo aos 91.000 :) Sem falar que se ele otimizar a execução do solo como antigamente pode chegar a mais que isso. Sonho que pode ser real...
      Já o Uchimura, acredito que, nas circunstâncias atuais, ele é inalcançável. O máximo que pode acontecer é que ele erre e baixe seu AA para 90 ou 91 pontos. Acho que o Verniaiev não chegará aos 93, mas não estou torcendo contra isso.
      Outra dúvida, a classificação para o Rio 2016 será o Mundial desse ano ou 2015?

      Abraços. Amo esse blog!

      ResponderExcluir
    4. Olha o ranking feminino
      http://www.the-all-around.com/2014/06/09/2014-wag-rankings/

      ResponderExcluir